QUINTA-FEIRA, 22/05/2025

Proporção de brasileiros em ruas com rampas para cadeirantes cresce quatro vezes em 12 anos, aponta Censo 2022

Apenas 15% da população mora em rua com item de acessibilidade

Por Bruno de Freitas Moura - repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Proporção de brasileiros em ruas com rampas para cadeirantes cresce quatro vezes em 12 anos, aponta Censo 2022
Agencia Brasil

No intervalo de 12 anos, a proporção de brasileiros que vivem em ruas que têm rampa para cadeirante aumentou quatro vezes. A constatação está em mais um conjunto de dados do Censo 2022, divulgado nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No Censo 2010, os pesquisadores identificaram que 6 milhões de pessoas moravam em vias que tinham rampa para cadeirante. Esse número representava 3,88% da população pesquisada. Já na contagem censitária de 2022, foram identificadas 26,5 milhões de pessoas residindo em endereços que contavam com rampa de acessibilidade, patamar que significa 15,2% da população pesquisada.

Cai à metade proporção de brasileiros que vivem em ruas sem calçada
Dois terços dos brasileiros moram em ruas arborizadas
Pretos e pardos têm menos acesso à infraestrutura urbana que brancos

Para chegar a esses números, o IBGE registrou características de trechos chamados de faces de quadra. De forma simplificada, é o espaço de uma esquina a outra de uma rua.

Foram coletadas informações de 11,4 milhões faces de quadra, que abrangem 63,1 milhões de domicílios – 69,56% do total do país. Ao todo, esse universo representa 174,2 milhões de moradores ─ 85,75% da população brasileira (202,1 milhões de pessoas).

O Censo 2022 ainda não divulgou dados sobre pessoas com deficiência, mas a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), também realizada pelo IBGE, revela que em 2022 o país tinha 7,078 milhões de pessoas com 2 anos ou mais de idade com dificuldade para andar ou subir degraus, o que representa 3,4% da população.

Ao relacionar as informações coletadas com dados de localização de estabelecimentos, o IBGE identificou que menos da metade (47,2%) dos estabelecimentos de saúde tinha rampa para cadeirante, enquanto apenas 31,8% dos estabelecimentos de ensino apresentavam rampa nas calçadas.

Diferenças regionais

O Censo 2022 revela que Mato Grosso do Sul é a unidade da federação (UF) com maior percentual da população vivendo em rua com rampa para cadeirante, 41,1%. Paraná (37,3%) e Distrito Federal (30,4%) aparecem em seguida.

Na ponta contrária, as menores proporções ficam com Amazonas (5,6%), Pernambuco (6,2%), Maranhão (6,4%) e Pará (7%).

Ao listar por concentração urbana – localidade com mais de 100 mil habitantes – o IBGE identificou que apenas cinco apresentam mais da metade dos moradores vivendo em ruas que contam com rampas para cadeirantes, sendo três no Paraná:

Maringá (PR): 65,7%
Toledo (PR): 61,3%
Cascavel (PR): 59%
Campo Grande (MS): 55,7%
Uberlândia (MG): 51,7%.

Analisando por município, Barra Bonita, em Santa Catarina, é a campeã na proporção de habitantes morando em via com a presença de rampa de acessibilidade, 90,9%.

O estado do Paraná tem 11 dos 15 municípios com maior proporção de pessoas vivendo em ruas com rampa para cadeirantes. Veja a lista:

Barra Bonita (SC): 90,9%
Jardim Olinda (PR): 90,0%
Guaporema (PR): 83,1%
Jaguaribara (CE): 82,7%
Flórida (PR): 82,6%
Boa Esperança do Iguaçu (PR): 80,7%
União de Minas (MG): 79,5%
Atalaia (PR): 79,1%
Novo Itacolomi (PR): 79,1%
São Jorge do Ivaí (PR): 78,0%
Maringá (PR): 77,3%
André da Rocha (RS): 77,2%
Lobato (PR): 76,7%
Ourizona (PR): 76,2%
São Carlos do Ivaí (PR): 75,2%

O IBGE ressalta que 1.864 municípios do país – um terço do total – possuem menos de 5% de moradores vivendo em vias com rampa para cadeirantes, enquanto 157 municípios (2,8% do total) não existem moradores nessa situação.

Metodologia

O instituto considerou na contagem rampas exclusivamente para cadeirantes e travessias elevadas de pedestres – estrutura que permite cadeirantes atravessarem ruas sem precisar de esforço para subir nas calçadas. Rampas de garagem não foram consideradas.

