O Projeto Centro Cultural TAPIRI – CINEMA DA FLORESTA tem como foco principal equipar, modernizar, transformando e subsidiando os equipamentos do Espaço Cultural Tapiri, em Porto Velho. Projeto contemplado no Edital nº 06/2024/SEJUCEL-SIEC/LPG.
A programação permite interatividade após a exibição dos filmes, por meio de bate-papo com os seus realizadores, permitindo que o público conheça as produções locais, tirem dúvidas e promovam discussões sobre os filmes.
O Espaço Cultural Tapiri fica localizado na Rua Franklin Tavares, 1353 – Pedrinhas. O acesso as sessões é gratuita.
PROGRAMAÇÃO
08/05/25 às 20h – Filme: Só Por Hoje
Direção: Abhay Alberto
Duração: 15 minutos
Classificação Etária: 14 anos
Só por Hoje traz um drama urbano sobre superação, recaídas e esperança. A trama acompanha Edson (interpretado por Fabiano Barros), um vendedor de picolé e ex-dependente químico que luta para se ressocializar e reconstruir a vida, enfrentando solidão, dificuldades financeiras e o peso do passado.
Realizado com apoio da Lei Paulo Gustavo e da Sejucel, Só por Hoje aposta em uma narrativa crua e realista, gravada em locações reais de Porto Velho, com fotografia de Neto Cavalcanti – CenaViva e trilha sonora de Jeff Produx, produção executiva Emilly Lamarão.
O elenco é formado ainda por Fernanda Lopes, Gisele Stering, Dario Bandeira, Luis Gustavo Tomate e Alan Pop.
Projeto selecionado no Edital 01/2024/Sejucel/Siec – LPG
09/05/25 às 20h – Filme: Concerto de Quintal
Direção: Juraci Júnior
Duração: 80 minutos
Classificação Etária: livre
Trailer: https://bit.ly/4jYdjxa
“Concerto de Quintal” é um documentário de longa-metragem que apresenta as diversas musicalidades que compõem a identidade sonora de Porto Velho. A partir do acervo pessoal do músico e compositor Silvinho Santos, o filme propõe um mergulho nas referências, estilos, gêneros e estéticas dos tantos sons ouvidos por diferentes gerações da música produzida na cidade.
O artista cresceu em rodas de samba no quintal de sua casa e tantas outras pela cidade, onde seu pai, o também artista, músico e compositor Sílvio Santos, realizava suas produções e onde recebia ícones da música regional, como Jorge Andrade, Torrado e Manelão. Esse acervo é composto por gravações inéditas, armazenadas em fitas k7, atualmente sob os cuidados e propriedade da família do artista, que realizou a digitalização de todo material e que traz as vozes de compositores importantes para a produção sonora local.
O longa-metragem é um projeto contemplado pelo Chamamento Público Nº 001/2023/FUNCULTURAL, Lei Complementar nº 195/2022 Lei Paulo Gustavo, Artigo 6º – Inciso I – apoio a produções audiovisuais. Longa-metragem.