QUINTA-FEIRA, 22/05/2025

Senado aprova novo marco do licenciamento ambiental e texto segue para a Câmara; governo e ambientalistas alertam para riscos

Aprovado no Senado, projeto do novo marco legal volta à Câmara

Por Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Senado aprova novo marco do licenciamento ambiental e texto segue para a Câmara; governo e ambientalistas alertam para riscos
Tomaz Silva/Agência Brasil

O licenciamento ambiental sofreu um golpe de morte, disse a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, ao comentar o projeto de lei (PL 2.159/2021) que estabelece um novo marco legal para o licenciamento ambiental no Brasil aprovado no Senado com 54 votos favoráveis e 13 contrários nesta quarta-feira (21).

Como o texto foi alterado pelos senadores, o projeto retorna à Câmara dos Deputados para nova análise. A proposta está em discussão há 21 anos, tendo tramitado 17 anos na Câmara dos Deputados e quatro anos no Senado.

O texto aprovado dispensa de licenciamento ambiental atividades que não ofereçam risco ambiental ou que precisem ser executadas por questão de soberania nacional ou de calamidade pública. Também isenta de licenciamento os empreendimentos agropecuários para cultivo de espécies de interesse agrícola, além de pecuária extensiva, semi-intensiva e intensiva de pequeno porte.

“O governo é contrário a esse desmonte do licenciamento ambiental brasileiro. O governo tem uma série de dificuldades em relação a uma base segura de sustentação. E isso varia para cada tema. Não é a primeira vez que a gente sofre alguma dessas derrotas, inclusive em agendas que são igualmente estratégicas, mas vamos continuar dialogando o tempo todo com o Congresso”, disse a ministra Marina.

A ministra participou, nesta esta quinta-feira (22), da cerimônia em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade, na sede do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Marina afirmou que caso se mantenha a demolição do licenciamento ambiental, os prejuízos não podem ser sequer mensurados neste momento. “Vai haver um processo em massa de judicializações porque muito do que foi aprovado é algo claramente inconstitucional”, acrescentou.

Como projeto, foi instituída ainda a Licença por Adesão e Compromisso (LAC), destinada a atividades ou empreendimentos de pequeno ou médio porte e de baixo ou médio potencial poluidor. A licença poderá ser expedida mediante uma autodeclaração de adesão e compromisso do empreendedor, com os requisitos preestabelecidos pela autoridade licenciadora.

A relatora, senadora Tereza Cristina (PP-MS), disse que o objetivo da proposta é licenciar as obras no país com mais clareza, eficiência e justiça. Segundo ela, o marco regulatório atual, com regras sobrepostas, trava iniciativas importantes e desestimula investimentos responsáveis.

“A proposta não enfraquece o licenciamento ambiental, muito pelo contrário. Ela reafirma o compromisso com o rigor técnico, exige estudos de impacto ambiental, audiências públicas e avaliações trifásicas para grandes obras. E até dobra a pena para quem desrespeitar a legislação”, disse a senadora, acrescentando que hoje existem mais de 27 mil normas ambientais no país.

Em nota, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima afirmou que um dos pontos mais críticos do PL é a aplicação da Licença por Adesão e Compromisso (LAC), modalidade simplificada de licenciamento baseada na autodeclaração do empreendedor. Segundo a pasta, a proposta permite que empreendimentos de médio porte e potencial poluidor utilizem esse mecanismo sem a exigência de estudos prévios de impacto e sem a definição de condicionantes ambientais específicas.

De acordo com o ministério, na prática, o texto permitiria o uso da LAC para um percentual expressivo de empreendimentos que atualmente são licenciados. Além disso, esses empreendimentos seriam monitorados por amostragem, dispensando a necessidade de fiscalização, pelo órgão ambiental, de todos os empreendimentos licenciados por essa modalidade.

