QUARTA-FEIRA, 16/04/2025

A Operação Cidade Limpa continua com os trabalhos de limpeza dos canais em Porto Velho

Ação visa contribuir para a diminuição de alagamentos na cidade no período de chuvas

Por Humberto Oliveira \SMC\PMPV - 010

Publicado em 

A Operação Cidade Limpa continua com os trabalhos de limpeza dos canais em Porto Velho - News Rondônia
Foto: Semob

Atendendo determinação do prefeito Léo Moraes, as equipes da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob) estão realizando ações de limpeza e recuperação de vários canais existentes na capital, com o objetivo de sanar problemas de alagamento em determinados pontos de Porto Velho.

Os trabalhos, que fazem parte da Operação Cidade Limpa, estão sendo realizados nos canais da avenida Rio de Janeiro, com a rua Negreiros até a avenida Mamoré, bairro Lagoinha; rua Raimundo Cantuária com rua Venezuela até a rua João Pedro da Rocha com a Sete de Setembro, bairro Nova Porto Velho. Outro canal que passou por uma limpeza, foi o da rua Ubajara com rua Indaiá, também no bairro Lagoinha, totalizando mais de cinco metros quadrados de recuperação nesses locais.

De acordo com o titular da Semob, Geraldo Sena, outros canais também estão sendo recuperados, entre eles, o da rua Antônio Violão com rua Teotônio Vilela, no bairro JK, e o canal da rua União com rua Mané Garrincha, bairro Socialista. Sena citou ainda o canal do Orgulho do Madeira, entre a rua Plácido de Castro com rua Osvaldo Ribeiro, em andamento.

A Operação Cidade Limpa continua com os trabalhos de limpeza dos canais em Porto Velho - News RondôniaResultado dessas ações tem sido o recolhimento de mais de 600 toneladas de entulhos

“O trabalho segue no canal do São Francisco, localizado à rua Felipe Camarão com a Moinho de Ventos, mas ainda estamos concluindo. Assim como o do canal Monte Sinai, da rua Amsterdã até a rua Lisboa com a rua Jerusalém, que vai levar em torno de cinco dias para finalizar. Quanto ao canal do Mucambo, rua Jaci-Paraná com Rogério Weber até a Campo Sales com Jaci-Paraná, em fase de finalização”, explicou Sena.

Segundo a Semob, o resultado dessas ações tem sido o recolhimento de mais de 600 toneladas de entulhos.

“Um dos motivos de Porto Velho alagar em algumas partes, se deve, basicamente, à falta de limpeza. Mas este cenário mudou, pois a partir destas ações foram retirados da cidade mais de 37 mil toneladas de entulhos, que estavam nos canais, ruas e na rede de drenagem. A limpeza dos canais que cortam a cidade, que não eram feitas há anos, tem sido uma das nossas prioridades em prol da qualidade de vida da população”, afirmou o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes.

A Operação Cidade Limpa continua com os trabalhos de limpeza dos canais em Porto Velho - News RondôniaPara manter os canais limpos, é preciso o apoio da população

Sena lembrou que os canais estavam sujos, dentre eles, o do Mucambo, que está sendo limpo e, com isso, os alagamentos que ocorrem na região vão diminuir. Por isso, o ritmo acelerado dos trabalhos com a retirada de resíduos jogados nos canais e até mesmo uma árvore que caiu ou uma geladeira, ou sofá, que algumas pessoas jogaram no local. Ele explicou que a Secretaria realizou um mapeamento aéreo com drone e foram detectados alguns pontos de estrangulamento de lixo.

Apesar do mutirão e de toda a mobilização da Semob com a participação da Sema e Semusb, é fundamental o apoio da população.

O secretário observou que entre os entulhos recolhidos nos canais são encontrados todo o tipo de objetos. Porém, chama a atenção a quantidade de móveis de grande porte que os porto-velhenses descartam nesses espaços.

Denúncias de descarte irregular de lixo podem ser feitas pelo número (69) 98473–2922, ou ainda pelo e-mail dpu.semusb@portovelho.ro.gov.br.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Setor de infraestrutura amplia frentes de trabalho em drenagem, limpeza e iluminação

Nesses primeiros dias de gestão, o município passou por uma verdadeira revolução, com ações importantes na capital e nos distritos
L

Acontece hoje no Parque da Cidade um evento com foco na inclusão

Programação é inclusiva para pessoas neurodivergentes, PcD, com mobilidade reduzida e crianças em tratamento contra o câncer e seus familiares
L

Guia orienta moradores sobre como proceder durante enchentes

Informativo mostra os cuidados que devemos ter em caso de desastres naturais
L

NOTA DE PESAR: Jornal Newsrondonia pelo falecimento do Sr. Paulo Afonso

Rogamos a Deus que conforte o coração de todos
L

Polêmica: código de ética e conduta cria rixa entre discentes e administrativo da Unir

Para os estudantes, o documento fere direitos e pode ser usado para persegui-los em casos de críticas e denúncias contra os gestores.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L

Amazônia: queimadas têm queda de 72%

País responde por 70% da redução no número de focos nos primeiros três meses de 2025
L

Garimpo ilegal sofre mais uma derrota com operação de combate dentro dos Campos Amazônicos

Os trabalhos de combate aos crimes ambientais em terras protegidas estão sendo fortemente implementados no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.
L

Assembleia Legislativa de Rondônia realiza leitura do relatório final da CPI das Reservas nesta quarta-feira (16)

As investigações também incluíram contratos firmados com as empresas Permian Brasil Serviços Ambientais Ltda e Biofílica Investimentos Ambientais S.A., relacionados a projetos de compensação ambiental e créditos de carbono.
L

