QUINTA-FEIRA, 22/05/2025

Rondon – 100 anos da indicação do Prêmio Nobel, por Lourismar Barroso

A cerimônia de entrega das premiações acontece sempre no dia 10 de dezembro, data do aniversário de sua morte.

Por Lourismar Barroso | News Rondônia

Publicado em 

Rondon - 100 anos da indicação do Prêmio Nobel, por Lourismar Barroso - News Rondônia

Como surgiu o Prêmio Nobel?

Conhecido como um grande químico, Alfred Nobel fez fortuna ainda no século XIX, levando sua invenção da nitroglicerina, da dinamite e de um detonador mundo afora para serem usadas em mineração e construções. Alfred Nobel foi inventor, engenheiro, químico e empresário sueco, nascido em 21 de outubro de 1833 na cidade de Estocolmo, capital da Suécia.

Rondon - 100 anos da indicação do Prêmio Nobel, por Lourismar Barroso - News Rondônia

Após sua morte, em 10 de dezembro de 1896, vítima de um derrame cerebral, anos mais tarde é revelado em seu testamento que Alfred havia destinado 94% da sua fortuna para premiar, anualmente, “a quem tiver feito a descoberta mais importante” nos campos da física, química, medicina, literatura e para promover a paz.

Em 1901, o Prêmio Nobel foi criado. A cerimônia de entrega das premiações acontece sempre no dia 10 de dezembro, data do aniversário de sua morte.

Rondon - 100 anos da indicação do Prêmio Nobel, por Lourismar Barroso - News Rondônia

As premiações acontecem anualmente em Estocolmo, na Suécia. Entre as personalidades que já venceram o Nobel da Paz estão Martin Luther King Jr., Malala Yousafzai e Nelson Mandela.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha recebeu o Nobel da Paz três vezes (em 1917, 1944 e 1963), e o comissariado das Nações Unidas para os refugiados recebeu o prêmio duas vezes (em 1954 e 1969).

Rondon - 100 anos da indicação do Prêmio Nobel, por Lourismar Barroso - News Rondônia

A seguir, listamos os nomes de alguns brasileiros que foram indicados para o prêmio, mas até o presente momento, nenhum conquistou a tão sonhada honraria.

  • 1909 – Sebastião de Magalhães Lima: fundador do jornal português O Século, fez parte do Gabinete Internacional Permanente para a Paz. Quem ganhou esse ano foi o belga Auguste Beernaert, membro do Tribunal Permanente de Arbitragem, e o parlamentar francês Estournelles de Constant.

  • 1911 – Barão do Rio Branco: advogado, diplomata e historiador. Participou de diversas negociações envolvendo as fronteiras brasileiras. Quem ganhou esse ano foram o holandês Tobias Asser e o austríaco Alfred Fried.

  • 1916 – Érico Coelho: médico, jornalista, professor, político e senador. Durante toda a sua vida como parlamentar e em sua atuação jornalística. O prêmio não foi atribuído nesse ano.

  • 1924 – Nesse ano tivemos duas indicações, sendo Raimundo Teixeira Mendes, filósofo e matemático brasileiro, autor da bandeira nacional republicana. Defendeu a abolição da escravatura, a proclamação da república, a separação entre a Igreja e o Estado e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, a mais antiga e tradicional entidade de fomento da pesquisa e preservação histórico-geográfica, cultural e de ciências sociais do Brasil. O prêmio não foi atribuído nesse ano.

  • 1935 e 1937–1938 – Afrânio de Melo Franco: diplomata e político. Como ministro das Relações Exteriores do Brasil, atuou proeminentemente para a resolução da Guerra do Chaco, entre Bolívia e Paraguai, e dos conflitos do porto de Leticia, entre Peru e Colômbia, em 1932. Quem ganhou nesses anos foram o alemão Carl von Ossietzky, o britânico Robert Cecil, além do Comitê Internacional Nansen para os Refugiados.

  • 1948 – Osvaldo Aranha: presidiu a II Assembleia Geral da ONU, que votou para a partição da Palestina, em 1947, e culminou na criação do Estado de Israel. Aranha foi indicado por seus esforços pela paz quando servia como embaixador do Brasil nos EUA e por seu trabalho como presidente da ONU. O prêmio não foi atribuído nesse ano.

