TERÇA-FEIRA, 01/07/2025

OMM alerta: há 80% de chance de novo recorde global de calor até 2029, com risco crescente de eventos climáticos extremos

Aumenta risco de secas extremas, inundações e incêndios, diz OMM

Por Cristina Sambado - Repórter da RTP - 20

Publicado em 

OMM alerta: há 80% de chance de novo recorde global de calor até 2029, com risco crescente de eventos climáticos extremos
Fernando Frazão/Agência Brasil

Há 80% de probabilidade de as temperaturas globais baterem pelo menos um recorde anual de calor nos próximos cinco anos, aumentando o risco de secas extremas, inundações e incêndios florestais, segundo novo relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU).

Pela primeira vez, os dados indicam também pequena probabilidade de que, antes de 2030, o mundo possa registrar um ano 2ºC mais quente do que na era pré-industrial, possibilidade que os cientistas descrevem como “chocante”. Após os dez anos mais quentes já medidos, a última atualização do clima global a médio prazo mostra a ameaça crescente para a saúde humana, as economias nacionais e as paisagens naturais, a menos que as pessoas deixem de queimar petróleo, gás, carvão e árvores.

“Acabamos de viver os dez anos mais quentes já registrados. Infelizmente, esse relatório não mostra sinais de abrandamento”, resumiu Ko Barrett, secretário-geral adjunto da OMM.

A atualização, que sintetiza as observações meteorológicas em curto prazo e as projeções climáticas em longo prazo, indica que existe uma probabilidade de 70% de que o aquecimento médio quinquenal para 2025-2029 seja superior a 1,5ºC em relação aos níveis pré-industriais.

Isso colocaria o mundo perigosamente perto de quebrar o objetivo mais ambicioso do Acordo de Paris, o tratado internacional sobre alterações climáticas, embora esse objetivo se baseie numa média de 20 anos. O relatório, de 27 páginas, indica também probabilidade de 86% de que 1,5°C seja ultrapassado em pelo menos um dos próximos cinco anos, em comparação com 40% no relatório de 2020.

Em 2024, o limiar de 1,5ºC foi ultrapassado numa base anual pela primeira vez – resultado considerado implausível em qualquer das previsões quinquenais anteriores a 2014. O ano passado foi o mais quente dos 175 anos observados.

O aquecimento de 1,5°C é calculado em relação ao período de 1850-1900, antes de a humanidade ter começado a queimar industrialmente carvão, petróleo e gás, cuja combustão emite dióxido de carbono, o gás com efeito estufa que é o principal responsável pelas alterações climáticas.

Este é o objetivo mais otimista que os países incluíram no Acordo de Paris em 2015, mas que, cada vez mais, climatologistas consideram agora impossível de alcançar. É que as emissões de CO2 ainda não começaram a diminuir em nível mundial e, na verdade, continuam a aumentar.

“Isso é inteiramente consistente com o fato de estarmos perto de exceder 1,5°C a longo prazo no final da década de 2020 ou no início da década de 2030”, comentou o climatologista Peter Thorne, da Universidade de Maynooth, na Irlanda.

Para atenuar as variações naturais do clima, são utilizados vários métodos para avaliar o aquecimento em longo prazo, explicou Christopher Hewitt, diretor dos Serviços Climáticos da OMM, no relatório.

Uma das abordagens combina as observações dos últimos 10 anos com as projeções para a próxima década, tomando a estimativa central. Isso dá um aquecimento médio atual de 1,44°C para o período 2015-2034. “Não há consenso”, adverte Hewitt.

Mas a estimativa é da mesma ordem que a do observatório europeu Copernicus (1,39°C) Quando é que atingiremos os 2°C?

Para destacar a rapidez com que o mundo está aquecendo, até os 2ºC aparecem agora como uma possibilidade estatística na última atualização, compilada por 220 membros do conjunto de modelos fornecidos por 15 institutos diferentes, incluindo o Met Office do Reino Unido, o Centro de Supercomputação de Barcelona, o Centro Canadense de Modelação e Análise Climática e o Deutscher Wetterdienst. A probabilidade de 2ºC antes de 2030 é diminuta – cerca de 1% – e exigiria a convergência de múltiplos fatores de aquecimento, como um El Niño forte e uma oscilação Ártica positiva, mas era anteriormente considerada impossível num período de cinco anos.

