SEXTA-FEIRA, 24/10/2025

Em destaque

Rondon – 100 anos da indicação do Prêmio Nobel, por Lourismar Barroso

A cerimônia de entrega das premiações acontece sempre no dia 10 de dezembro, data do aniversário de sua morte.

Por Lourismar Barroso | News Rondônia

Publicado em 

Como surgiu o Prêmio Nobel?

Conhecido como um grande químico, Alfred Nobel fez fortuna ainda no século XIX, levando sua invenção da nitroglicerina, da dinamite e de um detonador mundo afora para serem usadas em mineração e construções. Alfred Nobel foi inventor, engenheiro, químico e empresário sueco, nascido em 21 de outubro de 1833 na cidade de Estocolmo, capital da Suécia.

Após sua morte, em 10 de dezembro de 1896, vítima de um derrame cerebral, anos mais tarde é revelado em seu testamento que Alfred havia destinado 94% da sua fortuna para premiar, anualmente, “a quem tiver feito a descoberta mais importante” nos campos da física, química, medicina, literatura e para promover a paz.

Em 1901, o Prêmio Nobel foi criado. A cerimônia de entrega das premiações acontece sempre no dia 10 de dezembro, data do aniversário de sua morte.

As premiações acontecem anualmente em Estocolmo, na Suécia. Entre as personalidades que já venceram o Nobel da Paz estão Martin Luther King Jr., Malala Yousafzai e Nelson Mandela.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha recebeu o Nobel da Paz três vezes (em 1917, 1944 e 1963), e o comissariado das Nações Unidas para os refugiados recebeu o prêmio duas vezes (em 1954 e 1969).

A seguir, listamos os nomes de alguns brasileiros que foram indicados para o prêmio, mas até o presente momento, nenhum conquistou a tão sonhada honraria.

  • 1909 – Sebastião de Magalhães Lima: fundador do jornal português O Século, fez parte do Gabinete Internacional Permanente para a Paz. Quem ganhou esse ano foi o belga Auguste Beernaert, membro do Tribunal Permanente de Arbitragem, e o parlamentar francês Estournelles de Constant.

  • 1911 – Barão do Rio Branco: advogado, diplomata e historiador. Participou de diversas negociações envolvendo as fronteiras brasileiras. Quem ganhou esse ano foram o holandês Tobias Asser e o austríaco Alfred Fried.

  • 1916 – Érico Coelho: médico, jornalista, professor, político e senador. Durante toda a sua vida como parlamentar e em sua atuação jornalística. O prêmio não foi atribuído nesse ano.

  • 1924 – Nesse ano tivemos duas indicações, sendo Raimundo Teixeira Mendes, filósofo e matemático brasileiro, autor da bandeira nacional republicana. Defendeu a abolição da escravatura, a proclamação da república, a separação entre a Igreja e o Estado e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, a mais antiga e tradicional entidade de fomento da pesquisa e preservação histórico-geográfica, cultural e de ciências sociais do Brasil. O prêmio não foi atribuído nesse ano.

  • 1935 e 1937–1938 – Afrânio de Melo Franco: diplomata e político. Como ministro das Relações Exteriores do Brasil, atuou proeminentemente para a resolução da Guerra do Chaco, entre Bolívia e Paraguai, e dos conflitos do porto de Leticia, entre Peru e Colômbia, em 1932. Quem ganhou nesses anos foram o alemão Carl von Ossietzky, o britânico Robert Cecil, além do Comitê Internacional Nansen para os Refugiados.

  • 1948 – Osvaldo Aranha: presidiu a II Assembleia Geral da ONU, que votou para a partição da Palestina, em 1947, e culminou na criação do Estado de Israel. Aranha foi indicado por seus esforços pela paz quando servia como embaixador do Brasil nos EUA e por seu trabalho como presidente da ONU. O prêmio não foi atribuído nesse ano.

  • 1953, 1963–1965 e 1970 – Josué de Castro: destacou-se no cenário brasileiro e internacional não só pelos seus trabalhos ecológicos sobre o problema da fome no mundo. Quem ganhou nesses anos foram os americanos George Marshall e Martin Luther King Jr., o Movimento Internacional da Cruz Vermelha, a UNICEF e o sueco Norman Borlaug.