  • 1953, 1963–1965 e 1970 – Josué de Castro: destacou-se no cenário brasileiro e internacional não só pelos seus trabalhos ecológicos sobre o problema da fome no mundo. Quem ganhou nesses anos foram os americanos George Marshall e Martin Luther King Jr., o Movimento Internacional da Cruz Vermelha, a UNICEF e o sueco Norman Borlaug.

  • 1953–1954 – Raul Fernandes: advogado, político e diplomata. Após o término da Primeira Guerra Mundial, foi nomeado Delegado Plenipotenciário à Conferência de Paz de Paris (1919), sendo um dos signatários brasileiros do Tratado de Versalhes, e representante do Brasil na Comissão de Reparações, de 1919 a 1920. Quem ganhou nesse ano foram o americano George Marshall e o comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

  • 1953 e 1957 – Marechal Rondon: contribuiu para a interiorização pacífica e aproximação com os indígenas brasileiros. Chefiou, em 1914, uma excursão pela Amazônia, na companhia do presidente Theodore Roosevelt, que quase custou a vida deste último. Roosevelt tinha Rondon na mais alta conta e parece ter sido por sua influência a indicação de Rondon para o Nobel, por uma entidade militar norte-americana. A indicação foi endossada por Albert Einstein, em carta ao comitê do Nobel. Quem ganhou nesses anos foram o americano George Marshall e o canadense Lester B. Pearson.

Rondon - 100 anos da indicação do Prêmio Nobel, por Lourismar Barroso - News Rondônia

Rondon - 100 anos da indicação do Prêmio Nobel, por Lourismar Barroso - News Rondônia

  • 1970 e 1971 – Dom Hélder Câmara: foi um bispo católico, arcebispo emérito de Olinda e Recife. Foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e defensor dos direitos humanos. Quem ganhou nesses anos foram o americano Norman Borlaug e o alemão Willy Brandt.

  • 1971 e 1975 – Irmãos Villas-Boas (Orlando e Cláudio): indigenistas e sertanistas. Junto com seu irmão Leonardo Villas-Boas (já falecido na época), fizeram o reconhecimento de numerosos acidentes geográficos do Brasil central e defenderam as populações indígenas. Quem ganhou nesses anos foram o alemão Willy Brandt e o soviético Andrei Sakharov.

  • 1981 e 1982 – Chico Xavier: médium filantropo. Tornou-se um ícone do espiritismo. Psicografou mais de 450 livros e foi considerado o maior líder espiritual no Brasil. Quem ganhou nesses anos foram a organização sueca UNHCR, o suíço Alva Myrdal e o mexicano Alfonso Robles.

  • 1988 – Santa Irmã Dulce: considerada o “Anjo Bom da Bahia”, realizou diversos trabalhos de caridade e assistência às pessoas mais pobres e necessitadas. Foi canonizada com o título de Santa Dulce dos Pobres em 2019, pelo Papa Francisco. Quem ganhou nesse ano foi a organização americana FM-ONU.

  • 1989 – Dom Paulo Evaristo Arns: conhecido como o “Cardeal da Esperança”. Durante dez anos, deu assistência à população carente de Petrópolis (RJ). Criou a Comissão Brasileira Justiça e Paz, da Diocese de São Paulo, para denunciar os abusos do regime militar e criou a Pastoral da Criança, com a irmã Zilda Arns. Quem ganhou nesse ano foi o indiano Tenzin Gyatso.

  • 1994 – Herbert de Souza: sociólogo brasileiro, realizou diversas atividades em defesa dos direitos humanos. Foi o fundador do Instituto Brasileiro de Análise Social e Econômica (IBASE) e realizou ações contra a fome e a miséria. Quem ganhou nesse ano foram os israelenses Yitzhak Rabin e Shimon Peres.

  • 2006 – Zilda Arns: médica pediatra e sanitarista. Foi fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa. Quem recebeu nesse ano foi o conselheiro-chefe de Bangladesh Muhammad Yunus e o Grameen Bank.

  • 2017 – Maria da Penha: ícone da luta contra a violência doméstica. No início da década de 1980, sofreu duas tentativas de homicídio do então marido e lutou por 19 anos na Justiça até vê-lo preso. Inspirou a criação da Lei nº 11.340/2006 – a Lei Maria da Penha, de combate à violência doméstica. Quem recebeu nesse ano foi a organização suíça ICAN.

