O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio das Promotorias de Saúde do Estado e do Município, apoiou o trabalho de conscientização de trânsito da campanha “Desacelere – Seu maior bem é a vida”, do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran RO), nesta segunda-feira (19/5). A ação aconteceu em frente ao edifício-sede institucional e faz parte da campanha “Maio Amarelo”.
Equipes do Detran RO entregaram kits educativos contendo panfleto e bafômetro descartável aos integrantes do Ministério Público que chegavam para trabalhar, bem como a pedestres que passavam pelo local. Além do material, receberam instruções pertinentes à campanha de conscientização no trânsito.
O promotor de Justiça da Curadoria da Saúde Estadual, Leandro da Costa Gandolfo, explica que o trabalho de conscientização é feito desde dezembro do ano passado e a campanha “Maio Amarelo” é um momento de maior visibilidade dessas ações. “Nós já tivemos um bom decréscimo, dependendo do mês, de 25 a 30%, considerando acidentes envolvendo vítimas. Foram expostos veículos acidentados para nos lembrarmos de desacelerar. A ideia é preservar a vida, e preservá-la com qualidade”, destaca Gandolfo.
Para a promotora de Justiça da curadoria da Saúde Municipal, Rosângela Marsaro Protti, a ação tem realizado impactos positivos para a sociedade, especialmente na reflexão sobre a paz no trânsito. “Essa reflexão é de extrema importância porque temos uma cultura de não respeito às regras de trânsito, o que tem gerado um número elevadíssimo de acidentes e impactado a rede pública de saúde gerando um custo altíssimo, além das inúmeras perdas de vidas, em função da imprudência no trânsito”, ressalta Rosângela.
Maio Amarelo
O “Maio Amarelo” iniciou como um movimento internacional criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em maio de 2014, em alusão ao mês em que a Organização das Nações Unidas instituiu a primeira “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, tornando o mês como referência para ampliar o debate em torno das ações voltadas à segurança no trânsito.
O movimento busca estimular a participação da população, de empresas, governos e entidades na discussão e desenvolvimento de ações para um trânsito mais seguro e humano. Com o envolvimento dos diversos setores da sociedade civil, o movimento assumiu o status de campanha, sendo incorporado pelo Conselho Nacional de Trânsito em suas resoluções, nas quais estabelece as campanhas educativas anuais, tornando-se, assim, campanha prioritária a ser desenvolvida todos os anos.
O Diretor da Escola Pública de Trânsito do Detran RO, Fábio Duarte, explica que na campanha deste ano a proposta foi uma discussão sobre a mobilidade humana e a responsabilidade humana no trânsito. “Trouxemos movimentos, ações, tudo o que a gente possa fazer para chamar a atenção como essa aqui no MP, com o objetivo de reduzir sinistros de trânsito”, diz Duarte.
A ação ocorrida em frente ao MPRO, segundo o Gerente de Execução de Campanha, Erique Pardo da Costa, também teve como objetivo impactar visualmente as causas de uma vida muito acelerada no trânsito. “Cerca de 80% dos sinistros de trânsito são causados pelo fator humano, pelo uso de celular ao volante, por ingerir bebida alcoólica e conduzir o veículo, então, trouxemos esses veículos sinistrados com o objetivo de trazer essa conscientização, para que a pessoa possa olhar e refletir que o comportamento dela no trânsito, ao volante, pode gerar um sinistro. Um segundinho que faz toda diferença!”, explica Erique.