SEXTA-FEIRA, 12/12/2025

Em destaque

Rondon – 100 anos da indicação do Prêmio Nobel, por Lourismar Barroso

A cerimônia de entrega das premiações acontece sempre no dia 10 de dezembro, data do aniversário de sua morte.

Por Lourismar Barroso | News Rondônia

Publicado em 

Como surgiu o Prêmio Nobel?

Conhecido como um grande químico, Alfred Nobel fez fortuna ainda no século XIX, levando sua invenção da nitroglicerina, da dinamite e de um detonador mundo afora para serem usadas em mineração e construções. Alfred Nobel foi inventor, engenheiro, químico e empresário sueco, nascido em 21 de outubro de 1833 na cidade de Estocolmo, capital da Suécia.

Após sua morte, em 10 de dezembro de 1896, vítima de um derrame cerebral, anos mais tarde é revelado em seu testamento que Alfred havia destinado 94% da sua fortuna para premiar, anualmente, “a quem tiver feito a descoberta mais importante” nos campos da física, química, medicina, literatura e para promover a paz.

Em 1901, o Prêmio Nobel foi criado. A cerimônia de entrega das premiações acontece sempre no dia 10 de dezembro, data do aniversário de sua morte.

As premiações acontecem anualmente em Estocolmo, na Suécia. Entre as personalidades que já venceram o Nobel da Paz estão Martin Luther King Jr., Malala Yousafzai e Nelson Mandela.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha recebeu o Nobel da Paz três vezes (em 1917, 1944 e 1963), e o comissariado das Nações Unidas para os refugiados recebeu o prêmio duas vezes (em 1954 e 1969).

A seguir, listamos os nomes de alguns brasileiros que foram indicados para o prêmio, mas até o presente momento, nenhum conquistou a tão sonhada honraria.

  • 1909 – Sebastião de Magalhães Lima: fundador do jornal português O Século, fez parte do Gabinete Internacional Permanente para a Paz. Quem ganhou esse ano foi o belga Auguste Beernaert, membro do Tribunal Permanente de Arbitragem, e o parlamentar francês Estournelles de Constant.

  • 1911 – Barão do Rio Branco: advogado, diplomata e historiador. Participou de diversas negociações envolvendo as fronteiras brasileiras. Quem ganhou esse ano foram o holandês Tobias Asser e o austríaco Alfred Fried.

  • 1916 – Érico Coelho: médico, jornalista, professor, político e senador. Durante toda a sua vida como parlamentar e em sua atuação jornalística. O prêmio não foi atribuído nesse ano.

  • 1924 – Nesse ano tivemos duas indicações, sendo Raimundo Teixeira Mendes, filósofo e matemático brasileiro, autor da bandeira nacional republicana. Defendeu a abolição da escravatura, a proclamação da república, a separação entre a Igreja e o Estado e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, a mais antiga e tradicional entidade de fomento da pesquisa e preservação histórico-geográfica, cultural e de ciências sociais do Brasil. O prêmio não foi atribuído nesse ano.

  • 1935 e 1937–1938 – Afrânio de Melo Franco: diplomata e político. Como ministro das Relações Exteriores do Brasil, atuou proeminentemente para a resolução da Guerra do Chaco, entre Bolívia e Paraguai, e dos conflitos do porto de Leticia, entre Peru e Colômbia, em 1932. Quem ganhou nesses anos foram o alemão Carl von Ossietzky, o britânico Robert Cecil, além do Comitê Internacional Nansen para os Refugiados.

  • 1948 – Osvaldo Aranha: presidiu a II Assembleia Geral da ONU, que votou para a partição da Palestina, em 1947, e culminou na criação do Estado de Israel. Aranha foi indicado por seus esforços pela paz quando servia como embaixador do Brasil nos EUA e por seu trabalho como presidente da ONU. O prêmio não foi atribuído nesse ano.

  • 1953, 1963–1965 e 1970 – Josué de Castro: destacou-se no cenário brasileiro e internacional não só pelos seus trabalhos ecológicos sobre o problema da fome no mundo. Quem ganhou nesses anos foram os americanos George Marshall e Martin Luther King Jr., o Movimento Internacional da Cruz Vermelha, a UNICEF e o sueco Norman Borlaug.

