A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) segue atuando de forma estratégica e articulada em Brasília, durante a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Além de prestar suporte logístico e operacional aos prefeitos e prefeitas rondonienses presentes no evento, a entidade organizou uma importante reunião com a bancada federal de Rondônia no Congresso Nacional.
Com apoio do líder da bancada, deputado federal Maurício Carvalho, o encontro reuniu gestores das esferas municipal, estadual e federal, com o objetivo de apresentar e discutir pautas municipalistas prioritárias para a população do estado.
A reunião contou com a presença de mais de 17 prefeitos de Rondônia, além dos deputados federais Maurício Carvalho, Cristiane Lopes e Coronel Chrisóstomo. Os senadores Marcos Rogério e Jaime Bagattoli também participaram, reforçando a importância do diálogo entre as esferas federal e municipal. Representando a Assembleia Legislativa de Rondônia, esteve presente o deputado estadual Cássio Góis, além de Alan Alex, enviado pelo presidente da ALE-RO, Alex Redano. O Governo do estado foi representado por Carlos Magno.
Entre os temas em pauta, destacou-se a grave situação enfrentada pela população com a restrição no fluxo de veículos sobre a ponte do Rio Candeias, o que tem gerado sérios transtornos para o tráfego e o abastecimento de serviços essenciais. Como a situação afeta até mesmo moradores do estado do Acre, a vice-coordenadora da bancada do Acre, deputada federal Socorro Neri, também esteve presente nas discussões para encontrar soluções conjuntas.
Outros assuntos relevantes como a privatização da BR-364, além de demandas voltadas para a saúde, educação, agricultura familiar e investimentos em infraestrutura também foram debatidos.
Representando a AROM, o vice-presidente, Marcélio Brasileiro, prefeito de Nova Mamoré, destacou a importância da união municipalista neste momento: “Nosso objetivo aqui é garantir que as pautas dos municípios de Rondônia estejam no centro das discussões nacionais, e que os recursos e investimentos necessários cheguem efetivamente à nossa população. Essa articulação conjunta reforça a força do municipalismo e o compromisso com quem mais precisa.”
A programação da AROM em Brasília seguirá até o final da semana, com uma série de agendas, audiências e reuniões para que prefeitos e prefeitas possam apresentar suas demandas, captar recursos e conhecer de perto os programas, projetos e oportunidades disponibilizados durante a Marcha.