SEXTA-FEIRA, 18/04/2025

Debate público reúne instituições para prevenir colapso ambiental e sanitário em RO causado por queimadas

Foram abordados orçamento, contratação de brigadistas e responsabilização de infratores.

Por GCI MPRO - 30

Publicado em 

Debate público reúne instituições para prevenir colapso ambiental e sanitário em RO causado por queimadas
Foto: Divulgação

Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (9/4), pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO) e Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO), visando à elaboração de um planejamento para prevenção e combate a queimadas e incêndios florestais em 2025, órgãos públicos com atribuições na área e sociedade civil organizada discutiram medidas a serem implementadas para evitar, neste ano, a ocorrência do cenário de crise ambiental e de saúde registrado em 2024.

No ano passado, Rondônia enfrentou grave quadro ambiental, marcado pelo aumento expressivo de focos de calor e queimadas ilegais, especialmente em áreas protegidas. A fumaça originada pelos incêndios florestais cobriu diversas regiões do estado, incluindo a capital, Porto Velho, comprometendo a qualidade do ar e representando sérios riscos à saúde da população.

No evento desta quarta, realizado no prédio-sede do MPRO, em Porto Velho, buscou-se a promoção de debate entre os órgãos e a escuta ativa de entidades civis sobre meios que possam garantir o manejo sustentável da agricultura, a proteção do meio ambiente e o bem-estar da sociedade.

A atividade foi aberta pelos membros dos MPs proponentes da audiência, a Promotora de Justiça Valéria Giumelli Canestrini (Diretoria do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente – Gaema), e o Procurador da República Gabriel de Amorim, que agradeceram as instituições e entidades presentes, ressaltando a importância do debate para a interlocução e integração dos órgãos no enfrentamento do problema.

No início da audiência, a diretora do Gaema, Valéria Giumelli, reforçou aos presentes o posicionamento do Ministério Público de Rondônia, já expresso em Notificação Recomendatória emitida no ano anterior, sobre a necessidade de intensificar a responsabilização criminal dos autores de queimadas ilegais no estado, além da adoção de medidas na área administrativa.

Por sua vez, o Procurador da República Gabriel de Amorim destacou as ações judiciais propostas pelo MPF durante a crise de 2024, nas quais foram solicitados, além de um protocolo de saúde, a contratação de brigadistas e de aeronaves para o combate a queimadas ilegais, reiterando a preocupação contínua da instituição com o tema.

Propostas de órgãos – O debate oportunizou exposições técnicas e apresentações de trabalho para 2025, por parte de órgãos como Ibama; Instituto Chico Mendes (ICMBio); Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam); Batalhão de Polícia Ambiental (BPA); Corpo de Bombeiros, Censipam e Defesa Civil.

Ibama- Presente, o superintendente do Ibama em Rondônia, César Guimarães, afirmou, entre outros pontos, estar em curso no órgão a contratação de 330 brigadistas, 60 dos quais já se encontram em formação. Relembrando o volume de focos de calor identificados em 2024, afirmou que, dos 52 municípios de Rondônia, apenas 10 concentraram 80% desses registros, sendo Porto Velho a cidade que liderou o ranking. Desse modo, o representante explicou haver projeto para a instalação de 15 novas bases de brigadistas, com cobertura de atuação em pontos estratégicos do estado, medida que contribuiria para incrementar a força de combate ao fogo.

Sedam – Em sua participação, o secretário de Estado de Desenvolvimento Ambiental, Marcos Antônio Lagos, falou da predominância dos incêndios em áreas de preservação no ano passado, fazendo breve retrospecto de operações realizadas no Parque Estadual Guajará-Mirim e na Estação Soldado da Borracha. Como ações previstas para este ano, citou a aquisição e aluguel de equipamentos pelo estado, o suporte ao Corpo de Bombeiros e a execução atual da Operação Hileia, que já resultou na lavratura de 92 termos de embargo e no volume de 40 milhões em multas.

ICMBio – Pelo Instituto Chico Mendes, a representante Carolina Maldonado ressaltou a importância de um olhar cultural para o uso do fogo, em especial por populações tradicionais e quilombolas. A integrante do ICMBio discorreu sobre o Plano de Manejo Integrado do Fogo, afirmando que o órgão vem aplicando o instrumento junto a essas comunidades, como forma de estabelecer o uso controlado e consciente do recurso em seus meios de cultivo.

Corpo de Bombeiros – O Subcomandante do Corpo de Bombeiros de Rondônia, Coronel Andrey Ribeiro, destacou já ter sido disponibilizado à corporação o orçamento para o combate às queimadas no estado este ano. Segundo ele, em 2025, foi promovida a capacitação de 800 pessoas para atuação como brigadistas, nos 52 municípios, uma mão de obra que poderá ser utilizada de acordo com a necessidade dos entes. Também foram realizados cursos de georreferenciamento e de combate a incêndios para o efetivo da corporação.

