A recuperação emergencial da RO-370, entre os municípios de Parecis e Alto Alegre dos Parecis, teve início na segunda-feira (24), com foco nos pontos críticos da via. A ação, essencial para garantir a trafegabilidade no período do inverno Amazônico, está sendo executada pela equipe da 5ª Residência Regional do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), com sede em Rolim de Moura.
A equipe técnica atua em um trecho de 34 quilômetros, realizando a remoção de lamaçais, cascalhamento (recomposição do revestimento primário), patrolamento (reconformação da plataforma), reconstrução de descidas d’água e desobstrução de bueiros, conforme informou o residente da 5ª Regional, Nilson Oliveira.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, manter as estradas em boas condições é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio rondoniense. “Nosso estado cresce a cada dia, e a produção de grãos e pecuária são a mola propulsora da economia. Os produtores precisam de vias trafegáveis para escoar sua produção e transportar insumos”, salientou.
O diretor-geral do DER-RO, Eder Fernandes, afirmou que, a manutenção das estradas é uma ação permanente do governo estadual. “As equipes das 15 residências regionais do Departamento trabalham constantemente para manter mais de 4.500 quilômetros de estradas primárias em condições adequadas de tráfego, mesmo durante o período chuvoso.”
Para quem vive na região, como a agricultora Maria Helena, o esforço tem feito a diferença. “Esse ano choveu muito, mas pela primeira vez vejo a equipe do DER trabalhando sem parar. Não tinha dia nem hora. Os servidores estavam sempre presentes, e não ficamos um dia sequer isolados. O governo de Rondônia está desenvolvendo um trabalho de excelência”, relatou.