O Ministério Público de Rondônia (MPRO) iniciou nesta quarta-feira (30/4) as atividades do mês de combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes denominada “Faça Bonito”, em Ji-Paraná. A ação foi liderada pela Promotora de Justiça Marcília Ferreira da Cunha e Castro, com apoio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Secretaria de Assistência Social e Família (Semasf).
Abertura das Atividades
A abertura das atividades ocorreu no auditório do MPRO, onde foram recebidos estudantes dos primeiros e segundos anos da Escola Estadual Rio Urupá. Os técnicos do Creas falaram sobre o abuso de crianças e adolescentes de forma lúdica, utilizando os bonecos Pipo e Fifi para explicar os toques do “sim” e do “não”.
Os estudantes participaram ativamente da atividade, aprendendo sobre os diferentes tipos de toques e como identificar situações de abuso. Ao final, as crianças colaram flores, símbolo da campanha “Faça Bonito”, no prédio do MPRO que vão permanecer durante todo o mês de maio.
Objetivo da Campanha
A campanha tem como objetivo conscientizar e educar crianças e adolescentes sobre o abuso e exploração, promovendo um ambiente seguro e protegido. O MPRO continuará realizando atividades ao longo do mês para reforçar a importância da prevenção e do combate ao abuso infantil.