QUINTA-FEIRA, 26/06/2025
Publicidade

STF julga se torna réus sete acusados de envolvimento em trama golpista para manter Bolsonaro no poder

STF está jungando se torna os acusados réus por trama golpista

Por Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

STF julga se torna réus sete acusados de envolvimento em trama golpista para manter Bolsonaro no poder
Rosinei Coutinho/STF

As defesas de sete denunciados realizaram nesta terça-feira (6) suas sustentações na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que julga se torna os acusados réus por envolvimento na trama golpista com objetivo de manter o ex-presidente Jair Bolsonaro indefinidamente no poder, mesmo após derrota na tentativa de reeleição.

O julgamento do núcleo 4 começou por volta das 9h30 desta terça (6), com a sustentação da subprocuradora Cláudia Sampaio Marques, que reiterou o pedido para que seja aberta uma ação penal contra os sete denunciados desse grupo. Em seguida, foi a vez dos advogados exporem seus argumentos contra o recebimento da denúncia.

Em seguida, os ministros negaram questões preliminares, processuais, alegadas pelos advogados. O presidente da turma, ministro Cristiano Zanin, então interrompeu a análise para um intervalo de de almoço. O julgamento deve ser retomado às 14h30.

Segundo a peça de acusação apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, os sete integrantes do núcleo 4 foram responsáveis por criar e propagar desinformação sobre as urnas eletrônicas e o processo eleitoral, com o intuito de gerar a instabilidade social necessária para uma ruptura da ordem constitucional.

Para isso, a estrutura da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) teria sido utilizada para criar e potencializar notícias falsas sobre o processo eleitoral, de início, e depois para monitorar quem se opusesse ao plano de golpe, narra a denúncia.

O núcleo 4 foi acusado ainda de praticar atos para constranger os comandantes do Exército e da Aeronáutica à época, o general Marco Antônio Freire Gomes e o tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista, a aderirem ao complô golpista. Segundo a denúncia, para isso foram mobilizadas “milícias digitais” para atacar os militares e suas famílias.

Em comum, os sete advogados que falaram nesta terça afirmaram que a denúncia não foi capaz de individualizar as condutas específicas de seus clientes, de modo que pudessem ser enquadradas como crime.

As defesas também argumentaram, em conjunto, que a PGR não conseguiu fazer a ligação das supostas condutas criminosas com os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas por apoiadores de Bolsonaro, em Brasília.

Assim como as defesas de outros núcleos da trama golpista, nenhum dos advogados buscou negar a existência do complô nem minimizar a gravidade dos ataques aos prédios públicos, mas todos tentaram desvincular seus clientes de qualquer participação.

Mesmo que os atos de seus clientes tenham de alguma forma contribuído para o complô, eles não tinham consciência ampla do golpe nem do objetivo comum de manter Bolsonaro no poder, sustentaram os advogados.

Todos os denunciados respondem pelos mesmos cinco crimes:

Organização criminosa armada;
Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
Golpe de Estado;
Dano qualificado pelo emprego de violência e grave ameaça;
Deterioração de patrimônio tombado.

A maior parte desse núcleo é composto por militares, além de um policial federal e um engenheiro que teria respaldado os ataques à urna eletrônica. São eles:

Ailton Gonçalves Moraes Barros (major da reserva do Exército)
Ângelo Martins Denicoli (major da reserva)
Giancarlo Gomes Rodrigues (subtenente)
Guilherme Marques de Almeida (tenente-coronel)
Reginaldo Vieira de Abreu (coronel)
Marcelo Araújo Bormevet (policial federal)
Carlos Cesar Moretzsohn Rocha (presidente do presidente do Instituto Voto Legal)

Preliminares

As defesas dos acusados também alegaram uma série de questões preliminares para impedir a tramitação da denúncia, incluindo a alegação de incompetência do Supremo para julgar o caso, uma vez que nenhum dos denunciados no núcleo 4 ocupa cargo com prerrogativa de foro na Corte.

