Para atender demandas de qualificação profissional dos moradores do distrito de Nova Mutum-Paraná e região, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) implantou um posto avançado da instituição, que ficará vinculado ao SENAI-CETEM de Porto Velho. Nesta quinta-feira, 15, ocorreu a aula inaugural dos cursos de qualificação em operador de computador, técnico em eletrotécnica e técnico em eletromecânica, totalizando 3 turmas.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o SENAI-RO e a Jirau Energia, que tem investido na capacitação de jovens e adultos da comunidade local e arredores, e assim promover a geração de oportunidades, renda e mobilidade social. Os cursos são focados na preparação de profissionais qualificados para atender as demandas do setor industrial e tecnológico da região. Para as primeiras turmas, foram abertas 35 vagas para cada curso, e todas foram preenchidas, após processo seletivo que contou com mais de 700 inscrições de candidatos de Nova Mutum, Jacy-Paraná e União Bandeirantes. O posto avançado do SENAI de Nova Mutum é composto por salas de aula equipadas para as atividades teóricas e espaço para atividades práticas com maquinários especializados.
A solenidade contou com o diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, os gerentes de Educação Básica e Profissional do SESI, SENAI e IEL, Jair Coelho, do CETEM, Cleber Melo, de Inteligência de Mercado, Comercial e Comunicação, Marcilani Araújo de Oliveira, do diretor de Operação da Jirau Energia, Diego Collet, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (SINDUSCON-RO), Ricardo Moreira, secretário municipal de Educação, Leonardo Leocádio, da coordenadora do 3º Setor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, (SEDEC), Yohanna Almeida, instrutores e alunos.
Alex Santiago disse que o evento tem um significado especial para a instituição, cuja essência é promover a qualificação de pessoas para os desafios do mercado de trabalho. Ele também destacou a parceria com a Jirau Energia, que tem sido fundamental para ampliar as oportunidades de inserção profissional. “Em Nova Mutum já atuamos na área de educação por meio do SESI, e agora o SENAI chega para contribuir na formação básica e profissional dos moradores da região”, enfatizou. Santiago também transmitiu, em nome do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, os votos de sucesso a todos os novos alunos do SENAI.
Já Diego Collet, da Jirau Energia, o polo representa um novo momento para o desenvolvimento da região. “Estamos comprometidos em criar condições para que os jovens tenham acesso à educação de qualidade, e essa iniciativa é o pontapé inicial para atrairmos novos investimentos em educação profissional de outras instituições e até mesmo de instituições públicas. Acreditamos no poder transformador da educação e no seu impacto positivo na vida das pessoas”, destacou Diego, que também reforçou o compromisso da empresa. “Investir em educação profissional é investir no crescimento das comunidades onde atuamos. Esta parceria com o SENAI simboliza o compromisso de longo prazo da empresa com Nova Mutum e região. Aproveitem os cursos e façam a diferença. Acreditamos no potencial de cada um que chegou até aqui”, afirmou. Em seu pronunciamento frisou que essas parcerias podem ser ampliadas junto aos poderes públicos, no intuito de promover a qualidade de vida da comunidade.
Em breves palavras, Ricardo Moreira, do SINDUSCON fez um breve relato da sua trajetória profissional, que iniciou dos bancos do SENAI de Goiás até se tornar empresário no segmento da construção civil. Leonardo Leocádio, da SEMED e Yohanna Almeida, da SEDEC, também enalteceram a parceria SENAI-JIRAU.
Os cursos técnicos são ministrados no período noturno e o de operador de computador, à tarde. Os requisitos para se inscrever nos cursos técnicos são: estar cursando o 2º ano do Ensino Médio, ou já ter concluído, e ter idade mínima de 16 anos. A carga horária para eles varia de 1200 a 1400 horas/aula. Já para os cursos de aprendizagem, neste caso, o de Operador de Computador, o interessado deve estar no 9º ano do Ensino Fundamental II e ter idade mínima de 14 anos.