TERÇA-FEIRA, 20/05/2025

Pesquisa revela que 84% da população preta no Brasil já sofreu discriminação racial

Dado faz parte de pesquisa apoiada pelo Ministério da Igualdade Racial

Por Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Pesquisa revela que 84% da população preta no Brasil já sofreu discriminação racial
Tânia Rêgo/Agência Brasil

De cada 100 pessoas pretas, 84 relatam já ter sofrido discriminação racial. A revelação faz parte de uma pesquisa apoiada pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), divulgada nesta terça-feira (20), que traz experiências de brasileiros com diversas formas de preconceito em atividades cotidianas.

Para chegar aos dados, os pesquisadores aplicaram questionários de escala de discriminação cotidiana. Os entrevistados responderam perguntas como:

Sou tratado com menos gentileza que outras pessoas
Sou tratado com menos respeito que outras pessoas
Recebo um atendimento pior que outras pessoas em restaurantes e lojas
Agem como se tivessem medo de mim
Sou ameaçado ou assediado
Sou seguido em lojas

Para essas situações, as pessoas tinham que dizer se aconteceram frequentemente, sempre, raramente ou nunca.

Resultado

A análise das respostas mostra que pouco mais da metade da população preta (51,2%) relata ser tratada com menos gentileza. Entre os pardos, esse patamar é de 44,9%. Já na população branca, 13,9%. O padrão se repete em outros critérios:

Pretos Pardos Brancos
Tratado com menos respeito 49,5% 32,1% 9,7%
Recebe atendimento pior 57% 28,6% 7,7%
Seguido em lojas 21,3% 8,5% 8,5%

O levantamento conduzido pelas organizações da sociedade civil Vital Strategies Brasil e Umane coletou informações, pela internet, de 2.458 pessoas entre agosto e setembro de 2024. O universo de entrevistados sofreu ponderações, de forma que representasse o perfil da população brasileira.

Quando anunciou a parceria, em agosto do ano passado, o Ministério da Igualdade Racial explicou que a pesquisa teria o objetivo de analisar dados públicos sobre saúde da população negra, com foco na promoção de políticas públicas direcionadas para combate ao racismo no sistema público de saúde.

A pesquisa contou com apoio técnico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Instituto Devive. Tanto o Devive quanto as condutoras da pesquisa atuam na área da saúde pública.

“Desigualdade racial brutal”

De acordo com o diretor da Vital Strategies Brasil, Pedro de Paula, os resultados reforçam a percepção da “brutal desigualdade racial que existe no Brasil”.

“A gente vê o abismo que existe na discriminação rotineira na vida das pessoas no Brasil. Tem um grupo que vive prioritariamente e rotineiramente com discriminação”, afirma ele, se referindo ao fato de 84% da população preta entrevistada ter afirmado que sofreu episódios de discriminação.

Segundo ele, a experiência de preconceitos tem repercussões sérias em vários aspectos da vida. “Isso impacta em saúde mental, em acesso a serviços, acesso ao emprego, em bem-estar, em autoestima, entre outras coisas”, enumera.

De acordo com a gerente de Investimento e Impacto Social da Umane, Evelyn Santos, “esse estudo foi a primeira aplicação da escala de discriminação cotidiana com abrangência nacional, feita no Brasil”.

Além de medir a existência de discriminação, os pesquisadores procuraram saber quais tipos de preconceitos os entrevistados vivenciaram.

Enquanto entre a população preta afirma que 84% era relacionado à cor da pele, entre os brancos esse percentual foi de 8,3%. Para os pardos, a parcela ficou em 10,8%.

Outras formas de discriminação citadas foram orientação sexual, renda, religião, obesidade, entre outras.

O levantamento apurou ainda extratos que sofreram mais de um caso de discriminação. A pior situação é das mulheres pretas: 72% delas sofreram mais de um tipo de preconceito.

“Foi uma informação que chamou bastante a nossa atenção”, diz Evelyn Santos.

Em seguida figuram os homens pretos, com 62,1%. Na população branca, as proporções são de 30,5% para as mulheres e 52,9% para os homens.

Desigualdade social

Os dados que posicionam a população preta como a mais vulnerável em termos de sofrer discriminação se juntam a outras informações que retratam a desigualdade racial no país.

O Atlas da Violência, divulgado na semana passada, revela que ser uma pessoa negra no Brasil faz ter um risco 2,7 vezes maior de ser vítima de homicídio do que uma pessoa não negra.

O Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), identificou que pretos e pardos são 72,9% dos moradores de favelas.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, também do IBGE, assinalou que pretos (8,4%) e pardos (8%) têm taxa de desemprego superior à de brancos (5,6%).

Caminhos

De acordo com os responsáveis pelo estudo, os dados mostram onde devem ser concentrados esforços de combate à discriminação. Além disso, afirmam, a pesquisa mostra a necessidade de que políticas públicas para áreas como a saúde atentem-se também ao combate de discriminações.

“A gente sabe que tem muito mais violência obstétrica com mulheres negras do que com mulheres brancas. A gente sabe que tem muito menos acesso, a gente sabe que tem muito menos dispensação de analgesia e outros tipos de medicação para a população preta”, afirma Pedro de Paula.

“Qualquer grupo, qualquer organização, governo, sociedade civil, empresa que enderece temas da área social no Brasil, tem o compromisso, de lutar contra essa estrutura absolutamente desigual, do ponto de vista especialmente racial”, completa de Paula.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Homenagem póstuma: Denise Campos é lembrada em publicação nacional sobre o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes

A publicação foi organizada por Adriana Duarte Araújo e Elisângela Raposo, com textos de Maria Luzia Duarte Araújo, Rosana França e outras colaboradoras, sob a revisão de Elisângela Raposo e Rosana França.
L

Seminário traça diretrizes para o desenvolvimento socioambiental de Porto Velho e impulsiona o PPA 2026–2029

Evento reuniu mais de 200 servidores e abordou temas estratégicos para o planejamento e execução de políticas pública eficazes
L

MPRO promove reunião com órgãos ambientais sobre prevenção a incêndios florestais em Rondônia

Ao final da reunião foi deliberada a continuidade das reuniões do grupo interinstitucional, mantendo a troca de informações e o monitoramento da situação no Estado, conforme diagnósticos situacionais apresentados pelo Censipam.
L

MPRO debate ações contra alagamentos e escassez hídrica em Rolim de Moura com produtores rurais

Durante o encontro, o professor da UNIR Jhony Vendruscolo apresentou aos presidentes das associações práticas voltadas à conservação da água e ao uso adequado do solo nas propriedades rurais.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de esclarecimento a respeito da sentença contra ex-prefeito de Porto Velho

O processo corre em segredo de justiça, o que impõe a todos os envolvidos — defesa, acusação e Judiciário — o dever de sigilo quanto aos detalhes do caso e das partes envolvidas.
L
INSS define critérios para pagamento de R$ 60 mil a pessoas com deficiência causada por zika congênita

INSS define critérios para pagamento de R$ 60 mil a pessoas com deficiência causada por zika congênita

O benefício é voltado a quem nasceu entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2024 e teve a deficiência provocada pela síndrome congênita do Zika.
L

TSE tira Evo Morales de disputa eleitoral por entender que partido do qual se filiou não tem reconhecimento jurídico

Outro impedimento à sua pretensão política decorre de um escândalo sexual envolvendo menores, do qual o Tribunal de Justiça da Bolívia ordenou a prisão dele. Morales tem descumprindo ordens judiciais que o intimam a prestar declarações acerca do caso e por isso tem estado recluso na região do Chapare.
L

Das 47.463 mulheres assassinadas no Brasil entre 2013 e 2023, 599 foram mortas em Rondônia

Nestes últimos onze anos, 13 mulheres foram assassinadas por dia no Brasil.
L

Rondônia: chuvas muito irregulares marcam a semana

Em algumas áreas, principalmente entre o sudoeste, sul e sudeste, as precipitações praticamente cessaram.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

INSS adere à 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado, que passa a oferecer 3.652 vagas

INSS adere à 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado, que passa a oferecer 3.652 vagas

INSS será o 36º órgão federal participante
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga mais de 80 oportunidades de emprego nesta semana

Áreas da beleza e vendas são destaques
L
IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Indicador se mantém estável nas outras 15 unidades
L
Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

São oferecidas 403 vagas de nível médio e superior
L

Parceria entre Prefeitura, Unir e Fundape oferece 50 vagas em pós-graduação de Educação Especial

As inscrições serão encerradas no próximo dia 23 de maio
L
Publicidade

POLÍTICA

Associação Aproaf recebe novos equipamentos agrícolas adquiridos com emenda da deputada Dra. Taíssa Sousa

Recursos foram usados na compra de uma plantadeira e uma empacotadeira, que já beneficiam dezenas de produtores rurais do município
L

Governador Marcos Rocha lança Programa de Segurança Rural e transforma combate à criminalidade no campo em Rondônia