Amazonas, Pará, Roraima e Amapá recebem os maiores acumulados nos próximos dez dias

Para os outros estados, que incluem Rondônia, as chuvas atingirão de forma menos impactante, mas isso não significa que essas regiões não serão atingidas pelas precipitações.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
Publicidade

POLÍTICA

Everaldo Fogaça e secretário de Obras buscam solução para alagamentos no bairro Cidade Nova

Everaldo Fogaça e secretário de Obras buscam solução para alagamentos no bairro Cidade Nova

As demandas foram bem recebidas pela equipe, que se comprometeu a buscar soluções eficazes.
L

União Bandeirantes cobra solução para falta de professores em escola pública

Dra. Taissa solicita providências e Prefeitura anuncia medidas emergenciais para suprir carência na EMEIEF 03 de Dezembro.
L
Escoteiros de Rondônia receberão homenagem proposta pelo vereador Everaldo Fogaça (PSD) na Câmara de Porto Velho

Escoteiros de Rondônia receberão homenagem proposta pelo vereador Everaldo Fogaça (PSD) na Câmara de Porto Velho

A entrega da honraria está agendada para o dia 23 de abril de 2025, durante uma sessão solene no Plenário da Câmara.
L
Deputado Pedro Fernandes propõe isenção de IPVA para carros elétricos em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes propõe isenção de IPVA para carros elétricos em Rondônia

Proposta visa estimular mobilidade sustentável e fortalecer comércio automotivo local
L

Logística em pauta: setor agropecuário de Rondônia busca soluções para escoamento da produção

Deputada Cláudia de Jesus lidera reunião com representantes do agronegócio e autoridades públicas para discutir gargalos logísticos no estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil prende suspeitos de homicídios em nova fase da Operação Donum Vanitatis

Polícia Civil prende suspeitos de homicídios em nova fase da Operação Donum Vanitatis

Nesta fase, três pessoas foram presas e um mandado de busca e apreensão foi cumprido, com foco na apuração do assassinato de P.H.O.D., ocorrido em 06/05/2024.
16
Polícia Civil prende suspeito por tentativa de homicídio, tortura e cárcere privado

Polícia Civil prende suspeito por tentativa de homicídio, tortura e cárcere privado

Os crimes ocorreram entre os dias 11 e 13 de abril, quando a vítima, A.C.L., foi mantida em casa, no bairro Riozinho, sob agressões físicas e psicológicas.
14
Foragido por estupro é preso pela Polícia Civil no Orgulho do Madeira, em Porto Velho

Foragido por estupro é preso pela Polícia Civil no Orgulho do Madeira, em Porto Velho

Durante a abordagem, o foragido não resistiu e admitiu estar em situação irregular desde 2018.
12
Polícia Civil de RO identifica autor de homicídio ocorrido no bairro Mariana em dezembro de 2024

Polícia Civil de RO identifica autor de homicídio ocorrido no bairro Mariana em dezembro de 2024

A vítima foi localizada sem vida dentro de sua casa, apresentando cortes no pescoço compatíveis com lesões por arma branca.
10
Comandante da PM de Rondônia reforça policiamento e fiscalização no Parque Estadual de Guajará-Mirim

Comandante da PM de Rondônia reforça policiamento e fiscalização no Parque Estadual de Guajará-Mirim

Durante sua visita, o coronel participou de patrulhamentos, interagindo com os policiais que atuam nas bases e conferindo de perto as condições de trabalho da corporação.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Valorização da arte local e preservação da identidade cultural de Porto Velho

O reconhecimento é um marco da nova gestão que vai gerar impactos importantes para o setor cultural
L

Tarifa de ônibus mais barata muda a rotina de quem vive em Porto Velho

Com redução para R$ 3,00, população comemora economia e mais dignidade no transporte.
L

Porto Velho amplia oportunidades com novos cursos profissionalizantes presenciais

Capacitações abrangem áreas tradicionais e novas ocupações ligadas à tecnologia.
L
Mais de 133 mil famílias em Rondônia recebem Bolsa Família em abril; repasse federal ultrapassa R$ 90 milhões

Mais de 133 mil famílias em Rondônia recebem Bolsa Família em abril; repasse federal ultrapassa R$ 90 milhões

Valor médio do benefício no estado é de R$ 674,87. Investimento do Governo Federal supera R$ 90 milhões
L
Novo PAC já executou 64% dos investimentos previstos em Rondônia e alcança R$ 711 bilhões em ações no país até 2024

Novo PAC já executou 64% dos investimentos previstos em Rondônia e alcança R$ 711 bilhões em ações no país até 2024

Dos R$ 5,6 bilhões em aportes previstos até o fim do próximo ano no estado, R$ 3,6 bilhões foram executados. Em âmbito nacional, são R$ 711 bilhões investidos.
L
Chrisóstomo prestigia celebração do Dia do Exército e reforça apoio às Forças Armadas

Chrisóstomo prestigia celebração do Dia do Exército e reforça apoio às Forças Armadas

O evento, alusivo ao Dia do Exército, reuniu autoridades civis e militares na sede da 17ª Brigada de Infantaria de Selva.
L

Mais acesso e desenvolvimento: Linha 101 recebe melhorias em União Bandeirantes

Governo de Rondônia intensifica manutenção de estrada essencial para a população e o escoamento agrícola.
L

Rondônia avança na gestão hospitalar com novo modelo de contratação

Processo seletivo busca empresa especializada para fortalecer atendimento em três unidades de saúde.
L

Automec 2025 reforça compromisso da indústria automotiva com práticas ESG

Do uso de materiais reciclados à economia circular, evento automotivo destaca iniciativas sustentáveis e de governança corporativa
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.