Já está disponível no portal da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) a chamada pública para o processo seletivo de vagas de bolsistas de extensão, para sistematizar experiências de boas práticas de gestão e de governança no âmbito da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e das organizações da agricultura familiar no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). As inscrições seguem até domingo, dia 6.
Ao todo, são 108 vagas distribuídas em todo o país. Para se candidatar, é necessário possuir ensino médio completo, sendo desejável formação técnica na área agrária e afins. O processo seletivo visa selecionar pessoas para apoiar ações de implementação, qualificação e fortalecimento das estratégias nacionais de segurança alimentar, de saúde pública e de desenvolvimento sustentável.
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no site da Fiotec, informando os dados pessoais completos (endereço, CPF, filiação e data de nascimento, telefone e e-mail de contato), e anexar o currículo, em formato PDF, contendo todas as informações detalhadas de escolaridade, residência, contato e experiência profissional. As etapas do processo consistem em inscrição, análise curricular e entrevistas.
Os selecionados irão receber auxílio financeiro no formato de bolsa no valor de R$ 2.500, com vigência de 6 meses podendo ser prorrogada de acordo com as necessidades, disponibilidade de recursos e vigência do projeto, limitada a 3 anos de duração. A expectativa é que o resultado final seja publicado em maio.
Clique aqui e acesse mais detalhes sobre o processo seletivo.
Programa de Aquisição de Alimentos – O PAA, criado há mais de 20 anos no âmbito da estratégia Fome Zero, une o incentivo à produção das agricultoras e dos agricultores familiares ao fornecimento de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. O Programa é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fazenda, e executado pela Conab, além de estados e municípios.
Por meio do PAA, a Conab compra os produtos da agricultura familiar, assegurando renda ao produtor, e os alimentos adquiridos são destinados ao abastecimento da rede socioassistencial, aos equipamentos públicos de Segurança Alimentar e Nutricional como os restaurantes populares e as cozinhas solidárias e também a grupos populacionais em situação de vulnerabilidade social, complementando a alimentação de quem está em situação de insegurança alimentar e nutricional.