SEGUNDA-FEIRA, 19/05/2025

Ministério Público de Rondônia apoia ação educativa de trânsito “Desacelere” do Detran

A ação aconteceu em frente ao edifício-sede institucional e faz parte da campanha "Maio Amarelo".

Por MPRO - 20

Publicado em 

Ministério Público de Rondônia apoia ação educativa de trânsito "Desacelere" do Detran

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio das Promotorias de Saúde do Estado e do Município, apoiou o trabalho de conscientização de trânsito da campanha “Desacelere – Seu maior bem é a vida”, do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran RO), nesta segunda-feira (19/5). A ação aconteceu em frente ao edifício-sede institucional e faz parte da campanha “Maio Amarelo”.

Equipes do Detran RO entregaram kits educativos contendo panfleto e bafômetro descartável aos integrantes do Ministério Público que chegavam para trabalhar, bem como a pedestres que passavam pelo local. Além do material, receberam instruções pertinentes à campanha de conscientização no trânsito.

O promotor de Justiça da Curadoria da Saúde Estadual, Leandro da Costa Gandolfo, explica que o trabalho de conscientização é feito desde dezembro do ano passado e a campanha “Maio Amarelo” é um momento de maior visibilidade dessas ações. “Nós já tivemos um bom decréscimo, dependendo do mês, de 25 a 30%, considerando acidentes envolvendo vítimas. Foram expostos veículos acidentados para nos lembrarmos de desacelerar. A ideia é preservar a vida, e preservá-la com qualidade”, destaca Gandolfo.
Para a promotora de Justiça da curadoria da Saúde Municipal, Rosângela Marsaro Protti, a ação tem realizado impactos positivos para a sociedade, especialmente na reflexão sobre a paz no trânsito. “Essa reflexão é de extrema importância porque temos uma cultura de não respeito às regras de trânsito, o que tem gerado um número elevadíssimo de acidentes e impactado a rede pública de saúde gerando um custo altíssimo, além das inúmeras perdas de vidas, em função da imprudência no trânsito”, ressalta Rosângela.

Maio Amarelo

O “Maio Amarelo” iniciou como um movimento internacional criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em maio de 2014, em alusão ao mês em que a Organização das Nações Unidas instituiu a primeira “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, tornando o mês como referência para ampliar o debate em torno das ações voltadas à segurança no trânsito.

O movimento busca estimular a participação da população, de empresas, governos e entidades na discussão e desenvolvimento de ações para um trânsito mais seguro e humano. Com o envolvimento dos diversos setores da sociedade civil, o movimento assumiu o status de campanha, sendo incorporado pelo Conselho Nacional de Trânsito em suas resoluções, nas quais estabelece as campanhas educativas anuais, tornando-se, assim, campanha prioritária a ser desenvolvida todos os anos.
O Diretor da Escola Pública de Trânsito do Detran RO, Fábio Duarte, explica que na campanha deste ano a proposta foi uma discussão sobre a mobilidade humana e a responsabilidade humana no trânsito. “Trouxemos movimentos, ações, tudo o que a gente possa fazer para chamar a atenção como essa aqui no MP, com o objetivo de reduzir sinistros de trânsito”, diz Duarte.

A ação ocorrida em frente ao MPRO, segundo o Gerente de Execução de Campanha, Erique Pardo da Costa, também teve como objetivo impactar visualmente as causas de uma vida muito acelerada no trânsito. “Cerca de 80% dos sinistros de trânsito são causados pelo fator humano, pelo uso de celular ao volante, por ingerir bebida alcoólica e conduzir o veículo, então, trouxemos esses veículos sinistrados com o objetivo de trazer essa conscientização, para que a pessoa possa olhar e refletir que o comportamento dela no trânsito, ao volante, pode gerar um sinistro. Um segundinho que faz toda diferença!”, explica Erique.

