QUARTA-FEIRA, 21/05/2025

Senado aprova projeto que flexibiliza regras do licenciamento ambiental e enfrenta críticas de especialistas e ambientalistas

Texto permite autolicenciamento para obras de médio porte

Por Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Senado aprova projeto que flexibiliza regras do licenciamento ambiental e enfrenta críticas de especialistas e ambientalistas
EBC

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado aprovou, nesta terça-feira (20), por votação simbólica, o projeto de lei (PL) que cria novo marco para o licenciamento ambiental no Brasil com a flexibilização de regras para empreendimentos com impactos sobre o meio ambiente.

O PL 2.159/2021 é tido como um retrocesso por organizações ambientalistas e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Os especialistas que o criticam questionam a possibilidade de autolicenciamento por parte das empresas para obras de pequeno e médio portes, além da isenção de licença para determinadas atividades agropecuárias.

Por outro lado, a matéria é apoiada pela bancada ruralista e pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Os defensores do PL argumentam que as regras atuais são contraditórias e burocráticas, o que paralisa obras e empreendimentos em todo o país, prejudicando desenvolvimento econômico. Ao mesmo tempo, sustentam que a matéria mantém a fiscalização ambiental.

O texto deve ser votado ainda na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária e está na pauta do plenário do Senado nesta quarta-feira (21). Se aprovado, volta para nova análise da Câmara dos Deputados uma vez que o Senado alterou o texto original. Manifestaram-se contra o texto apenas os senadores do PT e a senadora Eliziane Gama (PDS-MA).

Eliziane argumentou que o texto apresentado no Senado é melhor do que o da Câmara, mas que ainda está “muito ruim”. Segundo a senadora, a lei é inconstitucional por liberar autolicenciamentos para obras de médio porte. Eliziane lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) já derrubou leis estaduais com esse teor.

“[A barragem que se rompeu] em Brumadinho era de médio porte. Nós temos vários outros empreendimentos, não apenas em Minas Gerais, mas em outros estados, que são de médio porte. Se não considerarmos todo o processo de licenciamento ambiental como tem que ser, nós poderemos, em função do lucro e da competitividade, infelizmente, ceifar novas vidas”, afirmou a parlamentar.

O relator do PL na comissão, senador Confúcio Moura (MDB), disse que fez os ajustes possíveis para reduzir as divergências. Confúcio informou que o projeto, que tinha 80 pontos de discordâncias entre os senadores, ficou com apenas seis divergências ao final.

“Não ficou nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Ficou o que foi possível. Sobre Brumadinho ser médio porte. Nós temos agora as condicionantes que o Poder ambiental vai usar para decidir o porte de cada empreendimento, como localização e natureza do empreendimento. Isso fica a cargo do órgão licenciador”, justificou.

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), criticou a transferência, para estados e municípios, do poder de definir o porte ou impacto ambiental das obras e empreendimentos no Brasil. Para ele, a mudança é “extremamente arriscada”.

“Nós estamos correndo risco de ter uma guerra ambiental. Quem facilitar mais o formato do licenciamento conseguirá atrair [o empreendimento]. Eu já fui governador, conheço a estrutura de prefeitura. Imagine, por exemplo, uma cidade pequena. A pressão de um grande empresário sobre o prefeito é muito grande. E eu acho que, às vezes, ele não tem estrutura para resistir a isso”, afirmou.

O líder do governo criticou ainda a decisão de desconsiderar órgãos técnicos no processo de licenciamento ambiental. “Desconsiderar órgãos técnicos, como a Funai [Fundação Nacional dos Povos Indígenas], que podem ser ouvidos, mas não são obrigados a ser acompanhados, eu acho que é fragilizar demais esse processo porque são órgãos técnicos, não políticos”, disse.

A relatora do projeto na CAR, senadora Tereza Cristina (PP-MS), disse que o texto não é perfeito, mas que precisa ser aprovado para destravar obras e empreendimentos no Brasil.

“As regulações [atuais] confundem e paralisam os processos e, muitas vezes, sobrepõem competências entre a União, os estados e os municípios. Isso causa insegurança jurídica. O licenciamento precisa ser visto e analisado com calma, só que, às vezes, são demoras sem necessidade, que atravancam o desenvolvimento. É claro que o meio ambiente precisa ser preservado, mas a lei que estamos discutindo não revoga nenhuma punição por crime ambiental”, comentou.

Já o senador Omar Aziz (PSD-AM) disse que o projeto seria um “presente para o presidente Lula” por destravar obras e criticou a legislação ambiental no país.

“É a solução de continuidade nas obras que não andam nesse país. Lá no meu estado, temos uma mina de potássio, de ureia e temos o fósforo, que fazem os fertilizantes E não querem que a gente aprove isso aqui porque o meio ambiente não permite que a gente trabalhe. Hoje, a gente vive hoje refém de uma política ambientalista que não interessa à nação brasileira”, afirmou Aziz.

