QUINTA-FEIRA, 29/05/2025

Maioria dos brasileiros já ajudou vítimas de desastres naturais, mas 77% não se preparam para riscos, aponta pesquisa

Pesquisa diz ainda que um em cada cinco já atuou como voluntário

Por Guilherme Jeronymo - repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Maioria dos brasileiros já ajudou vítimas de desastres naturais, mas 77% não se preparam para riscos, aponta pesquisa
Bruno Peres/Agência Brasil

Oito em cada dez (82%) brasileiros maiores de 16 anos já apoiaram ações de ajuda para vítimas de desastres naturais. A conclusão é de uma pesquisa realizada pela empresa Nexus, a pedido do Movimento União Brasil, que atua na articulação entre doadores, organizações não governamentais e projetos sociais. O estudo alerta ainda que um quarto dos entrevistados vivenciaram ou conhecem alguém que vivenciou eventos climáticos extremos.

Foram ouvidos, em entrevistas presenciais, 2.013 cidadãos com idade a partir de 16 anos, nas 27 unidades da Federação, entre 29 de abril e 5 de maio de 2025.

Além de 82% dos entrevistados terem respondido que já fizeram alguma ação para ajudar vítimas de desastres, 21% dizem que já atuaram como voluntários.

A ação mais comum foi a realização de doações, sendo as mais frequentes roupas e sapatos (68%), água e comida (58%), dinheiro (37%) e medicamentos (27%).

Os pesquisadores observaram que há preferência para o tipo de beneficiado das doações: metade (52%) dos entrevistados prefere direcioná-las para causas em suas cidades ou regiões, enquanto causas nacionais movimentam cerca de 28% dos ouvidos.

Também foi mapeada a percepção sobre as instituições realizam a mediação das doações. Igrejas ou instituições religiosas são percebidas como mais confiáveis para 46% dos entrevistados, seguidas pelo Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil (44%) e por ONGs (32%). Era possível escolher até 3 opções e, por isso, os percentuais somam mais de 100%.

A pesquisa também mapeou as ações não realizadas que os brasileiros pretendem realizar no futuro. Segundo o Nexus, cerca de metade (49%) dos entrevistados pretende se voluntariar, 42% planejam doar medicamentos e 29%, água e alimentos.

“O brasileiro tem essa disposição para ajudar, e a pesquisa detalha quais fatores motivam esse tipo de ação, trazendo indicativos importantes para os diversos atores envolvidos em campanhas de doações. O levantamento também apresenta dados relevantes para as empresas, em um momento de crescimento do engajamento em ações de responsabilidade social, dentro de uma agenda ESG”, explica na nota Tatiana Monteiro, presidente do Movimento União BR.

40 milhões já foram afetados

A partir dos resultados, a pesquisa estima que 42,2 milhões de pessoas acima de 16 anos já foram impactadas por eventos climáticos graves, dos quais 10% foram vítimas ─ mais de 4 milhões de pessoas.

Os eventos que causaram impacto na vida dos brasileiros com maior frequência foram enchentes e alagamentos, relatados por 68% dos entrevistados que foram afetados por desastres ligados ao clima. Também foram mencionados tempestade ou chuva forte (7%), deslizamento de terra (6%), queimadas ou incêndios (5%), queda de barragem e seca, ambos com 2%. Outros somam 5%, e 4% não sabiam ou não responderam.

Apesar de ser uma realidade que já atinge milhões de pessoas no Brasil, 77% dos entrevistados disseram nunca ter feito alguma ação para se proteger dos efeitos dos desastres, como reforçar a estrutura da casa, estocar alimentos, contratar seguro ou montar um kit de emergência.

O percentual dos que buscaram se preparar sobe para 42% entre quem foi afetado por um desastre; para 41% entre quem foi vítima e também conhece outras vítimas; e para 31% no grupo que apenas tem conhecidos que viveram esse tipo de situação.

A pesquisa da Nexus e do Movimento União Br também mostra que metade (50%) dos brasileiros não sabe onde buscar informações sobre como agir, incluindo serviços de resgate e locais seguros para se abrigar, caso aconteça uma situação de tragédia ou desastre natural na própria cidade. Outros 48% disseram saber e 2% não sabiam ou não responderam.