O gerente de pesquisas e classificações territoriais do IBGE, Jaison Cervi, explicou à Agência Brasil que o instituto não pesquisou a motivação para a oferta de rampas, mas, segundo ele, “a legislação, campanhas educativas e inclusivas podem ter contribuído para a maior presença do equipamento”.

A presença de rampas é uma das determinações da Lei da Acessibilidade (Lei 10.098/2000). O Artigo 3º descreve: “O planejamento e a urbanização das vias públicas, dos parques e dos demais espaços de uso público deverão ser concebidos e executados de forma a torná-los acessíveis para todas as pessoas, inclusive para aquelas com deficiência ou com mobilidade reduzida”.

O analista do IBGE Maikon Roberth de Novaes explica que no Censo 2022, um condicionante para ser considerada a presença de rampa é haver calçada na via, diferentemente do Censo 2010. Mesmo com essa diferença entre as contagens censitárias, Novaes afirma que é possível fazer comparação entre os dados.

“Em 2010, a rampa para cadeirante não era condicionada a calçadas. É possível que tenha sido respondido mesmo não tendo calçada. Isso é muito pouco provável. Pode acontecer, mas é muito pouco provável”, justifica.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

“Infante por um Dia” destaca papel dos militares e fortalece laços com a comunidade em Porto Velho

Atividade reúne mais de 90 crianças em Porto Velho, que vivenciam o cotidiano militar, aprendem sobre disciplina, civismo e conhecem de perto o trabalho das Forças Armadas.
L

11 reformas simples que valorizam seu imóvel

Pequenas reformas, bem planejadas, podem gerar um excelente retorno, tornando a casa ou apartamento mais atraente…
L

Open Day Enfermagem abre programação da Semana de Enfermagem em Porto Velho

Evento convida comunidade e estudantes para vivência prática na área da saúde e amplia o debate sobre o futuro da profissão.
L
AGU pede investigação da PF por discriminação racial contra ministra do TSE impedida de entrar em evento

AGU pede investigação da PF por discriminação racial contra ministra do TSE impedida de entrar em evento

Vera Lúcia Santana foi barrada em evento no qual faria palestra
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

TSE restringe uso de Inteligência Artificial nas eleições de outubro

Descubra se o seu emprego está em risco por causa da Inteligência Artificial

IA generativa pode impactar 1 em cada 4 empregos no mundo, aponta OIT
L

Fonte de Vida: com José Neves

Confira!
L

Agenda News: A Internet Maceta da Brasil Digital chega com tudo a Itapuã do Oeste!

Nova unidade da melhor Internet de Rondônia promete revolucionar a conectividade na região
L

In Foco PodCast | Entrevista Profª Úrsula Maloney

Nesta quarta-feira, dia 21, às 15h, o In Foco Podcast recebe Profª Úrsula Maloney, um verdadeiro ícone da educação em Rondônia.
L

Comcard: créditos devem ser gastos até 30 de junho a partir do novo prazo estipulado pela prefeitura

A mudança também traz a opção pelo cartão físico; para isso, é preciso ir até o ponto de atendimento, localizado no Tudo Aqui. Também nesse caso, é necessário realizar o cadastro pelo aplicativo e aguardar a aprovação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Polícia Federal abre concurso para 1.000 vagas com salários de até R$ 26,8 mil; inscrições começam em 26 de maio

Polícia Federal abre concurso para 1.000 vagas com salários de até R$ 26,8 mil; inscrições começam em 26 de maio

Provas objetivas e discursivas estão previstas para 27 de julho
L
Divulgada lista dos candidatos inscritos no processo seletivo da Saúde de Porto Velho

Divulgada lista dos candidatos inscritos no processo seletivo da Saúde de Porto Velho

Contrato emergencial terá vigência de dois anos.
L
INSS adere à 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado, que passa a oferecer 3.652 vagas

INSS adere à 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado, que passa a oferecer 3.652 vagas

INSS será o 36º órgão federal participante
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga mais de 80 oportunidades de emprego nesta semana

Áreas da beleza e vendas são destaques
L
IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Indicador se mantém estável nas outras 15 unidades
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Coronel Chrisóstomo participa de reunião no Ministério dos Transportes sobre a ponte do Candeias do Jamari

A reunião foi convocada em caráter emergencial após o agravamento da situação estrutural da ponte, que comprometeu o tráfego na região.
L