  • 1953–1954 – Raul Fernandes: advogado, político e diplomata. Após o término da Primeira Guerra Mundial, foi nomeado Delegado Plenipotenciário à Conferência de Paz de Paris (1919), sendo um dos signatários brasileiros do Tratado de Versalhes, e representante do Brasil na Comissão de Reparações, de 1919 a 1920. Quem ganhou nesse ano foram o americano George Marshall e o comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

  • 1953 e 1957 – Marechal Rondon: contribuiu para a interiorização pacífica e aproximação com os indígenas brasileiros. Chefiou, em 1914, uma excursão pela Amazônia, na companhia do presidente Theodore Roosevelt, que quase custou a vida deste último. Roosevelt tinha Rondon na mais alta conta e parece ter sido por sua influência a indicação de Rondon para o Nobel, por uma entidade militar norte-americana. A indicação foi endossada por Albert Einstein, em carta ao comitê do Nobel. Quem ganhou nesses anos foram o americano George Marshall e o canadense Lester B. Pearson.

  • 1970 e 1971 – Dom Hélder Câmara: foi um bispo católico, arcebispo emérito de Olinda e Recife. Foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e defensor dos direitos humanos. Quem ganhou nesses anos foram o americano Norman Borlaug e o alemão Willy Brandt.

  • 1971 e 1975 – Irmãos Villas-Boas (Orlando e Cláudio): indigenistas e sertanistas. Junto com seu irmão Leonardo Villas-Boas (já falecido na época), fizeram o reconhecimento de numerosos acidentes geográficos do Brasil central e defenderam as populações indígenas. Quem ganhou nesses anos foram o alemão Willy Brandt e o soviético Andrei Sakharov.

  • 1981 e 1982 – Chico Xavier: médium filantropo. Tornou-se um ícone do espiritismo. Psicografou mais de 450 livros e foi considerado o maior líder espiritual no Brasil. Quem ganhou nesses anos foram a organização sueca UNHCR, o suíço Alva Myrdal e o mexicano Alfonso Robles.

  • 1988 – Santa Irmã Dulce: considerada o “Anjo Bom da Bahia”, realizou diversos trabalhos de caridade e assistência às pessoas mais pobres e necessitadas. Foi canonizada com o título de Santa Dulce dos Pobres em 2019, pelo Papa Francisco. Quem ganhou nesse ano foi a organização americana FM-ONU.

  • 1989 – Dom Paulo Evaristo Arns: conhecido como o “Cardeal da Esperança”. Durante dez anos, deu assistência à população carente de Petrópolis (RJ). Criou a Comissão Brasileira Justiça e Paz, da Diocese de São Paulo, para denunciar os abusos do regime militar e criou a Pastoral da Criança, com a irmã Zilda Arns. Quem ganhou nesse ano foi o indiano Tenzin Gyatso.

  • 1994 – Herbert de Souza: sociólogo brasileiro, realizou diversas atividades em defesa dos direitos humanos. Foi o fundador do Instituto Brasileiro de Análise Social e Econômica (IBASE) e realizou ações contra a fome e a miséria. Quem ganhou nesse ano foram os israelenses Yitzhak Rabin e Shimon Peres.

  • 2006 – Zilda Arns: médica pediatra e sanitarista. Foi fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa. Quem recebeu nesse ano foi o conselheiro-chefe de Bangladesh Muhammad Yunus e o Grameen Bank.

  • 2017 – Maria da Penha: ícone da luta contra a violência doméstica. No início da década de 1980, sofreu duas tentativas de homicídio do então marido e lutou por 19 anos na Justiça até vê-lo preso. Inspirou a criação da Lei nº 11.340/2006 – a Lei Maria da Penha, de combate à violência doméstica. Quem recebeu nesse ano foi a organização suíça ICAN.

  • 2018 – Luiz Gabriel Tiago: escritor e palestrante, conhecido como “Senhor Gentileza”. Aos 39 anos, foi indicado por sua atuação no “Pontinho de Luz”, sua empresa social, sediada em Niterói, que movimenta uma rede de solidariedade de 35 mil pessoas. Quem ganhou nesse ano foi a ex-escrava sexual do grupo extremista Estado Islâmico Nadia Murad e o médico ginecologista Denis Mukwege, por seus esforços para acabar com o uso da violência sexual como arma de guerra e conflito armado.

  • 2021 – Alysson Paulinelli: foi ministro da Agricultura no governo de Ernesto Geisel, quando modernizou a Embrapa e promoveu a ocupação econômica do cerrado. Quem ganhou nesse ano foram a filipina Maria Ressa e o russo Dmitry Muratov.

