QUINTA-FEIRA, 19/03/2026

Em destaque

Histórias de quem mantém viva a memória e o amor pelos trilhos

Paulo, Lord e Moisés são alguns exemplos de amor pela Estrada de Ferro Madeira Mamoré

Por André Oliveira \SMC\PMPV - 010

Publicado em 

Fotos: André Oliveira

O Dia do Ferroviário é comemorado neste 30 de abril, e tem um marco especial para quem ajudou a construir a memória de um povo. A data celebra a inauguração da Estrada de Ferro Petrópolis, também conhecida como Estrada de Ferro Mauá, primeira linha de ferro brasileira, em 1854.

Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi a 15ª ferrovia a ser construída no país

A história de Porto Velho com a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é profunda. Milhares de trabalhadores de diversas nacionalidades chegaram nesta região da Amazônia e ajudaram, através de muito suor, a construir a lendária ferrovia que deu origem ao município de Porto Velho e à criação de outros municípios na região dos rios Madeira e também Mamoré.

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi a 15ª ferrovia a ser construída no país, executada entre 1907 e 1912. Por seu legado e história, nesta data, a Prefeitura de Porto Velho homenageia três ferroviários que se dedicam diariamente pela preservação da memória e do patrimônio da ferrovia.

Antônio Moisés, Paulo da Costa e Lord Jesus Brown são histórias vivas e que se dedicam diariamente para manter a preservação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Os três trabalham diariamente no Complexo Madeira-Mamoré, e, além disso, representam uma pequena parte dos ferroviários que foram e são essenciais na continuação dessa história.

Antônio Moisés, Paulo da Costa e Lord Jesus Brown dedicam diariamente para manter a preservação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

O ferroviário Paulo da Costa começou a trabalhar na EFM-M aos 12 anos, no chamado “trem de lastro”, anos depois a paixão pela ferrovia continua a mesma. “Isso aqui é minha vida. Tenho um amor muito grande pela Madeira-Mamoré. Antes de partir dessa para melhor, meu sonho é ver o trem funcionando de novo,e seria minha maior alegria”, disse Paulo da Costa.

Filho de ferroviário, Lord Jesus Brown, contou que trabalha no complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré desde a década de 70. “Meu pai chegou aqui para trabalhar na construção da ferrovia. Eu tenho muito orgulho dessa trajetória da minha família aqui na Amazônia. Eu luto e sempre vou lutar pela preservação da ferrovia. Essa é uma história muito linda e nós, ferroviários, temos que lutar até o fim”, concluiu.

No galpão da antiga oficina, além dos trens ficam guardadas com muito carinho a kalamazu, cegonha, a litorina e também outros veículos centenários utilizados na época de ouro da ferrovia. O ferroviário Antônio Moisés afirma que todos esses equipamentos fazem parte da trajetória da ferrovia. “Neste ano tivemos a grata surpresa de ver a Litorina voltar a andar, através da iniciativa do prefeito Léo Moraes. Ficamos felizes porque todo final de semana estamos aqui transportando cerca de 300 a 400 pessoas aos sábados e domingos, para sentirem a emoção de andar por esses trilhos”, relatou o ferroviário.

No galpão da antiga oficina, além dos trens ficam guardadas com muito carinho a kalamazu, cegonha, a litorina

Desde do início da gestão de Léo Moraes, a prefeitura tem olhado com atenção para a preservação da EFMM, como por exemplo, o retorno do passeio da litorina, a liberação de entrada gratuita ao Museu da Ferrovia e ainda mais recente com o anúncio de estudos técnicos, com representantes da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), com o objetivo de realizar estudos de viabilidade técnica visando a restauração e reativação da Locomotiva 18.