A proposta também prevê a aplicação da LAC a projetos como duplicação de rodovias e dragagens, inclusive em regiões sensíveis e habitadas por comunidades vulneráveis, que podem ser autorizados sem qualquer análise técnica prévia, aumentando o risco de danos ambientais e sociais, segundo o ministério.

Outra questão considerada “alarmante” é a utilização da LAC como instrumento de regularização de empreendimentos em operação sem qualquer licença ambiental. Para o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a LAC deveria ser adotada somente para projetos de pequeno porte, baixo impacto e que não envolvam áreas sensíveis, sempre com verificação do Relatório de Caracterização do Empreendimento (RCE) por parte do órgão licenciador.

Observatório do Clima

Para o Observatório do Clima, o projeto aprovado no Senado é o maior ataque à legislação ambiental das últimas quatro décadas, desde a Constituição Federal de 1988.

Segundo a coordenadora de políticas públicas do Observatório do Clima, Suely Araújo, o Senado, liderado por David Alcolumbre (União-AP), cravou nesta quarta-feira a implosão do licenciamento ambiental no país. De acordo com a especialista, o texto ainda irá à Câmara dos Deputados, mas no retorno à Casa iniciadora muito pouco pode ser feito para corrigir os seus inúmeros problemas e inconstitucionalidades.

O licenciamento se transformará, na maioria dos processos, “num apertar de botão”, sem estudo ambiental e sem avaliação de impactos ambientais, disse a coordenadora.

“Contribuíram para o resultado a visão arcaica e negacionista da bancada ruralista, a miopia de representantes do setor industrial que querem meio ambiente só na esfera discursiva e a lentidão e fraqueza do governo federal em suas reações no Legislativo. Lembraremos por muito tempo do dia em que se fragilizou completamente a principal ferramenta de prevenção de danos da Política Nacional do Meio Ambiente”, afirmou Suely.

Biodiversidade

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima realizou nesta quinta-feira na sede do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, cerimônia em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade com o lançamento de ações para fortalecer e avançar na proteção dos biomas brasileiros.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e o MMA anunciaram o parceiro gestor do Naturezas Quilombolas, projeto voltado ao fortalecimento da gestão territorial e ambiental de comunidades quilombolas da Amazônia Legal.

O Instituto Centro de Vida (ICV), em parceria com a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas de Mato Grosso (Conaq-MT), foi selecionado por meio de seleção pública para conduzir a execução do projeto, que prevê a destinação de até R$ 33 milhões em recursos não reembolsáveis do Fundo Amazônia para apoiar iniciativas em 40 territórios quilombolas da região amazônica.

O objetivo é garantir a sustentabilidade dos modos de vida, das atividades produtivas e do manejo dos bens ambientais nesses territórios, promovendo a implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, disse que “fortalecer as comunidades quilombolas é também investir na preservação ambiental do Brasil”.

“Em um contexto de emergência climática e avanço do desmatamento, reconhecer e apoiar esses territórios pode ser uma das estratégias mais eficazes para proteger os biomas brasileiros, pois esses povos são verdadeiros guardiões da biodiversidade”, afirmou Mercadante.

Para a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, “esse é o maior investimento nessa política, tão necessária, que reconhece que os quilombolas são os que melhor preservam o meio ambiente, com os seus modos de vida e sistemas produtivos sustentáveis.

Também foram anunciadas a criação da Comissão Técnica de Jardins Botânicos; acordo de Cooperação Técnica entre o MMA, Ibama e ICMBio para implementação da Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa e do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa.

O presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Sergio Besserman Vianna, destacou a importância da integração da preservação das espécies ameaçadas da flora na política pública e nas ações do Ministério do Meio Ambiente.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

FACER comemora aprovação do projeto de Lei que exclui a Base Dupla do ICMS Difal em Rondônia

FACER comemora aprovação do projeto de Lei que exclui a Base Dupla do ICMS Difal em Rondônia

A conquista é fruto de muito trabalho de entidades como a FACER, que atuam na defesa do setor produtivo e empresarial em Rondônia.
L

Prefeitura de Jaru emite alerta sobre cuidados preventivos contra viroses respiratórias

Vacinas continuam sendo a melhor forma de prevenção.
L

Conab realiza capacitação com agricultores sobre aquisição e distribuição de sementes pelo PAA

As inscrições para participar do PAA  para aquisição e distribuição de sementes, mudas e materiais propagativos estão abertas desde o último dia 15 deste mês.
L
Publicado edital de desfazimento de bens antieconômicos e irrecuperáveis do Campus Ji-Paraná

Publicado edital de desfazimento de bens antieconômicos e irrecuperáveis do Campus Ji-Paraná

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) publicou edital que trata desfazimento de bens antieconômicos e irrecuperáveis do Campus Ji-Paraná.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Falaê PodCast | Entrevista Paulo Ryan – cantor gospel

Nesta quinta-feira, dia 22, às 18h, o Falaê Podcast recebe o cantor gospel Paulo Ryan para uma conversa especial sobre sua trajetória de fé e música.
L
Governo amplia Minha Casa, Minha Vida com mais 130 mil unidades habitacionais e reajusta valores de financiamento

Governo amplia Minha Casa, Minha Vida com mais 130 mil unidades habitacionais e reajusta valores de financiamento

Anúncio foi feito por Jader Barbalho Filho na Marcha dos Prefeitos
L

Agenda News: HellPanda Rock Nights – a celebração do rock que Porto Velho esperava

Uma produção do Hellmadeira Rock Bar e da Toca do Panda, reunindo grandes atrações, riffs marcantes e uma experiência imperdível. Entrada gratuita e diversão garantida!
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Inscrições para concurso administrativo da Polícia Federal são prorrogadas

Os interessados terão até às 18h desta sexta-feira (23/5), horário de Brasília, para se inscreverem
L
Premio Innovare: inscrições vão até 26 de maio

Premio Innovare: inscrições vão até 26 de maio

As incrições podem ser feitas pelo site.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Curso de Medicina Veterinária do Campus Jaru realizará VI Simpósio de Medicina Veterinária no mês de outubro

IFRO seleciona colaboradores externos para atuarem nos projetos integrados de ensino, pesquisa e extensão dos territórios rurais

O processo seletivo é público e gratuito, não havendo cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade.
L
Média salarial dos trabalhadores da construção civil cai 22% em uma década, diz IBGE Você chegou à duração máxima desta conversa, mas pode continuar conversando em um novo chat. Repetir

Média salarial dos trabalhadores da construção civil cai 22% em uma década, diz IBGE

Em quatro anos postos de trabalho aumentaram no setor
L

Curso gratuito de barbeiro com 30 vagas é ofertado pela Semdestur em Porto Velho

As inscrições estarão abertas de 26 a 30 de maio
L
TSE restringe uso de Inteligência Artificial nas eleições de outubro

Descubra se o seu emprego está em risco por causa da Inteligência Artificial

IA generativa pode impactar 1 em cada 4 empregos no mundo, aponta OIT
L
Polícia Federal abre concurso para 1.000 vagas com salários de até R$ 26,8 mil; inscrições começam em 26 de maio

Polícia Federal abre concurso para 1.000 vagas com salários de até R$ 26,8 mil; inscrições começam em 26 de maio

Provas objetivas e discursivas estão previstas para 27 de julho
L
Publicidade

POLÍTICA

Iluminação da Praça do São Sebastião é restabelecida após pedido da Vereadora Sofia Andrade

Iluminação da Praça do São Sebastião é restabelecida após pedido da Vereadora Sofia Andrade

A Prefeitura de Porto Velho atendeu ao pedido de providência da vereadora Sofia Andrade (PL) e realizou, nesta semana, a troca das lâmpadas queimadas nos refletores da Praça do São Sebastião.
L
Deputada Lebrinha anuncia investimentos em educação e saúde durante visitas a municípios de Rondônia

