-
Porto Velho Airport recebeu 155 mil passageiros no 1º trimestre de 2025;
-
Conquista de novos voos impulsionou o resultado expressivo;
-
No Brasil, aeroportos operados pela VINCI Airports registraram 3 milhões de passageiros.
Maio, 2025 – O Porto Velho Airport, administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, parte da rede VINCI Airports, segue apresentando resultados positivos. Entre janeiro e março de 2025, o terminal registrou a movimentação de 155 mil passageiros, o que representa um crescimento de 34% em relação ao mesmo período de 2024.
Nas operações aéreas, foram identificados 1.173 pousos e decolagens, registrando um avanço de 13% em comparação com o primeiro trimestre do ano anterior. Esse crescimento expressivo é parte de uma tendência observada nos anos anteriores.
A conquista de novos voos no final de 2024 contribuiu para estes resultados significativos. Em Porto Velho, a Azul inaugurou duas rotas: retomou as viagens para Manaus e adicionou Cuiabá à lista de destinos.
No Brasil, onde opera os aeroportos de Salvador, Manaus, Tefé, Tabatinga, Boa Vista, Porto Velho, Rio Branco e Cruzeiro do Sul, a rede VINCI Airports registrou mais de 3 milhões de passageiros.
Desempenho ao redor do mundo
A rede global da VINCI Airports atingiu a marca de 73 milhões de passageiros no primeiro trimestre de 2025 – 6% a mais que em 2024, com acréscimo de 4 milhões de viajantes. O mês de janeiro registrou desempenho excepcional, com tráfego 9% superior aos níveis de 2024, impulsionado principalmente pela recuperação do mercado asiático. Na China, o movimento superou em 25% os volumes pré-pandemia (comparação com janeiro 2019).
O crescimento foi sustentado também pelo forte desempenho na Europa, especialmente em aeroportos com operações de companhias aéreas low-cost, além de resultados positivos no México e no Chile. Nos meses de fevereiro e março, a rede manteve estabilidade, mesmo com a base de comparação elevada devido ao ano bissexto em 2024.
Sobre o Aeroporto de Porto Velho
Localizado na capital de Rondônia, o Aeroporto de Porto Velho é integrante da rede VINCI Airports, maior operadora privada de aeroportos do mundo. O terminal é um dos maiores da Região Norte e o mais importante do Estado. Alinhada aos compromissos da rede, a unidade passou a adotar padrões globais de operação, buscando oferecer mais eficiência, segurança e melhor experiência de viagem aos passageiros, além de iniciar a implantação de uma ambiciosa política ambiental, contribuindo para a preservação do meio ambiente e valorizando as especificidades culturais de Rondônia.
Sobre a VINCI Airports
Líder mundial na operação de aeroportos privados, a VINCI Airports administra mais de 70 aeroportos em 14 países, incluindo Europa, Ásia e Américas. Como integradora global, a empresa desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos, com expertise em otimização operacional, modernização de infraestrutura e transição ambiental. Em 2016, a VINCI Airports foi a primeira operadora aeroportuária a adotar uma estratégia ambiental internacional, com a meta de atingir emissões líquidas zero em toda a sua rede até 2050.