QUINTA-FEIRA, 26/06/2025
Publicidade

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Dados são de observatório da Universidade Federal de Minas Gerais

Por DANIELLA ALMEIDA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL/ARQUIVO

O número de pessoas vivendo em situação de rua em todo o Brasil registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal, em março deste ano, chegou a 335.151. Se comparado ao registrado em dezembro de 2024, quando havia 327.925 pessoas nessa situação, houve um aumento de 0,37% no primeiro trimestre deste ano.

Os dados são do informe técnico de abril do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais (OBPopRua/Polos da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG), divulgados na segunda-feira (14). O estudo foi feito com base nos dados disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) sobre o CadÚnico.

O número apurado em março é 14,6 vezes superior ao registrado em dezembro de 2013, quando havia 22,9 mil pessoas vivendo nas ruas no país.

À Agência Brasil, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome informou que retomou, em 2023, as capacitações para entrevistadores e operadores do cadastro único, fortalecendo a atuação dos municípios na coleta de dados. A pasta também destacou a subnotificação e a inconsistência dos dados anteriores, devido ao enfraquecimento da atualização cadastral na gestão anterior (2019-2022).

No Brasil, o relatório demonstra que o CadÚnico registrou em março de 2025:

9.933 crianças e adolescentes em situação de rua (3%);
294.467 pessoas em situação de rua na faixa etária de 18 a 59 anos (88%);
30.751 idosos em situação de rua (9%);
84% são pessoas do sexo masculino.

Em relação à renda, 81% (272.069) das pessoas em situação de rua sobrevivem com até R$ 109 por mês, correspondente a 7,18% do salário mínimo, hoje R$ 1.518.

Mais da metade (52%) das pessoas em situação de rua no país não terminaram o ensino fundamental ou não têm instrução, a maioria é de pessoas negras. Esse percentual é mais que o dobro do total da população brasileira que não completou a escolaridade básica ou em condição de analfabetismo, de 24%, segundo o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A baixa escolaridade dificulta o acesso das pessoas às oportunidades de trabalho geradas nas cidades, sugere a pesquisa.

Onde vivem

A Região Sudeste concentra 63% da população em situação de rua do país, o equivalente a 208.791 pessoas. Em seguida, figura a Região Nordeste, onde 48.374 pessoas (14%) estão em situação de rua. Na Região Sul, são 42.367 (13%), na Região Centro-Oeste, 19.037 (6%), e na Região Norte, 16.582 (4%) indivíduos estão nesta condição de vulnerabilidade social.

A análise revela que quatro em cada dez pessoas que vivem na rua no Brasil se encontram no estado de São Paulo (42,82% do total da população em situação de rua). O segundo estado é o Rio de Janeiro com 30.997 pessoas em situação de rua ou 10%, sucedido por Minas Gerais, com 30.355 pessoas.

Em números absolutos, as cinco capitais com as maiores populações em situação de rua são:

São Paulo, com 96.220 pessoas;
Rio de Janeiro, 21.764;
Belo Horizonte, 14.454;
Fortaleza, 10.045;
Salvador, 10.025;
e Brasília, 8.591.

Em relação à série histórica, 12 unidades da federação apresentaram em suas capitais aumento no registro de pessoas em situação de rua:

Rio de Janeiro
Distrito Federal
Santa Catarina
Pernambuco
Rondônia
Roraima
Pará
Amapá
Piauí
Paraíba
Mato Grosso
e Mato Grosso do Sul.

Nove estados registraram diminuição na concentração de registros de pessoas em situação de rua no CadÚnico em suas capitais:

Minas Gerais
Rio Grande do Sul
Paraná
Acre
Maranhão
Goiás
Alagoas
Sergipe
e Espírito Santo.

Os estados que se mantiveram estáveis são:

São Paulo
Bahia
Ceará
Amazonas
Rio Grande do Norte
e Tocantins.

Se considerada a proporção por mil habitantes, o levantamento mais recente aponta que o município de Boa Vista tem 20 pessoas em situação de rua por 1 mil habitantes. Na cidade de São Paulo, a cada 1 mil pessoas, oito estão em situação de rua. Em Florianópolis, a cada 1 mil pessoas, sete estão em situação de rua, e em Belo Horizonte, são seis a cada 1 mil pessoas.

