SEGUNDA-FEIRA, 07/07/2025
Publicidade

Censo 2022: 84% dos domicílios têm calçadas, mas 80% sofrem com buracos e desníveis, aponta IBGE

Pesquisa do IBGE traz retrato da urbanização no país

Por Bruno de Freitas Moura - repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Censo 2022: 84% dos domicílios têm calçadas, mas 80% sofrem com buracos e desníveis, aponta IBGE
Rovena Rosa/Agencia Brasil

O calçamento das ruas avançou no Brasil entre 2010 e 2022, mas a presença de obstáculos como buracos e desníveis perto das residências ainda é um problema que afeta oito em cada dez brasileiros.

Os dados fazem parte do Censo 2022 e foram divulgados nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na pesquisa Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios. O estudo coletou dados sobre capacidade de circulação de vias, presença de pavimentação, calçadas, bueiros, iluminação pública, pontos de ônibus, rampa para cadeirantes, arborização e sinalização para bicicletas.

A pesquisa do IBGE mostra que entre os censos de 2010 e 2022, caiu praticamente à metade a proporção de brasileiros que viviam em locais sem calçadas. Em 2010, eram 32,7% dos habitantes, patamar que diminuiu para 15,7% em 2022. Esse número representa 27,3 milhões de brasileiros.

Presença de rampa para cadeirante aumenta quatro vezes em 12 anos
Dois terços dos brasileiros moram em ruas arborizadas
Pretos e pardos têm menos acesso à infraestrutura urbana que brancos

Distrito Federal e Goiás são as unidades da federação com maior proporção de moradores em ruas com calçadas, 92,9% e 92,6%, respectivamente. Na outra ponta, o Amapá tem apenas 57,1% dos moradores nessa condição.

Ao mesmo tempo em que o levantamento mostra que 84% dos brasileiros residem em vias com calçadas, apenas 18,8% dos moradores têm endereços em vias com calçadas livre de obstáculos, como buracos, desníveis, entradas para estacionamento irregulares ou calçadas quebradas.

Na publicação, o IBGE observa que a importância das calçadas vai além da simples função de circulação de pedestres.

“Calçadas bem cuidadas valorizam os imóveis e o espaço urbano como um todo, elas podem ser usadas para paisagismo, áreas de descanso, arte urbana e mobiliário público, tornando a cidade mais atraente, além de promoverem modos de transporte mais sustentáveis, como a caminhada, ajudando a reduzir a poluição e o congestionamento urbano”, descreve o instituto.

Pavimentação

O estudo apontou que 154,1 milhões de pessoas moravam em vias pavimentadas, o que correspondia a 88,5% do total de brasileiros. Isso significa que ao menos oito em cada dez pessoas no Brasil moram em endereços com vias pavimentadas.

Ao buscar dados sobre pavimentação, o IBGE considerou diversos tipos como asfalto, cimento, paralelepípedos e calçamento poliédrico, também conhecido como pé de moleque. Em vias sobre palafitas, foram considerados também vias revestidas com tábuas de madeira.

As vias foram identificadas como pavimentadas quando o calçamento abrangia mais da metade da extensão. No Censo de 2010, não havia essa necessidade mínima para considerar a via pavimentada e, por isso, o IBGE não apresentou comparação entre os dois censos.

O IBGE contextualiza que a pavimentação é fundamental para o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida dos cidadãos, representando, por exemplo, mais segurança e mobilidade no trânsito, facilidade de transporte de mercadorias e redução de poeira, lama e barulho.

Unidades da Federalção (UF) com mais de 90% de moradores em vias pavimentadas:

São Paulo: 96%
Minas Gerais: 95,3%
Distrito Federal: 94,2%
Goiás: 94%
Paraná: 91,8%
Espírito Santo: 91,3%

UFs com menos de 80% de moradores em vias pavimentadas:

Pará: 69,3%
Rondônia: 70,4%
Amapá: 71,9%
Pernambuco: 76,3%
Maranhão: 77,5%
Mato Grosso do Sul: 78,8%
Paraíba: 79,2%

A pesquisa também fez classificações com base na capacidade de circulação das vias. Foi possível identificar que 90,8% dos moradores tinham endereço em ruas que podiam receber caminhões, ônibus e veículos de carga.

Entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, seis capitais ficaram entre as que apresentaram menores percentuais de ruas que poderiam receber veículos maiores:

Salvador (BA): 63,4%
Recife (PE): 70,4%
Macapá (AP): 76,9%
Belém (PA): 80,4%
Rio de Janeiro (RJ): 81,7%
Maceió (AL): 83,9%

De acordo com o analista do IBGE Maikon Roberth de Novaes, “algumas características ligadas à própria geografia das cidades e a presença de favelas e comunidades urbanas pode explicar, em parte, essa questão de percentuais baixos em grandes cidades”.

