QUINTA-FEIRA, 12/06/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Brasil lidera reunião ministerial do Brics sobre igualdade de gênero, desenvolvimento e combate à misoginia

Em Brasília, líderes debatem o combate à misoginia

Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil lidera reunião ministerial do Brics sobre igualdade de gênero, desenvolvimento e combate à misoginia
Antônio Cruz/Agência Brasil

O Ministério das Mulheres liderou, nesta quinta-feira (24), em Brasília, a reunião ministerial de mulheres do Brics, grupo de países de economias em desenvolvimento, que também contou com a participação de representantes da sociedade civil.

No evento, foram debatidos os seguintes temas: Mulheres, Desenvolvimento e Empreendedorismo, Governança Digital: Misoginia e Desinformação e Empoderamento das Mulheres, Ação Climática e Desenvolvimento Sustentável.

Ao fazer um balanço inicial sobre o encontro, a coordenadora do grupo ministerial, a ministra das Mulheres do Brasil, Cida Gonçalves, afirmou que as questões levantadas pelos países à mesa focaram na participação das mulheres no desenvolvimento econômico, na inclusão das mulheres nos campos político, financeiro e, efetivamente, de políticas públicas de igualdade de gênero.

“O Brics representa, hoje, uma força significativa para a construção de uma nova ordem mundial multipolar, onde as vozes do Sul global possam ser efetivamente ouvidas. E nós, mulheres, temos um papel fundamental nesta transformação”, destacou a ministra.

Cida Gonçalves completou que a expansão do grupo do Brics, em agosto de 2023, representa a oportunidade de fortalecer as vozes coletivas das mulheres nos fóruns internacionais e de promover uma agenda de desenvolvimento que as coloca no centro das políticas públicas. “

Acreditamos que o intercâmbio de boas práticas e o fortalecimento das parcerias estratégicas podem acelerar o progresso em direção à igualdade de gênero em todas as suas dimensões.”

Vozes

Durante a abertura do evento, a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Macaé Evaristo, defendeu o fortalecimento da agenda da democracia, dos direitos humanos e do multilateralismo como ferramenta de pacificação, diante do que ela classificou como momentos de incerteza e de insistência na força bruta.

“Nesse encontro, que possamos avançar e pensar como que, estrategicamente, os Brics, as áreas que são responsáveis por pensar desenvolvimento econômico, o fortalecimento Sul-Sul, para que a gente possa avançar com uma firme presença das mulheres, que possamos nos unir para barrar e cessar toda forma de misoginia, de violência contra as mulheres, especialmente, contra as meninas, as quais precisamos ter o maior cuidado.”

No Palácio do Itamaraty, a ministra da Igualdade Racial (MIR), Anielle Franco, citou a ONU Mulheres, órgão das Nações Unidas para a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, para afirmar que uma em cada dez mulheres do mundo vive em extrema pobreza.

Anielle defendeu que a busca por soluções para o desenvolvimento sustentável e o enfrentamento aos vários tipos de violência deve ser feita de forma coletiva pelos países. “No mundo todo, somos nós que carregamos nas costas a organização e gestão doméstica, familiar e territorial. Mas, infelizmente, com trajetórias mais precarizadas pelo acúmulo de opressões que somam os nossos corpos, como racismo, machismo e discriminação territorial”.

A socióloga e primeira-dama brasileira, Janja Lula da Silva, relembrou fala do papa Francisco, morto na segunda-feira (21), sobre as mulheres, em fevereiro deste ano. “Uma sociedade que elimina as mulheres da vida pública empobrece. Igualdade de direito, sim, mas também igualdade de oportunidades, igualdade de possibilidade de progredir, porque, do contrário, empobrece”, parafraseou o ex-líder da Igreja Católica.

Brics

O Brasil preside o Brics em 2025 e adotou o tema Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável. Composto por 11 países, o bloco atua como um espaço de articulação político-diplomática para promover a cooperação em diversas áreas.