  • 2018 – Luiz Gabriel Tiago: escritor e palestrante, conhecido como “Senhor Gentileza”. Aos 39 anos, foi indicado por sua atuação no “Pontinho de Luz”, sua empresa social, sediada em Niterói, que movimenta uma rede de solidariedade de 35 mil pessoas. Quem ganhou nesse ano foi a ex-escrava sexual do grupo extremista Estado Islâmico Nadia Murad e o médico ginecologista Denis Mukwege, por seus esforços para acabar com o uso da violência sexual como arma de guerra e conflito armado.

  • 2021 – Alysson Paulinelli: foi ministro da Agricultura no governo de Ernesto Geisel, quando modernizou a Embrapa e promoveu a ocupação econômica do cerrado. Quem ganhou nesse ano foram a filipina Maria Ressa e o russo Dmitry Muratov.

Rondon e a indicação ao Nobel

O criador da Teoria da Relatividade, Albert Einstein, não chegou a conhecer pessoalmente Rondon, mas bastaram relatos calorosos sobre seu trabalho, quando visitou o Rio de Janeiro, para que ele subitamente reconhecesse o caráter vultoso do Marechal Cândido Rondon, que nasceu em Mimoso, em 1865, um herói mato-grossense e uma das personalidades mais importantes da história do Brasil.

Rondon - 100 anos da indicação do Prêmio Nobel, por Lourismar Barroso - News Rondônia

Saindo da cidade do Rio de Janeiro a caminho de Berlim, ainda dentro do navio, Einstein escreveu ao presidente do comitê do Nobel da Paz, indicando Rondon ao prêmio por seus feitos na defesa e proteção dos índios. Vale lembrar que a carta foi escrita em 1925, mas somente depois de 30 anos é que o nome de Rondon foi indicado pelo Brasil para concorrer ao prêmio. Nesse ano, os vencedores foram o americano George Marshall e o canadense Lester B. Pearson. O documento original que revela essa comunicação está reproduzido no livro Cartas Brasileiras, organizado pelo escritor e jornalista Sérgio Rodrigues.

Rondon - 100 anos da indicação do Prêmio Nobel, por Lourismar Barroso - News Rondônia

O registro deixado pelo físico Albert Einstein foi garimpado no arquivo da Universidade de Jerusalém pela pesquisadora Heloisa Fischer, mulher do escritor, que colaborou com o estudo. A carta original está reproduzida no livro e, assim como as outras 80 que integram a publicação, traz um pequeno texto contextualizando a história. Segue cópia da carta abaixo:

Carta escrita por Einstein em 1925 revela indicação de Rondon ao Nobel da Paz

Naquele ano de 1925, o prêmio que foi idealizado por Alfred Nobel para reconhecer as contribuições para “o entendimento entre os povos e a eliminação ou a redução de armamentos, assim como formar ou impulsionar convenções de paz”, foi entregue a Austen Chamberlain, por reduzir as tensões entre a França e a Alemanha após a 1ª Guerra Mundial, e a Charles Gates Dawes, por redigir o relatório que definiu as reparações da Alemanha após a 1ª Guerra.

Rondon - 100 anos da indicação do Prêmio Nobel, por Lourismar Barroso - News Rondônia

No livro Os Diários de Viagem de Albert Einstein: América do Sul 1925, o texto nº 29, escrito por Zeev Rosen Kranz, Einstein encaminha seu pedido ao presidente do Comitê Nobel na Noruega, dizendo o seguinte:

[A bordo do Cap. Norte] 22 de maio de 1925
Estimado senhor,

Tomo a liberdade de chamar sua atenção para as atividades do general Rondon, no Rio de Janeiro, porque, durante minha visita ao Brasil, cheguei à conclusão de que esse homem seria altamente digno do Prêmio Nobel da Paz. Sua obra consiste na incorporação das tribos indígenas à humanidade civilizada, sem o uso de armas ou de coerção de qualquer natureza. Minhas informações derivam dos professores da Universidade Politécnica do Rio de Janeiro, que falaram muito calorosamente desse homem e de seu trabalho. Também vi algumas coisas registradas em filme. Não conheci o general Rondon pessoalmente.

Posso fornecer mais detalhes, se necessário, mas preferiria que o senhor obtivesse essas informações diretamente, talvez através de seu enviado norueguês.

Muito respeitosamente,
Prof. Dr. A. Einstein

Após ser indicado por 62 vezes, Einstein só viria a receber o Nobel em 1922, mas não pela Teoria da Relatividade, e sim por uma descoberta menos revolucionária, mas também com grandes implicações científicas: o efeito fotoelétrico.