  • 1953–1954 – Raul Fernandes: advogado, político e diplomata. Após o término da Primeira Guerra Mundial, foi nomeado Delegado Plenipotenciário à Conferência de Paz de Paris (1919), sendo um dos signatários brasileiros do Tratado de Versalhes, e representante do Brasil na Comissão de Reparações, de 1919 a 1920. Quem ganhou nesse ano foram o americano George Marshall e o comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

  • 1953 e 1957 – Marechal Rondon: contribuiu para a interiorização pacífica e aproximação com os indígenas brasileiros. Chefiou, em 1914, uma excursão pela Amazônia, na companhia do presidente Theodore Roosevelt, que quase custou a vida deste último. Roosevelt tinha Rondon na mais alta conta e parece ter sido por sua influência a indicação de Rondon para o Nobel, por uma entidade militar norte-americana. A indicação foi endossada por Albert Einstein, em carta ao comitê do Nobel. Quem ganhou nesses anos foram o americano George Marshall e o canadense Lester B. Pearson.

  • 1970 e 1971 – Dom Hélder Câmara: foi um bispo católico, arcebispo emérito de Olinda e Recife. Foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e defensor dos direitos humanos. Quem ganhou nesses anos foram o americano Norman Borlaug e o alemão Willy Brandt.

  • 1971 e 1975 – Irmãos Villas-Boas (Orlando e Cláudio): indigenistas e sertanistas. Junto com seu irmão Leonardo Villas-Boas (já falecido na época), fizeram o reconhecimento de numerosos acidentes geográficos do Brasil central e defenderam as populações indígenas. Quem ganhou nesses anos foram o alemão Willy Brandt e o soviético Andrei Sakharov.

  • 1981 e 1982 – Chico Xavier: médium filantropo. Tornou-se um ícone do espiritismo. Psicografou mais de 450 livros e foi considerado o maior líder espiritual no Brasil. Quem ganhou nesses anos foram a organização sueca UNHCR, o suíço Alva Myrdal e o mexicano Alfonso Robles.

  • 1988 – Santa Irmã Dulce: considerada o “Anjo Bom da Bahia”, realizou diversos trabalhos de caridade e assistência às pessoas mais pobres e necessitadas. Foi canonizada com o título de Santa Dulce dos Pobres em 2019, pelo Papa Francisco. Quem ganhou nesse ano foi a organização americana FM-ONU.

  • 1989 – Dom Paulo Evaristo Arns: conhecido como o “Cardeal da Esperança”. Durante dez anos, deu assistência à população carente de Petrópolis (RJ). Criou a Comissão Brasileira Justiça e Paz, da Diocese de São Paulo, para denunciar os abusos do regime militar e criou a Pastoral da Criança, com a irmã Zilda Arns. Quem ganhou nesse ano foi o indiano Tenzin Gyatso.

  • 1994 – Herbert de Souza: sociólogo brasileiro, realizou diversas atividades em defesa dos direitos humanos. Foi o fundador do Instituto Brasileiro de Análise Social e Econômica (IBASE) e realizou ações contra a fome e a miséria. Quem ganhou nesse ano foram os israelenses Yitzhak Rabin e Shimon Peres.

  • 2006 – Zilda Arns: médica pediatra e sanitarista. Foi fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa. Quem recebeu nesse ano foi o conselheiro-chefe de Bangladesh Muhammad Yunus e o Grameen Bank.

  • 2017 – Maria da Penha: ícone da luta contra a violência doméstica. No início da década de 1980, sofreu duas tentativas de homicídio do então marido e lutou por 19 anos na Justiça até vê-lo preso. Inspirou a criação da Lei nº 11.340/2006 – a Lei Maria da Penha, de combate à violência doméstica. Quem recebeu nesse ano foi a organização suíça ICAN.

  • 2018 – Luiz Gabriel Tiago: escritor e palestrante, conhecido como “Senhor Gentileza”. Aos 39 anos, foi indicado por sua atuação no “Pontinho de Luz”, sua empresa social, sediada em Niterói, que movimenta uma rede de solidariedade de 35 mil pessoas. Quem ganhou nesse ano foi a ex-escrava sexual do grupo extremista Estado Islâmico Nadia Murad e o médico ginecologista Denis Mukwege, por seus esforços para acabar com o uso da violência sexual como arma de guerra e conflito armado.

