QUINTA-FEIRA, 26/06/2025
Publicidade

A cada 17 horas, ao menos uma mulher foi vítima de feminicídio em 2024

Nove estados registraram 531 mortes por razão de gênero

Por ANA CRISTINA CAMPOS – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

A cada 17 horas, ao menos uma mulher foi vítima de feminicídio em 2024
TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL

A cada 17 horas, uma mulher morreu em razão do gênero em 2024 em nove estados monitorados pela Rede de Observatórios da Segurança: Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo. Os dados apontaram um total de 531 vítimas de feminicídios no ano passado.

Em 75,3% dos casos, os crimes foram cometidos por pessoas próximas. Se considerados somente parceiros e ex-parceiros, o índice é de 70%.

O novo boletim Elas Vivem: um caminho de luta, divulgado nesta quinta-feira (13), foi produzido pela Rede de Observatórios da Segurança, uma iniciativa do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) dedicada a acompanhar políticas públicas de segurança, fenômenos de violência e criminalidade em nove estados.

Segundo o estudo, a cada 24 horas ao menos 13 mulheres foram vítimas de violência em 2024 nos nove estados. Ao todo, foram registradas 4.181 mulheres vitimadas, representando um aumento de 12,4% em relação a 2023, quando o estado do Amazonas ainda não fazia parte deste monitoramento. O estado juntou-se à Rede em janeiro do ano seguinte.

“Continuamos chamando atenção, ano após ano, para um fenômeno muito maior do que essa amostragem, que foi normalizado pela sociedade e pelo poder público como apenas mais uma pauta social. E por isso os números seguem aumentando, enquanto as políticas de assistência estão sendo fragilizadas”, observa a organização.

“Apesar de importantes avanços ao longo dos anos com a institucionalização dos mecanismos de proteção às mulheres, como as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), a Lei Maria da Penha e a tipificação do feminicídio como crime – que deveriam estar mais consolidados e dotados de melhores condições de funcionamento –, a violência contra mulheres e o feminicídio continuam sendo uma realidade alarmante em nosso país”, disse a pesquisadora Edna Jatobá, que assina o principal texto desta edição do relatório.

Confira o número de vítimas de violência e de feminicídios em cada estado em 2024:

Estado Vítimas de violência Feminicídios

Amazonas 604 33
Bahia 257 46
Ceará 207 45
Maranhão 365 54
Pará 388 41
Pernambuco 312 69
Piauí 238 36
Rio de Janeiro 633 63
São Paulo 1.177 144
Total 4.181 531

Amazonas

O estado aparece pela primeira vez no monitoramento da Rede de Observatórios. Com 604 casos, fica atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro em números de violência, superando estados mais populosos, como Bahia e Pernambuco. Foram registrados 33 feminicídios no estado, 15 deles por parceiros ou ex-parceiros.

No Amazonas, 84,2% das vítimas de violência sexual em 2024 tinha de 0 a 17 anos. Além disso, 97,5% não tiveram identificação de raça/cor. O estado registrou dois casos de transfeminicídio.

Bahia

O estado apresentou redução de 30,2% nos eventos de violência em um ano (de 368 para 257). Em 73,9% dos casos as vítimas não tiveram raça ou cor identificada. Entre os 46 feminicídios, 34 não tiveram essa informação.

A capital baiana, Salvador, foi a que mais registrou eventos, com 68 no total. A Bahia também teve 96 mortes de mulheres (feminicídio e homicídio). Nenhum transfeminicídio foi registrado.

Ceará

Os 207 casos registrados fizeram de 2024 o pior período em sete anos com relação à violência contra mulheres no Ceará. Em comparação com 2023, o aumento foi de 21,1%. Os feminicídios também aumentaram: de 42 para 45.

A maioria dos casos ocorreu com mulheres entre 18 a 39 anos. Parceiros e ex-parceiros cometeram 56 das violências. O estado também registrou um caso de transfeminicídio.

Maranhão

O Maranhão cresceu quase 90% na violência de gênero. O estado passou de 195 para 365 eventos violentos, sendo 151 cometidos por parceiros e ex-parceiros. Foram 54 assassinatos, sendo que 31 delas tinham entre 18 e 39 anos.

Quase 100% dos crimes não tiveram identificadas raça e cor (93,7% das ocorrências).

Pará

O Pará também registrou um crescimento alarmante sobre os eventos de violência: alta de 73,2% (de 224 para 388). A motivação dos casos majoritariamente não teve registro (81,3%), mas 63,4% dos crimes foram cometidos por parceiros ou ex-parceiros.