É preciso ressaltar que, até o presente momento, nenhum brasileiro foi laureado com o prêmio. O Prêmio Nobel é concedido a personalidades vivas que tiveram êxito relevante no progresso do conhecimento nos campos científico e humanístico. A categoria da Paz já foi entregue a 141 homenageados entre 1901 e 2023 — 111 indivíduos e 30 organizações.

Rondon - 100 anos da indicação do Prêmio Nobel, por Lourismar Barroso - News Rondônia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

diretrizes orçamentárias

Audiência pública sobre diretrizes orçamentárias de 2026 será nesta sexta, 23

A audiência pública é uma determinação que consta no artigo 165 da Constituição Federal e também no artigo 48, § 1º, I, da Lei de Responsabilidade Fiscal.
L

Rua Bela será bloqueada para estacionamento de ônibus durante o Arraiá da Prefeitura

Motoristas devem ficar atentos às mudanças temporárias no trânsito da região do Parque da Cidade
L
Márcio Nogueira - Presidente da OAB Rondônia

Justiça vai além dos números: é preciso repensar os critérios do Prêmio CNJ de Qualidade

A Justiça não pode ser celebrada apenas por sua velocidade — é preciso também reconhecer sua humanidade.
L
Previsões do Horóscopo desta quinta (22/5) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta quinta (22/5) para seu signo

Confira as previsões desta quinta-feira (22/5) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Ebi-Croc – A nova sensação do Sushi Zen para os amantes de camarão

Chef Fábio Silva apresenta uma criação irresistível, unindo crocância, cremosidade e tradição japonesa em um prato que já conquistou apaixonados por gastronomia.
L
Rondônia tem projeção de 2º maior crescimento do PIB do país em 2025

Rondônia tem projeção de 2º maior crescimento do PIB do país em 2025

Segundo o relatório, Rondônia está empatado com o Mato Grosso do Sul e superado apenas por Mato Grosso (5,8%).
L
Campanha arrecada doações para garantir bolsas de estudo a estudantes negros com sistema de matchfunding

MEC define novas regras para Ensino Superior: Veja quais cursos podem ter EAD, semipresencial ou apenas presencial

As mudanças impactam diretamente diversas áreas do ensino superior no Brasil.
L

Road Trip: Fazer uma viagem sobre rodas pelos EUA é uma experiência incrível

Dicas essenciais para enfrentar as estradas congeladas de Minnesota com segurança, planejamento e tranquilidade durante o inverno rigoroso.
L
ESPERA DE 20 ANOS: Senado aprova o Marco do Licenciamento Ambiental com emenda de Jaime Bagattoli

ESPERA DE 20 ANOS: Senado aprova o Marco do Licenciamento Ambiental com emenda de Jaime Bagattoli

Parlamentar teve emenda acatada pela relatoria.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Curso gratuito de barbeiro com 30 vagas é ofertado pela Semdestur em Porto Velho

As inscrições estarão abertas de 26 a 30 de maio
L
TSE restringe uso de Inteligência Artificial nas eleições de outubro

Descubra se o seu emprego está em risco por causa da Inteligência Artificial

IA generativa pode impactar 1 em cada 4 empregos no mundo, aponta OIT
L
Polícia Federal abre concurso para 1.000 vagas com salários de até R$ 26,8 mil; inscrições começam em 26 de maio

Polícia Federal abre concurso para 1.000 vagas com salários de até R$ 26,8 mil; inscrições começam em 26 de maio

Provas objetivas e discursivas estão previstas para 27 de julho
L
Divulgada lista dos candidatos inscritos no processo seletivo da Saúde de Porto Velho

Divulgada lista dos candidatos inscritos no processo seletivo da Saúde de Porto Velho

Contrato emergencial terá vigência de dois anos.
L
INSS adere à 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado, que passa a oferecer 3.652 vagas

INSS adere à 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado, que passa a oferecer 3.652 vagas

INSS será o 36º órgão federal participante
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus propõe emendas e articula mobilização para mudanças no plano de carreira da Saúde

Assembleia aprovou projeto que moderniza regras, amplia direitos e valoriza os profissionais.
L
Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 450 mil para capacitação de pilotos do SAER

Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 450 mil para capacitação de pilotos do SAER

A formação de novos pilotos é um passo fundamental para assegurar maior eficiência e agilidade nas operações de segurança e salvamento realizadas em todo o território estadual.
L
Câmara aprova reajuste salarial para servidores federais, mas adia parte da reestruturação de carreiras para reforma administrativa