Iluminação pública e ônibus

Ao visitar os milhões de endereços pelo país, os agentes censitários identificaram que 97,5% dos moradores viviam em locais com estrutura de iluminação pública. Em 2010, o patamar era de 95,2%. Em 2022, o Amapá (88,5%) era o único estado em que essa marca fica abaixo de 90%.

A pesquisa verificou apenas a presença de postes de luz, sem se ater se estavam funcionando durante as noites.

Os pesquisadores também buscaram se saber ônibus e vans passavam nos domicílios dos brasileiros. O resultado é que 8,8% dos habitantes viviam em ruas com ponto de parada desses meios de transporte – independentemente da frequência de circulação.

O analista do IBGE Maikon Roberth de Novaes considera que a presença do transporte público “traz a possibilidade mais democrática de acesso e realização de atividades sociais, culturais, políticas e econômicas”.

Ele classifica o percentual identificado pela pesquisa como “muito baixo”. O número representa 15,3 milhões de pessoas.

No entanto, Novaes avalia que não é necessário que todas as ruas tenham ponto de ônibus. “É recomendado que o domicílio esteja a 300 metros e 500 metros de um ponto de ônibus. Então não é um resultado tão ruim assim, apesar do índice baixo”, pondera.

O levantamento mostra que, conforme aumenta o porte das localidades, maior o percentual de moradores em vias com ponto de transporte coletivo. Nas metrópoles, o índice é de 12,3%; nas capitais, 10,7%; e nos centros locais, 2,3%.

Metodologia

Cerca de 30 mil agentes censitários do IBGE coletaram características dos trechos das vias onde moram as pessoas, delimitação que o instituto chama de face de quadra. De forma simplificada, cada face pode ser entendida como um pedaço da quadra onde fica o domicílio, por exemplo, de uma esquina a outra.

Os agentes censitários verificaram informações de 11,4 milhões de faces de quadra, que abrangem 63,1 milhões de domicílios – 69,56% do total do país. Ao todo, esse universo representa 174,2 milhões de moradores – 85,75% da população brasileira (202,1 milhões de pessoas).

Esses setores censitários que tiveram os dados recolhidos possuem características urbanas, incluindo áreas de povos indígenas e favelas. Regiões com predominância agropecuária foram excluídas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Alexandre de Moraes mantém prisão de "Kid Preto" em trama golpista

Alexandre de Moraes mantém prisão de “Kid Preto” em trama golpista

Ministro Alexandre de Moraes decide pela manutenção da prisão do tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira, réu no processo da trama golpista.
L
Edital da ABDI contempla universitários de RO para impulsionar a nova indústria brasileira

Edital da ABDI contempla universitários de RO para impulsionar a nova indústria brasileira

Desafio de Inovação da ABDI abre portas para universitários de Rondônia apresentarem soluções para transformar a indústria brasileira até 2033.
L
https://newsrondonia.com.br/noticias/2025/07/07/governador-celebra-tomografo-em-guajara-mirim-relembrando-quando-sofreu-traumatismo-craniano/

Governador celebra tomógrafo em Guajará-Mirim relembrando quando sofreu traumatismo craniano

Equipamento de última geração em Guajará-Mirim marca avanço da saúde regional e emociona governador Marcos Rocha ao relembrar superação pessoal.
L
https://newsrondonia.com.br/noticias/2025/07/07/uniao-dos-poderes-em-prol-da-regularizacao-fundiaria-reacende-esperanca-para-produtores-em-ro/

União dos Poderes em prol da regularização fundiária reacende esperança para produtores em RO

Reunião com Marcos Rocha reúne representantes dos Três Poderes e reacende debate sobre segurança jurídica e titulação de terras em Rondônia.
L
Brics exige US$ 1,3 trilhão em financiamento climático até a COP30

Brics exige US$ 1,3 trilhão em financiamento climático até a COP30

Grupo cobra maior responsabilidade dos países ricos para ampliar a participação nas metas de financiamento e acelerar a transição ecológica.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Welison Nunes é o entrevistado do programa Ponto & Contraponto desta segunda-feira, às 16h

Nesta segunda-feira, dia 07, às 16h, o programa Ponto & Contraponto recebe Welison Nunes da Silva, advogado com mais de 13 anos de atuação no Regime Geral de Previdência Social.
L
ProUni 2025: Resultado da Primeira Chamada do segundo semestre já está disponível

ProUni 2025: Resultado da Primeira Chamada do segundo semestre já está disponível

Candidatos pré-selecionados no Programa Universidade para Todos devem apresentar documentação às instituições até 18 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

Estudante da rede pública vai representar Rondônia como jovem senadora 2025-2026, em Brasília

Os jovens senadores vão se reunir em Brasília para participar da Semana de Vivência Legislativa, entre os dias 18 e 22 de agosto
L
Agenda News: Descubra os benefícios da limpeza de pele integrativa com a Dra. Ellen Martins no Loft Feminino e transforme sua rotina de cuidados com a pele

