Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão na Colômbia para uma missão internacional que segue até 30 de maio. A atividade integra um projeto de cooperação técnica focado no combate à fome, através do aprimoramento do sistema de compras públicas de alimentos.
Com duração prevista de 24 meses, o projeto visa compartilhar conhecimentos brasileiros sobre compras governamentais de alimentos para reduzir a insegurança alimentar no país vizinho. Os especialistas da Conab ministrarão cursos e oficinas sobre temas prioritários, como: Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), Instrumentos para a operacionalização da PGPM e Metodologias de cálculo de custos de produção.
A delegação brasileira na Colômbia é composta por quatro técnicos da Conab: Isabela Schoellkopf, Assessora da Coordenadoria de Relações Internacionais, que apresentará o Projeto, a estrutura institucional da Conab e coordenará a Missão; Sued Wilma Caldas Melo, Assistente de Superintendência (Sugof), que vai ensinar a respeito do Programa de Garantia de Preços Mínimos (PGPM); Adriene Alves de Melo, Gerente de Custos de Produção (Gecup), que abordará metodologias de Custos de Produção; e Rogério Wilson Gonçalves, Superintendente de Operações Comerciais, que compartilhará conhecimentos sobre Operações e Compras Públicas por Leilão Eletrônico.
A cooperação envolve instituições de ambos os países: do lado brasileiro, participam a Conab e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC); pela Colômbia, atuam a Agência Nacional de Compras Públicas (ANCP) e a Agência Presidencial de Cooperação (APC).
Esta iniciativa se insere no contexto de fortalecimento das políticas colombianas de compras públicas de alimentos, que ganharam impulso a partir da Lei nº 2.046 de 2020. O projeto busca adaptar experiências brasileiras bem-sucedidas à realidade colombiana, desenvolvendo ferramentas para otimizar processos de compras públicas e formação de preços mínimos.