O governador de Rondônia, Marcos Rocha reforçou a prioridade dada à segurança no campo.
L

Dra. Taíssa participa da cerimônia de troca de comando do 6º BPM em Guajará-Mirim

Parlamentar destaca compromisso com a segurança pública e valoriza atuação da Polícia Militar de Rondônia.
L

Deputada Cláudia de Jesus garante repasse de emenda a agricultores familiares de Vale do Paraíso

Com novas tecnologias o custo final de produção cai para 25% e aumenta o escoamento agrícola em 50%.
L

Dra. Taíssa marca presença no lançamento do Programa de Segurança Rural e do Concurso Leiteiro em Ariquemes

Parlamentar reafirma compromisso com a valorização dos produtores e políticas públicas voltadas ao campo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ônibus escolar é destruído por incêndio após falha mecânica em Rondônia

Ônibus escolar é destruído por incêndio após falha mecânica em Rondônia

De acordo com informações iniciais, o fogo teve início após uma possível pane mecânica.
10
SEFIN e Polícia Civil deflagram operação conjunta para apurar indícios de fraudes fiscais em Rondônia

SEFIN e Polícia Civil deflagram operação conjunta para apurar indícios de fraudes fiscais em Rondônia

Ação integrada investiga possíveis crimes tributários e relações entre empresas suspeitas de integrar grupo econômico informal.
10

Padre é investigado por embriaguez e confusão em posto de combustíveis

Religioso teria ameaçado frentistas e quebrado garrafas em Registro; Diocese promete sanções canônicas além das civis
12
Homem de 42 anos é encontrado com vida após desaparecer em área rural

Homem de 42 anos é encontrado com vida após desaparecer em área rural

As buscas mobilizaram familiares e equipes de resgate, que passaram a trabalhar com a hipótese de que o homem pudesse estar desorientado, possivelmente em decorrência de um quadro depressivo.
12
Mulher morre afogada após carro capotar e cair em vala

Mulher morre afogada após carro capotar e cair em vala

O veículo em que ela estava com o marido, um Corsa Wind, capotou e caiu em uma vala à margem da estrada, ficando com as rodas para cima e parcialmente submerso.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inscrições para segunda etapa do Revalida 2025 abrem de 9 a 13 de junho, com provas de habilidades clínicas em julho

Inscrições para segunda etapa do Revalida 2025 abrem de 9 a 13 de junho, com provas de habilidades clínicas em julho

Provas de habilidades clínicas serão aplicadas em 19 e 20 de julho
L

Recebimento e Requerimento de Renovação da Dispensa de Licenciamento: VIP S VIAGENS E TURISMO LTDA

Dispensa de Licenciamento Ambiental nº 155 SOL/DLA
L
Mundo realiza com sucesso o primeiro transplante de bexiga

Mundo realiza com sucesso o primeiro transplante de bexiga

Um homem, que fazia diálise há 7 anos, foi o primeiro paciente a receber um transplante de bexiga no mundo. Ele é dos EUA e tem 42 anos.
L
Hugo Calderano e Bruna Takahashi avançam no Mundial de Tênis de Mesa e seguem às oitavas em Doha

Hugo Calderano e Bruna Takahashi avançam no Mundial de Tênis de Mesa e seguem às oitavas em Doha

Brasileiros voltam a competir na quarta-feira por vaga nas oitavas
L

Prazo para uso do saldo do ComCard é prorrogado até 30 de junho

Sistema passará por modernização para garantir mais praticidade, agilidade e acessibilidade
L

No maio amarelo, MPRO obtém condenação de réu por homicídio no trânsito com dolo eventual em Pimenta Bueno

O réu estava em liberdade desde a data do acidente. Com a decisão do juiz, ele deverá começar a cumprir a pena imediatamente, mesmo que ainda possa recorrer da sentença.
L

Programa Nota Legal Rondoniense estará na 12ª Rondônia Rural Show com stand interativo

Cada valor em prêmio terá dois ganhadores, totalizando 8 premiados no sorteio trimestral
L

Aeroporto de Porto Velho conquista certificação operacional da Anac

Localizado na capital de Rondônia, o Aeroporto de Porto Velho é integrante da rede VINCI Airports, maior operadora privada de aeroportos do mundo.
L
Lula anuncia crédito para reforma de moradias e acesso a especialistas no SUS durante Marcha dos Prefeitos

Lula anuncia crédito para reforma de moradias e acesso a especialistas no SUS durante Marcha dos Prefeitos

Presidente participou da Marcha dos Prefeitos, em Brasília
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.