As agressões registradas com uso de arma de fogo somaram 96 e com facas e objetos cortantes foram 95.

Pernambuco

O estado teve uma redução de 2,2% (de 319 para 312) nos casos de violência contra as mulheres. No entanto, Pernambuco ficou atrás apenas de São Paulo nas mortes de mulheres (feminicídio, transfeminicídio e homicídio), com 167 eventos.

Foi o segundo estado, entre os nove, com mais casos de feminicídio: 69 casos.

Piauí

O estado registrou crescimento de 17,8% nos crimes ligados a gênero (de 202 casos para 237). Teresina teve, disparadamente, o maior número de casos (101), seguida por Parnaíba (14). Foram 57 tentativas de feminicídios e 36 feminicídios.

A exemplo de outras regiões, o Piauí também teve problemas de transparência dos dados: 52,7% dos casos ficaram sem registro de motivações e 97,2% sem os marcadores social e étnico-racial, informações necessárias à compreensão do fenômeno e para o direcionamento de políticas públicas.

Rio de Janeiro

No Rio, os casos de violência de gênero cresceram de 621 para 633 em um ano – aumento de 1,9%. Do total, 197 crimes foram cometidos por parceiros ou ex-parceiros. Feminicídios e tentativas também registraram altos números: 63 e 261, respectivamente.

Foram registrados 103 casos de violência sexual/estupro. Do total de 64 eventos violentos, 13 foram cometidos por agentes da segurança pública.

São Paulo

São Paulo é a única região monitorada com mais de 1 mil eventos violentos contra mulheres em 2024. Foram 1.177 casos, um aumento de 12,4% em relação ao ano anterior.

A capital do estado teve os maiores números de casos: foram 149, seguida de São José do Rio Preto, com 66, e Sorocaba, com 42.

Entre as vítimas de violência com registro etário, 378 mulheres tinham de 18 a 39 anos – 422 não tiveram essa informação disponibilizada.

Foram registrados 144 feminicídios no estado, sendo 125 cometidos por parceiros ou ex-parceiros.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Defesa Civil Municipal participa da 3ª Feira de Conscientização e Prevenção às Queimadas

Queimadas deixam sequelas, seja no meio ambiente ou na saúde do povo, principalmente crianças e idosos, e a conscientização é fundamental
L

Ações integradas garantem mais segurança no transporte escolar em Rondônia

Durante as ações, são verificados documentos do veículo e do condutor, além das condições estruturais dos automóveis
L

Fiscalização em empresas de vistoria veicular reforça a segurança dos motoristas em Rondônia

A Portaria 2.599/2015 estabelece as diretrizes das instalações físicas das empresas credenciadas para ofertar serviço de vistoria veicular
L

José Tiago Zanini Marques: inovação, tradição e cuidado no setor funerário

Representante da Angelos Prever destaca a importância do planejamento e o uso da tecnologia para garantir uma despedida digna e tranquila
L

Renato Silva Júnior: liderança, paixão por vendas e visão de futuro no comércio rondoniense

Gerente comercial da MS Comercial compartilha sua trajetória e aponta caminhos para o crescimento no setor
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Rede BNI Rondônia lança segundo grupo em Porto Velho no dia 1º de julho

Lançamento do BNI Mamoré acontece no Restaurante Maré e marca um novo capítulo para o networking empresarial em Rondônia.
L
Com relatório do Coronel Chrisóstomo Congresso derruba aumento do IOF e impede alta de imposto sobre crédito, câmbio e investimentos

Com relatório do Coronel Chrisóstomo Congresso derruba aumento do IOF e impede alta de imposto sobre crédito, câmbio e investimentos

Em votação expressiva, parlamentares reagem à medida do governo e evitam impacto no bolso da população; Chrisóstomo teve papel de destaque na articulação.
L

Coluna social Marisa Linhares: Chá Colonial – Amigos

Encontro de elegância e amizade no Chá Colonial do Lions Clube Cacoal Centro reúne personalidades em tarde inesquecível no Catuaí Hotel
L

Paraíso Natural: Praia do Madeiro, um refúgio encantador em Pipa (RN)

Beleza natural, golfinhos e charme rústico fazem da Praia do Madeiro um refúgio imperdível no litoral do Rio Grande do Norte
L

