QUINTA-FEIRA, 29/05/2025

OMM alerta: há 80% de chance de novo recorde global de calor até 2029, com risco crescente de eventos climáticos extremos

Aumenta risco de secas extremas, inundações e incêndios, diz OMM

Por Cristina Sambado - Repórter da RTP - 20

Publicado em 

OMM alerta: há 80% de chance de novo recorde global de calor até 2029, com risco crescente de eventos climáticos extremos
Fernando Frazão/Agência Brasil

Há 80% de probabilidade de as temperaturas globais baterem pelo menos um recorde anual de calor nos próximos cinco anos, aumentando o risco de secas extremas, inundações e incêndios florestais, segundo novo relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU).

Pela primeira vez, os dados indicam também pequena probabilidade de que, antes de 2030, o mundo possa registrar um ano 2ºC mais quente do que na era pré-industrial, possibilidade que os cientistas descrevem como “chocante”. Após os dez anos mais quentes já medidos, a última atualização do clima global a médio prazo mostra a ameaça crescente para a saúde humana, as economias nacionais e as paisagens naturais, a menos que as pessoas deixem de queimar petróleo, gás, carvão e árvores.

“Acabamos de viver os dez anos mais quentes já registrados. Infelizmente, esse relatório não mostra sinais de abrandamento”, resumiu Ko Barrett, secretário-geral adjunto da OMM.

A atualização, que sintetiza as observações meteorológicas em curto prazo e as projeções climáticas em longo prazo, indica que existe uma probabilidade de 70% de que o aquecimento médio quinquenal para 2025-2029 seja superior a 1,5ºC em relação aos níveis pré-industriais.

Isso colocaria o mundo perigosamente perto de quebrar o objetivo mais ambicioso do Acordo de Paris, o tratado internacional sobre alterações climáticas, embora esse objetivo se baseie numa média de 20 anos. O relatório, de 27 páginas, indica também probabilidade de 86% de que 1,5°C seja ultrapassado em pelo menos um dos próximos cinco anos, em comparação com 40% no relatório de 2020.

Em 2024, o limiar de 1,5ºC foi ultrapassado numa base anual pela primeira vez – resultado considerado implausível em qualquer das previsões quinquenais anteriores a 2014. O ano passado foi o mais quente dos 175 anos observados.

O aquecimento de 1,5°C é calculado em relação ao período de 1850-1900, antes de a humanidade ter começado a queimar industrialmente carvão, petróleo e gás, cuja combustão emite dióxido de carbono, o gás com efeito estufa que é o principal responsável pelas alterações climáticas.

Este é o objetivo mais otimista que os países incluíram no Acordo de Paris em 2015, mas que, cada vez mais, climatologistas consideram agora impossível de alcançar. É que as emissões de CO2 ainda não começaram a diminuir em nível mundial e, na verdade, continuam a aumentar.

“Isso é inteiramente consistente com o fato de estarmos perto de exceder 1,5°C a longo prazo no final da década de 2020 ou no início da década de 2030”, comentou o climatologista Peter Thorne, da Universidade de Maynooth, na Irlanda.

Para atenuar as variações naturais do clima, são utilizados vários métodos para avaliar o aquecimento em longo prazo, explicou Christopher Hewitt, diretor dos Serviços Climáticos da OMM, no relatório.

Uma das abordagens combina as observações dos últimos 10 anos com as projeções para a próxima década, tomando a estimativa central. Isso dá um aquecimento médio atual de 1,44°C para o período 2015-2034. “Não há consenso”, adverte Hewitt.

Mas a estimativa é da mesma ordem que a do observatório europeu Copernicus (1,39°C) Quando é que atingiremos os 2°C?

Para destacar a rapidez com que o mundo está aquecendo, até os 2ºC aparecem agora como uma possibilidade estatística na última atualização, compilada por 220 membros do conjunto de modelos fornecidos por 15 institutos diferentes, incluindo o Met Office do Reino Unido, o Centro de Supercomputação de Barcelona, o Centro Canadense de Modelação e Análise Climática e o Deutscher Wetterdienst. A probabilidade de 2ºC antes de 2030 é diminuta – cerca de 1% – e exigiria a convergência de múltiplos fatores de aquecimento, como um El Niño forte e uma oscilação Ártica positiva, mas era anteriormente considerada impossível num período de cinco anos.

“É chocante que os 2ºC sejam plausíveis”, afirmou Adam Scaife do Met Office (serviço de meteorologia do Reino Unido), que desempenhou papel de liderança na compilação dos dados. “O resultado foi de apenas 1% nos próximos cinco anos, mas a probabilidade aumentará à medida que o clima aquecer”.

Scaife lembrou que, há uma década, as previsões tinham mostrado pela primeira vez a probabilidade – também “muito baixa” na altura – de um ano exceder 1,5°C. Foi o caso, pela primeira vez, de um ano civil em 2024.

