QUINTA-FEIRA, 03/04/2025

Presidente da Comissão de Anistia: pedido de anistia para réus do 8 de janeiro é deturpação do conceito

Ana Maria Oliveira alerta que impunidade encoraja ataques à democracia

Por Luiz Cláudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Presidente da Comissão de Anistia: pedido de anistia para réus do 8 de janeiro é deturpação do conceito
José Cruz/Agência Brasil

Os réus no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado, incluindo os condenados pelos ataques aos prédios dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023, deturpam o conceito de anistia para, na verdade, “pedir perdão pelos crimes cometidos”. Essa é a avaliação da presidente da Comissão de Anistia, Ana Maria Oliveira. O órgão é ligado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

“Anistia é um outro conceito. É o que o Estado brasileiro está fazendo contra aqueles que foram perseguidos pelo Estado ditatorial”, disse, em entrevista à Agência Brasil.

Ana Maria, que é procuradora aposentada e está na comissão desde 2004, entende, inclusive, que as pessoas que atacaram recentemente a democracia foram encorajadas pela impunidade de acusados de tortura e morte em prédios públicos, inclusive, que nunca foram responsabilizados.

Para ela, são urgentes tanto a responsabilização desses crimes, mesmo que passados 61 anos, bem como a atuação na área da educação para que os mais jovens compreendam o impacto para a sociedade brasileira.

Agência Brasil: Como a senhora avalia esse momento de conscientização da sociedade brasileira em relação à anistia?

Ana Maria Oliveira: Ainda temos muito caminho pela frente. Precisamos que o Supremo Tribunal Federal não acoberte com o manto da anistia os torturadores da ditadura. Isso porque a lei de 1979, a 6683, não é uma lei de anistia para torturador. Ela é uma lei de memória.

Temos, nesse momento, algumas coisas para celebrar. Incluindo a importância da cultura para o debate político e o filme Ainda estou Aqui, que narra a vida e a trajetória de lutas de Eunice Paiva por justiça e por memória e por encontrar os restos mortais de Rubens Paiva, ex-deputado federal e marido de Eunice, assassinado nos porões da ditadura.

O filme trouxe esse debate para a sociedade na medida em que abordou a questão dos desaparecimentos forçados, da morte, de todas as violações, pelo viés da família.

A Eunice Paiva deu corpo, voz e visibilidade a muitas mulheres que lutaram pelas liberdades e que são a maioria invisibilizadas. Nós fizemos no final de março, na sessão inaugural da comissão, uma sessão especial de homenagem às mulheres do campo, da cidade, das periferias e anônimas que tiveram suas vidas devastadas nesse processo ditatorial.

É preciso que nós continuemos a trabalhar. É preciso que nós contemos para o Brasil e para o mundo, especialmente para as crianças de hoje, e as de amanhã, o que ocorreu na ditadura. Foi um golpe contra a democracia brasileira, contra o Estado de Direito, contra o povo brasileiro que lutava por melhores condições de vida no governo do presidente João Goulart.

O resultado da não responsabilização de torturadores, de todos aqueles que violaram a democracia e os direitos humanos, foi o 8 de janeiro (de 2023). É preciso resgatar memória histórica. A sociedade precisa reconhecer nos seus municípios os locais onde foram feitas as prisões e a tortura de muitos brasileiros.

Agência Brasil: Em relação às pautas no Congresso Nacional que defendem anistia para quem cometeu os ataques no 8 de janeiro, é uma deturpação da palavra anistia?

Ana Maria Oliveira: O que está sendo pedido no Congresso Nacional não é anistia. O que está sendo pedido no Congresso Nacional é perdão aos crimes cometidos por aqueles que atentaram contra a democracia.

Anistia é um outro conceito. É o que o Estado brasileiro está fazendo contra aqueles que foram perseguidos pelo Estado ditatorial. Os que pedem anistia, na verdade, não foram perseguidos, não foram presos, não foram torturados. Eles não sofreram violações do Estado.

Eles estão sendo julgados dentro do Estado Democrático de Direito, com todos os seus direitos sendo respeitados.

Agência Brasil: Então esse pedido de anistia dos ataques do 8 de janeiro não cabe na legislação?

Ana Maria Oliveira: Isso é uma diferença muito fundamental para que a sociedade entenda. A anistia é se eles tivessem sido presos. Se eles tivessem sido mortos, assassinados, se eles tivessem ou seus familiares perseguidos.

Isso seria um pedido de anistia, que é o que nós estamos fazendo. Hoje nós pedimos desculpas àqueles que lutaram pelas liberdades no regime de exceção e que, portanto, foram perseguidos pelo Estado ditatorial.

Agência Brasil: Essa é uma consequência do fato de não ter havido responsabilização a torturadores do regime?

Ana Maria Oliveira: Esse país é um país sem memória. Na medida em que você não responsabilizou os torturadores, como o (coronel do exército Carlos) Brilhante Ustra (1932 – 2015), como o (delegado Sérgio) Fleury (1933 – 1979), e todos os outros que violaram os direitos humanos, o que acontece é que isso deu uma sensação de impunidade.

