De 27 a 30 de maio, o Centro Cultural, de Documentação Histórica e Memória do Poder Judiciário de Rondônia (CCDHM) promove a III Semana da Memória do Poder Judiciário Rondoniense, em Porto Velho. A programação será realizada diariamente, das 16h às 20h, no auditório do CCDHM, e conta com uma série de atividades que homenageia a trajetória da Justiça na região, reforçando o compromisso com a preservação da memória institucional e a valorização do patrimônio histórico e cultural.
O evento é aberto ao público, com 80 vagas disponíveis por dia, e as inscrições podem ser feitas no site da Emeron (emeron.tjro.jus.br), na aba “Inscrições”. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada, e os participantes com frequência registrada receberão certificado.
Participação do TRT-14
A Justiça do Trabalho terá presença de destaque na programação. No dia 28/5 (quarta-feira), às 16h, a coordenadora de Gestão Documental, Memória e Arquivo do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), Raimunda Brito Pedraça, ministra a palestra “Da História se faz Justiça: a importância da memória coletiva da Justiça do Trabalho”. A apresentação pretende mostrar como os registros da Justiça trabalhista ajudam a contar a história social e econômica da região e a fortalecer os direitos de cidadãs e cidadãos.
Já no encerramento do evento, às 16h em 30/5 (sexta-feira), o juiz auxiliar da Presidência do TRT-14, Antonio César Coelho de Medeiros Pereira, participa da mesa “Como os centros culturais podem contribuir para a comunidade e a memória do Judiciário”, ao lado do juiz Claudemiro Avelino, do Tribunal de Justiça de Alagoas.
História, Cultura e Justiça
Entre os destaques da programação estão o painel “De Rondônia para o Brasil – o pioneirismo histórico da Justiça Rápida Itinerante” e a mesa redonda “Grandes Júris do Judiciário Rondoniense – Caso Urso Branco”. O evento também contempla atrações culturais com artistas locais como Luana Shockness, Elizeu Braga, o grupo vocal Cantadô e o grupo musical Cunhãs (Meninas da Amazônia).
Além disso, permanece aberto até 30 de junho de 2025 o Prêmio Memória do TJRO, que reconhecerá iniciativas voltadas à valorização da história do Poder Judiciário estadual.
O CCDHM, localizado na Av. Rogério Weber, 2396 – Caiari, em frente à Praça das Três Caixas d’Água, permanece aberto ao público para visitas guiadas às exposições permanentes de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.