Cada fração de grau de aquecimento adicional pode intensificar as ondas de calor, as precipitações extremas, as secas, o derretimento das calotas polares, do gelo marinho e das geleiras. O ano de 2025 não oferece tréguas.

Leon Hermanson, do Met Office, que liderou a elaboração do relatório, acrescentou que 2025 será provavelmente um dos três anos mais quentes de que há registro.

Já Chris Hewitt, diretor dos serviços climáticos da OMM, descreveu um “quadro preocupante” para as ondas de calor e a saúde humana. Afirmou que ainda não é demasiado tarde para limitar o aquecimento se as emissões de combustíveis fósseis forem reduzidas. Na semana passada, a China registrou temperaturas superiores a 40°C em algumas zonas, os Emirados Árabes Unidos quase 52°C, e o Paquistão, assolado por ventos mortíferos após intensa onda de calor.

“Já atingimos um nível perigoso de aquecimento global, com as recentes inundações na Austrália, França, Argélia, Índia, China e Gana e os incêndios florestais no Canadá”, afirma Friederike Otto, climatologista do Imperial College de Londres.
“Continuar a depender do petróleo, do gás e do carvão em 2025 é uma loucura absoluta”, alerta.

Outras previsões

A OMM prevê igualmente que o aquecimento no Ártico continue a exceder a média global nos próximos cinco anos.

Os impactos não serão iguais. Prevê-se que os invernos no Ártico aqueçam 3,5 vezes mais depressa do que a média global, em parte porque o gelo marinho está derretendo, o que significa que a neve cai diretamente no oceano em vez de formar uma camada na superfície para refletir o calor do sol de volta para o espaço. A previsão é de que a floresta amazónica sofra mais secas, enquanto o sul da Ásia, o Sahel e o norte da Europa, incluindo o Reino Unido, registrem mais chuva.

A concentração de gelo marinho deverá diminuir nos mares de Barents, Bering e Okhotsk, enquanto o sul da Ásia deverá continuar a registrar mais precipitação do que o normal.

Preveem-se condições mais úmidas no Sahel, no norte da Europa, no Alasca e no norte da Sibéria, e condições mais secas na bacia amazônica.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Exército leva saúde e cuidado a comunidades indígenas da Amazônia

17ª Brigada de Infantaria de Selva promove atendimento médico e social em regiões de difícil acesso no Norte do Brasil
L
Energisa anuncia oportunidades de emprego em diversos municípios de Rondônia

Energisa tem sete canais de atendimento ao cliente

Conheça todos eles e os serviços que são oferecidos
L

Semana da Ética e Integridade é encerrada com assinatura de Termo de Compromisso pela Prefeitura de Porto Velho

Iniciativa valoriza e reforça o diálogo entre governo e sociedade sobre temas éticos
L

Projeto “Lê Pra Mim” desembarca em Porto Velho com proposta de estimular a leitura entre crianças da rede pública municipal

Com 15 anos de existência, o projeto já promoveu a leitura em diversas cidades do Brasil
L

Prefeitura lança Chamamento Público para contratar empresa responsável pelo bem-estar animal em Porto Velho

A vigência do Termo de Colaboração será de 12 meses, podendo ser prorrogado
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Explorando Luverne: um dia de inverno no coração congelado de Minnesota

Entre neves silenciosas e paisagens de cartão-postal, uma imersão encantadora no inverno profundo do interior americano.
L

Presidente da Assembleia destaca presença de Ronaldo Caiado na Rondônia Rural Show

“Uma palestra que vai engrandecer ainda mais nosso evento”, salienta.
L

Agenda News: Rock, diversão e boas energias no Grego Original Pub!

O fim de semana no pub mais rock and roll da cidade está repleto de rock, diversão e feijoada.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre até abril, segundo IBGE, com estabilidade na comparação trimestral e queda anual

Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre até abril, segundo IBGE, com estabilidade na comparação trimestral e queda anual

Índice recuou cerca de 1% em relação ao mesmo período do ano passado
L

Sine Municipal oferece 123 oportunidades de trabalho em Porto Velho

As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade
L
Polícia Federal abre inscrição de concurso para preencher mil vagas

Polícia Federal abre inscrição de concurso para preencher mil vagas

Taxa varia de R$ 180 a R$ 250 e deve ser paga até 20 de junho
L

Governo de RO prorroga até 2027 validade do concurso para cargos efetivos da Seas

O concurso homologado em 13 de junho de 2023, teve a validade prorrogada para 13 de junho de 2027
L
Publicidade

POLÍTICA

Melhorias apontadas por Sofia Andrade em Porto Velho são atendidas

As ações beneficiaram diferentes regiões da capital, garantindo mais segurança, infraestrutura e qualidade de vida para os moradores
L
Lula sanciona lei que cria Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Albinismo

Lula sanciona lei que cria Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Albinismo

