SÁBADO, 12/07/2025
Publicidade

Dia do consumidor: como se prevenir de enrascadas do comércio on-line

Um dos problemas mais comuns é a falta de entrega dos produtos.

Por Luiz Cláudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil - 35

Publicado em 

Dia do consumidor: como se prevenir de enrascadas do comércio on-line
Foto - Joédson Alves/Agência Brasil

Não são somente as manobras do balé, nas pontas dos pés, ou os movimentos coordenados da dança contemporânea que tornam agitada a vida da artista brasiliense Daniele Dias, de 19 anos. Ela é também professora de crianças de diferentes idades, inclusive em projetos na periferia, e tem ainda a vida universitária no curso de ciência política. Dia do consumidor: como se prevenir de enrascadas do comércio on-line - News RondôniaDia do consumidor: como se prevenir de enrascadas do comércio on-line - News Rondônia

Com tanto para fazer, atua em salas e palcos com brilho nos olhos, mas no ritmo da urgência. Não pode perder tempo. A jovem professora esperava que, ao optar por comprar, em uma loja na internet, novas roupas para dançar, como collants, malhas e calças de algodão, fosse ganhar tempo.

Ela gastou mais de R$ 350 em 20 peças e, depois, muito de sua paciência ao não receber os produtos. Histórias como a dela, de decepção ao fazer as compras de forma virtual, estão entre os principais desafios na defesa dos direitos dessa área no Brasil e motiva campanhas de esclarecimento como as que ocorrem no Dia do Consumidor, neste sábado (15).

“Primeiro, eles haviam me informado que estavam revisando a entrega e depois um aviso de ‘processando’. Na sequência, não respondiam mais os meus e-mails. Eu avisei que iria procurar meus direitos no Procon, que me atendeu rapidamente”, relata a consumidora.

Mercado e problemas em crescimento

Não faltam motivos para atenção especial sobre o comércio on-line. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento previsto para o comércio eletrônico no Brasil em 2025 será de R$ 224,7 bilhões, o que pode significar um aumento de 10% em relação ao ano passado.

Outros dados que ajudam a entender a dinâmica desse comércio foram revelados pelo último Relatório de Identidade Digital e Fraude da Serasa Experian, divulgado no mês passado. Uma das informações é que diminuiu a percepção dos consumidores de que as empresas adotariam medidas para protegê-los contra fraudes. Essa sensação de segurança passou de 51% para 43%.

Ainda segundo o levantamento, 48% dos participantes da pesquisa disseram que já haviam desistido alguma vez de uma compra por falta de confiança no site ou aplicativo que oferecia produto ou serviço. Ainda assim, o comércio eletrônico registrou um crescimento médio de 1,6 ponto percentual em 2024 na comparação com o ano anterior.

No caso da professora Daniele, depois de pedir a devolução do dinheiro insistentemente por e-mail e não ser atendida inicialmente, ela precisou separar outro tempo para procurar o Procon. Após 60 dias, ela teve o dinheiro devolvido. Não desistiu de comprar on-line, mas passou a pesquisar mais.

Veja as principais orientações do  Instituto de Defesa do Consumidor (Idec):

Segurança:

  • Escolha sites confiáveis: Procons divulgam anualmente uma lista de sites que devem ser evitados pelo consumidor.
  • Confira a reputação da empresa:  é importante buscar na própria internet avaliações do comerciante
  • Ótima oferta ou cilada? Desconfie de qualquer oferta ‘boa demais’ porque ela pode não ser verdade.
  • Calcule o preço com o frete: não adianta receber um bom desconto se o frete é alto.
  • Direito de arrependimento garantido: confira o período que a loja anuncia
  • Avaliações:  verifique os comentários e vá além apenas dos elogios (porque podem ser forjados)
  • Se for vítima de um golpe, faça as denúncias na polícia e nos órgãos de defesa do consumidor (Procon da sua cidade e o site consumidor.gov.br).

Preços: 

  • Evite fazer compras no fim de semana (o “horário nobre” da internet)
  • Preços dinâmicos: deslogue das contas nas redes sociais e limpe o histórico e use navegador anônimo para encontrar preço justo
  • Mantenha os itens no carrinho de compra por alguns dias antes de comprar: sistema de vendas pode incentivar a venda com cupons
  • Custos e prazos: quanto mais rápida a entrega, também mais caro será o valor do frete

Problemas

O crescimento do comércio eletrônico se intensificou durante e depois da pandemia, mas também cresceram os problemas relacionados a esse tipo de negócio.