  • 2021 – Alysson Paulinelli: foi ministro da Agricultura no governo de Ernesto Geisel, quando modernizou a Embrapa e promoveu a ocupação econômica do cerrado. Quem ganhou nesse ano foram a filipina Maria Ressa e o russo Dmitry Muratov.

Rondon e a indicação ao Nobel

O criador da Teoria da Relatividade, Albert Einstein, não chegou a conhecer pessoalmente Rondon, mas bastaram relatos calorosos sobre seu trabalho, quando visitou o Rio de Janeiro, para que ele subitamente reconhecesse o caráter vultoso do Marechal Cândido Rondon, que nasceu em Mimoso, em 1865, um herói mato-grossense e uma das personalidades mais importantes da história do Brasil.

Saindo da cidade do Rio de Janeiro a caminho de Berlim, ainda dentro do navio, Einstein escreveu ao presidente do comitê do Nobel da Paz, indicando Rondon ao prêmio por seus feitos na defesa e proteção dos índios. Vale lembrar que a carta foi escrita em 1925, mas somente depois de 30 anos é que o nome de Rondon foi indicado pelo Brasil para concorrer ao prêmio. Nesse ano, os vencedores foram o americano George Marshall e o canadense Lester B. Pearson. O documento original que revela essa comunicação está reproduzido no livro Cartas Brasileiras, organizado pelo escritor e jornalista Sérgio Rodrigues.

O registro deixado pelo físico Albert Einstein foi garimpado no arquivo da Universidade de Jerusalém pela pesquisadora Heloisa Fischer, mulher do escritor, que colaborou com o estudo. A carta original está reproduzida no livro e, assim como as outras 80 que integram a publicação, traz um pequeno texto contextualizando a história. Segue cópia da carta abaixo:

Carta escrita por Einstein em 1925 revela indicação de Rondon ao Nobel da Paz

Naquele ano de 1925, o prêmio que foi idealizado por Alfred Nobel para reconhecer as contribuições para “o entendimento entre os povos e a eliminação ou a redução de armamentos, assim como formar ou impulsionar convenções de paz”, foi entregue a Austen Chamberlain, por reduzir as tensões entre a França e a Alemanha após a 1ª Guerra Mundial, e a Charles Gates Dawes, por redigir o relatório que definiu as reparações da Alemanha após a 1ª Guerra.

No livro Os Diários de Viagem de Albert Einstein: América do Sul 1925, o texto nº 29, escrito por Zeev Rosen Kranz, Einstein encaminha seu pedido ao presidente do Comitê Nobel na Noruega, dizendo o seguinte:

[A bordo do Cap. Norte] 22 de maio de 1925
Estimado senhor,

Tomo a liberdade de chamar sua atenção para as atividades do general Rondon, no Rio de Janeiro, porque, durante minha visita ao Brasil, cheguei à conclusão de que esse homem seria altamente digno do Prêmio Nobel da Paz. Sua obra consiste na incorporação das tribos indígenas à humanidade civilizada, sem o uso de armas ou de coerção de qualquer natureza. Minhas informações derivam dos professores da Universidade Politécnica do Rio de Janeiro, que falaram muito calorosamente desse homem e de seu trabalho. Também vi algumas coisas registradas em filme. Não conheci o general Rondon pessoalmente.

Posso fornecer mais detalhes, se necessário, mas preferiria que o senhor obtivesse essas informações diretamente, talvez através de seu enviado norueguês.

Muito respeitosamente,
Prof. Dr. A. Einstein

Após ser indicado por 62 vezes, Einstein só viria a receber o Nobel em 1922, mas não pela Teoria da Relatividade, e sim por uma descoberta menos revolucionária, mas também com grandes implicações científicas: o efeito fotoelétrico.