Outro ponto questionado foi a validade da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, que entregou detalhes sobre o planejamento e a execução da trama golpista. Para as defesas, a confissão dele foi obtida sob coação, uma vez que ele se encontrava preso no momento em que fechou o acordo de colaboração.

Assim como em julgamentos anteriores, os cinco ministros da Primeira Turma – Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia rejeitaram essas e outras preliminares de forma unânime.

A única exceção, mais uma vez, foi Fux, que divergiu somente em relação à competência do plenário do Supremo, e não da Primeira Turma, para julgar o caso. Mais uma vez ele ficou vencido no ponto.

Argumentos

“Os autos não trazem indícios suficientes de autoria, capazes de autorizar a tramitação de um processo criminal”, resumiu a advogada Érica de Oliveira Hartmann, que defendeu o major reformado Ailton Gonçalves de Oliveira.

Ela sustentou que as únicas provas apresentadas contra seu cliente foram mensagens enviadas a outros integrantes da suposta trama, sem que a PGR tenha descrito quais notícias falsas teriam sido criadas ou propagadas por Ailton, nem por quais meios. “As conversas parecem muito mais desabafos entre pessoas conhecidas do que pessoas combinando a prática de crimes”, argumentou.

O advogado Zoser Hardman seguiu a mesma linha, afirmando que seu cliente, o major reformado Ângelo Denicoli, foi apenas citado por um outro denunciado como tendo contribuído para o descrédito das urnas eletrônicas, sem que a PGR tenha apontado sequer um ato do próprio militar que pudesse ser considerado crime.

“Qual o ato praticado por Denicoli? Qual a conduta imputada a ele? O que ele fez? Diversas apreensões foram feitas, quebras telemáticas, extração de dados, quebras de nuvem [de dados]. Cadê a vinculação, a troca de informações ou a contribuição de Ângelo para essa parte da denúncia?”, indagou o advogado. “Quando se analisa o que tem ali de indícios, é algo tão superficial que é difícil de acreditar que ele foi denunciado”, afirmou.

Argumento parecido foi trazido pelo advogado Melilo Dinis do Nascimento, que falou em nome do engenheiro Carlos César Moretzsohn Rocha. O defensor apontou que seu cliente foi denunciado por ter produzido relatórios para o PL, partido de Bolsonaro, sobre questões técnicas das urnas eletrônicas, mas que tais estudos não eram públicos, não foram divulgados pelo especialista e nem tinham a intenção de atacar o sistema eletrônico de votação.

Segundo o advogado, tais estudos, com mais de 6 mil páginas, foram entregues ao presidente da legenda, Valdemar da Costa Neto, como parte de um contrato de prestação de serviços com cláusulas de confidencialidade e nota fiscal regularmente emitida, sem que Rocha pudesse saber para que eles serviriam.

Ele questionou como seu cliente pode ter sido acusado de ter praticado desinformação se ele nunca participou de nenhum ato de divulgação dos estudos que fez, nem tenha feito qualquer comentário a respeito na internet ou em entrevistas. Outro ponto destacado foi o fato de Costa Neto, envolvido nos mesmos fatos narrados pela acusação, não ter sido denunciado.

“Corretamente não está denunciado o presidente do PL, mas está denunciado o prestador de serviço que forneceu uma avaliação”, enfatizou o defensor.

Da mesma forma, a advogada Juliana Malafaia ressaltou que a denúncia não delineou nenhum ato específico de seu cliente, o subtenente Giancarlo Gomes Rodrigues, que tenha contribuído para a trama golpista, a não ser uma troca de mensagens com um colega de trabalho na Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A defensora sustentou que a PGR “não trouxe qualquer fato que comprove que Giancarlo tinha ciência do planejamento do golpe de estado”.

O defensor Leonardo Coelho Avelar, representante do tenente-coronel Guilherme Marques de Almeida, disse que seu cliente foi acusado somente por ter encaminhado a Cid o link de uma transmissão ao vivo na qual um influenciador argentino atacava as urnas eletrônicas. “Guilherme não produziu vídeo ou mensagem alguma para descredibilizar as eleições”, afirmou.