Retrocesso

Organizações ambientais sustentam que o projeto representa o maior retrocesso em matéria de legislação ambiental dos últimos 40 anos, desde a Constituição de 1988.

A coordenadora do Observatório do Clima, Suely Araújo, reconhece os problemas do licenciamento, mas avalia que as mudanças propostas pelo Parlamento não resolvem problemas operacionais.

“Temos problemas? Temos. Os processos demoram e poderiam ser mais previsíveis. A gente pode discutir uma série de melhorias procedimentais. No lugar de garantir mais pessoal para realizar os licenciamentos, você começa a transformar o licenciamento em um apertar de botão. Essa é a distorção”, respondeu.

Já o Ministério do Meio Ambiente considera que o projeto viola princípios fundamentais da Constituição, que garante um meio ambiente equilibrado. O secretário executivo do ministério, João Paulo Capobianco, considera a matéria um grande retrocesso.

“O projeto viola, da forma como está, alguns princípios fundamentais que já foram trazidos pelo Supremo para resolver outras inúmeras questões ocorridas, principalmente, no governo anterior. O Supremo adotou o princípio do não retrocesso como um princípio basilar nas suas decisões e esse projeto de lei, evidentemente, traz um conjunto grande de retrocessos”, disse.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Previsões do Horóscopo desta quarta (21/5) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta quarta (21/5) para seu signo

Confira as previsões desta quarta-feira (21/5) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L

Prefeitura de Porto Velho promove ação integrada para investigar denúncias em funerárias da capital

Operação visa garantir regularidade dos serviços prestados à população
L
Aumento de motoristas sem habilitação gera alerta durante a operação “Duas Rodas, uma Vida” em Cacoal

Aumento de motoristas sem habilitação gera alerta durante a operação “Duas Rodas, uma Vida” em Cacoal

Os motociclistas representam a maior parte dos envolvidos em sinistros graves e fatais em Rondônia.
L
Projeto “Iperon Perto de Você” leva atendimentos a segurados em Espigão d’Oeste e Pimenta Bueno

Projeto “Iperon Perto de Você” leva atendimentos a segurados em Espigão d’Oeste e Pimenta Bueno

O projeto “Iperon Perto de Você” já percorreu outros municípios do estado com o objetivo de descentralizar os serviços do Instituto e garantir um atendimento mais próximo, humanizado e eficiente aos segurados.
L

Prefeitura de Porto Velho realiza obras de revitalização em área pública no Cristal da Calama

Espaços públicos são essenciais para o fortalecimento do tecido social e da relação dos moradores
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Comcard: créditos devem ser gastos até 30 de junho a partir do novo prazo estipulado pela prefeitura

A mudança também traz a opção pelo cartão físico; para isso, é preciso ir até o ponto de atendimento, localizado no Tudo Aqui. Também nesse caso, é necessário realizar o cadastro pelo aplicativo e aguardar a aprovação.
L

Unir: aprovados em cursos do 2º período são convocados para realizarem as matrículas

Os futuros calouros são aguardados no dia 22 de julho, data do retorno das aulas da Unir após o curto recesso em julho.
L

Agenda News: Porto do Espeto – A explosão de sabores que você precisa experimentar

Espetinhos suculentos, acompanhamentos no ponto certo e combinações irresistíveis que transformam cada mordida em uma experiência única e deliciosa.
L

Fiat Toro encara novos caminhos com motor 2.2 turbodiesel

Versões topo de linha agora contam com motorização com 200 cavalos de potência
L

Alunos da educação rural aprendem com a rotina do campo

Alunos de cursos voltados ao agronegócio aprendem no dia a dia do campo técnicas que vão precisar utilizar quando estiverem no mercado de trabalho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Polícia Federal abre concurso para 1.000 vagas com salários de até R$ 26,8 mil; inscrições começam em 26 de maio

Polícia Federal abre concurso para 1.000 vagas com salários de até R$ 26,8 mil; inscrições começam em 26 de maio

Provas objetivas e discursivas estão previstas para 27 de julho
L
Divulgada lista dos candidatos inscritos no processo seletivo da Saúde de Porto Velho

Divulgada lista dos candidatos inscritos no processo seletivo da Saúde de Porto Velho

Contrato emergencial terá vigência de dois anos.
L
INSS adere à 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado, que passa a oferecer 3.652 vagas

INSS adere à 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado, que passa a oferecer 3.652 vagas

INSS será o 36º órgão federal participante
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga mais de 80 oportunidades de emprego nesta semana

Áreas da beleza e vendas são destaques
L
IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Indicador se mantém estável nas outras 15 unidades
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Ribeiro do Sinpol visita Parecis e destina emenda para investimentos na saúde

O objetivo foi ouvir diretamente as demandas da comunidade e reafirmar seu compromisso com os municípios do interior do estado.
L
Em mais um ano de parceria, deputada Sílvia Cristina participa da entrega de R$ 300 mil à Apae de Ji-Paraná