Agência Brasil: Essa sensação encorajou essas pessoas que são processadas e julgadas pelo STF?

Ana Maria Oliveir: Exatamente. Como não houve responsabilização no passado, agora eles acham que também podem ser, entre aspas, anistiados, ou ser perdoados pelo que eles fizeram.

Agência Brasil: Em relação às vítimas da ditadura e seus filhos e netos, o quão longe estamos de fazer justiça a essas pessoas?

Ana Maria Oliveira: Nós, na Comissão de Anistia, temos entendido que, com base em estudos científicos de vários psicólogos e psiquiatras, as violações sofridas pelo perseguido é transgeracional. Atinge toda a família, filhos e netos.

Muitos tiveram que nascer no exílio, longe da convivência com os seus familiares. Viveram com seus pais de forma clandestina. As ações de memória que nós estamos implementando na comissão, especialmente com os pedidos de anistia coletiva, servem para dar visibilidade ao que aconteceu nesse país.

Ao fim e ao cabo, é um pedido de desculpa para toda a sociedade.

Agência Brasil: Depois dos efeitos do filme e também da data do golpe, como manter a sociedade brasileira ligada nesse tema?

Ana Maria Oliveira: Nós precisamos de políticas de memória para que o tempo todo a sociedade brasileira conheça e reconheça o que aconteceu neste país pelo viés da educação. É preciso que nós não só falemos deste tema em março e em abril.

Nós vamos voltar a fazer as Caravanas da Anistia, que é levar a Comissão de Anistia para os lugares onde ocorreram as violações para que ali a gente não só aprecie os processos daqueles que foram perseguidos lá no lugar.

Todas essas políticas de memória são importantes para a gente continuar falando sobre o tema o ano inteiro.

Nós vamos também retomar os projetos de Marcas da Memória (para rebatizar espaços e logradouros que ainda têm nome de torturadores brasileiros).

Nós estamos com 61 anos do golpe e até agora praticamente ninguém foi responsabilizado. É preciso que o Estado brasileiro se empenhe para devolver às famílias os restos mortais daqueles que foram perseguidos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Moradores do Bairro Costa e Silva, em Porto Velho, precisam atualizar documentos para obter título de imóvel

Moradores do Bairro Costa e Silva, em Porto Velho, precisam atualizar documentos para obter título de imóvel

O atendimento para a atualização dos documentos acontece na unidade do Tudo Aqui, no 1º andar do prédio comercial, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
L

Prefeito Léo Moraes visita cruzamento da avenida Guaporé com Rio de Janeiro e ressalta avanços na drenagem

Após mais de 4 horas de chuva, local não apresenta mais alagamento
L

O silêncio da farda, por Lourismar Barroso

A farda parecia ter vida própria, carregando histórias invisíveis estampadas nos brevês que a vida lhe trouxe aos olhos desatentos.
L

Gerentes dos distritos alinham estratégias para minimizar impactos da cheia

A reunião aconteceu na Sala de Situação montada pela Prefeitura de Porto Velho
L

Fortaleza do Abunã recebe medidas para amenizar impactos da cheia do rio Madeira

As famílias atingidas foram cadastradas e recebem água e cestas básicas
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Jornada Empresarial de Mulheres – Liderança e Transformação com Queila Costa

Febracis Porto Velho promove evento exclusivo para mulheres empreendedoras, com aprendizado, networking estratégico e debates impactantes.
L

Sérgio Gonçalves destaca avanços econômicos e políticas de inovação em Rondônia

Em entrevista ao programa “Momento Empresarial”, vice-governador e secretário da SEDEC fala sobre crescimento de empresas, desburocratização e sustentabilidade no estado
L

Leitura Finalizada: A Nossa Melodia é uma releitura mágica que encanta do início ao fim

Um romance inspirado em A Pequena Sereia, que vai conquistar seu coração.
L
Marinha oferece atendimento médico a comunidades ribeirinhas do Rio Madeira

Marinha oferece atendimento médico a comunidades ribeirinhas do Rio Madeira

A equipe de saúde é composta por médicos, cirurgiões-dentistas, farmacêuticos bioquímicos e técnicos em enfermagem e em radiologia médica.
L
Governador Marcos Rocha reforça apoio à causa autista com participação em caminhada de conscientização

Governador Marcos Rocha reforça apoio à causa autista com participação em caminhada de conscientização

O evento foi promovido pela Associação de Amigos do Autista de Vilhena (Amavi).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ABDI e governo lançam concurso para desenvolvimento de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual

ABDI e governo lançam concurso para desenvolvimento de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual

Objetivo é melhorar equipamento para pessoas com deficiência visual
L
Segunda edição do Concurso Unificado adotará código de barras para identificação de candidatos

Segunda edição do Concurso Unificado adotará código de barras para identificação de candidatos

