Nos primeiros quatro meses deste ano, foram 115 colisões em postes no Estado, enquanto de janeiro a abril de 2024 foram 88. A Energisa alerta que, além dos riscos à vida, essas colisões geram interrupção no fornecimento de energia nas residências, escolas, comércios e hospitais, além de causar diversos transtornos no trânsito.
Ao longo do ano passado, conforme dados da concessionária, os municípios que registraram mais acidentes deste tipo foram Porto Velho (61 ocorrências), Vilhena (30), Cacoal (17), Ariquemes (16) e Ji-Paraná (14). Já em 2025, Porto Velho (31), Vilhena (10), Pimenta Bueno (6), Itapuã do Oeste (6) e Cacoal (5) lideram o ranking, quando considerado os números do período entre 1º de janeiro e 22 de maio deste ano.
Nessas ocorrências, carros, caminhões e até maquinários atingiram postes e ainda danificaram cabos, equipamentos e demais estruturas da rede, impactando o fornecimento de energia para clientes das proximidades.
“Neste mês do Maio Amarelo, é importante lembrarmos que nosso compromisso não é apenas com a qualidade e continuidade do fornecimento de energia, mas, principalmente, com a segurança da população. A concessionária entende que segurança no trânsito é uma responsabilidade coletiva — e isso inclui também a atenção redobrada aos riscos que envolvem a rede elétrica”, afirma o Gerente de Construção e Manutenção de Distribuição da Energisa, Thiago Ribeiro.
Thiago lembra que os acidentes de trânsito podem causar sérias consequências e, quando envolvem postes e fiações, expõem todos ao risco de choques e descargas elétricas. “Mais do que distribuir energia, nosso papel é contribuir para um ambiente mais seguro para todos”, destaca.
“A preocupação da Energisa não é apenas com os danos à rede elétrica. É com a segurança da população sul-mato-grossense. São vidas em risco de diversas formas por conta de um acidente que, muitas vezes, poderia ser evitado”, afirma o Gerente.
Orientações em caso de acidentes
Em caso de acidentes, existem algumas orientações que devem ser seguidas para evitar problemas ainda maiores, como acidentes elétricos.
Sempre que possível, deve-se evitar sair do veículo nestes casos, pois pode haver risco de choque elétrico, uma vez que podem existir cabos sobre o veículo ou próximos não visualizados pela vítima. Além do Samu e do Corpo de Bombeiros, é imprescindível que a Energisa seja imediatamente acionada para realizar todos os procedimentos com segurança. Quem for prestar socorro, deve também ficar afastado do veículo e acionar a Energisa.
Outra orientação é sempre estar atento ao trânsito, o que pode evitar acidentes deste tipo. “Se o condutor estiver atento e dentro do limite de velocidade permitido nas vias, as chances de se envolver em um acidente com poste caem consideravelmente. Sempre orientamos que os cuidados sejam redobrados em curvas também”, lembra Ribeiro.
Canais de atendimento
Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, avise a Energisa. O atendimento pode ser realizado pelo telefone 0800 647 0120, aplicativo Energisa On, redes sociais e site www.energisa.com.br