O Ministério Público de Rondônia (MPRO) colaborou com a ação de “adesivaço” em apoio à 4ª edição do evento “Inspire-se” nesta segunda-feira (31/3), Porto Velho Shopping. A ação encerra o ciclo de atividades do protocolo “Não é não”, alusivo ao mês das mulheres. O objetivo foi ampliar a divulgação da campanha para encorajar mulheres vítimas de violência de gênero e empoderar mulheres através de orientações jurídicas.
Adesivaço
As Promotoras de Justiça Tâmera Padoin Marques Marin, Coordenadora do Núcleo de Atendimentos às Vítimas (Navit) e da Coordenadoria de Planejamento e Gestão do MPRO (Coplan), e Tânia Garcia, titular da 35ª Promotoria de Justiça de Porto Velho, Ouvidora Suplente e Coordenadora Substituta do Navit, participaram da ação denominada “adesivaço”.
Adesivos com os dizeres “Quando uma mulher diz não, qualquer insistência é desrespeito. Qualquer passo além é violência. Denuncie!” foram colados nos espelhos dos banheiros do shopping. Neles também estão disponibilizados os canais de denúncia, incluindo QR code para acesso ao formulário eletrônico.
A ideia de serem afixados em locais públicos, de alta circulação e reservado ao gênero é a duração de médio a longo prazo das informações, de modo a encorajar as potenciais vítimas de violência doméstica a buscarem apoio especializado. “O MP e o Porto Velho Shopping têm unido esforços para levar a informação ao maior número de mulheres para desnaturalizar a mensagem de que pode ser desrespeitada. Também para ajudar a mulher a enfrentar toda e qualquer situação de violência, a reagir, a se posicionar e, acima de tudo, ser protegida por toda essa rede de serviços”, frisa a Tânia Garcia.
Inspire-se
O evento “Inspire-se” foi alusivo ao “Dia Internacional das Mulheres” e foi uma ação do Porto Velho Shopping em colaboração com diversas instituições, com pilar social e objetivo de empoderar mulheres com o oferecimento de serviços essenciais ao bem-estar e justiça para toda a população, em especial ao público feminino no mês de março. A ação contribuiu para a promoção de igualdade de gênero, disseminação de conhecimento, acesso a serviços essenciais e fortalecimento da rede de apoio.
Canais de denúncia
Disque Ouvidoria 127, WhatsApp (69) 999.770.127.
Ouvidoria das Mulheres, por meio do link Ministério Público do Estado de Rondônia.