O furto de energia, conhecido popularmente como gato, é crime previsto no Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa. Quem faz ligações clandestinas, corre o risco de sofrer acidentes graves, muitas vezes fatais, pois envolve a manipulação de circuitos energizados.
De acordo com coordenador de Combate e Perdas da Energisa, Cleyton Dias, além desse risco, há possibilidades de curto-circuito atingir rede, podendo provocar o desligamento e a queima de equipamentos e eletrodomésticos da residência e da vizinhança.
Por isso, há canais nos quais os cidadãos podem fazer denúncias anônimas sobre o furto de energia.
– 190 da Polícia.
– Site: energisa.com.br
– Aplicativo Energisa On ( disponível pelo Google Play ou App Store) – Gisa.energia.com.br
– WhatsApp (69) 9 9358-9673
– Call Center: 0800 647 0120
“A população precisa se conscientizar que a prática de furto de energia é crime, e pode causar sérios acidentes, traz prejuízos à qualidade do fornecimento, provoca aumento na tarifa de energia e impacta na arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). A Energisa conta com a sociedade para multiplicar essa informação e fazer denúncias de forma anônimas, por meio dos nossos canais de atendimento. Acreditamos que a soma de forças gera bons resultados e um cenário positivo para todos”, explanou.
Este ano, até o momento, já ocorreram 59 prisões no estado por furto de energia.