Condição é genética e impede defesa do indivíduo da exposição ao sol
L

Sílvia Cristina visita estandes e dialoga com expositores na Rondônia Rural Show Internacional

Produtos da agricultura familiar, inovações tecnológicas, máquinas e implementos estão expostos na feira.
L

Pedro Fernandes propõe criação de Conselho de Poderes durante audiência pública na Rondônia Rural Show

Parlamentar defende união institucional para resolver impasses que afetam produtores rurais.
L

Após ação da deputada Cláudia de Jesus, aulas presenciais serão retomadas em Nova Londrina, Ji-Paraná

A parlamentar levou a boa notícia aos pais de alunos que moram na comunidade.
L
Publicidade

POLÍCIA

VÍDEO: Câmera registra assassinato de jovem no centro de Porto Velho

VÍDEO: Câmera registra assassinato de jovem no centro de Porto Velho

Segundo a Polícia Civil, Patrick confessou ter cometido o crime, e contou que a motivação seria porque descobriu que João estava saindo com a mulher dele, e durante uma ligação fez ameaças, então agiu primeiro e matou o rival.
18
Acusado de matar motociclista se apresenta na Homicídios

Acusado de matar motociclista se apresenta na Homicídios

Segundo a Polícia Civil, Patrick confessou ter cometido o crime, e contou que a motivação seria porque descobriu que João estava saindo com a mulher dele, e durante uma ligação fez ameaças, então agiu primeiro e matou o rival.
10
Foragido condenado por homicídio é recapturado pela PM em zona rural de Ji-Paraná

Foragido condenado por homicídio é recapturado pela PM em zona rural de Ji-Paraná

Condenado por homicídio, D.A. também responde por manter a companheira em cárcere privado. Após levantamentos e diligências, os policiais conseguiram localizá-lo e efetuar a prisão sem incidentes.
16
Homem furta lanchonete durante a madrugada no bairro Cafézinho e foge de bicicleta

Homem furta lanchonete durante a madrugada no bairro Cafézinho e foge de bicicleta

Câmeras de segurança registraram toda a ação criminosa, mostrando o momento em que o suspeito entra no comércio e realiza o furto. Após o crime, ele deixou o local em direção desconhecida.
10
Homem arromba distribuidora e furta dinheiro e objetos em Ji-Paraná

Homem arromba distribuidora e furta dinheiro e objetos em Ji-Paraná

De acordo com informações iniciais, um homem ainda não identificado arrombou a porta principal do estabelecimento e foi diretamente ao caixa, de onde levou uma quantia em dinheiro não divulgada, além de outros itens.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça anula julgamento por homicídio contra equipe médica de Maradona após renúncia de juíza por conduta imprópria

Justiça anula julgamento por homicídio contra equipe médica de Maradona após renúncia de juíza por conduta imprópria

Magistrada Julieta Makintach renunciou após alegação de violação ética
L
Produção de cachaça cresce quase 30% no Brasil em 2024 e impulsiona pequenos empreendedores como mineiro do DF

Produção de cachaça cresce quase 30% no Brasil em 2024 e impulsiona pequenos empreendedores como mineiro do DF

Em 2024, foram produzidos mais de 292,459 milhões de litros
L
Centrais sindicais convocam greve nacional na Colômbia após Senado rejeitar reforma trabalhista e consulta popular proposta por Petro

Centrais sindicais convocam greve nacional na Colômbia após Senado rejeitar reforma trabalhista e consulta popular proposta por Petro

Mobilização ocorre após Senado rejeitar consulta popular sobre reforma
L
Brasil é reconhecido pela OMSA como livre de febre aftosa sem vacinação

Brasil é reconhecido pela OMSA como livre de febre aftosa sem vacinação

Reconhecimento sanitário é da Organização Mundial de Saúde Animal
L
Deslizamento de geleira enterra vilarejo na Suíça e aumenta risco de inundações

Deslizamento de geleira enterra vilarejo na Suíça e aumenta risco de inundações

Cientistas citam exemplo de impacto das mudanças climáticas
L

Zona Leste de Porto Velho recebe ação de regularização fundiária promovida pela prefeitura

Os técnicos da Semur já estão em campo cadastrando e vistoriando os imóveis
L

Agroindústria Bolachas Nordestinas atrai visitantes na 12ª edição da feira internacional com apoio da Semagric

Empresa de Porto Velho destaca a importância do evento como oportunidade de crescimento
L

Arraial Flor de Cacto será realizado de 30 de maio a 8 de junho na zona Sul de Porto Velho

O evento também conta com apoio da Prefeitura da capital
L

Projeto do Executivo que assegura reajuste salarial aos servidores de Porto Velho é aprovado

Reajuste concedido de 4,83% começa a valer a partir de junho
L

Emdur realiza instalação de iluminação pública na Linha Progresso, área rural de Porto Velho

Após anos de escuridão, moradores comemoram por mais segurança, qualidade de vida e fortalecimento do comércio local
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.