O bloco reúne os membros originários, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e os países incorporados durante a 15ª Cúpula do BRICS, em Joanesburgo (África do Sul), em agosto de 2023: Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. Por fim, a Indonésia aceitou formalmente o convite para integrar o grupo em 2024.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mais de 5 milhões de famílias de baixa renda recebem kits de parabólica digital do programa Siga Antenado

Mais de 5 milhões de famílias de baixa renda recebem kits de parabólica digital do programa Siga Antenado

Programa federal substitui parabólicas e recebe pedidos até dia 30
L
Moraes envia pedido de extradição de Carla Zambelli ao governo federal para prisão por invasão do CNJ

Moraes envia pedido de extradição de Carla Zambelli ao governo federal para prisão por invasão do CNJ

Documento foi enviado ao ministro Ricardo Lewandowski
L
Brasil registra queda de 6,33% nos homicídios em 2024, mas feminicídios e estupros aumentam

Brasil registra queda de 6,33% nos homicídios em 2024, mas feminicídios e estupros aumentam

Políticas públicas estão no “caminho certo”, diz Lewandowski
L

Graus de Autismo: você sabe o que são e qual o significado de cada um?

Critérios de manuais diagnósticos definem níveis de suporte; especialista explica mais sobre o assunto
L
STJ mantém autorização para obras de tirolesa no Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro

STJ mantém autorização para obras de tirolesa no Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro

Tribunal manteve decisão da Justiça do Rio de Janeiro
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Senado aprova aumento de penas para crimes em escolas, tornando homicídio qualificado hediondo

Senado aprova aumento de penas para crimes em escolas, tornando homicídio qualificado hediondo

Projeto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
L

Um doce para celebrar o amor: Sorteio especial revela vencedor do Bolo Serenata de Amor da Fábrica de Bolo Vó Alzira

Com muito entusiasmo, anunciamos que o ganhador do delicioso bolo da Linha Festa Premium é JURANILSON FERREIRA DO NASCIMENTO, final do telefone 9132!
L

Só dez brasileiros terão o Audi RS 6 Avant GT de R$ 2 milhões

Série especial chega ao Brasil com motor 4.0 V8 biturbo de 630 cavalos de potência
L

Fonte de Vida | Entrevista Paulo Renato Haddad, presidente da FAPERO

Nesta quarta-feira, dia 11, às 17h, o Fonte de Vida recebe Paulo Renato Haddad, presidente da FAPERO.
L
Agenda News: Noite Especial na Espetaria Porto do Espeto

Agenda News: Noite Especial na Espetaria Porto do Espeto

Dia dos Namorados terá jantar romântico, decoração especial e opções irresistíveis para casais e solteiros celebrarem com muito amor e sabor.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L

Prefeitura de Porto Velho Anuncia Nova Alteração no Cronograma do Processo Seletivo Emergencial

Alteração foi necessária para garantir transparência e análise criteriosa
L
FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas
L

Governo de RO abre processo seletivo com 100 vagas temporárias para engenheiros, arquitetos e desenhistas na Seduc

O objetivo da seleção é atender às demandas de fiscalização de obras, elaboração de projetos, orçamentos e combate a incêndio nas escolas da Rede Estadual de Ensino.
L
Publicidade

POLÍTICA

Castanheiras recebe ambulância do Samu, assegurada pela deputada federal Sílvia Cristina

Novo veículo vai dar suporte aos pacientes do município.
L

Dra. Taíssa propõe audiência pública para discutir emancipação de distritos em Rondônia

Audiência será realizada no dia 16 de Junho e discutirá a transformação de distritos em municípios independentes.
L
Câmara aprova projeto que altera regras para regularização de imóveis rurais em terras públicas e faixas de fronteira

Câmara aprova projeto que altera regras para regularização de imóveis rurais em terras públicas e faixas de fronteira

Ministério dos Povos Indígenas critica proposta aprovada
L
Vereador Pedro Geovar promove nesta quinta, 12, campanha de doação de sangue e propõe benefício a servidores doadores

Vereador Pedro Geovar promove nesta quinta, 12, campanha de doação de sangue e propõe benefício a servidores doadores