Senado aprova aumento do número de deputados federais de 513 para 531

Projeto de lei complementar segue para a Câmara e redistribui vagas com base no Censo de 2022, sem retirada de assentos de nenhum estado
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Setor alimentício é o ramo industrial que mais contratou
L

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves entrega certificados durante execução de cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

Cursos foram realizados com estudantes da Escola Padre Mário Castagna, em Porto Velho.
L

Eyder Brasil busca em Manaus aliança para fortalecer segurança nas fronteiras

Como presidente da Comissão de Segurança, deputado participou de sessão na Assembleia do Amazonas para debater integração contra o crime organizado na divisa dos estados
L
Projeto de Lei de Pedro Geovar que cria o Endereço Social é aprovado na Câmara de Porto Velho

Projeto de Lei de Pedro Geovar que cria o Endereço Social é aprovado na Câmara de Porto Velho

Projeto cria identificação provisória para moradias em áreas irregulares e garante acesso a serviços essenciais, promovendo dignidade e inclusão social.
L
Apae de Vale do Anari recebe R$ 100 mil de emenda da deputada federal Sílvia Cristina

Apae de Vale do Anari recebe R$ 100 mil de emenda da deputada federal Sílvia Cristina

É mais um ano que o recurso da parlamentar é destinado para a instituição.
L

Agricultura familiar em Machadinho do Oeste é fortalecida com investimentos da deputada Cláudia de Jesus

Com o valor total de aproximadamente R$ 140 mil, duas associações rurais foram beneficiadas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é morto a tiros em prédio abandonado na região central de Porto Velho

O Samu foi acionado e confirmou o óbito.
18

Motociclista tenta fugir de abordagem e polícia apreende mais de 59 quilos de drogas em Nova Mutum

Diante da fundada suspeita, a equipe emitiu ordem de parada ao condutor, utilizando sinais luminosos e sonoros.
12

URGENTE: Equipe do sgt Machado prende vendedor condenado ha 14 anos por estupr0 de vulnerável

De acordo com as primeiras informações, a equipe recebeu determinação judicial, e localizou o suspeito enquanto trabalhava em uma loja na Avenida Amazonas com Mamoré, zona leste da capital
16
Carro derruba poste depois de capotar próximo de presídio em Porto Velho

URGENTE: Carro derruba poste depois de capotar próximo de presídio em Porto Velho

O grave acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (26), na Estrada da Penal, em frente ao presídio Aruana em Porto Velho.
10
Criança de 7 anos é atropelada por carro na frente da igreja

CRISTAL DA CALAMA: Criança de 7 anos é atropelada por carro na frente da igreja

Aconteceu na noite desta quarta-feira (25).
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto Velho adere à Prova Nacional Docente (PND), promovida pelo MEC

Ferramenta vai auxiliar na seleção de professores para a rede municipal de ensino, sem substituir concursos ou processos próprios do município
L

Prefeitura de Porto Velho fortalece escoamento da produção rural com apoio logístico

Produtores economizam com o transporte de escoamento da produção, e podem investir no crescimento da lavoura
L

Final de Semana Sustentável tem início nesta sexta-feira com programação voltada a educação ambiental

Serão realizados atendimentos ao público com serviços oferecidos pela Sedam, distribuição gratuita de mudas e materiais informativos
L

Feira do Empreendedor movimenta economia local com nova edição nesta sexta-feira (27), em Porto Velho

Com 19 edições, a feira destaca pequenos negócios e reúne produtos variados
L

Jogos Intermunicipais Socioeducativos promovem inclusão e ressocialização de adolescentes em Rondônia

Os Jogos envolvem uma série de atividades que promovem o desenvolvimento de habilidades sociais
L

Sustentabilidade em Rondônia é fortalecida durante apresentação do Programa Rural Sustentável

Em Rondônia, o projeto fortalece as cadeias produtivas do café e dos peixes redondos
L

Dose de reforço de vacina contra meningite terá proteção maior

Bebês de 12 meses agora serão imunizados contra quatro sorotipos.
L

Curso de Avaliação Atuarial reforça a qualificação técnica de servidores e aprimora a gestão previdenciária em Porto Velho

Formação promovida pelo Ipam reuniu servidores efetivos nesta quarta e quinta-feira (25 e 26).
L

Pé-de-Meia: nascidos em julho e agosto recebem hoje parcela de R$ 200

Valores são depositados em contas abertas automaticamente na Caixa.
L

Sistema ComCard deixa de valer a partir da próxima semana; baixe o novo aplicativo

O novo sistema passa a operar a partir da próxima terça-feira (1º).
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.