O Distrito de Bom Futuro, localizado a cerca de 100 quilômetros da área urbana de Ariquemes, será contemplado com a construção de uma unidade administrativa voltada à atuação dos eixos de Governança e Empreendedorismo e Inovação do Projeto Cidades Inteligentes (PROCINT). A iniciativa busca fortalecer a gestão administrativa da localidade, promovendo organização, segurança, desenvolvimento econômico e melhoria na qualidade de vida dos moradores.
Segundo Silmar de Oliveira, coordenador do eixo Governança do PROCINT, a implementação representa um avanço para a região, que historicamente ficou marcada pela atividade garimpeira. “Com vertentes ligadas à administração, infraestrutura e logística, a região poderá contar com estudos sobre transporte e acesso entre outros, incluindo planejamento para manejo sustentável e desenvolvimento econômico”, destacou o coordenador.
O Projeto
O Projeto Cidades Inteligentes- PROCINT busca efetivar soluções a fim de promover o desenvolvimento sustentável nos serviços públicos visando à melhoria da qualidade de vida da população.
Gerido pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO), o Cidades Inteligentes atua em cinco eixos: Educação, Saúde, Empreendedorismo e Inovação, Segurança e Gestão Pública Municipal. O projeto é executado por meio de emenda parlamentar do senador Confúcio Moura.
Eixo Governança
Considerando o plano definido de ações e estratégias do PROCINT, o eixo Governança tem atuado de acordo com o atendimento às necessidades do Projeto, conforme os planejamentos internos e as articulações com a Prefeitura Municipal de Ariquemes.
Segundo o coordenador do eixo Governança, Silmar de Oliveira “Em sua proposta de trabalho, o PROCINT leva em consideração a busca de soluções inteligentes para transformar a estrutura tecnológica em uma importante aliada na execução de tarefas mais seguras, ágeis e eficientes” explanou o coordenador. Silmar Oliveira, pontou a Implantação do SUAP — um sistema que reduz os esforços e amplia os resultados, como por exemplo, controle de frota de veículos e de estoque de materiais, encaminhamento de documentos, gestão de processos, realizado na prefeitura de Ariquemes.
Nas ações já desenvolvidas em Ariquemes, além da Implantação do ambiente de produção do SUAP; foi realizado treinamento dos bolsistas para atuarem no SUAP; Customização do SUAP; Adaptação do módulo para inserção do legado; Aquisição de equipamentos para digitalização; Disponibilização de ambiente para digitalização; Digitalização do legado físico; Treinamento sobre uso do SUAP no módulo; treinamento para servidores da prefeitura de Ariquemes, sobre a utilização dos módulos: Processo e Documento Eletrônico, Processos Legados – digitalização, Gestão de Contratos e Medição de Obras, Frotas, Central de Serviços, Portal do Cidadão.
Eixo Empreendedorismo e Inovação
O eixo Empreendedorismo e Inovação visa criar espaços e estratégias para fortalecer a cultura empreendedora e inovadora na região. A iniciativa busca atender tanto áreas urbanas quanto rurais e distritais de Ariquemes.
Segundo o coordenador Juliano Cristhian, o projeto estimula a autonomia para geração de emprego e renda e a criação de novos produtos e processos. “A inovação pode potencializar o empreendedorismo por meio de soluções mais adequadas à realidade de cada localidade”, afirmou.
De acordo com o supervisor do PROCINT, Sérgio Loss, a equipe do projeto tem buscado aprimoramento tecnológico de gestão de processos, administrativo, de seleção pública e controle orçamentário, para aplicá-los de maneira eficiente ajudando a comunidade e o distrito de Bom Futuro será beneficiado com mais implementações benéficas.
“A cada ano, as inovações mudam drasticamente a forma como vivemos, trabalhamos e nos comunicamos. Por isso a equipe do PROCINT tem se atualizado constantemente para oferecer uma prestação de serviço atualizada para a população”, disse o Supervisor.
Vagner Schoaba, coordenador Geral do PROCINT, disse que é importante frisar que o IFRO tem superado as metas em várias ações do PROCINT, citou os softwares de gestão de processos, exemplificou que tinha software que não contava com algumas ferramentas, como o acompanhamento de obras, implementado com apoio do projeto, a partir da demanda apresentada pela Prefeitura. “O ano de 2024 fui muito proveitoso, muitas entregas e avanços significativos”, destacou o Coordenador do Procint/IFRO.
DISTRITO DE BOM FUTURO
Considerado a maior mina a céu aberto do mundo, no ano de 1983 é descoberto o Garimpo Bom Futuro, constituindo-se nesse período na maior reserva de Cassiterita do mundo. O Garimpo Bom Futuro teve seu auge na década de 1980. Atualmente com as novas leis ambientais de exploração de minério o número de garimpeiros diminuiu. Bom Futuro é habitado por pouco mais de 4 mil pessoas, que vivem diretamente da renda do garimpo.