A ação visa mobilizar parlamentares, servidores e a comunidade local para contribuir com os estoques de sangue do hemocentro, que frequentemente enfrentam níveis críticos.
L

Prefeitura de Jaru constrói rede de drenagem na rua Cândido Portinari, no Setor 07; via também será contemplada com asfalto novo

A obra está sendo executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos – Seminsp, e faz parte de um pacote de obras urbanas, viabilizado por meio da parceria com o deputado estadual Dr. Luís do Hospital
L
Publicidade

POLÍCIA

Vulgo “DR-3 do PCC” é preso depois de tentar matar rival do CV na zona leste

Vulgo “DR-3 do PCC” é preso depois de tentar matar rival do CV na zona leste

De acordo com a PM, o criminoso estaria com comparsas em um carro modelo Golf de cor verde, quando teria feito um ataque a tiros na Rua Ferrari, bairro Airton Sena, que deixou um jovem de 22 anos baleado.
14
Motociclista sofre grave acidente depois de atropelar cachorro na zona sul

Motociclista sofre grave acidente depois de atropelar cachorro na zona sul

De acordo com testemunhas, a jovem havia acabado de sair da academia, quando seguia em direção a Rua Pau Ferro atropelou um cachorro que cruzou a via, em seguida, bateu no meio fio e caiu as margens da via.
16
Empresário morre atropelado por motorista embriagado a caminho da igreja na zona leste

Empresário morre atropelado por motorista embriagado a caminho da igreja na zona leste

De acordo com testemunhas, o motociclista seguia na Avenida Rio de Janeiro sentido bairro, quando diminuiu a velocidade para entrar na Rua Abnatal Bentes de Lima, e acabou sendo atropelado pela caminho S10 que estava no mesmo sentido em alta velocidade.
18

Jovem é atacado a tiros em frente a residência na zona Leste

Durante o trajeto, o quadro clínico do paciente se agravou, sendo necessário realizar a intubação.
16
PF deflagra operação contra crimes ambientais em Terra Indígena em Rondônia

PF deflagra operação contra crimes ambientais em Terra Indígena em Rondônia

Ação ocorreu na Terra Indígena Igarapé Ribeirão, com apoio da FUNAI, IBAMA e PM/RO, visando combater o desmatamento e extração ilegal de madeira.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Microsoft e Asus anunciam novos consoles portáteis ROG Xbox Ally e Ally X com Windows 11

Segundo a Microsoft, o sistema reduz a quantidade de processos em segundo plano, aumentando a performance dos jogos.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAO): RONDO MOTOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO
L
Redes de telefonia e internet são cortadas em Gaza após ataque a fibra ótica, diz ministério palestino

Redes de telefonia e internet são cortadas em Gaza após ataque a fibra ótica, diz ministério palestino

Sul, norte e centro da Faixa de Gaza estão completamente isolados
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAS): FIXAORTO IMPLANTES LTDA

Licença Ambiental Simplificada (LAS).
L
Atacante Bruno Henrique do Flamengo é denunciado por suposta manipulação de apostas

Atacante Bruno Henrique do Flamengo é denunciado por suposta manipulação de apostas

Jogador foi investigado por forçar cartão amarelo em jogo
L
Transações bancárias digitais atingem 82% no Brasil em 2024, impulsionadas pelo celular e Pix

Transações bancárias digitais atingem 82% no Brasil em 2024, impulsionadas pelo celular e Pix

Segundo pesquisa, celulares foram responsáveis por 75% das operações
L
Conab atualiza tarifas de armazenagem para reforçar gestão dos estoques públicos

Conab contrata frete para remoção de 2,5 mil toneladas de milho para ProVB

O milho tem origem em Campo Grande, Mato Grosso do Sul e será entregue nos municípios de Camargo e Cruzeiro do Sul, no Rio Grande do Sul
L
Governo Federal recalibra IOF e anuncia medidas para aumentar arrecadação

Governo Federal recalibra IOF e anuncia medidas para aumentar arrecadação

Pacote trata de apostas esportivas, aplicações e títulos
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 90 milhões

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 90 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.