De acordo com o advogado Igor Marchetti, do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), um dos problemas mais comuns é o que foi enfrentado pela professora Daniele Dias, o  chamado “descumprimento de oferta”, que é a falta de entrega dos produtos. 

“Isso gera frustração no consumidor. Para você ter uma ideia, no ano passado, a gente teve um terço das demandas relativas ao descumprimento de oferta”, lamenta o advogado Igor Marchetti.

O especialista explica que houve um aumento também do número de reclamações relativas a “vício do produto”, quando os produtos adquiridos não cumprem com a finalidade esperada.

“Há um problema de logística e do frete dos produtos. O frete, na verdade, não é só um preço a mais, mas é um custo. Muitas vezes, essa cobrança do frete é usada para tirar uma vantagem econômica”.

O professor de direito Nauê Bernardo, do Centro Universitário de Brasília, lamenta haver, nesse contexto, a repetição de um problema grave. “Infelizmente, a gente tem muitos sites que se passam pelas chamadas marketplaces oficiais e acabam induzindo consumidores ao erro”, explica.

Para identificar a chance de enrascadas, segundo os pesquisadores, primeiramente é importante observar se o preço daquele produto não está muito diferente de outros locais. 

“Se o preço estiver muito abaixo daquilo que normalmente é praticado no mercado,é porque alguma coisa está errada. Em segundo lugar, é preciso também entender qual é a confiabilidade daquela pessoa ou empresa que faz o anúncio”, diz o professor.

Por isso, é importante, segundo os pesquisadores, procurar pelo nome dos vendedores em buscadores digitais.

Em caso da identificação de uma fraude, o cidadão deve informar a prestadora de cartão de crédito para que aquela compra seja efetivamente cancelada. O melhor é a prevenção, ainda que as enrascadas on-line tenham se sofisticado bastante.

Vulnerabilidades

Igor Marchetti diz que o prazo estipulado tem que ser cumprido e o consumidor deve reclamar quando não for respeitado.

“O consumidor não pode, de forma alguma, ser prejudicado nesse cumprimento ou ter uma flexibilização nesse sentido”. 

Para Marchetti, o público idoso é o público mais vulnerável na relação comercial.

O advogado chama atenção para pessoas em vulnerabilidade e com menos acesso à informação.

“Esse acesso à internet não é igual para todos. O acesso, muitas vezes, para as pessoas mais pobres, é um acesso contado. O Idec disponibiliza informações sobre direitos”.

Ele defende campanhas sobre direitos do consumidor desde a escola.

O fato de grande parcela da população ter pouco ou nenhum acesso aos mecanismos de educação digital é elencado pelo professor de direito Nauê Bernardo, do Centro Universitário de Brasília, um obstáculo para a garantia dos direitos.

“Associando isso ao autêntico faroeste digital que nós temos no Brasil em relação aos nossos dados pessoais, há um cenário muito próprio para esse tipo de fraude”, diz o professor.

Busca por direitos

No caminho da busca dos direitos, o especialista indica que é necessário documentar a reclamação. Um caminho que ele aponta é verificar na plataforma consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça. Nesse percurso, a reclamação do Procon também é importante.

“Se não for resolvido extrajudicialmente, mesmo dessa forma, cabe ingressar com uma ação judicial”. Para ações com valor de até 20 salários mínimos, a pessoa pode ingressar no Juizado Especial Cível. Não é obrigatória a presença do advogado.

O especialista entende que o Código de Defesa do Consumidor brasileiro é uma legislação bastante moderna.

