A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Porto Velho (Apae), há cinco anos, conta com melhorias na estrutura que impactam diretamente na economia do consumo de energia. Em 2020, o local recebeu ações de eficiência energética da Energisa. Foram trocadas mais de 50 Lâmpadas normais por modelos LED que duram mais e são mais econômicas, aparelhos de ar-condicionado e geladeiras também foram trocados por modelos mais novos e econômicos. O local recebeu ainda a instalação de 48 placas solares. O investimento da Energisa na Apae foi de cerca de R$ 160 mil.
As ações possibilitaram uma redução no consumo de energia da instituição de 43,59MWh/ano, o que equivale ao consumo anual de 18 casas populares. De acordo com a analista de Eficiência Energética da Energisa, Camila Teixeira Lopes a economia na conta da energia chegou até 60% anualmente. “Com essa economia, a Apae conseguiu investir em outras melhorias, como ampliação das salas para aplicação de terapias, quadra de esporte e salas de aula, aumentando assim o número de crianças atendidas. São cinco anos dessa iniciativa aqui na Apae de Porto Velho. E, claro, acompanhar de perto essa evolução e contribuir com a mudança de cenário na associação é muito gratificante e reforça o compromisso da empresa com a sociedade”, destacou Camila.
Emocionada, a presidente da Apae de Porto Velho, Iranilde de Oliveira, lembra do período em que recebeu as primeiras ações do projeto Eficiência Energética. “Essa parceria com a Energia foi de muita importância. A nossa conta de energia reduziu bastante e com a economia que tivemos, aplicamos em outras melhoras”, enfatiza.
Para o colaborador da Apae, Antônio Carlos Bersani, que foi presidente por dois mandatos, a implantação do projeto agregou com a economia nos gastos de energia. “O projeto ajudou demais. A Energisa é nossa parceira. Graças a essa iniciativa, o que nós economizamos na energia, aplicamos em outras melhorias para nossos alunos. Com o valor economizado, ampliamos a cozinha, compramos fogões, e ampliamos a sala de fisioterapia. Estamos muito felizes por essa realidade”, afirmou.
AVANÇO
Nos seis anos de trabalhos da Energisa em Rondônia, a empresa já investiu cerca de R$ 68 milhões em 89 projetos de eficiência energética que contemplaram hospitais, instituições de ensino, organizações sociais e órgãos do poder público. As ações contribuíram para a redução do consumo de 25 mil Megawatts por ano, o equivalente ao consumo de mais de 10 mil casas populares.