Segundo o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, os pioneiros da cidade merecem respeito e reconhecimento pelo trabalho que fizeram e ainda continuam fazendo pela EFM-M. “Hoje é uma data tão significativa para a cidade de Porto Velho pela trajetória dos nossos ferroviários. Eu tenho respeito e admiração pelas milhares de histórias de homens e mulheres que ajudaram a construir a nossa ferrovia. Aos ferroviários eu deixo a minha homenagem e dizer que vamos fazer muito mais e nossa ferrovia, se Deus quiser, vai voltar a apitar de novo”, finaliza o prefeito.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Tecnologia com drones chega a Cacoal para combater a dengue

Tecnologia com drones chega a Cacoal para combater a dengue

Solução com inteligência territorial permite mapear áreas de risco e orientar ações preventivas contra o mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
L
Tem sortudo na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

Tem sortudo na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou uma apaixonada pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
MPRJ requisita imagens de câmeras de PMs após morte de morador no Morro dos Prazeres

MPRJ requisita imagens de câmeras de PMs após morte de morador no Morro dos Prazeres

Leandro Sousa foi atingido por tiro de fuzil na nuca durante operação do Bope que deixou oito mortos; Promotoria de Auditoria Militar investiga conduta policial.
L
84% dos serviços digitais no Brasil não conferem idade no cadastro, aponta estudo

84% dos serviços digitais no Brasil não conferem idade no cadastro, aponta estudo

Levantamento inédito do CGI.br revela fragilidade na proteção de menores antes da vigência do ECA Digital; apenas sites de apostas apresentam rigor inicial na abertura de contas.
L
Guterres apela por fim da guerra e reabertura imediata do Estreito de Ormuz

Guterres apela por fim da guerra e reabertura imediata do Estreito de Ormuz

Secretário-geral da ONU alerta para consequências trágicas na economia global e pede que o Irã cesse ataques a vizinhos; declaração ocorreu durante cúpula em Bruxelas.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Vitória Morão fala sobre arte, identidade e pertencimento

Em seu trabalho, técnica e sensibilidade caminham juntas para ampliar olhares e contar histórias conectadas às vivências femininas, às memórias e ao território onde está inserida. Esse percurso também se fortalece no campo da formação artística.
L
Xbox Game Pass recebe Resident Evil 7 e novos jogos em março

Xbox Game Pass recebe Resident Evil 7 e novos jogos em março

Catálogo da Microsoft ganha reforço com títulos consagrados e lançamentos aguardados, ampliando opções para assinantes até abril.
L
Entenda as novas regras do governo Lula que limitam o acesso de menores às redes sociais

Entenda as novas regras do governo Lula que limitam o acesso de menores às redes sociais

A medida estabelece obrigações para plataformas digitais, como redes sociais, aplicativos e jogos, que passam a ter que adotar mecanismos mais rígidos de controle e segurança para usuários menores de 18 anos.
L

Giro News: Priscila Franco doa vida e inspira superação com Cleber Martinelli

A entrevista vai abordar não apenas os aspectos médicos do transplante de medula óssea, mas também o lado humano dessa história, o impacto na vida da família e a importância da doação para salvar vidas.
L
Senado aprova uso imediato de tornozeleira para agressores de mulheres

Senado aprova uso imediato de tornozeleira para agressores de mulheres

Projeto permite que delegados determinem o monitoramento em cidades sem juiz; proposta segue para sanção presidencial e amplia proteção prevista na Lei Maria da Penha.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes cobra novo parecer da PGR sobre envolvimento de Wassef no caso das joias

Moraes cobra novo parecer da PGR sobre envolvimento de Wassef no caso das joias

Ministro do STF suspende decisão sobre arquivamento e pede análise detalhada de provas da Polícia Federal; investigação apura desvio de presentes oficiais de Jair Bolsonaro.
L
Gleisi Hoffmann reforça adesão de municípios ao pacto contra o feminicídio

Gleisi Hoffmann reforça adesão de municípios ao pacto contra o feminicídio

Ministra destaca aumento de 96% nos casos em São Paulo e convoca prefeituras para atuação coordenada; evento em SP também detalhou investimentos recordes em saúde e habitação.
L
Deputada que fez blackface declarou-se parda à Justiça Eleitoral e recebeu Fundo Especial

Deputada que fez blackface declarou-se parda à Justiça Eleitoral e recebeu Fundo Especial

Fabiana Bolsonaro (PL) afirmou ser branca durante discurso na Alesp, mas registro de candidatura de 2022 indica autodeclaração parda; parlamentar recebeu verba destinada a cotas raciais.
L
Sílvia Cristina convida para o “Elas por Elas” e destaca protagonismo feminino em Porto Velho