“O código é um tesouro nosso. A gente não pode de forma alguma, sob o pretexto de que precisamos modernizar a lei, flexibilizar direitos. É isso que muitas vezes está por trás do discurso de modernização”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nova sede da Emater em Alta Floresta d’Oeste une tecnologia e apoio direto ao produtor em Rondônia

Nova sede da Emater em Alta Floresta d’Oeste une tecnologia e apoio direto ao produtor em Rondônia

Governo de Rondônia investe em estrutura moderna para fortalecer assistência técnica, valorizar servidores e impulsionar produção rural
L
Governo de Rondônia entrega kits natalidade a gestantes de Nova Califórnia com o programa Mamãe Cheguei

Governo de Rondônia entrega kits natalidade a gestantes de Nova Califórnia com o programa Mamãe Cheguei

Ação do governo estadual leva enxovais a 20 gestantes na Ponta do Abunã e reforça proteção à primeira infância em Rondônia
L
Com apoio do TCE-RO, Rondônia lidera alfabetização infantil na Região Norte e alcança 6º lugar no país

Com apoio do TCE-RO, Rondônia lidera alfabetização infantil na Região Norte e alcança 6º lugar no país

Estado superou a média nacional no índice de alfabetização e consolidou-se como referência na educação básica, com destaque para atuação estratégica do Tribunal de Contas.
L
TCE-RO fiscaliza reforma na ala cardiovascular do Hospital de Base em Porto Velho

TCE-RO fiscaliza reforma na ala cardiovascular do Hospital de Base em Porto Velho

Obra esperada há mais de 20 anos vai revitalizar 15 enfermarias e 33 leitos; Tribunal de Contas acompanha execução para garantir eficiência.
L
Aposentados já podem aderir ao acordo para devolução de descontos indevidos a partir desta sexta (11)

Aposentados já podem aderir ao acordo para devolução de descontos indevidos a partir desta sexta (11)

Restituição será feita diretamente na conta do beneficiário; valores referem-se a cobranças entre março de 2020 e março de 2025
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Professor Allysson Viana

Professor Allysson Viana é o convidado do programa Amazônia, Gente e Justiça desta sexta, dia 11, às 18h.
L

Povoado Nerd | Entrevista Yarley Luam

Prepare-se para conhecer a jornada inspiradora de Yarley, desde os primeiros treinos até as conquistas no tatame. Vamos conversar sobre disciplina, rotina de treinos, desafios em competições e dicas para quem quer ingressar no mundo das artes marciais.
L

Fonte de Vida: com José Neves

Confira!
L
Governo de Rondônia destaca avanço em saúde, agricultura e infraestrutura de 7 a 11 de julho

Governo de Rondônia destaca avanço em saúde, agricultura e infraestrutura de 7 a 11 de julho

Transporte aeromédico, produção de café robusta, combate às queimadas e ampliação hospitalar marcam a semana em Rondônia
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 48 aprovados em concurso público; maioria é da área da saúde

Prefeitura de Jaru convoca mais 48 aprovados em concurso público; maioria é da área da saúde

Convocados têm até o dia 7 de agosto para apresentar documentação por meio eletrônico
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

POLÍTICA

Governo edita MP com teto para subsídios e corte de “jabutis”

Medida provisória fixa limite para encargos na conta de luz, ajusta contratação de térmicas e PCHs, e muda regras do setor de gás
L
Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Governo de RO avança na Educação com reforma de escola no distrito de Vila Marcão em Alta Floresta

Obra integra nova etapa do Programa Asfalta Jaru e é executada com recurso de emenda parlamentar do deputado estadual Dr. Luís do Hospital
L
Deputado Edevaldo Neves lança Copa do Mundo de Várzea com premiação recorde em Rondônia

Deputado Edevaldo Neves lança Copa do Mundo de Várzea com premiação recorde em Rondônia

Copa do Mundo de Várzea de Rondônia, idealizada por Edevaldo Neves, promete R$ 57 mil em prêmios e mobiliza comunidades em todo o estado.
L
Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Obra integra nova etapa do Programa Asfalta Jaru e é executada com recurso de emenda parlamentar do deputado estadual Dr. Luís do Hospital
L

Comunidade Terapêutica em Presidente Médici recebe R$ 100 mil por meio de emenda da deputada Sílvia Cristina

Instituição que acolhe mulheres com dependência química é administrada pelas Irmãs da Copiosa Redenção e atua na recuperação e reintegração social.
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenado monitorado é preso após roubo de celular na capital

Apenado monitorado é preso após roubo de celular na capital

Em consulta ao sistema, os policiais constataram que a motocicleta utilizada era roubada.
10

Em artigo divulgado em nove países, Lula discute o multilateralismo e a polêmica opção de socorrer super-ricos às custas dos cidadãos comuns