“É chocante que os 2ºC sejam plausíveis”, afirmou Adam Scaife do Met Office (serviço de meteorologia do Reino Unido), que desempenhou papel de liderança na compilação dos dados. “O resultado foi de apenas 1% nos próximos cinco anos, mas a probabilidade aumentará à medida que o clima aquecer”.

Scaife lembrou que, há uma década, as previsões tinham mostrado pela primeira vez a probabilidade – também “muito baixa” na altura – de um ano exceder 1,5°C. Foi o caso, pela primeira vez, de um ano civil em 2024.

Cada fração de grau de aquecimento adicional pode intensificar as ondas de calor, as precipitações extremas, as secas, o derretimento das calotas polares, do gelo marinho e das geleiras. O ano de 2025 não oferece tréguas.

Leon Hermanson, do Met Office, que liderou a elaboração do relatório, acrescentou que 2025 será provavelmente um dos três anos mais quentes de que há registro.

Já Chris Hewitt, diretor dos serviços climáticos da OMM, descreveu um “quadro preocupante” para as ondas de calor e a saúde humana. Afirmou que ainda não é demasiado tarde para limitar o aquecimento se as emissões de combustíveis fósseis forem reduzidas. Na semana passada, a China registrou temperaturas superiores a 40°C em algumas zonas, os Emirados Árabes Unidos quase 52°C, e o Paquistão, assolado por ventos mortíferos após intensa onda de calor.

“Já atingimos um nível perigoso de aquecimento global, com as recentes inundações na Austrália, França, Argélia, Índia, China e Gana e os incêndios florestais no Canadá”, afirma Friederike Otto, climatologista do Imperial College de Londres.
“Continuar a depender do petróleo, do gás e do carvão em 2025 é uma loucura absoluta”, alerta.

Outras previsões

A OMM prevê igualmente que o aquecimento no Ártico continue a exceder a média global nos próximos cinco anos.

Os impactos não serão iguais. Prevê-se que os invernos no Ártico aqueçam 3,5 vezes mais depressa do que a média global, em parte porque o gelo marinho está derretendo, o que significa que a neve cai diretamente no oceano em vez de formar uma camada na superfície para refletir o calor do sol de volta para o espaço. A previsão é de que a floresta amazónica sofra mais secas, enquanto o sul da Ásia, o Sahel e o norte da Europa, incluindo o Reino Unido, registrem mais chuva.

A concentração de gelo marinho deverá diminuir nos mares de Barents, Bering e Okhotsk, enquanto o sul da Ásia deverá continuar a registrar mais precipitação do que o normal.

Preveem-se condições mais úmidas no Sahel, no norte da Europa, no Alasca e no norte da Sibéria, e condições mais secas na bacia amazônica.

Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sistema FAPERON/SENAR lança programa “Saúde no Campo” durante Dia de Campo da Cacauicultura em Buritis

O evento foi realizado na propriedade Sonho Meu, do produtor Valdir Silva, e reuniu mais de 300 produtores rurais.
L
Governo Federal lança Plano Safra 2025/2026 com R$ 516,2 bilhões para impulsionar o agronegócio brasileiro

Governo Federal lança Plano Safra 2025/2026 com R$ 516,2 bilhões para impulsionar o agronegócio brasileiro

Com o slogan “Força para o Brasil crescer”, a nova edição amplia o crédito, incentiva a sustentabilidade e garante apoio ao médio e grande produtor rural.
L
5ª Semana da Diversidade do TRT-14 chega ao fim com momentos de reflexão e ação

5ª Semana da Diversidade do TRT-14 chega ao fim com momentos de reflexão e ação

Debates sobre a inclusão social da população trans e o combate à discriminação encerram com a entrega de serviços e oportunidades à comunidade.
L

Sebrae em Rondônia e FAVO mobilizam jovens em Vilhena para criar soluções contra o bullying nas escolas

