QUARTA-FEIRA, 18/06/2025
Publicidade

Supremo decide que vai julgar validade da Lei de Anistia

Corte irá analisar caso de militares acusados de matar Rubens Paiva

Por ANDRÉ RICHTER - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Supremo decide que vai julgar validade da Lei de Anistia
MARCELLO CASAL JRAGÊNCIA BRASIL

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira (21) que vai analisar novamente a validade da Lei da Anistia no caso dos cinco militares acusados pela morte do ex-deputado federal Rubens Paiva, durante o período da ditadura no Brasil.

Por unanimidade, os ministros da Corte reconheceram a chamada repercussão geral do caso. Dessa forma, a decisão futura que for tomada pelo plenário terá validade para todos os processos semelhantes que estão em tramitação no país. A data do julgamento ainda não foi definida.

O STF vai julgar um recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) para revisar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que suspendeu o processo criminal contra cinco militares envolvidos na morte de Rubens Paiva. A decisão levou em conta o julgamento no qual a Corte, em 2010, manteve a validade da Lei de Anistia.

De acordo com a procuradoria, José Antônio Nogueira Belham, Rubens Paim Sampaio, Raymundo Ronaldo Campos, Jurandyr Ochsendorf e Jacy Ochsendorf são acusados de envolvimento na morte de Rubens Paiva, em janeiro de 1971, nas dependências do Destacamento de Operações de Informações do Exército, no Rio de Janeiro.

A PGR sustenta que o entendimento jurídico internacional sobre a questão definiu que a legislação brasileira de anistia não pode ser aplicada em casos de graves violações de direitos humanos.

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), por exemplo, já decidiu que a Lei de Anistia não pode ser aplicada no caso da Guerrilha do Araguaia.

Os militares reformados buscam arquivar a ação penal à qual eles respondem pela acusação de participação no desaparecimento e na ocultação do corpo de Rubens Paiva. De acordo com as defesas, os acusados não podem ser punidos por causa da Lei da Anistia, cuja abrangência, segundo eles, alcança os crimes cometidos durante o período da ditadura no Brasil.

Ditadura

Pelo menos em outros dois processos, o STF também pode reavaliar a Lei de Anistia. Nesta semana, o ministro Edson Fachin decidiu destravar dois processos que tratam da responsabilidade de ex-agentes estatais por crime cometidos durante a ditadura militar.

Com a decisão, voltarão a tramitar recursos do Ministério Público Federal (MPF) que contestam decisões da Justiça que arquivaram denúncias apresentadas contra o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra e os delegados Dirceu Gavina e Aparecido Laertes Calandra pela morte do militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) Carlos Nicolau Danielli, morto em 1972. As acusações foram rejeitadas com base na Lei da Anistia.

A decisão de Fachin também permite a retomada da tramitação do recurso que pede a condenação de policiais e médicos legistas pela morte do militante e operário Joaquim Alencar Seixas, em 1971.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Bairro Três Marias recebe ações da Prefeitura de Porto Velho para resolver problema histórico

Bairro Três Marias recebe ações da Prefeitura de Porto Velho para resolver problema histórico

Obra de drenagem leva alívio para moradores da rua Cabo Verde.
L
Agenda News: Top Colors - coloração profissional que transforma beleza e negócios

Agenda News: Top Colors – coloração profissional que transforma beleza e negócios

Fios vibrantes, nutrição profunda e parceria direta com a fábrica. Descubra como a Top Amazon Cosméticos une tecnologia, ativos amazônicos e oportunidades para empreendedores da beleza.
L
Agenda News: Fim de semana de música e diversão no Grego Original Pub

Agenda News: Fim de semana de música e diversão no Grego Original Pub

Happy Friday com música ao vivo na sexta-feira e Feijuka com Rock no sábado prometem momentos incríveis para quem quer relaxar e curtir uma boa música.
L

Feirantes de Porto Velho aproveitam clima junino para ampliar a oferta de produtos típicos da temporada

Entre os produtos mais procurados, o milho verde reina absoluto.
L
Indústria criativa brasileira movimenta R$ 393,3 bilhões em 2023 e representa 3,59% do PIB Nacional

Indústria criativa brasileira movimenta R$ 393,3 bilhões em 2023 e representa 3,59% do PIB Nacional

Setor empregava 1,26 milhão de pessoas naquele ano
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nova Lei proíbe tatuagens e piercings estéticos em cães e gatos no Brasil com penas de reclusão e multa

Nova Lei proíbe tatuagens e piercings estéticos em cães e gatos no Brasil com penas de reclusão e multa

Pena se aplica ainda a quem permitir, e aumenta se animal morrer
L
Governador de Rondônia anuncia saída de Israel e chegada segura à Jordânia

Governador de Rondônia anuncia saída de Israel e chegada segura à Jordânia

Em suas redes sociais, o governador expressou “profunda gratidão” ao embaixador do Brasil na Jordânia, Márcio Fagundes do Nascimento, pelo apoio firme e atencioso à comitiva.
L

Momento Empresarial | Entrevista Kendi Ueda

O programa Momento Empresarial desta quarta-feira, 18 de junho, às 9h, entrevista Kendi Ueda
L
Agenda News: Curta a véspera de feriado no Território Gastrobar com Marla Souza

Agenda News: Curta a véspera de feriado no Território Gastrobar com Marla Souza

Música ao vivo, boa comida e cerveja gelada aguardam você nesta quarta-feira (18) em Porto Velho.
L

Tá no DIOF: ALE-RO muda Constituição em tempo recorde para garantir poder remoto a Marcos Rocha

