Uma mala contendo aproximadamente R$ 15 mil foi devolvida a um dirigente do Veranópolis Esporte Clube, após ser encontrada por uma cuidadora de idosos em Veranópolis, na Serra Gaúcha. O dinheiro havia sido esquecido sobre o carro pelo tesoureiro do clube, Albino Marin, de 68 anos, que deixou o local dirigindo após sair de um hospital, na última segunda-feira (12).
A responsável por encontrar a mala foi Maria do Carmo Carissimi, de 53 anos. Ao notar o objeto cair na rua, ela decidiu recolhê-lo e procurar o dono. A quantia arrecadada era resultado da bilheteria de um campeonato amador realizado no fim de semana e seria utilizada para cobrir os custos do clube na disputa da Série A2 do Campeonato Gaúcho.
“Vi a mala cair na primeira curva. Enquanto os carros desviavam, eu parei e recolhi. Vi que tinha documentos e dinheiro, mas sabia que precisava devolver”, contou Maria do Carmo. Sem conseguir identificar o dono de imediato, ela levou a mala para casa e pediu ao marido que a guardasse até que pudessem localizar o responsável.
Albino só percebeu o desaparecimento da mala ao chegar em um supermercado. Ele retornou ao hospital várias vezes tentando encontrá-la, mas sem sucesso. Mesmo abalado, foi a um evento do clube, mas passou mal e desmaiou na entrada, sendo levado novamente ao hospital, onde recebeu atendimento por queda de pressão.
Com ajuda de conhecidos, Maria do Carmo descobriu que a mala pertencia a Albino e foi até o hospital para entregá-la. O reencontro foi promovido por uma emissora de rádio local, que registrou o momento de emoção entre os dois.
“Ela estava mais nervosa do que eu. Disse que não conseguiria dormir sem encontrar o dono”, relatou Albino. Maria reforçou que, independentemente de sua situação, jamais cogitou ficar com o dinheiro: “Mesmo que estivesse com dificuldades financeiras, eu precisava devolver. Fiz o que era certo.”