Rondon e a indicação ao Nobel

O criador da Teoria da Relatividade, Albert Einstein, não chegou a conhecer pessoalmente Rondon, mas bastaram relatos calorosos sobre seu trabalho, quando visitou o Rio de Janeiro, para que ele subitamente reconhecesse o caráter vultoso do Marechal Cândido Rondon, que nasceu em Mimoso, em 1865, um herói mato-grossense e uma das personalidades mais importantes da história do Brasil.

Saindo da cidade do Rio de Janeiro a caminho de Berlim, ainda dentro do navio, Einstein escreveu ao presidente do comitê do Nobel da Paz, indicando Rondon ao prêmio por seus feitos na defesa e proteção dos índios. Vale lembrar que a carta foi escrita em 1925, mas somente depois de 30 anos é que o nome de Rondon foi indicado pelo Brasil para concorrer ao prêmio. Nesse ano, os vencedores foram o americano George Marshall e o canadense Lester B. Pearson. O documento original que revela essa comunicação está reproduzido no livro Cartas Brasileiras, organizado pelo escritor e jornalista Sérgio Rodrigues.

O registro deixado pelo físico Albert Einstein foi garimpado no arquivo da Universidade de Jerusalém pela pesquisadora Heloisa Fischer, mulher do escritor, que colaborou com o estudo. A carta original está reproduzida no livro e, assim como as outras 80 que integram a publicação, traz um pequeno texto contextualizando a história. Segue cópia da carta abaixo:

Carta escrita por Einstein em 1925 revela indicação de Rondon ao Nobel da Paz

Naquele ano de 1925, o prêmio que foi idealizado por Alfred Nobel para reconhecer as contribuições para “o entendimento entre os povos e a eliminação ou a redução de armamentos, assim como formar ou impulsionar convenções de paz”, foi entregue a Austen Chamberlain, por reduzir as tensões entre a França e a Alemanha após a 1ª Guerra Mundial, e a Charles Gates Dawes, por redigir o relatório que definiu as reparações da Alemanha após a 1ª Guerra.

No livro Os Diários de Viagem de Albert Einstein: América do Sul 1925, o texto nº 29, escrito por Zeev Rosen Kranz, Einstein encaminha seu pedido ao presidente do Comitê Nobel na Noruega, dizendo o seguinte:

[A bordo do Cap. Norte] 22 de maio de 1925
Estimado senhor,

Tomo a liberdade de chamar sua atenção para as atividades do general Rondon, no Rio de Janeiro, porque, durante minha visita ao Brasil, cheguei à conclusão de que esse homem seria altamente digno do Prêmio Nobel da Paz. Sua obra consiste na incorporação das tribos indígenas à humanidade civilizada, sem o uso de armas ou de coerção de qualquer natureza. Minhas informações derivam dos professores da Universidade Politécnica do Rio de Janeiro, que falaram muito calorosamente desse homem e de seu trabalho. Também vi algumas coisas registradas em filme. Não conheci o general Rondon pessoalmente.

Posso fornecer mais detalhes, se necessário, mas preferiria que o senhor obtivesse essas informações diretamente, talvez através de seu enviado norueguês.

Muito respeitosamente,
Prof. Dr. A. Einstein

Após ser indicado por 62 vezes, Einstein só viria a receber o Nobel em 1922, mas não pela Teoria da Relatividade, e sim por uma descoberta menos revolucionária, mas também com grandes implicações científicas: o efeito fotoelétrico.

É preciso ressaltar que, até o presente momento, nenhum brasileiro foi laureado com o prêmio. O Prêmio Nobel é concedido a personalidades vivas que tiveram êxito relevante no progresso do conhecimento nos campos científico e humanístico. A categoria da Paz já foi entregue a 141 homenageados entre 1901 e 2023 — 111 indivíduos e 30 organizações.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Destaques do governo de Rondônia de 8 a 12 de dezembro evidenciam avanços na saúde, assistência social e transparência

Destaques do governo de Rondônia de 8 a 12 de dezembro evidenciam avanços na saúde, assistência social e transparência

Governo reforçam entregas na saúde, ampliação de serviços sociais, modernização pública e novas ações de segurança durante a semana
L
Encontro Nacional do Transferegov.br reúne gestores em Brasília e encerra Rede de Parcerias 2025

Encontro Nacional do Transferegov.br reúne gestores em Brasília e encerra Rede de Parcerias 2025