O mesmo sustentou o advogado Hassam Souki em relação a seu cliente, o policial federal Marcelo Bormevet, que era colega de Giancarlo na Abin e apenas teria trocado com ele mensagens com um link acompanhado de opiniões pessoais, sem nunca ter consciência de que essa conduta pudesse contribuir para um suposto golpe.

“O que está se discutindo aqui é inexistência de um mínimo substrato probatório que fundamente a deflagração de uma ação penal por fato grave em face de uma pessoa”, disse o defensor.

Por fim, o advogado Thiago Ferreira da Silva, defensor do coronel Reginaldo Vieira de Abreu, disse que a PGR não conseguiu apontar nenhuma conduta específica ou evidência de que seu cliente tenha conscientemente aderido à trama golpista. A ação penal é precária, deficiente e anêmica para ensejar uma tipificação tão grave como a que nós estamos tratando aqui”, sustentou.

Réus

Até o momento, somente as denúncias contra os núcleos 1 e 2 foram julgadas, totalizando 14 réus. Em março deste ano, por unanimidade, o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete acusados viraram réus. Ainda serão analisadas as denúncias contra os núcleos 3 e 5.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Defesa Civil Municipal participa da 3ª Feira de Conscientização e Prevenção às Queimadas

Queimadas deixam sequelas, seja no meio ambiente ou na saúde do povo, principalmente crianças e idosos, e a conscientização é fundamental
L

Ações integradas garantem mais segurança no transporte escolar em Rondônia

Durante as ações, são verificados documentos do veículo e do condutor, além das condições estruturais dos automóveis
L

Fiscalização em empresas de vistoria veicular reforça a segurança dos motoristas em Rondônia

A Portaria 2.599/2015 estabelece as diretrizes das instalações físicas das empresas credenciadas para ofertar serviço de vistoria veicular
L

José Tiago Zanini Marques: inovação, tradição e cuidado no setor funerário

Representante da Angelos Prever destaca a importância do planejamento e o uso da tecnologia para garantir uma despedida digna e tranquila
L

Renato Silva Júnior: liderança, paixão por vendas e visão de futuro no comércio rondoniense

Gerente comercial da MS Comercial compartilha sua trajetória e aponta caminhos para o crescimento no setor
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Rede BNI Rondônia lança segundo grupo em Porto Velho no dia 1º de julho

Lançamento do BNI Mamoré acontece no Restaurante Maré e marca um novo capítulo para o networking empresarial em Rondônia.
L
Com relatório do Coronel Chrisóstomo Congresso derruba aumento do IOF e impede alta de imposto sobre crédito, câmbio e investimentos

Com relatório do Coronel Chrisóstomo Congresso derruba aumento do IOF e impede alta de imposto sobre crédito, câmbio e investimentos

Em votação expressiva, parlamentares reagem à medida do governo e evitam impacto no bolso da população; Chrisóstomo teve papel de destaque na articulação.
L

Coluna social Marisa Linhares: Chá Colonial – Amigos

Encontro de elegância e amizade no Chá Colonial do Lions Clube Cacoal Centro reúne personalidades em tarde inesquecível no Catuaí Hotel
L

Paraíso Natural: Praia do Madeiro, um refúgio encantador em Pipa (RN)

Beleza natural, golfinhos e charme rústico fazem da Praia do Madeiro um refúgio imperdível no litoral do Rio Grande do Norte
L

Senado aprova aumento do número de deputados federais de 513 para 531

Projeto de lei complementar segue para a Câmara e redistribui vagas com base no Censo de 2022, sem retirada de assentos de nenhum estado
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Setor alimentício é o ramo industrial que mais contratou
L

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves entrega certificados durante execução de cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

Cursos foram realizados com estudantes da Escola Padre Mário Castagna, em Porto Velho.
L

Eyder Brasil busca em Manaus aliança para fortalecer segurança nas fronteiras

Como presidente da Comissão de Segurança, deputado participou de sessão na Assembleia do Amazonas para debater integração contra o crime organizado na divisa dos estados
L
Projeto de Lei de Pedro Geovar que cria o Endereço Social é aprovado na Câmara de Porto Velho