Deputada Lebrinha anuncia investimentos em educação e saúde durante visitas a municípios de Rondônia

Recursos foram destinados para melhorias em escolas e reforço na estrutura da saúde pública nos municípios de Ariquemes e Buritis.
L

Deputada Cláudia de Jesus propõe emendas e articula mobilização para mudanças no plano de carreira da Saúde

Assembleia aprovou projeto que moderniza regras, amplia direitos e valoriza os profissionais.
L
ESPERA DE 20 ANOS: Senado aprova o Marco do Licenciamento Ambiental com emenda de Jaime Bagattoli

ESPERA DE 20 ANOS: Senado aprova o Marco do Licenciamento Ambiental com emenda de Jaime Bagattoli

Parlamentar teve emenda acatada pela relatoria.
L
Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 450 mil para capacitação de pilotos do SAER

Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 450 mil para capacitação de pilotos do SAER

A formação de novos pilotos é um passo fundamental para assegurar maior eficiência e agilidade nas operações de segurança e salvamento realizadas em todo o território estadual.
L
Publicidade

POLÍCIA

Equipe do sgt Machado prende vulgo ‘MT do CV’ na zona leste

O suspeito foi abordado em frente de uma residência
10

Polícia Federal prende foragida da Operação Carga Fria em Vilhena/RO

As investigações tiveram início em dezembro de 2024 e visam desarticular organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas na região
10
Motociclista é atropelada depois de invadir preferencial na Abunã

Motociclista é atropelada depois de invadir preferencial na Abunã

Informações apuradas no local dão conta que a motociclista transitava na Gonçalves Dias e teria avançado a preferencial, sendo atingida pelo carro de aplicativo.
14
Idoso sofre grave acidente após invadir preferencial no centro

Idoso sofre grave acidente após invadir preferencial no centro

De acordo com testemunhas, o idoso na moto teria invadido a preferencial e acabou sendo atingido pelo carro, indo parar na calçada de uma lanchonete.
16

Adolescente revela abusos após conhecer alvo criminoso em jogo online

Jovem relata violência física e ameaças após ser aliciada dentro do Roblox; especialistas e Polícia Federal alertam para riscos nas plataformas digitais
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): CENTRO CARDIOLÓGICO SOARES COELHO LTDA

Licenças Prévia, Instalação e Operação
L
Campus Cacoal lança edital para o Primeiro Concurso de Fotografia da Cafecau

Campus Cacoal lança edital para o Primeiro Concurso de Fotografia da Cafecau

A atividade tem a finalidade de estimular a mobilização social para a produção de fotografias que representem a cultura cafeeira e cacaueira.
L
Projeto “Escola do Chocolate” do Campus Jaru participará da 12ª edição da Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

Projeto Escola do Chocolate do Campus Jaru participará da 12ª edição da Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

O Projeto “Escola do Chocolate” estará expondo no estande do IFRO durante a realização da 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional. Na terça-feira, 27/5, a partir das 14 horas.
L
UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

Cada PPG da UNIR tem seu próprio edital de seleção e cronograma, além de normas distintas para a seleção de alunos. Com isso, os candidatos devem ficar atentos aos prazos e normas do edital de seu interesse.
L

Conab divulga nesta sexta boletim com preços de frutas e hortaliças nas Ceasas

A divulgação será transmitida pelo canal da Conab no YouTube.
L
Receita Federal lança painel interativo para acompanhamento de R$ 414 bilhões em benefícios fiscais concedidos a empresas

Receita Federal abre na próxima sexta-feira consulta ao maior lote de restituição do Imposto de Renda da história

No estado de Rondônia mais de 55 mil contribuintes serão contemplados neste primeiro lote de restituição.
L
Membros do Ministério Público do Acre realizam visita institucional à sede do MPRO

Membros do Ministério Público do Acre realizam visita institucional à sede do MPRO

O objetivo do intercâmbio foi realizar trocas de experiências entre as instituições.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.