Termo para escolha da banca examinadora deve ser lançado este mês
L

Concurso da Conab abre nove vagas para Rondônia com salários de até R$ 8,1 mil

No estado, as vagas são destinadas ao cargo de Assistente, que exige nível médio, com salário base de R$ 3.459,87, e ao cargo de Analista, voltado para candidatos com formação superior, cuja remuneração inicial ultrapassa os R$ 8 mil.
L
Rendimento médio do trabalhador brasileiro atinge R$ 3.378, maior valor desde o início da série histórica em 2012, aponta IBGE

Rendimento médio do trabalhador brasileiro atinge R$ 3.378, maior valor desde o início da série histórica em 2012, aponta IBGE

Ganho foi influenciado por aumento da formalidade e do salário mínimo
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

O resultado preliminar será divulgado no site da banca, com possibilidade de recurso em até dois dias úteis.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus intermedeia diálogo entre Sindur e governo para inclusão de servidores da Caerd na administração pública

Parlamentar reuniu com o vice-governador Sérgio Gonçalves, defendeu o assunto durante sessão na Alero e também fez proposição parlamentar ao governo.
L

Vereador Marcio Pacele assegura progresso na implementação do Fórum Digital em Vista Alegre do Abunã

Para Pacele, essa é uma grande conquista para a comunidade.
L

Deputada Dra. Taíssa Sousa solicita reforma do Palanque Oficial em Guajará-Mirim

Espaço cultural e cívico necessita de revitalização.
L

Deputada Dra. Taíssa Sousa cobra solução para alagamentos na BR-425

Isolamento de comunidades e busca por medidas emergenciais.
L

Deputada Cláudia de Jesus reforça pedido por Policlínica Estadual em Ji-Paraná

Proposta busca ampliar atendimento médico e reduzir filas de espera.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF combate grilagem de terras na Terra Indígena Igarapé Lage em Rondônia

O Grupo criminoso é alvo da operação por invasão e destruição nas terras indígenas.
10
Polícia Civil de Rondônia prende homem com submetralhadora em Candeias do Jamari

Polícia Civil de Rondônia prende homem com submetralhadora em Candeias do Jamari

O suspeito foi abordado nas proximidades de sua residência, portando uma submetralhadora calibre 9mm, com nove munições intactas e um silenciador.
14
Polícia Civil de Rondônia prende foragido condenado por tráfico de drogas durante operação

Polícia Civil de Rondônia prende foragido condenado por tráfico de drogas durante operação

As investigações levaram a localização do foragido, bem como revelaram outros dois mandados em aberto contra o conduzido.
12
Polícia Civil de Rondônia conclui investigação e prende suspeito de triplo homicídio

Polícia Civil de Rondônia conclui investigação e prende suspeito de triplo homicídio

O crime, que vitimou duas mulheres e um homem, gerou grande comoção na região.
10
Loja da Cacau Show é furtada na madrugada em Porto Velho; criminoso arromba estabelecimento e rouba chocolates

Loja de cosméticos é alvo de bandidos no centro de Porto Velho

Segundo consta em relato policial, o bando teria sido visto chegando em um carro modelo Fiat Uno, depois invadiram o estabelecimento comercial após arrombarem o cadeado e porta blindex.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Espetáculo inspirado na musicalidade de Porto Velho estreia no Mercado Cultural

Espetáculo inspirado na musicalidade de Porto Velho estreia no Mercado Cultural

“Concerto de Quintal” é um documentário de longa-metragem que apresenta as diversas musicalidades que compõem a identidade sonora de Porto Velho.
L

Comitê de Gestão de Saúde se reúne para avaliar ações e medidas em Porto Velho

O observatório conta com a participação de secretarias municipais e vários outros órgãos
L

Requerimento da Licença Ambiental: DISTRIBUIDORA DE GÁS ANDRADE LTDA

Licença Previa, Licença de Instalação e Licença de Operação-LO
L

Edital do processo seletivo do Programa Unidos pela Educação é atualizado com novo cronograma

Com o novo documento, a divulgação do resultado preliminar previsto para o dia 18, será no dia 21
L

Recebimento da Licença Ambiental: L. C. COMERCIO E SERVICOS FUNERARIOS LTDA

Licença Ambiental de Operação.
L

Recebimento da Licença Ambiental: L. C. COMERCIO E SERVICOS FUNERARIOS LTDA

Licença Ambiental de Operação.
L

Painel “Cidade Limpa” oferecerá monitoramento em tempo real das ações da Prefeitura

Ferramenta também dará transparência às ações, gerando participação social
L

Prefeitura de Porto Velho realiza vacinação itinerante e imuniza mais de 600 animais contra a raiva

Trabalho busca alcançar cães e gatos em áreas afastadas, como distritos, linhas rurais e regiões periurbanas
L

Prefeitura de Porto Velho destina recursos para melhorias e capacitação no Lar do Bebê

Iniciativa inclui melhorias na infraestrutura, como pintura personalizada, reestruturação dos espaços e a revitalização completa do playground
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental: CONDOMÍNIO GARDEN CLUB

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.