Quando questionados sobre a efetividade da atuação dos governos federal, estadual e municipal para prevenir tragédias, 42% manifestaram uma avaliação negativa, sendo que 26% consideram as ações dos governantes pouco efetivas, e 16%, nada efetivas. Já 33% dizem ser “mais ou menos efetivas”, 14% avaliam como efetivas e 7% como muito efetivas. Outros 5% não sabiam ou não responderam.

“Os dados mostram uma parcela muito expressiva da população afetada por desastres naturais, que têm se tornado cada vez mais intensos, e traz dados preocupantes, como a falta de preparação para esses eventos. Por outro lado, a pesquisa mostra não só um elevado grau de solidariedade na população brasileira, como uma disposição para ampliar essas ações”, explicou no estudo Marcelo Tokarski, CEO da Nexus.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

MPRO apresenta atuação em defesa da Amazônia durante congresso sobre justiça climática no Pará

O evento integra os diálogos preparatórios para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será sediada na capital paraense em novembro de 2025
L
Grupo de trabalho da reforma administrativa inicia discussões com participação de Ministérios e Parlamentares

Grupo de trabalho da reforma administrativa inicia discussões com participação de Ministérios e Parlamentares

Câmara federal e governo têm prazo de 45 dias para concluir discussões
L

Exército leva saúde e cuidado a comunidades indígenas da Amazônia

17ª Brigada de Infantaria de Selva promove atendimento médico e social em regiões de difícil acesso no Norte do Brasil
L
Energisa anuncia oportunidades de emprego em diversos municípios de Rondônia

Energisa tem sete canais de atendimento ao cliente

Conheça todos eles e os serviços que são oferecidos
L

Semana da Ética e Integridade é encerrada com assinatura de Termo de Compromisso pela Prefeitura de Porto Velho

Iniciativa valoriza e reforça o diálogo entre governo e sociedade sobre temas éticos
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Câmara aprova uso de multas de trânsito para custear CNH de pessoas de baixa renda; texto vai à sanção presidencial

Câmara aprova uso de multas de trânsito para custear CNH de pessoas de baixa renda

Ação beneficia pessoas de baixa renda que estejam no CadÚnico
L

Explorando Luverne: um dia de inverno no coração congelado de Minnesota

Entre neves silenciosas e paisagens de cartão-postal, uma imersão encantadora no inverno profundo do interior americano.
L

Presidente da Assembleia destaca presença de Ronaldo Caiado na Rondônia Rural Show

“Uma palestra que vai engrandecer ainda mais nosso evento”, salienta.
L

Agenda News: Rock, diversão e boas energias no Grego Original Pub!

O fim de semana no pub mais rock and roll da cidade está repleto de rock, diversão e feijoada.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre até abril, segundo IBGE, com estabilidade na comparação trimestral e queda anual

Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre até abril, segundo IBGE, com estabilidade na comparação trimestral e queda anual

Índice recuou cerca de 1% em relação ao mesmo período do ano passado
L

Sine Municipal oferece 123 oportunidades de trabalho em Porto Velho

As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade
L
Polícia Federal abre inscrição de concurso para preencher mil vagas

Polícia Federal abre inscrição de concurso para preencher mil vagas

Taxa varia de R$ 180 a R$ 250 e deve ser paga até 20 de junho
L

Governo de RO prorroga até 2027 validade do concurso para cargos efetivos da Seas

O concurso homologado em 13 de junho de 2023, teve a validade prorrogada para 13 de junho de 2027
L
Publicidade

POLÍTICA

Melhorias apontadas por Sofia Andrade em Porto Velho são atendidas

As ações beneficiaram diferentes regiões da capital, garantindo mais segurança, infraestrutura e qualidade de vida para os moradores
L
Lula sanciona lei que cria Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Albinismo

Lula sanciona lei que cria Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Albinismo

Condição é genética e impede defesa do indivíduo da exposição ao sol
L

Sílvia Cristina visita estandes e dialoga com expositores na Rondônia Rural Show Internacional

Produtos da agricultura familiar, inovações tecnológicas, máquinas e implementos estão expostos na feira.
L

Pedro Fernandes propõe criação de Conselho de Poderes durante audiência pública na Rondônia Rural Show

Parlamentar defende união institucional para resolver impasses que afetam produtores rurais.
L

Após ação da deputada Cláudia de Jesus, aulas presenciais serão retomadas em Nova Londrina, Ji-Paraná

A parlamentar levou a boa notícia aos pais de alunos que moram na comunidade.
L
Publicidade