Sílvia Cristina convida para o “Elas por Elas” e destaca protagonismo feminino em Porto Velho

Evento promovido pelo Movimento Mulheres Progressistas reúne lideranças e incentiva maior participação das mulheres na política e na sociedade neste sábado (21), às 17h.
L
Governo lança edital de R$ 100 milhões para proteção de crianças na internet

Governo lança edital de R$ 100 milhões para proteção de crianças na internet

MCTI e Finep apoiarão projetos de Inteligência Artificial focados em segurança digital; iniciativa coincide com o início da vigência do novo ECA Digital.
L
Publicidade

POLÍCIA

Veículo roubado em São Paulo é recuperado na fronteira e repatriado em Guajará-Mirim

Veículo roubado em São Paulo é recuperado na fronteira e repatriado em Guajará-Mirim

Ação integrada entre forças de segurança do Brasil e da Bolívia localizou automóvel durante a Operação Protetor; carro estava sem placas no Porto Oficial.
10
Corpo de mulher em estado de decomposição é encontrado em residência na capital

Corpo de mulher em estado de decomposição é encontrado em residência na capital

Vítima estava desaparecida há três dias no bairro Nova Porto Velho; moradores acionaram a polícia após sentirem forte odor vindo do imóvel.
18
Tribunal de Justiça mantém condenação de homem por tráfico de drogas em RO

Tribunal de Justiça mantém condenação de homem por tráfico de drogas em RO

Segunda Câmara Criminal negou recurso que pedia absolvição ou desclassificação do crime para uso pessoal; réu cumprirá pena de 5 anos e 10 meses.
10
Ônibus que seguia para rodeio cai em rio após erro de trajeto em RO

Ônibus que seguia para rodeio cai em rio após erro de trajeto em RO

Veículo transportava trabalhadores e equipamentos para montagem de estruturas de evento; acidente ocorreu na zona rural de Chupinguaia e não houve feridos.
14
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Acidente ocorreu no cruzamento das ruas Parnaíba e Machado de Assis, no bairro Cidade Alta; vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros com dores no joelho.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: LAVANDERIA HCR LTDA

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
SUS pode implementar programa de rastreamento para câncer colorretal

SUS pode implementar programa de rastreamento para câncer colorretal

Diretriz elaborada por especialistas recebe parecer favorável da Conitec e passará por consulta pública; exames focam em pessoas de 50 a 75 anos sem sintomas.
L

Requerimento de Outorga: LAVANDERIA HCR LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Ressaca Folia 2026 mantém clima de Carnaval no Mercado Cultural

Ressaca Folia 2026 mantém clima de Carnaval no Mercado Cultural

Evento promovido por bloco tradicional reúne agremiações e estende a programação carnavalesca em Porto Velho até o início de abril.
L
Sonic the Hedgehog 4 confirma Jim Carrey e estreia em 2027

Sonic the Hedgehog 4 confirma Jim Carrey e estreia em 2027

Novo filme da franquia traz Amy Rose, Metal Sonic e reúne elenco estrelado para ampliar o universo do herói nos cinemas.
L
e-Notariado permite escrituras e procurações 100% online

e-Notariado permite escrituras e procurações 100% online

Plataforma digital dos cartórios já ultrapassa 10 milhões de atos no país e soma mais de 160 mil registros realizados em Rondônia.
L
Sebrae reúne gestores municipais no II Diálogos Municipalistas

Sebrae reúne gestores municipais no II Diálogos Municipalistas

Evento discute políticas de desenvolvimento e fortalece integração entre os 52 municípios de Rondônia durante dois dias de programação na Assembleia Legislativa.
L
S10 Advantage 2011 Com Motor 2.4 Potente na Zé Veículos

S10 Advantage 2011 Com Motor 2.4 Potente na Zé Veículos

Picape robusta e versátil, ideal para quem busca força, espaço e desempenho para o trabalho ou uso diário.
L
Saveiro Pepper 2018 Com Estilo Esportivo na Zé Veículos

Saveiro Pepper 2018 Com Estilo Esportivo na Zé Veículos

Picape diferenciada, ideal para quem busca visual exclusivo, desempenho e versatilidade no dia a dia.
L