Bootcamp promoveu experiências imersivas e colaborativas para engajar jovens na construção de um ambiente escolar mais seguro e acolhedor.
L
Moraes veta depoimentos de filhos de Bolsonaro como testemunhas em ação penal da trama golpista

Moraes veta depoimentos de filhos de Bolsonaro como testemunhas em ação penal da trama golpista

Investigações são conexas e ambos são filhos de um dos investigados
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Rondônia abre mais de 880 novos postos formais de trabalho em maio

Rondônia abre mais de 880 novos postos formais de trabalho em maio

Nos cinco primeiros meses de 2025, Brasil já supera a criação de um milhão de novas vagas. Só em Rondônia, são 6,4 mil no ano.
L

Feirão de Emprego e Empreendedorismo vai reunir mais de 100 empresas no Cláudio Coutinho, capital

Evento contará com centenas de entrevistas e contratações num único dia
L

Comunidade News | Entrevista Coordenador Regional da Campanha Estadual de Políticas sobre Drogas

Nesta terça-feira, dia 1º, às 15h, o programa Comunidade News recebe Dabson Bueno, assessor do governador Marcos Rocha e responsável pela REGIONAL, além de coordenador regional da Campanha Estadual de Políticas sobre Drogas. A entrevista vai abordar as ações do governo de Rondônia voltadas à prevenção, combate e reinserção social de dependentes químicos, bem como a importância da mobilização comunitária nesse contexto.
L

Agenda News: Espetaria Porto do Espeto conquista paladares com jantinhas completas

Selecionamos quatro opções irresistíveis para quem ama um bom espetinho, caprichado e cheio de sabor.
L
Segunda edição do CPNU avança nas ações afirmativas, com inscrições a partir desta quarta-feira (2)

Segunda edição do CPNU avança nas ações afirmativas, com inscrições a partir desta quarta-feira (2)

Certame ofertará 3.652 vagas para 32 órgãos federais e terá equiparação do percentual de mulheres que passam para a segunda fase.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga resultado preliminar de seleção para serviços veterinários

Organização foi avaliada conforme os critérios estabelecidos no edital do chamamento
L
Concurso Nacional Unificado terá número igual de homens e mulheres convocados para a segunda fase

Concurso Nacional Unificado terá número igual de homens e mulheres convocados para a segunda fase

Equiparação levou em conta resultados do concurso de 2024
L

Minalinda: vaga para Auxiliar de Serviços Gerais

Vaga disponível para profissionais responsáveis e dedicados à limpeza e conservação de ambientes
L

POLÍTICA

NOTA À IMPRENSA - Deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO)

NOTA À IMPRENSA – Deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO)

Deputado critica aumento do IOF por decreto e acusa governo de afrontar o Congresso ao acionar o STF para reverter decisão legislativa.
L

Cláudia de Jesus defende fiscalização ambiental com justiça social em Rondônia

Deputada votou a favor de recursos para o combate a crimes ambientais e reforçou a proteção aos agricultores.
L

Deputada Cláudia de Jesus apoia ação do governo para mapear terras indígenas

Proposta é realizar levantamento dos territórios para elaborar políticas públicas.
L
Projeto da deputada Sílvia Cristina, Olhar de Amor fecha junho com 748 cirurgias de cataratas realizadas

Projeto da deputada Sílvia Cristina, Olhar de Amor fecha junho com 748 cirurgias de cataratas realizadas

Parceria com a fundação Pio XII tem garantido visão nova a quem esperava há anos pela cirurgia.
L
Eyder Brasil busca soluções junto ao Governo de Rondônia para falta de remédios essenciais a pessoas com deficiência

Eyder Brasil busca soluções junto ao Governo de Rondônia para falta de remédios essenciais a pessoas com deficiência

Deputado leva ao conhecimento do executivo a ausência de medicamentos como Risperidona e Canabidiol.
L
Publicidade

POLÍCIA

Namorada de adolescente que matou pais e irmão é apreendida por incentivo ao crime e por planejar assassinar a própria mãe

Namorada de adolescente que matou pais e irmão é apreendida por incentivo ao crime e por planejar assassinar a própria mãe