Agenda News: Descubra os benefícios da limpeza de pele integrativa com a Dra. Ellen Martins no Loft Feminino e transforme sua rotina de cuidados com a pele

Procedimento personalizado une técnica, sensibilidade e orientação para uma pele saudável, viçosa e livre de impurezas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

POLÍTICA

Deputada Sílvia Cristina entrega R$ 500 mil para início das obras da nova sede da Apae de Alvorada do Oeste

Deputada Sílvia Cristina entrega R$ 500 mil para início das obras da nova sede da Apae de Alvorada do Oeste

Parlamentar garante também mais R$ 1,3 milhão para conclusão da estrutura, atendendo pedido da Câmara Municipal.
L
Lula: Ameaça de taxação de Trump não preocupa nações do Brics

Lula: Ameaça de taxação de Trump não preocupa nações do Brics

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que declaração foi ignorada na cúpula e defendeu a soberania dos países.
L

Mais dignidade para Guajará-Mirim: Dra. Taíssa participa de entrega de leitos de UTI, hemodiálise e tomografia no Hospital Regional

Em agenda no município, o governador Coronel Marcos Rocha entrega avanços estruturais que marcam nova fase da saúde em Guajará-Mirim.
L

Alan Queiroz solicita a manutenção emergencial na BR-364, no trecho entre Vilhena e Pimenta Bueno

A solicitação, por meio de ofício, visa resolver os problemas ocasionados pelas erosões graves no local.a
L

Dra. Taíssa entrega R$ 300 mil em materiais esportivos para a Associação ASFAGUAM e reforça apoio ao esporte de base

Material entregue vai beneficiar campeonatos locais e incentivar a prática esportiva.
L
Publicidade

POLÍCIA

Corpo de idosa é encontrado em decomposição no Bairro Tiradentes

Corpo de idosa é encontrado em decomposição no Bairro Tiradentes

O corpo de uma idosa foi encontrado em estado avançado de decomposição nesta segunda-feira, 7 de julho de 2025, em um apartamento no bairro Tiradentes, em Porto Velho (RO).
18
Polícia Civil Prende líderes de organização criminosa em Porto Velho

Polícia Civil prende líderes de organização criminosa em Porto Velho

Dois homens com mandados de prisão em aberto, investigados por roubos e liderança de facção, são detidos em condomínio da capital.
10
Homicídios prende assaltantes do PCC em condomínio na zona leste

URGENTE: Homicídios prende assaltantes do PCC em condomínio na zona leste

Segundo a investigação, os criminosos possuem mandado de prisão pelo crime de roubo.
10
Mulher pede que facção criminosa castigue a própria filha após a menina ser encontrada com idoso em motel

Mulher é agredida a pauladas depois de terminar relacionamento com namorado

Inconformado o agressor teria agredido a ex-companheira com socos e pauladas, depois fugiu antes da chegada da PM e não foi localizado.
12
Jovem morre afogada durante confraternização familiar, em Rondônia

Jovem morre afogada durante confraternização familiar, em Rondônia

Ao chegarem à propriedade, os policiais constataram que A. C. Z. já havia sido retirada da água, mas estava inconsciente e sem sinais vitais.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Paulo Origa é o entrevistado do programa Jovem News desta segunda, às 17h

Nesta segunda-feira, dia 07, às 17h, o Jovem News recebe Paulo Origa, servidor público e estudante de Direito, para um bate-papo sobre sua experiência nas eleições de 2024.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): CONVENIÊNCIA E LAVANDERIA LAVA BEM CAMINHONEIRO LTDA

Licenças Previa (LAP), Instalação (LAI) e Operação (LAO)
L
Trump anuncia tarifa de 25% sobre produtos do Japão e Coreia do Sul e alerta Brics

Trump anuncia tarifa de 25% sobre produtos do Japão e Coreia do Sul e alerta Brics

Presidente dos EUA publica cartas a líderes e ameaça nova onda de taxações a partir de 1º de agosto, além de visar países alinhados ao Brics.
L

Recebimento de Licençamento (LAS): START COMÉRCIO DE BATERIAS LTDA

Licença Ambiental Simplificada (LAS) n.º 016.00282.002/2025-SUL
L
Anvisa alerta sobre riscos do formol e Ácido Glioxílico em alisantes de cabelo

Anvisa alerta sobre riscos do formol e Ácido Glioxílico em alisantes de cabelo

Produtos irregulares podem causar desde irritações na pele a problemas respiratórios e danos irreversíveis aos fios.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): PET SHOP PETCHARMME LTDA

Licença Ambiental Simplificada (LAS)
L

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: DULCI COMÉRCIO DE ROUPAS E ACESSÓRIOS LTDA

Dispensa de Licenciamento n.º 016.00779.007/2025-SUL
L

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: CIDELINO E DIEGO LTDA

Dispensa de Licença Ambiental n.º 016.00906.007/2025-SUL
L

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: E J DE SÁ

Dispensa de Licenciamento n.º 016.00959.007/2025-SUL
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.