Encontro destaca avanços na gestão de transferências e encerra atividades da Rede de Parcerias 2025
L
Joana Joanora destaca sucesso do Domingão da CDL 2025

Joana Joanora destaca sucesso do Domingão da CDL 2025

Presidente da CDL fala ao Agenda News sobre impacto do evento no comércio e convida para próximas datas na Zona Leste e no Centro de Porto Velho.
L
Trânsito no entorno do aeroporto terá reforço da Semtran durante a madrugada em Porto Velho

Trânsito no entorno do aeroporto terá reforço da Semtran durante a madrugada em Porto Velho

A operação municipal foi iniciada nesta sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, para reduzir congestionamentos e aprimorar a circulação de veículos na região.
L
NATAL: governo de Rondônia bate recorde de presentes doados às crianças na Campanha Papai Noel dos Correios 2025

NATAL: governo de Rondônia bate recorde de presentes doados às crianças na Campanha Papai Noel dos Correios 2025

A Campanha Papai Noel dos Correios 2025 mobilizou servidores estaduais e levou o governo de Rondônia a superar marcas anteriores, com 3.160 presentes destinados a crianças em situação de vulnerabilidade social.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF mantém por unanimidade a perda do mandato da deputada Carla Zambelli

STF mantém por unanimidade a perda do mandato da deputada Carla Zambelli

Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) referenda por 4 a 0 a decisão de Alexandre de Moraes que anulou votação da Câmara; presidente Hugo Motta deve empossar o suplente Adilson Barroso em 48 horas.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Carla Zambelli pode ser presa na Colmeia, em Brasília, se for extraditada

Carla Zambelli pode ser presa na Colmeia, em Brasília, se for extraditada

Ministro Alexandre de Moraes responde a questionamentos da Justiça italiana sobre extradição de Carla Zambelli, informando que a deputada ficará na Penitenciária Feminina do Distrito Federal.
L
STF tem maioria para confirmar a perda do mandato da deputada Carla Zambelli

STF tem maioria para confirmar a perda do mandato da deputada Carla Zambelli

Primeira Turma do STF forma maioria para referendar decisão de Alexandre de Moraes que anula votação da Câmara e determina a perda imediata do mandato de Carla Zambelli, condenada duas vezes à prisão.
L
Atestados médicos não serão obrigatoriamente digitais em 2026

Atestados médicos não serão obrigatoriamente digitais em 2026

Conselho Federal de Medicina esclarece boatos sobre proibição de documentos impressos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Pedro Geovar garante recuperação do Ramal Gideão em Porto Velho

Vereador Pedro Geovar garante recuperação do Ramal Gideão em Porto Velho

Serviços de limpeza, patrolamento e cascalhamento serão realizados para melhorar a mobilidade da comunidade.
L
Vereador Pedro Geovar garante revitalização da Travessa Mamoré, no bairro Mocambo

Vereador Pedro Geovar garante revitalização da Travessa Mamoré, no bairro Mocambo

Serviços de manutenção e asfaltamento melhoram a mobilidade e a segurança dos moradores.
L
Políticos celebram a retirada de Alexandre de Moraes da lista da Lei Magnitsky nos EUA

Políticos celebram a retirada de Alexandre de Moraes da lista da Lei Magnitsky nos EUA

Decisão do governo norte-americano de remover o ministro Alexandre de Moraes e sua esposa das sanções da Lei Magnitsky gera comemoração entre autoridades brasileiras, que a classificam como vitória da diplomacia de Lula e derrota da família Bolsonaro.
L
Georreferenciamento em Guajará-Mirim será iniciado após solicitação de Dra. Taíssa

Georreferenciamento em Guajará-Mirim será iniciado após solicitação de Dra. Taíssa

Segundo a parlamentar, a chegada da equipe técnica atende demandas identificadas diretamente com a população durante visitas aos bairros
L
Emenda de Dra. Taíssa viabiliza caminhonete para Semtas de Guajará-Mirim

Emenda de Dra. Taíssa viabiliza caminhonete para Semtas de Guajará-Mirim

Caminhonete para Semtas de Guajará-Mirim reforça atendimentos sociais em áreas rurais e regiões de difícil acesso
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Federal incinera 175 kg de entorpecentes apreendidos em Guajará-Mirim