Violências

De 2020 a 2024, foram registrado 46.865 atos de violências contra a população em situação de rua no Disque 100, coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

As capitais brasileiras são responsáveis por 50% das ocorrências, com destaque para São Paulo, com 8.767 casos de violência registrados; Rio de Janeiro, 3.478; Brasília, 1.712; Belo Horizonte, 1.283; e Manaus, com 1.115 ocorrências.

A maior parte das pessoas em situação de rua que sofreram algum tipo de violência tem entre 40 anos e 44 anos de idade, o que representa 5.697 pessoas violentadas.

As violências contra a população em situação de rua ocorreram, sobretudo em vias públicas, com mais de 20,5 mil ocorrências.

O relatório chama a atenção também pelo elevado número de denúncias em espaços que deveriam proteger a população em situação de rua, como serviços de abrigamento, estabelecimentos de saúde, centros de referência, instituições de longa permanência para idosos e órgãos públicos.

Conclusões

Por meio de nota, o OBPopRua/Polos-UFMG declarou que o cenário é preocupante e acentua que as políticas públicas estruturantes como moradia, trabalho e educação voltadas para a população em situação de rua no Brasil são inexistentes ou ineficientes.

“O descumprimento da Constituição Federal de 1988 com as pessoas em situação de rua continua no Brasil, com pouquíssimos avanços na garantia de direitos dessa população.”

O MDS declarou que tem investido “de forma contínua no fortalecimento do acolhimento e da proteção de adultos e famílias em situação de vulnerabilidade, contribuindo para a inclusão social e o enfrentamento das desigualdades”.

O ministério listou as ações do governo federal nesta temática e detalhou que recursos da União são usados para fortalecer os centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). Esses locais oferecem serviços como refeições, espaços para higiene pessoal, apoio na emissão de documentos e outras atividades essenciais.

De acordo com o MDS, há ainda o custeio do funcionamento do Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), voltado para apoiar famílias e pessoas em situação de risco social ou que tiveram direitos violados. O serviço é ofertado, obrigatoriamente, em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Visando consolidação da atuação de Conselhos de Direitos, MPRO participa de V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em Ji-Paraná

Visando consolidação da atuação de Conselhos de Direitos, MPRO participa de V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em Ji-Paraná

Evento teve como intento a proteção e a promoção dos direitos das pessoas idosas.
L
Tribunal de Contas abre 2º semestre com palestra sobre propósito, processo e serviço público responsável

Tribunal de Contas abre 2º semestre com palestra sobre propósito, processo e serviço público responsável

Reflexão, propósito e liderança institucional marcam a abertura do segundo semestre no TCE-RO com palestra do presidente Wilber Coimbra.
L

Prefeitura de Porto Velho suspende processo administrativo da massa asfáltica para assegurar transparência e boa gestão dos recursos públicos

Enquanto o processo estiver suspenso, não haverá emissão de ordens de fornecimento ou qualquer execução relacionada ao contrato
L

Defesa Civil Municipal participa da 3ª Feira de Conscientização e Prevenção às Queimadas

Queimadas deixam sequelas, seja no meio ambiente ou na saúde do povo, principalmente crianças e idosos, e a conscientização é fundamental
L

Ações integradas garantem mais segurança no transporte escolar em Rondônia

Durante as ações, são verificados documentos do veículo e do condutor, além das condições estruturais dos automóveis
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Rede BNI Rondônia lança segundo grupo em Porto Velho no dia 1º de julho

Lançamento do BNI Mamoré acontece no Restaurante Maré e marca um novo capítulo para o networking empresarial em Rondônia.
L
Com relatório do Coronel Chrisóstomo Congresso derruba aumento do IOF e impede alta de imposto sobre crédito, câmbio e investimentos

Com relatório do Coronel Chrisóstomo Congresso derruba aumento do IOF e impede alta de imposto sobre crédito, câmbio e investimentos

Em votação expressiva, parlamentares reagem à medida do governo e evitam impacto no bolso da população; Chrisóstomo teve papel de destaque na articulação.
L

Coluna social Marisa Linhares: Chá Colonial – Amigos

Encontro de elegância e amizade no Chá Colonial do Lions Clube Cacoal Centro reúne personalidades em tarde inesquecível no Catuaí Hotel
L

Paraíso Natural: Praia do Madeiro, um refúgio encantador em Pipa (RN)