É preciso ressaltar que, até o presente momento, nenhum brasileiro foi laureado com o prêmio. O Prêmio Nobel é concedido a personalidades vivas que tiveram êxito relevante no progresso do conhecimento nos campos científico e humanístico. A categoria da Paz já foi entregue a 141 homenageados entre 1901 e 2023 — 111 indivíduos e 30 organizações.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho intensifica ações nos distritos com serviço de tapa-buracos em Jaci-Paraná

Prefeitura de Porto Velho intensifica ações nos distritos com serviço de tapa-buracos em Jaci-Paraná

A Prefeitura de Porto Velho iniciou o serviço de tapa-buracos em Jaci-Paraná, reforçando o compromisso com a recuperação de vias e a melhoria da mobilidade urbana.
L

O abrigo mitológico da mata brasiviana – parte VII – Por Marquelino Santana

Entre as águas silenciosas do rio Mamu e a alma profunda da floresta brasiviana, vive o velho da canoa — entidade mitopoética que une o invisível ao vivido, conduzindo caças, sonhos, dores e alegrias do povo ribeirinho, na vastidão íntima onde natureza e espírito se reconhecem.
L
Prefeitura inicia pavimentação das ruas Dr. Adelino e Xangri Lá em Porto Velho

Prefeitura inicia pavimentação das ruas Dr. Adelino e Xangri Lá em Porto Velho

Mais de 460 toneladas de asfalto transformam vias da zona Sul, beneficiando mobilidade e qualidade de vida.
L

Ed Sheeran confirma retorno ao Brasil em 2026

Pressão dos fãs nas redes sociais teria ajudado a garantir a nova turnê ‘Loop Tour’ no país.
L

Manoel Veríssimo lança “Legendário: O Homem que Subiu a Montanha” na Livraria Leitura Porto Velho

A obra do autor rondoniense Manoel Veríssimo Ferreira Neto chega às prateleiras da Livraria Leitura no Porto Velho Shopping, destacando uma história inspiradora de superação e conquista.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeitura de Porto Velho celebra Dia do Servidor Público com festa no Mercado Cultural

Prefeitura de Porto Velho celebra Dia do Servidor Público com festa no Mercado Cultural

Programação especial inclui shows, sorteios e homenagens aos servidores municipais em reconhecimento ao trabalho realizado.
L
Prefeitura de Porto Velho decreta ponto facultativo na segunda-feira

Prefeitura de Porto Velho decreta ponto facultativo na segunda-feira

Medida em homenagem ao Dia do Servidor Público mantém serviços essenciais funcionando e expediente volta na quarta-feira.
L
STF forma maioria para manter nomeação de parentes em cargos políticos

STF forma maioria para manter nomeação de parentes em cargos políticos

Placar de 6 a 1 valida o entendimento de que a restrição de nepotismo não se aplica a cargos de natureza estritamente política.
L

Agenda News: Diga adeus aos pneuzinhos com massagem modeladora da Depile-se

A massagem modeladora combate gordura localizada, melhora o contorno corporal e deixa você se sentindo incrível!
L
Caixa criará fundo imobiliário com imóveis dos Correios

Caixa criará fundo imobiliário com imóveis dos Correios

O fundo visa gerar novas receitas para a estatal e complementará o empréstimo de R$ 20 bilhões.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Prefeitura incentiva trabalhadores a aproveitarem oportunidades disponíveis e fortalece o mercado de trabalho local.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas, Salário R$ 1.600,00

Bella PVH Shopping abre vaga para Consultor de Vendas da marca Colcci em Porto Velho
L

Vaga de emprego para Forneiro de Padaria, Salário R$ 1.518,00

Panificadora Goiana abre vaga para forneiro em Porto Velho
L

Vaga de emprego para Motorista Entregador, Salário R$ 1.598,00

Ello Eventos abre vaga para Motorista Entregador em Porto Velho
L

POLÍTICA

Eyder Brasil entrega voto de louvor a jornalistas de Rondônia

Eyder Brasil entrega voto de louvor a jornalistas de Rondônia

Primeira etapa da homenagem será realizada na segunda-feira, contemplando cerca de 400 profissionais da imprensa.
L
Recursos do petróleo bancarão transição energética, diz Lula

Recursos do petróleo bancarão transição energética, diz Lula

Presidente afirmou na Indonésia que lucro com combustíveis fósseis ajudará a Petrobras a se tornar uma empresa de energia.
L
Ex-procurador do INSS usa HC para ficar em silêncio na CPMI

Ex-procurador do INSS usa HC para ficar em silêncio na CPMI

Virgílio Oliveira Filho, funcionário da AGU, não respondeu ao relator sobre evolução patrimonial; ele nega ser indiciado no esquema de R$ 6,3 bilhões.
L
STF começa julgar omissão do Congresso em criar imposto sobre grandes fortunas