A alteração ocorreu na Emenda Constitucional nº 174/2025, e permite que o chefe do Executivo mantenha o exercício pleno das funções por meio de videoconferências, aplicativos e outros meios tecnológicos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Sílvia Cristina celebra o fim da exigência de revisão pericial para aposentados e beneficiários do BPC

Sílvia Cristina celebra o fim da exigência de revisão pericial para aposentados e beneficiários do BPC

Congresso derrubou o veto presidencial 38/2024, acabando com a exigência de laudos periódicos.
L
Câmara aprova aumento de penas para abandono e maus-tratos contra Idosos

Câmara aprova aumento de penas para abandono e maus-tratos contra Idosos

Deputados mantiveram alterações de senadores ao PL 4.626/2020
L

Confúcio confirma que todos os que estão dentro das reservas criadas por ele terão que sair

Declarações de Confúcio Moura reacendem polêmica sobre áreas de proteção em Rondônia e ampliam o embate entre ambientalismo e o direito dos produtores rurais.
L

PF prende mais dois suspeitos de participar de fraude no INSS

Mandados judiciais foram cumpridos em municípios de Sergipe
L
Publicidade

POLÍCIA

Conflito entre vizinhos termina com ameaça de arma de fogo

Conflito entre vizinhos termina com ameaça de arma de fogo

Os policiais encontraram a residência de C.D. fechada, mas conseguiram contato com as partes envolvidas, que relataram os detalhes do ocorrido.
16
Polícia Militar desarticula ponto de tráfico de drogas

Polícia Militar desarticula ponto de tráfico de drogas

A ação, conduzida pelo 3º Sargento PM Teodoro e Cabo PM Siqueira, teve início após denúncias de atividade suspeita em uma casa na Rua Castanheira.
12
Ciclista fica ferido após colisão com picape em cruzamento

Ciclista fica ferido após colisão com picape em cruzamento

De acordo com informações obtidas no local, o ciclista descia pela Rio Branco quando colidiu na lateral de uma picape Montana que trafegava pela Avenida Rio de Janeiro, via preferencial.
14
Fuzileiros navais chegam a Los Angeles em meio a protestos contra batidas anti-imigração

“Cowboy de Rondônia” é detido nos EUA por imigração ilegal

A esposa de A.M., M.M., informou que os agentes procuravam outra pessoa, mas prenderam o marido ao constatarem sua situação migratória irregular no país.
10
Idoso com Alzheimer e problemas cardíacos desaparece após fugir de casa

Idoso com Alzheimer e problemas cardíacos desaparece após fugir de casa

Há três dias sem notícias do idoso, a família tem recebido ligações com possíveis avistamentos, mas nenhuma informação concreta levou ao seu paradeiro até o momento.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso após homicídio qualificado na zona rural

Homem é preso após homicídio qualificado na zona rural

Desde o crime, o suspeito não tinha paradeiro conhecido. Um mandado de prisão preventiva havia sido expedido contra ele pela Comarca de Passo de Camaragibe em 2024.
12

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP, LI, LO) – CLAIDES LAZARETTI MASUTTI

OUTORGA E LICENÇAS PRÉVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO.
L
Rússia alerta EUA contra assistência militar direta a Israel, que "Desestabilizaria Radicalmente" o Oriente Médio

Rússia alerta EUA contra assistência militar direta a Israel, que “Desestabilizaria Radicalmente” o Oriente Médio

Vice-chanceler diz que decisão poderia desestabilizar Oriente Médio
L
Censo aponta que 94,6% das UBS têm acesso à Internet e 97,6% usam prontuário eletrônico

Censo aponta que 94,6% das UBS têm acesso à Internet e 97,6% usam prontuário eletrônico

Levantamento foi realizado em mais de 44 mil unidades básicas de saúde
L
Líder supremo do Irã ameaça atacar bases dos EUA após exigência de rendição de Trump

Líder supremo do Irã ameaça atacar bases dos EUA após exigência de rendição de Trump

Ali Khomenei respondeu exigência de Trump de rendição incondicional
L
no 17° ano da Lei Seca, PRF ainda autua um motorista a cada 10 minutos

Desobediência: no 17° ano da Lei Seca, PRF ainda autua um motorista a cada 10 minutos

No primeiro trimestre deste ano, 11.466 motoristas foram multados por recusar o teste do bafômetro e 2.089, por dirigir depois de beber.
L
Fundo Amazônia atinge recorde de R$ 1,189 bilhão em projetos aprovados no primeiro Semestre de 2025

Fundo Amazônia atinge recorde de R$ 1,189 bilhão em projetos aprovados no primeiro Semestre de 2025

Mecanismo financia desenvolvimento sustentável do bioma
L
Inep lança edital da Prova Nacional Docente 2025 com inscrições de 14 a 25 de Julho

Inep lança edital da Prova Nacional Docente 2025 com inscrições de 14 a 25 de Julho

O chamado “CNU dos Professores” avaliará formação geral e específica
L
Moraes nega pedido de Bolsonaro para anular delação de Mauro Cid

Moraes nega pedido de Bolsonaro para anular delação de Mauro Cid

Momento processual é inadequado para analisar demanda, diz ministro
L
Enem 2025 registra cerca de 5,5 milhões de inscritos, aumento de mais de 30% comparado a 2022

Enem 2025 registra cerca de 5,5 milhões de inscritos, aumento de mais de 30% comparado a 2022

Número pode mudar, pois depende do pagamento da taxa de inscrição
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.