Em Brasília, deputado Cássio Gois cobra retomada urgente das obras da ponte do Pirarara em Cacoal

Obra paralisada há mais de dois anos prejudica economia e mobilidade na região
L

Van da Saúde, fruto de emenda do vereador Márcio Pacele, já está em operação! Veja como agendar e quais os critérios

A van, que teve sua primeira viagem realizada nesta quarta-feira (21), fará o trajeto nas segundas, quartas e sextas-feiras, saindo das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de cada distrito.
L
Sofia Andrade propõe recriação da Brigada Municipal de Incêndio em Porto Velho

Sofia Andrade propõe recriação da Brigada Municipal de Incêndio em Porto Velho

Sofia Andrade propõe recriação da Brigada Municipal de Incêndio Florestal para reforçar ações contra queimadas e desastres naturais em Porto Velho
L

Dra. Taissa articula e governo confirma retomada de obras em Rio Pardo para melhorar acesso e garantir dignidade à população

Demanda resulta em compromisso do DER com apoio do governador do estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente no Km 643 da BR-364 deixa uma pessoa ferida

Trânsito segue em meia pista enquanto a PRF realiza os procedimentos no local
10

Apartamentos em prédio são destruídos por incêndio em Porto Velho

Segundo o Corpo de Bombeiros, todo o imóvel na parte superior foi destruído, e um cachorro de estimação dos moradores morreu carbonizado.
12

Força Tática do 5° recebe denúncia de tiroteio e prende suspeito armado na zona leste

Assim que viu a viatura, ele tentou se livrar de uma pochete, jogando o objeto dentro de uma lixeira.
10

PRF e Receita Federal prendem passageiro de táxi transportando drogas

Na mochila do suspeito, os agentes encontraram 1 kg de maconha, além de porções de cocaína e crack.
12
Polícia Civil usa técnica forense para identificar corpo em decomposição em Porto Velho

Polícia Civil usa técnica forense para identificar corpo em decomposição em Porto Velho

Segundo o IICC, o procedimento foi conduzido por datiloscopistas experientes, cujo trabalho técnico foi essencial para garantir a identificação em condições extremamente difíceis.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia anuncia agenda oficial da 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná

Inauguração do estande será na segunda-feira, 26; sessão itinerante ocorre na quinta, 29.
L
Emissoras públicas pedem financiamento estável para fortalecer comunicação pública no Brasil

Emissoras públicas pedem financiamento estável para fortalecer comunicação pública no Brasil

Carta divulgada hoje será entregue a quatro ministérios do governo
L
Nova resolução do CFM amplia acesso à cirurgia bariátrica para pacientes com IMC acima de 30 e adolescentes em casos graves

Nova resolução do CFM amplia acesso à cirurgia bariátrica para pacientes com IMC acima de 30 e adolescentes em casos graves

Especialista adverte que cirurgia é tratamento e não cura da obesidade
L
Projeto Good Life leva aulas de zumba gratuitas para zonas Sul e Leste de Porto Velho

Projeto Good Life leva aulas de zumba gratuitas para zonas Sul e Leste de Porto Velho

Iniciativa vai chegar a 11 anos e atende cerca de 300 pessoas de todas as idades e gêneros.
L
Trump confronta presidente da África do Sul na Casa Branca com vídeos sobre suposto genocídio de brancos

Trump confronta presidente da África do Sul na Casa Branca com vídeos sobre suposto genocídio de brancos

O tom da conversa mudou quando o presidente norte-americano solicitou que fossem mostradas imagens que apontariam para um suposto “genocídio branco” na África do Sul, incluindo cenas de túmulos atribuídos a vítimas desses crimes.
L

Marta é eleita a melhor jogadora de futebol da história e posta foto para comemorar

Em segundo lugar, a espanhola Aitana Bonmatí foi eleita atual melhor do mundo na última temporada, aparece na décima posição.
L
Prefeitura de Jaru realiza remoção de pedras e rebaixamento de morro na Rua Francisco Pantoja; serviço faz parte do processo de pavimentação da via

Prefeitura de Jaru realiza remoção de pedras e rebaixamento de morro na Rua Francisco Pantoja; serviço faz parte do processo de pavimentação da via

Já no trecho entre a Anita Garibaldi e Santos Dumont, antes da terraplanagem, as equipes realizam a remoção de pedras e rebaixamento de morro.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.