A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está promovendo uma importante ação de inclusão educacional com o curso preparatório “Superação para o Enem”, um projeto gratuito voltado para jovens e adultos da rede pública que desejam ingressar no ensino superior. Com mais de 600 inscritos e 350 vagas preenchidas, o curso reafirma o compromisso da gestão municipal com a facilidade do acesso à universidade.
Criado em 2010, com a nomenclatura “Superação Pré-Enem”, o projeto já ajudou mais de 3 mil estudantes a conquistarem uma vaga em universidades públicas e privadas. Em sua edição atual, as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, a partir das 19h, simultaneamente em quatro polos: Escola Voo da Juriti (zona Leste), Escola Vicente Rondon (zona Sul), Escola Pedro Batalha (zona Norte) e o Teatro Banzeiros (Centro).
Para participar, os estudantes passaram por um processo seletivo que exigia critérios como: ser residente de Porto Velho, estudar ou ter estudado em escola pública, estar cursando ou já ter concluído o ensino médio e ter renda familiar de até dois salários mínimos. A alta procura resultou em mais de 300 pessoas em lista de espera, demonstrando a relevância da iniciativa.
TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
A supervisora do projeto, Rose Vital, destaca que o Superação vai além da preparação para a prova, sendo um meio de transformação social.
“O Enem hoje é a principal porta de entrada para o ensino superior. Quando um aluno de Porto Velho consegue ingressar em uma universidade, com apoio de bolsas e programas como o ‘Faculdade da Prefeitura’, ele tem a chance de melhorar sua condição de vida. É nisso que acreditamos: na educação como ferramenta de desenvolvimento. Por isso, oferecemos conteúdo completo, em todas as áreas de conhecimento, gratuitamente”.
As aulas abrangem todas as áreas exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação, com reforço também aos sábados. Além disso, o curso é dividido em duas edições por ano para oferecer mais oportunidades à população.
Segundo Evaniel Medeiros, coordenador do polo do centro, a proposta é garantir que os estudantes tenham uma base sólida para o exame, mesmo com pouco tempo de preparação.
“Em quatro meses, os alunos têm acesso a todo o conhecimento necessário. O objetivo é justamente a superação. Muitos vêm com dificuldades do ensino médio, mas conseguem recuperar e rever os conteúdos. Já tivemos alunos que tiraram 970 pontos no Enem. É uma oportunidade valiosa para os munícipes que buscam uma mudança de vida”.
Para muitos alunos, o curso representa a chance real de mudar o futuro. É o caso de Davi Rodrigues, estudante do 3º ano do ensino médio, que sonha em cursar Tecnologia da Informação.
“No começo não dei muita bola, saí da escola e vim direto para cá. Mas participando, achei muito interessante. Aprendi mais aqui do que na escola. Sempre tive facilidade com tecnologia, gosto de programar sites e quero muito seguir nessa área. Para quem tem o sonho de entrar numa faculdade, tem que se dedicar. Não é fácil, mas quem quer, consegue”, disse o aluno.
O secretário municipal de Educação, Leonardo Leocádio, reforça que o investimento na educação pública é prioridade da atual gestão.
“O curso Superação é uma prova de que, com planejamento e compromisso, é possível reduzir desigualdades e oferecer oportunidades reais aos nossos jovens. Este projeto estimula o protagonismo juvenil, valoriza a rede pública e mostra que a Prefeitura está ao lado de quem quer crescer por meio do conhecimento”.
E para quem não conseguiu vaga nesta primeira edição, a boa notícia é que uma nova seleção será realizada em julho, visando o Enem 2025, com novas turmas do Superação Pré-Enem.