Polícia Federal incinera 175 kg de entorpecentes apreendidos em Guajará-Mirim

Quarta incineração de drogas do ano foi realizada pela Polícia Federal nesta sexta-feira em Guajará-Mirim, reforçando o combate ao tráfico com a destruição de 175 kg de entorpecentes apreendidos em diversas operações.
10
PF mira ex-assessora de Lira em buscas na Câmara sobre o “orçamento secreto”

PF mira ex-assessora de Lira em buscas na Câmara sobre o “orçamento secreto”

Mariângela Fialek, conhecida como Tuca, é o alvo de mandados autorizados pelo ministro Flávio Dino; investigações apontam que ela orquestrava a liberação de R$ 4 bilhões em emendas sem transparência.
L
PM prende suspeito de violência doméstica, descumprimento de medida protetiva e evasão de monitoramento em Porto Velho

PM prende suspeito de violência doméstica, descumprimento de medida protetiva e evasão de monitoramento em Porto Velho

Um agressor, já sob medida protetiva e monitoramento eletrônico, foi detido pela Polícia Militar do 1º Batalhão Rondon após invadir a residência da ex-companheira, agredi-la e ameaçá-la. O suspeito foi encontrado escondido no telhado após ter evadido e rompido a tornozeleira eletrônica.
16
Criminoso morre em confronto com BPTAR durante operação contra o CV

Criminoso morre em confronto com BPTAR durante operação contra o CV

Rogério Soares da Silva Junior foi alvejado após reagir a policiais do BPTAR, sendo o criminoso que morre em confronto com BPTAR durante a Operação “Quimera” contra líderes do Comando Vermelho (CV) em Vilhena.
18
Polícia Militar apreende mais de 5 kg de maconha em depósito dos Correios em Ji-Paraná

Polícia Militar apreende mais de 5 kg de maconha em depósito dos Correios em Ji-Paraná

Ação integrada entre Força Tática, Canil e Polícia Federal identifica encomenda destinada a São Paulo com entorpecente.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo realiza maior mutirão da história do SUS com 61,6 mil cirurgias e exames

Governo realiza maior mutirão da história do SUS com 61,6 mil cirurgias e exames

Programa “Agora Tem Especialistas” mobiliza hospitais em todo o país para reduzir filas e tempo de espera.
L
Paulo Saldanha lança em Porto Velho livro sobre a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Paulo Saldanha lança em Porto Velho livro sobre a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

“Entre Brancos e Originários – A Ferrovia de Deus” resgata história e cultura da Amazônia.
L

Recebimento da Licença Ambiental: CONDOMINIO DO EDIFICIO RESIDENCIAL CASTANHEIRAS

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00087.006/2025-SUL
L
Segunda parcela do 13º salário é paga aos servidores de Jaru

Segunda parcela do 13º salário é paga aos servidores de Jaru

Prefeitura injeta mais de R$ 5 milhões na economia local com pagamento antecipado.
L
Falha no Bradesco e Next deixa apps fora do ar nesta sexta-feira (12)

Falha no Bradesco e Next deixa apps fora do ar nesta sexta-feira (12)

Instabilidade afeta transações e acesso aos aplicativos das instituições bancárias.
L
Que horas estreia o episódio 8 de IT: Bem-Vindos a Derry?

Que horas estreia o episódio 8 de IT: Bem-Vindos a Derry?

Final da primeira temporada promete confronto sangrento com Pennywise e desfecho sombrio.
L
Control 2 é anunciado no The Game Awards 2025 e expande universo da Remedy

Control 2 é anunciado no The Game Awards 2025 e expande universo da Remedy

Control: Resonant dá continuidade à história de Jesse Faden e reforça universo compartilhado do estúdio.
L
Alero encerra campanha de ativismo com debate sobre trabalho decente para mulheres

Alero encerra campanha de ativismo com debate sobre trabalho decente para mulheres

Trabalho decente para mulheres pauta debate que encerrou a campanha dos 21 Dias de Ativismo e reforçou desafios enfrentados por mulheres amazônicas
L
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista de sanções da Lei Magnitsky

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista de sanções da Lei Magnitsky

Governo dos Estados Unidos, sob o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros, remove o nome do ministro Alexandre de Moraes e de Viviane Barci de Moraes da Lei Magnitsky, mecanismo usado para punir supostos violadores de direitos humanos.
L
Startup quer relançar marca Twitter em nova rede social

Startup quer relançar marca Twitter em nova rede social

Operation Bluebird planeja lançar plataforma até 2026 alegando abandono de marca por Elon Musk.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.