Batalhão de Polícia Ambiental – Em apresentação técnica do trabalho do BPA, considerando todo o ciclo do desmatamento, o Comandante da corporação, Tenente-Coronel Railson Baumman, fez exposição detalhada da Operação Hileia, em andamento. A ação resultou no registro de 106 ocorrências e na apreensão de equipamentos, dentre os quais 14 tratores. O trabalho terá prosseguimento no decorrer de 2025.

Defesa Civil e Censipam – O Coronel Arthur Santos (Defesa Civil) e o servidor Carlos Eduardo Pietro (Censipam) falaram sobre a natureza das atividades das instituições e se colocaram à disposição dos órgãos presentes para o desenvolvimento de um trabalho integrado na prevenção e combate a queimadas.

Sociedade civil – Também compareceram à audiência integrantes do meio acadêmico, pesquisadores da Unir, que falaram sobre a importância de dados técnicos da qualidade do ar, representantes de entidades civis e de setores da agricultura, que se manifestaram sobre as proposições feitas, apresentando ainda sugestões e ideias enfatizando a necessidade de políticas públicas ambientais e sociais justas.

Ao final, os integrantes dos Ministérios Públicos, que coordenaram os trabalhos, ressaltaram o sucesso da atividade, destacando a pluralidade de fontes e a qualidade das contribuições, bem como a continuidade na articulação com todos os órgãos para o enfrentamento do problema que afeta a todos.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CEACLIN: confiança que se constrói com qualidade

Referência em Porto Velho, o laboratório aposta em auditorias constantes para garantir segurança nos exames e fortalecer a relação com pacientes e parceiros.
L

Poeta Elizeu Braga: presença em bate-papo com estudantes de Letras Espanhol, Inglês e Português da Unir

Em evento que marcou a reinauguração do clube de contos “Escrevivências”, Elizeu Braga compartilhou suas vivências, poesias e o processo criativo que o conecta às raízes do Baixo Madeira.
L

Governador Marcos Rocha e Luana Rocha anunciam auxílio emergêncial para famílias atingidas por enchentes em Rondônia

Marcos Rocha informou ainda que já encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de lei que prevê o orçamento para o auxílio e conta com o apoio dos deputados estaduais para aprovação.  
L
O clássico do stop-motion está de volta! "Coraline e o Mundo Secreto" será reexibido no Cine Araújo de Porto Velho

Cine Araújo exibe filme em Sessão Adaptada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Porto Velho Shopping

Programação especial no Cine Araújo oferece ambiente inclusivo para famílias com crianças e adultos no espectro autista
L
Ministério do Turismo cancela cadastro da Hurb após denúncias e empresa é impedida de atuar no setor

Ministério do Turismo cancela cadastro da Hurb após denúncias e empresa é impedida de atuar no setor

Para a Senacon, atuação da empresa é inviável em vários aspectos
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: DigiEx leva imersão transformadora em marketing digital para Rondônia; confira as cidades do evento

Evento promete 10 horas de aprendizado com Mateus Ribeiro e Carla Rodrigues, explorando estratégias para escalar negócios e monetizar conhecimentos.
L

Crise nos supermercados: falta de funcionários trava o setor

Funções como operador de caixa, açougueiro e repositor estão entre as mais difíceis de preencher, afetando o atendimento e o funcionamento das lojas
L
IFRO abre vaga para bolsista colaborador externo na área de Psicologia no Campus São Miguel do Guaporé

IFRO seleciona bolsista externo para atuar em Psicologia no campus de São Miguel do Guaporé

O valor mensal da bolsa é de R$ 1.430,00, para carga horária de 20 horas semanais.
L
Conta de energia elétrica permanecerá sem cobrança extra em março

Governo propõe nova tarifa social de energia que pode beneficiar até 60 milhões de pessoas

A medida prevê isenção total na conta de luz para famílias de baixa renda com consumo mensal de até 80 kWh. A proposta, enviada à Casa Civil em 16 de abril, ainda pode passar por ajustes antes de ser enviada ao Congresso Nacional.
L
Gazin Porto Velho conquista o pentacampeonato Rondoniense com brilho de Digão nos pênaltis

Gazin Porto Velho conquista o pentacampeonato Rondoniense com brilho de Digão nos pênaltis

Com o resultado, o clube iguala o número de títulos do Vilhena Esporte Clube (VEC), segundo maior campeão estadual.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves vota favoravelmente às conclusões da CPI das Reservas Ambientais em Rondônia

Parlamentar elogiou a atuação da Comissão e defendeu a manutenção dos produtores em suas terras.
L
Relatório final da CPI das Reservas é apresentado por Pedro Fernandes e aprovado pelo plenário

Relatório final da CPI das Reservas é apresentado por Pedro Fernandes e aprovado pelo plenário

Investigação conduzida por quase dois anos conclui que decretos que criaram 11 unidades de conservação são nulos e sem embasamento técnico
L
Visto de Duda Salabert é emitido no gênero masculino, contrariando documentos brasileiros