Publicidade
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Como posicionar sua clínica para ser a primeira escolha do paciente particular

Ao explorar esses aspectos, vamos revelar como sua clínica pode não apenas atrair mais pacientes, mas também fidelizar aqueles que já conhecem a qualidade do seu serviço.
L
Etapa municipal dos Jogos Escolares de Jaru define representantes para a Fase Regional Noroeste, que será realizada de 17 a 22 de junho

Etapa municipal dos Jogos Escolares de Jaru define representantes para a Fase Regional Noroeste, que será realizada de 17 a 22 de junho

A etapa reunirá atletas de várias cidades da região, como Governador Jorge Teixeira, Machadinho do Oeste, Theobroma, Vale do Anari e Vale do Paraíso.
L
General Freire Gomes é advertido por Moraes no STF durante depoimento sobre trama golpista

General Freire Gomes é advertido por Moraes no STF durante depoimento sobre trama golpista

Moraes indagou se militar mentiu sobre apoio de almirante a Bolsonaro
L

Consórcios seguem em alta e ajudam associados do Sicredi a realizarem sonhos e ampliarem patrimônio

Sicredi registra a marca de R$ 50 bilhões em créditos sob gestão, resultado que consolida a instituição financeira cooperativa como a 7ª maior administradora de consórcios do Brasil
L

Conab promove II Diálogo Brasil-África sobre segurança alimentar

A programação do evento continuará no dia 21, em Petrolina/PE, com visitas técnicas organizadas pela Embrapa Semiárido, voltadas para temas como agricultura irrigada, aquicultura e convivência com a seca.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Um doce para o amor: Sorteio especial de Dia dos Namorados com o Bolo de Festa Serenata de Amor da Fábrica de Bolo Vó Alzira

News Rondônia e Fábrica de Bolo Vó Alzira – Unidade Zona Sul, promovem uma promoção irresistível para adoçar o romance com um delicioso Bolo da Linha Festa Premium.
L

Jovem News | Entrevista Beatriz Neri – Acadêmica de Direito

No programa Jovem News desta segunda-feira, dia 19, às 17h, a entrevistada será Beatriz Neri, acadêmica de Direito na Unisapiens. Com apenas 24 anos, Beatriz já se destaca como estagiária em escritório de advocacia, presidente da Atlética Magistrada e integrante da Subcomissão Universitária da OAB.
L

Ponto & Contraponto | Entrevista Fábio Viana, advogado

Nesta segunda-feira, dia 19, às 16h, o programa Ponto e Contraponto recebe o advogado Fábio Viana para uma entrevista especial.
L
Novo decreto proíbe ensino a distância para medicina, direito, odontologia, enfermagem e psicologia

Novo decreto proíbe ensino a distância para medicina, direito, odontologia, enfermagem e psicologia

Nova política de educação a distância cria a modalidade híbrida
L

Corrida da Infantaria reúne militares e civis em Porto Velho

Evento celebra o Dia da Infantaria com trilha desafiadora de 6 km e promove integração entre Exército e comunidade
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal de Porto Velho divulga mais de 80 oportunidades de emprego nesta semana

Áreas da beleza e vendas são destaques
L
IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Indicador se mantém estável nas outras 15 unidades
L
Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

São oferecidas 403 vagas de nível médio e superior
L

Parceria entre Prefeitura, Unir e Fundape oferece 50 vagas em pós-graduação de Educação Especial

As inscrições serão encerradas no próximo dia 23 de maio
L

Semed abre edital com 30 vagas para especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no setor público

A formação, com 390 horas de carga horária, tem previsão de início em agosto de 2025 e conclusão até fevereiro de 2027
L
Publicidade

POLÍTICA

Obra na ponte sobre o Rio Corumbiara avança com apoio da deputada Lebrinha e prefeitura

Obra na ponte sobre o Rio Corumbiara avança com apoio da deputada Lebrinha e prefeitura

Investimento de R$ 2,3 milhões vai beneficiar comunidades de Corumbiara, Cerejeiras e municípios vizinhos
L
Deputado Pedro Fernandes acompanha ação do Rondônia Cidadã em Monte Negro

Deputado Pedro Fernandes acompanha ação do Rondônia Cidadã em Monte Negro

Parlamentar destinou indicação ao programa e destaca importância da ação social para o Vale do Jamari
L

Deputada Cláudia de Jesus defende ampliação de programas sociais em Nova Mamoré

Deputada apresentou indicações para implantação dos programas Prato Fácil e Vencer.
L

Deputada Cláudia de Jesus cobra esclarecimentos sobre valorização da Emater

Parlamentar quer saber o que foi feito desde a criação da comissão determinada pelo governador.
L