STF começa julgar omissão do Congresso em criar imposto sobre grandes fortunas

Ação protocolada pelo PSOL em 2019 cobra que a União cumpra a Constituição e aprove lei complementar para instituir a tributação.
L
Câmara pede ao Ibama fiscalização de crimes ambientais da CSN

Câmara pede ao Ibama fiscalização de crimes ambientais da CSN

Comissão vê omissão do Instituto Estadual do Meio Ambiente e quer atuação federal devido à contaminação de rio e riscos à saúde em Volta Redonda.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Adolescente tenta fugir da PM em bicicleta motorizada artesanal

Adolescente tenta fugir da PM em bicicleta motorizada artesanal

Jovem pilotava veículo perigoso em alta velocidade e foi apreendido após perseguição.
12
Mulher de Theobroma perde R$ 2.840 em golpe do falso Pix

Mulher de Theobroma perde R$ 2.840 em golpe do falso Pix

Vítima transferiu o valor para um golpista que usou a foto da filha no perfil para pedir dinheiro.
10
Homem mata ex-esposa e companheiro dela e foge com o filho em Rondônia

Homem mata ex-esposa e companheiro dela e foge com o filho em Rondônia

Oziel é o principal suspeito do duplo homicídio no bairro Presidencial, motivado por uma disputa pela guarda do filho.
18
Polícia encontra carro e arma usados no assassinato de casal

Polícia encontra carro e arma usados no assassinato de casal

Veículo Toyota Corolla e revólver calibre .38, possivelmente utilizado no crime, foram localizados nesta sexta-feira (24); Oziel Francisco segue foragido.
14
PM recupera caminhonete roubada e apreende dois menores em RO

PM recupera caminhonete roubada e apreende dois menores em RO

Ação rápida da Radiopatrulha do 10º BPM resultou na recuperação do veículo e na detenção dos infratores, que tentaram fugir após avistarem a viatura.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: CLÀUDIO OLIVEIRA DA SILVA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO (LAO)
L
Porto Velho realiza 1ª Caminhada Outubro Rosa “Passos que Florescem”

Porto Velho realiza 1ª Caminhada Outubro Rosa “Passos que Florescem”

Evento acontece neste sábado (25) no Espaço Alternativo com atividades de prevenção ao câncer de mama e ações de bem-estar para mulheres.
L
Governo de RO distribui Carteira Azul para motoristas com TEA

Governo de RO distribui Carteira Azul para motoristas com TEA

Porta-documento facilita identificação e promove atendimento humanizado a condutores com Transtorno do Espectro Autista.
L
Porto Velho terá novo espaço de convivência social na Jorge Teixeira

Porto Velho terá novo espaço de convivência social na Jorge Teixeira

Prefeitura conclui obras de drenagem e prepara o “Boulevard das Águas” com pista de caminhada.
L
FIERO e SENAI-RO fortalecem cooperação tecnológica em missão à China

FIERO e SENAI-RO fortalecem cooperação tecnológica em missão à China

Presidente Marcelo Thomé visita centros de biotecnologia e se reúne com cônsul-geral do Brasil em Xangai.
L
PM impede possível feminicídio e prende agressor

PM impede possível feminicídio e prende agressor

Polícia arrombou a porta de uma residência após denúncia e encontrou a vítima sendo mantida sob ameaça com um facão no pescoço.
16
Fiat Argo Drive 2024 Econômico e Confortável na Zé Veículos

Fiat Argo Drive 2024 Econômico e Confortável na Zé Veículos

Praticidade e estilo para o seu dia a dia.
L
Jovem de Rolim de Moura morre após grave acidente de trânsito

Jovem de Rolim de Moura morre após grave acidente de trânsito

Lucas Carvalho, de 27 anos, teve morte cerebral confirmada em Cacoal após colidir a motocicleta que conduzia na traseira de uma carreta em Rolim de Moura.
18
Incêndio atinge residência no bairro Olímpico em Rolim de Moura

Incêndio atinge residência no bairro Olímpico em Rolim de Moura

Casa de madeira foi consumida rapidamente pelo fogo na Avenida Salvador; Corpo de Bombeiros foi acionado e não há registro de vítimas.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.