Beleza natural, golfinhos e charme rústico fazem da Praia do Madeiro um refúgio imperdível no litoral do Rio Grande do Norte
L

Senado aprova aumento do número de deputados federais de 513 para 531

Projeto de lei complementar segue para a Câmara e redistribui vagas com base no Censo de 2022, sem retirada de assentos de nenhum estado
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Setor alimentício é o ramo industrial que mais contratou
L

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves entrega certificados durante execução de cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

Cursos foram realizados com estudantes da Escola Padre Mário Castagna, em Porto Velho.
L

Eyder Brasil busca em Manaus aliança para fortalecer segurança nas fronteiras

Como presidente da Comissão de Segurança, deputado participou de sessão na Assembleia do Amazonas para debater integração contra o crime organizado na divisa dos estados
L
Projeto de Lei de Pedro Geovar que cria o Endereço Social é aprovado na Câmara de Porto Velho

Projeto de Lei de Pedro Geovar que cria o Endereço Social é aprovado na Câmara de Porto Velho

Projeto cria identificação provisória para moradias em áreas irregulares e garante acesso a serviços essenciais, promovendo dignidade e inclusão social.
L
Apae de Vale do Anari recebe R$ 100 mil de emenda da deputada federal Sílvia Cristina

Apae de Vale do Anari recebe R$ 100 mil de emenda da deputada federal Sílvia Cristina

É mais um ano que o recurso da parlamentar é destinado para a instituição.
L

Agricultura familiar em Machadinho do Oeste é fortalecida com investimentos da deputada Cláudia de Jesus

Com o valor total de aproximadamente R$ 140 mil, duas associações rurais foram beneficiadas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Megaoperação desmantela quadrilha que furtava grãos de embarcações no Rio Madeira

Ação conjunta liderada pela FICCO apreende bens de R$ 126 milhões e prende suspeitos de integrar organização criminosa em Rondônia e Amazonas
14

Jovem imobiliza mulher que invadiu e saqueou sua casa

Suspeita de 26 anos foi flagrada com roupas da vítima e teria ameaçado a jovem com uma faca; vídeo do ocorrido repercutiu nas redes sociais
14

PM é acionada após denúncias de ambulantes hostis no estacionamento de atacadista

Gerente do Atacadão relata comportamento abusivo de vendedores e suspeitas de clonagem de cartões; um jovem foi abordado pela polícia
14

Adolescente de 15 anos é apreendido com maconha e moto furtada após causar transtornos

Menor realizava manobras perigosas pelas ruas do bairro Ipanema com escapamento adulterado; veículo havia sido furtado e droga foi encontrada na mochila
14

Comerciante é preso após vender cigarros a adolescente

Jovem de 16 anos foi flagrado pela PM com maço de cigarros e apontou mercearia como ponto de venda; dono do local admitiu o erro
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): COOPERATIVA DOS GARIMPEIROS DA AMAZÔNIA- COOGAM

Licença Prévia, Instalação e Operação
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): E. A. BARBOSA GONCALVES

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L

Concurso Leiteiro reconhece produtores rurais e fortalece a pecuária em Cabixi

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressalta que o governo do estado tem atuado para fortalecer a agricultura familiar e valorizar os produtores que movimentam a economia de Rondônia.
L

Porto Velho adere à Prova Nacional Docente (PND), promovida pelo MEC

Ferramenta vai auxiliar na seleção de professores para a rede municipal de ensino, sem substituir concursos ou processos próprios do município
L

Prefeitura de Porto Velho fortalece escoamento da produção rural com apoio logístico

Produtores economizam com o transporte de escoamento da produção, e podem investir no crescimento da lavoura
L

Final de Semana Sustentável tem início nesta sexta-feira com programação voltada a educação ambiental

Serão realizados atendimentos ao público com serviços oferecidos pela Sedam, distribuição gratuita de mudas e materiais informativos
L

Feira do Empreendedor movimenta economia local com nova edição nesta sexta-feira (27), em Porto Velho

Com 19 edições, a feira destaca pequenos negócios e reúne produtos variados
L

Jogos Intermunicipais Socioeducativos promovem inclusão e ressocialização de adolescentes em Rondônia

Os Jogos envolvem uma série de atividades que promovem o desenvolvimento de habilidades sociais
L

Homem é morto a tiros em prédio abandonado na região central de Porto Velho

O Samu foi acionado e confirmou o óbito.
18
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.