Visto de Duda Salabert é emitido no gênero masculino, contrariando documentos brasileiros

Parlamentar tem todos os documentos brasileiros com gênero feminino
L
José Guedes se desliga do PSDB após décadas de militância e fundação do partido em Rondônia

José Guedes se desliga do PSDB após décadas de militância e fundação do partido em Rondônia

Ex-prefeito de Porto Velho e ex-deputado federal constituinte, José Guedes anunciou oficialmente sua saída do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), legenda da qual foi um dos fundadores em nível nacional, estadual e municipal.
L
Silvia Cristina comemora resultado de pesquisa ao Senado, mas reforça foco no trabalho atual

Silvia Cristina comemora resultado de pesquisa ao Senado, mas reforça foco no trabalho atual

O levantamento, realizado entre 09 e 13 de abril com 1.640 eleitores em 35 municípios de Rondônia, a posiciona com 17,4% das intenções de voto para o Senado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Criança é atropelada por moto em frente à casa da avó

Com várias escoriações pelo corpo, a criança foi socorrida pelo Samu e levada para a UPA Leste.
12

Operação conjunta resulta em apreensão de armas e quatro presos

O flagrante aconteceu em uma fazenda na Linha Verde, distrito de Triunfo, município de Candeias do Jamari, nesta quinta-feira (17).
10
Batida entre carro e moto deixa mulher em estado grave na capital

Batida entre carro e moto deixa mulher em estado grave na capital

De acordo com testemunhas, a mulher que estava de moto teria avançado a preferencial quando foi atropelada pelo carro que seguia na Rui Barbosa.
16
Mulher é presa suspeita de envenenar família com ovo de Páscoa; criança de 7 anos morreu

Mulher é presa suspeita de envenenar família com ovo de Páscoa; criança de 7 anos morreu

O caso resultou na morte de uma criança de 7 anos e deixou duas pessoas em estado grave.
14
Acidentes em rodovias federais causaram mais de 6 mil mortes e 84 mil feridos em 2024, aponta PRF

Acidentes em rodovias federais causaram mais de 6 mil mortes e 84 mil feridos em 2024, aponta PRF

PRF diz que 84,5 mil se feriram em mais de 73 mil sinistros
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prazo para se inscrever em curso gratuito sobre projetos esportivos é estendido até quinta-feira, 17 de abril

Prazo para se inscrever em curso gratuito sobre projetos esportivos é estendido até quinta-feira, 17 de abril

A Rede CT – Capacitação e Transformação fortalece iniciativas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, ampliando o acesso à Lei de Incentivo ao Esporte.
L

Governo Federal amplia investimento no programa Cantinhos da Leitur

Serão investidos mais de R$ 16 milhões para atendimento às crianças da educação infantil em 2025.
L
Terminal Rodoviário de Porto Velho vira centro de doações para afetados pela enchente no Baixo Madeira

Terminal Rodoviário de Porto Velho vira centro de doações para afetados pela enchente no Baixo Madeira

Terminal se une à corrente de solidariedade e recebe doações para comunidades atingidas pelas inundações.
L
Governo de RO entrega sistema de abastecimento e muda a realidade de moradores de União Bandeirantes

Governo de RO entrega sistema de abastecimento e muda a realidade de moradores de União Bandeirantes

Iniciada em 2014, a obra foi paralisada em 2018 para ajustes contratuais e só foi retomada em 2021, após esforços do governo do estado para destravar burocracias.
L

Jaru: Inscrições para o 1º Garota e Garoto Barco Cross se encerram na próxima terça-feira, 22

O prazo final para as inscrições no concurso Garota e Garoto Barco Cross está marcado para a próxima terça-feira, 22.
L

Prefeitura de Jaru realiza confraternização de Páscoa para crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A equipe da Semdes organizou brincadeiras, música, lanches e muita diversão para os participantes. No final da confraternização, também foram distribuídas cestas com chocolates e doces.
L

Explosão de afastamentos por saúde mental no trabalho acende alerta nas empresas

Brasil registra aumento de 134% nos afastamentos por transtornos psicológicos; especialistas apontam urgência em políticas de bem-estar corporativo
L
Amazônia

Pesquisadores estudam riscos ambientais para botos e tucuxis na Amazônia

A expedição percorreu mais de 1.000 km de rios, lagos e igarapés da região do Médio Solimões; Sea Shepherd Brasil reforça missão para proteger mamíferos aquáticos
L

Projetos desenvolvidos na Atenção Básica de Saúde em Jaru são destaques durante evento em Porto Velho

O evento reuniu experiências bem-sucedidas de diversos municípios do estado.
L

Prefeitura de Jaru promove capacitação para prevenção da Doença de Chagas

A infecção é provocada pelo protozoário Trypanosoma Cruzi, transmitido principalmente por insetos popularmente conhecidos como Barbeiro. 
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.