Em mais um ano de parceria, deputada Sílvia Cristina participa da entrega de R$ 300 mil à Apae de Ji-Paraná

Madrinha das Apaes em Rondônia, ela encaminha recursos para as entidades, todos os anos.
L

Pedido da deputada Dra. Taíssa é atendido e Nova Mamoré terá unidade do Corpo de Bombeiros

Proposta defendida pela deputada Dra. Taíssa Sousa é aprovada e garantirá atendimento rápido a emergências em Nova Mamoré.
L

Projeto de Lei do deputado Coronel Chrisóstomo prevê isenção em exames da CNH para idosos e caminhoneiros de baixa renda

O objetivo da proposta é reduzir os custos enfrentados por pessoas idosas e trabalhadores do transporte de baixa renda na renovação da habilitação.
L

Nova Mamoré receberá quartel do Corpo de Bombeiros com recursos garantidos por deputada Cláudia de Jesus

Com o valor de R$ 2,4 milhões assegurado para a obra, o governo deve iniciar licitação e os detalhes técnicos para executar o projeto.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ex-líder do CV no Acre é presa em operação da Polícia Civil em Porto Velho

Ex-líder do CV no Acre é presa em operação da Polícia Civil em Porto Velho

No momento da prisão, o atual marido da criminosa disse desconhecer o passado da mulher que foi encaminhada ao Departamento de Flagrantes, depois deve ser recambiada ao estado de origem para cumprimento da pena.
12
PRF apreende Maconha sendo transportada por homem em ônibus, em Ji-Paraná

PRF apreende Maconha sendo transportada por homem em ônibus, em Ji-Paraná

Infrator tentou ludibriar a fiscalização transportando a droga em uma mochila
10
Moto é arrastada por ônibus em grave acidente na zona sul

Moto é arrastada por ônibus em grave acidente na zona sul

De acordo com testemunhas, os veículos seguiam no mesmo sentido pela Jatuarana, quando o condutor do ônibus fez a conversão e acabou atingindo a moto que foi parar embaixo do coletivo, sendo arrastada por alguns metros.
16
Jaru registra tentativa de roubo e furto de motocicleta em diferentes bairros

Jaru registra tentativa de roubo e furto de motocicleta em diferentes bairros

Cidade de Jaru foi palco de duas ocorrências distintas envolvendo crimes patrimoniais: uma tentativa de roubo e o furto consumado de uma motocicleta, em diferentes pontos do município.
10
Homem é preso por abuso sexual contra neta e outras duas vítimas

Justiça mantém pena de 12 anos para réu condenado por estupro de vulnerável

A pena de 12 anos, 5 meses e 10 dias de reclusão foi mantida.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Delegação de embaixadores europeus é alvo de tiros do Exército de Israel na Cisjordânia; UE cobra investigação

Delegação de embaixadores europeus é alvo de tiros do Exército de Israel na Cisjordânia; UE cobra investigação

Delegação estava em missão oficial na cidade de Jenin
L
Ataque suicida a ônibus escolar do Exército mata 5 no Paquistão; país culpa agentes indianos

Ataque suicida a ônibus escolar do Exército mata 5 no Paquistão; país culpa agentes indianos

Pelo menos três crianças estão entre as vítimas
L
São Lucas promove roda de conversa sobre saúde mental e uso de substâncias entre jovens

São Lucas promove roda de conversa sobre saúde mental e uso de substâncias entre jovens

Iniciativa do Núcleo de Experiência Discente (NED) amplia diálogo sobre saúde mental, abordando temas que impactam diretamente o bem-estar de alunos e colaboradores.
L

Prefeito Léo Moraes lança programa inovador voltado à transformação da agricultura familiar

O programa levará maquinários para a zona rural e distritos​, com apoio técnico e custo acessível
L
Governo de Rondônia amplia atividades educativas para evitar queimadas em São Francisco do Guaporé

Governo de Rondônia amplia atividades educativas para evitar queimadas em São Francisco do Guaporé

As atividades estão sendo bem recebidas pela comunidade escolar e contribuem para ampliar o debate sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental.
L
Governo de Rondônia chama novos estagiários para atuarem em diferentes setores do Detran-RO

Governo de Rondônia chama novos estagiários para atuarem em diferentes setores do Detran-RO

Candidatos residentes em Porto Velho devem comparecer presencialmente à sede do IEL/RO, localizada na Rua Rui Barbosa, nº 1.112, Bairro Arigolândia.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): CASA DA LAVOURA MONTE NEGRO LTDA -ME

LICENÇA PRÉVIA, LICENÇA DE INSTALAÇÃO E LICENÇA DE OPERAÇÃO
L
Rondônia lança programa para fortalecer a segurança e combater crimes na zona rural

Rondônia lança programa para fortalecer a segurança e combater crimes na zona rural

A parceria com o setor privado também é um dos pilares da estratégia, garantindo maior capilaridade e sustentabilidade das ações.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.