No Dia das Mães, a ser comemorado dia 11 de maio, segundo levantamento da Rcell com apoio da ASUS, 85,7% dos lojistas esperam faturar acima de R$ 1 milhão no período. Ainda de acordo com a pesquisa, 91,7% dos varejistas já adotam o planejamento antecipado como diferencial competitivo- 50% iniciam suas estratégias com até dois meses de antecedência, enquanto 41,7% começam até um mês antes.
Apesar do otimismo, o desempenho não está garantido só pelo timing. Para Lucien Newton, vice-presidente da vertical de consultoria do Ecossistema 300 Franchising, mais importante do que antecipar ações promocionais é estruturar uma jornada que conecte propósito, dados e entrega de valor.
“Esses períodos não devem ser vistos apenas como picos de vendas, mas como pontos críticos de ativação do relacionamento com o consumidor. Para extrair o máximo potencial de faturamento, é necessário um plano que una inteligência de mercado, segmentação de público, integração de canais e consistência na entrega de valor”.
Pesquisa aponta que 71% dos brasileiros pretendem presentear este ano
O varejo brasileiro demonstra muito otimismo com o Dia das Mães baseado em que, além de ser uma das datas mais fortes do comércio, há a indicação de que oito em cada dez brasileiros pretendem comemorar a data, segundo pesquisa da Globo.
Os dados, até agora, divulgados, pelo CNDL, SPC Brasil e Offerwise, estimam que o comércio deve chegar aos R$ 40 bilhões de reais de movimentação, o que é um valor muito acima dos R$ 14 bilhões que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC aferiu no ano passado.
Considerando os dados publicados, 71% dos brasileiros devem presentear na data deste ano: perfumes e cosméticos lideram a procura, e mais de um terço dos consultados pretendem aumentar os gastos com o presente.
A data, segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros é muito esperada pelo comércio. “Não apenas pela magnitude da data, mas também pela diversidade de segmentos impactados pelas comemorações, o Dia das Mães é considerado o Natal do primeiro semestre pelo varejo brasileiro”, comentou o presidente.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-Fecomércio/RO está realizando uma sondagem para ver a expectativa dos empresários do comércio no Estado de Rondônia.
O presidente Raniery Araujo Coelho, que é Vice-Presidente da CNC, está otimista com as vendas deste ano. “O Dia das Mães tem um apelo emocional muito forte e os empresários se prepararam bem antes com campanhas, promoções e descontos para buscar encantar e fidelizar seu público“, comentou.
Segundo ele, a plataforma “Rondônia Tem Tudo”, do Governo do Estado, reúne diversas categorias de negócios atrativos para o consumidor exigente e que busca qualidade, preço e credibilidade. “É uma boa dica aos consumidores na hora de adquirir o presente do Dia das Mães. Comprando aqui, o rondoniense gera emprego e renda no Estado, melhorando nossa economia. Na plataforma o consumidor tem acesso a inúmeras empresas e produtos que podem ser acessados apenas por alguns cliques“, ressaltou.
Acesse o site oficial “Rondônia Tem Tudo” https://rondoniatemtudo.ro.gov.br ou baixe o app. Nele estão cadastrados negócios em diversas categorias:
Alimentação;
Animais de estimação;
Automotivo;
Casa e Decoração;
Consultoria e Assistência;
Cultura e Lazer;
Educação;
Eletrônicos e Tecnologia;
Hospedagem;
Materiais e serviços de construção;
Outros negócios;
Pesca;
Reparos e manutenção;
Saúde, Esporte e Beleza;
Serviços;
Supermercados e alimentação geral;
Turismo; e
Vestuário.