“O estrangulamento da capacidade de ação do Estado redundou no descrédito das instituições. A insatisfação tornou-se terreno fértil para as narrativas extremistas que ameaçam a democracia e fomentam o ódio como projeto político”.
L
Jovem é atacado a tiros enquanto pintava portão de residência na zona leste

Jovem é atacado a tiros enquanto pintava portão de residência na zona leste

Vítima de 22 anos foi atingida nas pernas; criminosos fugiram de bicicleta após o ataque.
12
Jovem morre afogado em balneário na capital

Jovem morre afogado em balneário na capital

Tragédia ocorreu nesta sexta-feira (11); Corpo de Bombeiros localizou o corpo após buscas na área rural da capital
18

VÍDEO: Casal é flagrado furtando moto de trabalhador perto do Shopping em Porto Velho

Um casal criminoso foi filmado nesta sexta-feira (11), furtando uma moto no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, próximo ao Porto Velho Shopping na capital.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ação integrada combate ocupação irregular em área de preservação permanente em Porto Velho

Ação integrada combate ocupação irregular em área de preservação permanente em Porto Velho

Operação coordenada pela Sema reúne órgãos municipais e federais para proteger patrimônio ambiental na zona Sul da cidade
L
Léo Lins traz show "Enterrado Vivo" a Porto Velho em outubro; ingressos já estão à venda

Léo Lins traz show “Enterrado Vivo” a Porto Velho em outubro; ingressos já estão à venda

Apresentação será no Teatro Palácio das Artes e contará com ação social para arrecadação de alimentos destinados ao NACC.
L
F.O Futsal vence Real Paraíso por 2 a 1 na estreia da Copa Jaru

F.O Futsal vence Real Paraíso por 2 a 1 na estreia da Copa Jaru

Maior competição de futsal de Rondônia reúne 79 equipes de 12 municípios e é promovida pela Prefeitura de Jaru.
L
Inscrições para Prova Nacional Docente 2025 começam na segunda-feira

Inscrições para Prova Nacional Docente 2025 começam na segunda-feira

O Ministério da Educação tem boas expectativas para a primeira edição da Prova Nacional Docente, que poderá ser utilizada em concursos e seleções para o magistério público em 2026.
L
PRF prende caminhoneiro por uso de documento falso em Rondônia

PRF prende caminhoneiro por uso de documento falso em Rondônia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um homem de 60 anos com um Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) falsificado durante uma fiscalização na BR-364, em Ariquemes.
10
Startups de Rondônia ganham destaque no ESX 2025 com apoio do Sebrae

Startups de Rondônia ganham destaque no ESX 2025 com apoio do Sebrae

Cinco empresas inovadoras do estado participam do maior evento de inovação do Espírito Santo e fortalecem a presença de Rondônia no ecossistema nacional
L
Ação pede R$ 4 bilhões à Braskem por desvalorização de imóveis perto de bairros afetados em Maceió

Ação pede R$ 4 bilhões à Braskem por desvalorização de imóveis perto de bairros afetados em Maceió

A Defensoria Pública de Alagoas ajuizou ação civil pública contra a Braskem, exigindo indenização por danos materiais e morais para mais de 22 mil imóveis vizinhos às áreas de afundamento de solo, que tiveram seus valores reduzidos em até 60%.
L
Concurso Público Nacional Unificado oferece mais de 140 vagas na região Norte

Concurso Público Nacional Unificado oferece mais de 140 vagas na região Norte

Segunda edição do CPNU amplia acesso ao serviço público com vagas em órgãos como INSS, Ministério da Defesa e ANM; salários chegam a R$ 16 mil
L
Três pessoas são presas por furto de energia em Ji-Paraná e Seringueiras

Três pessoas são presas por furto de energia em Ji-Paraná e Seringueiras

Prisões ocorreram durante operação conjunta com a Energisa e a Polícia, que visa combater ligações clandestinas em Rondônia.
L
Banco Central esclarece nova carta aberta sobre inflação em abril de 2026

Banco Central esclarece nova carta aberta sobre inflação em abril de 2026

A autoridade monetária detalhou os prazos de divulgação do documento, indicando que a próxima justificativa será necessária apenas se a inflação de 12 meses encerrar março de 2026 acima de 4,5%, com a expectativa de convergência para o centro da meta no final de 2026.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.