Projeto de Lei de Pedro Geovar que cria o Endereço Social é aprovado na Câmara de Porto Velho

Projeto cria identificação provisória para moradias em áreas irregulares e garante acesso a serviços essenciais, promovendo dignidade e inclusão social.
L
Apae de Vale do Anari recebe R$ 100 mil de emenda da deputada federal Sílvia Cristina

Apae de Vale do Anari recebe R$ 100 mil de emenda da deputada federal Sílvia Cristina

É mais um ano que o recurso da parlamentar é destinado para a instituição.
L

Agricultura familiar em Machadinho do Oeste é fortalecida com investimentos da deputada Cláudia de Jesus

Com o valor total de aproximadamente R$ 140 mil, duas associações rurais foram beneficiadas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é morto a tiros em prédio abandonado na região central de Porto Velho

O Samu foi acionado e confirmou o óbito.
18

Motociclista tenta fugir de abordagem e polícia apreende mais de 59 quilos de drogas em Nova Mutum

Diante da fundada suspeita, a equipe emitiu ordem de parada ao condutor, utilizando sinais luminosos e sonoros.
12

URGENTE: Equipe do sgt Machado prende vendedor condenado ha 14 anos por estupr0 de vulnerável

De acordo com as primeiras informações, a equipe recebeu determinação judicial, e localizou o suspeito enquanto trabalhava em uma loja na Avenida Amazonas com Mamoré, zona leste da capital
16
Carro derruba poste depois de capotar próximo de presídio em Porto Velho

URGENTE: Carro derruba poste depois de capotar próximo de presídio em Porto Velho

O grave acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (26), na Estrada da Penal, em frente ao presídio Aruana em Porto Velho.
10
Criança de 7 anos é atropelada por carro na frente da igreja

CRISTAL DA CALAMA: Criança de 7 anos é atropelada por carro na frente da igreja

Aconteceu na noite desta quarta-feira (25).
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto Velho adere à Prova Nacional Docente (PND), promovida pelo MEC

Ferramenta vai auxiliar na seleção de professores para a rede municipal de ensino, sem substituir concursos ou processos próprios do município
L

Prefeitura de Porto Velho fortalece escoamento da produção rural com apoio logístico

Produtores economizam com o transporte de escoamento da produção, e podem investir no crescimento da lavoura
L

Final de Semana Sustentável tem início nesta sexta-feira com programação voltada a educação ambiental

Serão realizados atendimentos ao público com serviços oferecidos pela Sedam, distribuição gratuita de mudas e materiais informativos
L

Feira do Empreendedor movimenta economia local com nova edição nesta sexta-feira (27), em Porto Velho

Com 19 edições, a feira destaca pequenos negócios e reúne produtos variados
L

Jogos Intermunicipais Socioeducativos promovem inclusão e ressocialização de adolescentes em Rondônia

Os Jogos envolvem uma série de atividades que promovem o desenvolvimento de habilidades sociais
L

Sustentabilidade em Rondônia é fortalecida durante apresentação do Programa Rural Sustentável

Em Rondônia, o projeto fortalece as cadeias produtivas do café e dos peixes redondos
L

Dose de reforço de vacina contra meningite terá proteção maior

Bebês de 12 meses agora serão imunizados contra quatro sorotipos.
L

Curso de Avaliação Atuarial reforça a qualificação técnica de servidores e aprimora a gestão previdenciária em Porto Velho

Formação promovida pelo Ipam reuniu servidores efetivos nesta quarta e quinta-feira (25 e 26).
L

Pé-de-Meia: nascidos em julho e agosto recebem hoje parcela de R$ 200

Valores são depositados em contas abertas automaticamente na Caixa.
L

Sistema ComCard deixa de valer a partir da próxima semana; baixe o novo aplicativo

O novo sistema passa a operar a partir da próxima terça-feira (1º).
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.