O segundo dia da Rondônia Rural Show Internacional foi marcado, para o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), pelo grande número de visitantes no estande da instituição. Além disso, termos de cooperação foram firmados tanto com a indústria quanto com consórcios municipais, evidenciando o poder de articulação do Sebrae em prol dos pequenos negócios.
O estande oferece uma série de ativações nas quais o visitante pode ganhar um brinde promocional após percorrer um pequeno circuito. Há degustação de café robusta amazônico e chocolate sustentável — produtos nos quais o Sebrae atua de forma especial, incluindo a criação de duas Indicações Geográficas, que agregam valor aos itens da região.
Pela manhã, duas agendas relevantes consolidaram o termo de cooperação entre o Sebrae em Rondônia, a Fiero e o Senai. As entidades unirão esforços para atuar em conjunto, oferecendo soluções que envolvam inovação e tecnologia, especialmente para pequenas indústrias.
O Sebrae Rondônia e a Fiero firmaram uma parceria técnica para impulsionar micro e pequenas indústrias no estado, com foco em inovação, produtividade e competitividade. Três projetos serão realizados: conexão entre startups e indústrias, apoio a agroindústrias e qualificação em boas práticas no setor alimentício — tudo com o objetivo de fortalecer o ecossistema industrial de Rondônia.
“Celebramos esta formalização para estabelecer uma agenda propositiva, principalmente voltado às pequenas indústrias, resgatando o papel do Sebrae no seu propósito que é apoiar e fortalecer os pequenos negócios, contando agora com o apoio da Fiero, do Senai e do Sesi, estruturando soluções para um setor que necessita de tantas demandas. Parabéns a todos para tirar do papel esta agenda”, disse Marcelo Thomé, presidente da Fiero.
Para o diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, José Alberto Anisio, o termo de cooperação técnica pontua uma atuação firme entre as entidades: “Estamos celebrando aqui uma parceria que pode impactar muito positivamente na ponta, junto aos pequenos negócios, com um olhar muito especial para as pequenas indústrias e aqui temos uma gama muito diversa, que gera emprego, renda e cidadania e merece ter um pacote de soluções que ampliem seus resultados e competividade”, afirmou.
Outra agenda importante foi o alinhamento com o Consórcio CISAN sobre a pauta do Selo de Inspeção Municipal (S.I.M.) e a assinatura de convênio entre o consórcio e o Sebrae em Rondônia. A reunião foi conduzida pelo presidente do CISAN, prefeito de Theobroma, Gilliard dos Santos Gomes.