“Quem manda é o povo!”: diz Coronel Chrisóstomo em audiência sobre concessão da BR-364

Durante a audiência, Coronel Chrisóstomo ressaltou que entrou com um mandado de segurança coletivo para tentar impedir o leilão da rodovia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ex-presidiário e morto com tiro na cabeça no Cai N’água

Ex-presidiário e morto com tiro na cabeça no Cai N’água

Testemunhas contaram que o rapaz estava conversando com outro indivíduo, quando um suspeito sacou uma arma e atirou em direção da vítima que ainda tentou escapar, mas foi baleado na cabeça e caiu morto em cima da moto Honda Biz que pilotava.
18
Homem é preso por suspeita de inserir drogas em marmitas destinadas a presídio

Homem é preso por suspeita de inserir drogas em marmitas destinadas a presídio

O suspeito foi localizado nas dependências do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no município de Ariquemes.
12
Polícia Civil apreende adolescente por crime de homicídio em Jaci-Paraná

Polícia Civil apreende adolescente por crime de homicídio em Jaci-Paraná

Conforme apontaram as investigações, o homem foi assassinado com aproximadamente 20 golpes de faca concentrados na região do abdômen e do tórax.
14
Homem é preso em flagrante menos de 10 horas após homicídio em Machadinho d’Oeste

Homem é preso em flagrante menos de 10 horas após homicídio em Machadinho d’Oeste

O suspeito foi levado à Unidade Integrada de Segurança Pública (UNISP) e permanece à disposição da Justiça. As investigações continuam para esclarecer todos os detalhes do caso.
16
Equipe do sgt Ralciclei prende criminoso suspeito de duas tentativas de homicídio na zona leste

Equipe do sgt Ralciclei prende criminoso suspeito de duas tentativas de homicídio na zona leste

Johab foi encontrado armado em frente de uma casa no bairro Três Marias, próximo de um dos ataque.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAO): AREIA BRANCA MATERIAL BÁSICO LTDA – EPP

Licença Ambiental de Operação Nº 43 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): GONCALVES E OLIVEIRA COM. DE COMBUSTIVEIS E LUBRIFICANTES LTDA

Licença Ambiental de Operação Nº 016.00193.004/2024-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): AREIA BRANCA MATERIAL BÁSICO LTDA – EPP

Licença Ambiental de Operação Nº 43 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): AGROMAR COMERCIO E REPRESENTACOES DE PRODUTOS AGROPECUARIOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS Nº 544 SOL/DLA
L
Líderes da França, Reino Unido e Canadá ameaçam Israel com sanções por bloqueio à ajuda humanitária e ataques em Gaza

Líderes da França, Reino Unido e Canadá ameaçam Israel com sanções por bloqueio à ajuda humanitária e ataques em Gaza

Países citam ‘medidas concretas’, após ‘ações escandalosas’
L
Campanha Prorrogada: Doação de Livros Infantis ganha reforço de parcerias em Porto Velho

Campanha Prorrogada: Doação de Livros Infantis ganha reforço de parcerias em Porto Velho

O objetivo é arrecadar ainda mais obras e alcançar a meta de 500 livros infantis, que serão destinados a crianças de escolas rurais de Porto Velho, ampliando o acesso à leitura e ao conhecimento.
L

Família luta com venda de mousse nas ruas para tratar filho com convulsões e quitar dívidas

Sem recursos e com o aluguel atrasado há quatro meses, pais enfrentam dificuldades para garantir tratamento médico ao filho de 5 anos; vaquinha online busca apoio solidário
L
Milei supera direita tradicional em berço político de ex-presidente

Milei supera direita tradicional em berço político de ex-presidente

Peronismo segue vivo, e ninguém teve maioria, afirmam especialistas
L
Segunda Copa de Triathlon Cidade de Porto Velho confirma favoritismo e revela novos talentos

Segunda Copa de Triathlon Cidade de Porto Velho confirma favoritismo e revela novos talentos

A competição foi organizada pela Federação Rondoniense de Triathlon (Ferrotri) e contou com a participação de atletas de diversas categorias, incluindo jovens de 15 a 17 anos que disputaram a seletiva para os Jogos Escolares de Rondônia (JOER).
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.