Câmara aprova reajuste salarial para servidores federais, mas adia parte da reestruturação de carreiras para reforma administrativa

Parte da reestruturação de carreiras ficará para grupo de trabalho
L
Senado aprova novo marco legal do licenciamento ambiental com dispensa para atividades agropecuárias e uso de autodeclaração

Senado aprova novo marco legal do licenciamento ambiental com dispensa para atividades agropecuárias e uso de autodeclaração

Proposta dispensa a licença para alguns tipos de empreendimentos
L

Deputado Coronel Chrisóstomo participa de reunião no Ministério dos Transportes sobre a ponte do Candeias do Jamari

A reunião foi convocada em caráter emergencial após o agravamento da situação estrutural da ponte, que comprometeu o tráfego na região.
L
Publicidade

POLÍCIA

Paciente com deficiência é brutalmente agredido por segurança em hospital

Homem em cadeira de rodas e com colar cervical foi empurrado e chutado diversas vezes; Prefeitura e OAB repudiam violência
16
PRF, em ação conjunta com a Receita Federal, apreende drogas em Porto Velho

PRF, em ação conjunta com a Receita Federal, apreende drogas em Porto Velho

Fiscalização aconteceu na Primeira Delegacia da capital
10

Casal é preso por furtar picanhas em supermercados na capital

O homem entrou no estabelecimento, enquanto a comparsa ficou esperando no estacionamento.
10

Casal com filha de 5 anos sofre grave acidente em frente ao CPA

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e socorreu as vítimas, que ficaram bastante machucadas, principalmente a criança.
12
Ocupantes de Sandero fogem após acidente com capotamento na zona sul

Ocupantes de Sandero fogem após acidente com capotamento na zona sul

De acordo com testemunhas, o veículo transitava em alta velocidade, quando o motorista perdeu o controle da direção na curva, passou direto e só parou depois que o carro capotou em frente de uma residência.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assassinato de funcionários da embaixada de Israel nos EUA gera embate sobre antissemitismo e críticas a Gaza

Assassinato de funcionários da embaixada de Israel nos EUA gera embate sobre antissemitismo e críticas a Gaza

Liderança palestina diz que crime não pode “blindar” Israel
L

Prefeitura dá aval para estudos técnicos visando a construção de centro de diagnóstico por imagem e análises clínicas

Empresa tem prazo de 180 dias para concluir os trabalhos, mas deve apresentar relatório preliminar em 90 dias
L
MEC e Inep lançam campanha com Gil do Vigor e estudante de medicina para incentivar participação no Enem 2025

MEC e Inep lançam campanha com Gil do Vigor e estudante de medicina para incentivar participação no Enem 2025

Inscrições para o exame começam na segunda, na página do participante
L

Vitória: Aprovado o fim da cobrança da base dupla de ICMS e criação de novas alíquotas DIFAL para Pequenas Empresas

O SIMPI, colocou à disposição o tributarista Rafael Duck, assessor jurídico do SIMPI, para auxiliar na compreensão e formalização de um importante avanço tributário para a categoria.
L

Coluna social Marisa Linhares: Chá Colonial Lions Clube Cacoal Centro

O salão de eventos do CATUAI Hotel em Cacoal/RO, foi palco do tradicional e prestigiado CHÁ COLONIAL das Domadoras do LIONS CLUBE CACOAL CENTRO.
L
Visitantes da 12ª Rondônia Rural Show Internacional terão acesso a uma experiência inédita

Visitantes da 12ª Rondônia Rural Show Internacional terão acesso a uma experiência inédita

O diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, ressaltou que também tem vitrine para apresentação do programa Peixe Saudável, onde se demonstra o método de análise da água e técnicas de controle de parasitose nos peixes.
L

Ação da Prefeitura de Porto Velho promove pit-stop de conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Durante o evento, equipes distribuíram materiais informativos, adesivos e conversaram com motoristas e pedestres
L

Etapas finais das seletivas do JIR serão realizadas neste fim de semana em Rondônia

As disputas são nas modalidades coletivas de basquete, voleibol e futsal
L

Nova iluminação pública da avenida Guaporé gera economia de cerca de R$ 1 milhão para a Prefeitura de Porto Velho

Obra está sendo executada com recursos próprios e mão de obra da Emdur
L

Prazo de inscrições para a Copa Madeirão de Futebol de Várzea em Porto Velho é ampliado

O time campeão do torneio receberá a quantia de R$ 10 mil
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.