A apreensão ocorreu após a análise de comunicações entre a adolescente e o suspeito, que se conheceram em jogos online há seis anos.
10
Queda de avião de instrução mata aluno e instrutor

Queda de avião de instrução mata aluno e instrutor

As vítimas foram identificadas como o aluno Felipe Coiado, de 24 anos, e o instrutor de voo Abner Oliveira, de 39 anos.
18
Polícia Civil de RO realiza cumprimento de mandado de prisão de investigado por estupro de vulnerável em Cujubim

Polícia Civil de RO realiza cumprimento de mandado de prisão de investigado por estupro de vulnerável em Cujubim

A ação foi coordenada por policiais civis da unidade local e integra os esforços permanentes da instituição no combate à violência sexual e à impunidade.
16
Polícia Civil de RO cumpre mandado de prisão por estupro de vulnerável em Ariquemes

Polícia Civil de RO cumpre mandado de prisão por estupro de vulnerável em Ariquemes

O crime de estupro de vulnerável está previsto no artigo 217-A do Código Penal Brasileiro, sendo considerado um dos mais graves contra a dignidade sexual, sobretudo por atingir pessoas em condição especial de proteção.
16
Equipe do sgt Machado prende acusado de matar a esposa em Porto Velho

Equipe do sgt Machado prende acusado de matar a esposa em Porto Velho

O foragido teria cumprido parte da pena, mas depois conseguiu escapar do sistema penitenciário. O criminoso contou que matou a companheira depois de descobrir uma traição, e que teria contraído o vírus HVI passado por ela.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Meu Pai Tem Nome

Campanha “Meu Pai Tem Nome” promove reconhecimento de paternidade com cidadania e afeto em Rondônia

Os interessados em participar da campanha devem realizar a inscrição no período de 01 de julho a 08 de agosto.
L

Rodadas desta terça-feira no campo do Esperança da Comunidade são adiadas

As competições de futebol de várzea foram adiadas para quinta-feira (3), no Campo do 13
L
Senado dos EUA aprova megapacote de Trump que estende cortes de impostos, aumenta verba anti-imigração e reduz programas sociais

Senado dos EUA aprova megapacote de Trump que estende cortes de impostos, aumenta verba anti-imigração e reduz programas sociais

O projeto, além de estender os cortes de impostos de 2017 do primeiro mandato de Trump, também prevê redução de outros tributos, aumento de recursos para o controle da imigração e cortes em programas sociais.
L
WhatsApp encerra suporte a sistemas operacionais mais antigos; veja como verificar a compatibilidade do seu celular

WhatsApp encerra suporte a sistemas operacionais mais antigos; veja como verificar a compatibilidade do seu celular

A Meta, empresa proprietária do aplicativo, prioriza versões mais recentes dos sistemas e com maior número de usuários para garantir que o aplicativo funcione com as atualizações de segurança e funcionalidades necessárias.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAPP, LP, LI, LO): LUCENA & VASCONCELOS CLINICA ODONTOLOGIA LTDA

Licença Ambiental de Pequeno Porte, Licença Ambiental Prévia, Instalação e Operação.
L

Emdur revitaliza complexo esportivo do Conjunto Jamary com nova iluminação e melhorias estruturais

Serviços incluem a revitalização do campo de futebol, da praça e de toda a área ao redor
L

Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar Som na Leste realiza recital de encerramento do primeiro semestre 2025

Programação será no Teatro Banzeiros e conta com apresentações musicais e de dança
L
Ataques israelenses em Gaza matam mais de 20 pessoas, elevando total de mortos para mais de 56 mil

Ataques israelenses em Gaza matam mais de 20 pessoas, elevando total de mortos para mais de 56 mil

Informação foi confirmada por médicos do enclave palestino
L

Dia da Vacina BCG: Semusa reforça a importância da imunização que protege por toda a vida

Vacina é aplicada nas primeiras horas de vida e protege contra formas graves de tuberculose
L

Moradores do bairro São Sebastião II comemoram obra esperada há 30 anos

Construção de ponte com base de concreto e instalação de manilhas leva mais segurança e mobilidade à comunidade
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.