POLÍCIA

VÍDEO: Câmera registra assassinato de jovem no centro de Porto Velho

VÍDEO: Câmera registra assassinato de jovem no centro de Porto Velho

Segundo a Polícia Civil, Patrick confessou ter cometido o crime, e contou que a motivação seria porque descobriu que João estava saindo com a mulher dele, e durante uma ligação fez ameaças, então agiu primeiro e matou o rival.
18
Acusado de matar motociclista se apresenta na Homicídios

Acusado de matar motociclista se apresenta na Homicídios

Segundo a Polícia Civil, Patrick confessou ter cometido o crime, e contou que a motivação seria porque descobriu que João estava saindo com a mulher dele, e durante uma ligação fez ameaças, então agiu primeiro e matou o rival.
10
Foragido condenado por homicídio é recapturado pela PM em zona rural de Ji-Paraná

Foragido condenado por homicídio é recapturado pela PM em zona rural de Ji-Paraná

Condenado por homicídio, D.A. também responde por manter a companheira em cárcere privado. Após levantamentos e diligências, os policiais conseguiram localizá-lo e efetuar a prisão sem incidentes.
16
Homem furta lanchonete durante a madrugada no bairro Cafézinho e foge de bicicleta

Homem furta lanchonete durante a madrugada no bairro Cafézinho e foge de bicicleta

Câmeras de segurança registraram toda a ação criminosa, mostrando o momento em que o suspeito entra no comércio e realiza o furto. Após o crime, ele deixou o local em direção desconhecida.
10
Homem arromba distribuidora e furta dinheiro e objetos em Ji-Paraná

Homem arromba distribuidora e furta dinheiro e objetos em Ji-Paraná

De acordo com informações iniciais, um homem ainda não identificado arrombou a porta principal do estabelecimento e foi diretamente ao caixa, de onde levou uma quantia em dinheiro não divulgada, além de outros itens.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo Central registra superávit primário de R$ 17,8 bilhões em abril, o melhor resultado para o mês desde 2022

Governo Central registra superávit primário de R$ 17,8 bilhões em abril, o melhor resultado para o mês desde 2022

Superávit primário somou R$ 17,782 bilhões no mês passado
L
Justiça anula julgamento por homicídio contra equipe médica de Maradona após renúncia de juíza por conduta imprópria

Justiça anula julgamento por homicídio contra equipe médica de Maradona após renúncia de juíza por conduta imprópria

Magistrada Julieta Makintach renunciou após alegação de violação ética
L
Produção de cachaça cresce quase 30% no Brasil em 2024 e impulsiona pequenos empreendedores como mineiro do DF

Produção de cachaça cresce quase 30% no Brasil em 2024 e impulsiona pequenos empreendedores como mineiro do DF

Em 2024, foram produzidos mais de 292,459 milhões de litros
L
Centrais sindicais convocam greve nacional na Colômbia após Senado rejeitar reforma trabalhista e consulta popular proposta por Petro

Centrais sindicais convocam greve nacional na Colômbia após Senado rejeitar reforma trabalhista e consulta popular proposta por Petro

Mobilização ocorre após Senado rejeitar consulta popular sobre reforma
L
Brasil é reconhecido pela OMSA como livre de febre aftosa sem vacinação

Brasil é reconhecido pela OMSA como livre de febre aftosa sem vacinação

Reconhecimento sanitário é da Organização Mundial de Saúde Animal
L
Deslizamento de geleira enterra vilarejo na Suíça e aumenta risco de inundações

Deslizamento de geleira enterra vilarejo na Suíça e aumenta risco de inundações

Cientistas citam exemplo de impacto das mudanças climáticas
L

Projeto “Lê Pra Mim” desembarca em Porto Velho com proposta de estimular a leitura entre crianças da rede pública municipal

Com 15 anos de existência, o projeto já promoveu a leitura em diversas cidades do Brasil
L

Prefeitura lança Chamamento Público para contratar empresa responsável pelo bem-estar animal em Porto Velho

A vigência do Termo de Colaboração será de 12 meses, podendo ser prorrogado
L

Zona Leste de Porto Velho recebe ação de regularização fundiária promovida pela prefeitura

Os técnicos da Semur já estão em campo cadastrando e vistoriando os imóveis
L

Agroindústria Bolachas Nordestinas atrai visitantes na 12ª edição da feira internacional com apoio da Semagric

Empresa de Porto Velho destaca a importância do evento como oportunidade de crescimento
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.