QUARTA-FEIRA, 09/07/2025
Publicidade

PGR: Bolsonaro liderou “longa construção criminosa”

Denúncia contra ex-presidente elenca fatos e evidências

Por ALEX RODRIGUES - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

PGR: Bolsonaro liderou "longa construção criminosa"
LEOBARK RODRIGUES/SECOM/MPF

A denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro liderou uma “organização criminosa” que, a partir de 2021, “se dedicou a incitar a intervenção militar no país” e, assim, deflagrar um golpe de Estado, permitindo que ele e seus apoiadores permanecessem no poder, independentemente do resultado das eleições presidenciais de 2022.

Ao longo das 272 páginas da denúncia apresentada na noite desta terça-feira (18), a PGR elenca fatos, evidências e depoimentos de investigados, como o do ex-ajudante de Ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid, e conclui que Bolsonaro e outras 33 pessoas, incluindo ex-ministros e militares de alta patente, agiram para minar a confiança popular no sistema eletrônico de votação e nas instituições democráticas brasileiras.

Com base no inquérito da Polícia Federal (PF) que, em novembro de 2024, indiciou Bolsonaro e outras 36 pessoas pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa, a PGR sustenta que o ex-presidente não só tinha conhecimento, como participou de várias das ações arquitetadas para a consumação do golpe de Estado, incluindo o suposto plano para matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

“Os fatos narrados ao longo desta peça acusatória não deixam dúvidas de que o cenário de instabilidade social identificado após o resultado das eleições de 2022 foi fruto de uma longa construção da organização criminosa que se dedicou, desde 2021, a incitar a intervenção militar no país e a disseminar, por múltiplos canais, ataques aos poderes constitucionais e a espalhar a falsa narrativa do emprego do sistema eletrônico de votação para prejudicar Jair Bolsonaro”, afirma o procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Na denúncia, a PGR afirma que o plano de ruptura da ordem democrática foi colocado em marcha de forma mais acintosa em março de 2021, após o STF anular as condenações criminais de Lula no âmbito da Operação Lava Jato, permitindo que o petista disputasse as eleições do ano seguinte.

“Convém recordar que, a partir de 2021, o presidente [Jair Bolsonaro] adotou crescente tom de ruptura com a normalidade institucional nos seus repetidos pronunciamentos públicos em que se mostrava descontente com decisões de tribunais superiores e com o sistema eleitoral eletrônico em vigor. Poucos dias depois de superada a causa de inelegibilidade [de Lula], o grupo de apoio do então presidente [Bolsonaro], que formará o núcleo da organização criminosa, cogitou de o mesmo, abertamente, passar a afrontar e a desobedecer a decisões do Supremo Tribunal Federal, chegando a criar plano de contingenciamento e fuga de Bolsonaro, se a ousadia não viesse a ser tolerada pelos militares”, afirma Gonet.

A partir daí, segundo a PGR, “a trama conspiratória armada e executada contra as instituições democráticas” evolui em diferentes frentes, “desenrolando-se em cadeia de acontecimentos, alguns com mais marcante visibilidade do que outros, sempre articulados ao mesmo objetivo [golpista]”.

Para a PGR, são provas da participação ativa de Bolsonaro no suposto “plano de insurreição” a transmissão (live) que o presidente fez nas redes sociais, em 29 de julho de 2021, durante a qual ele repetiu acusações já então desmentidas contra o sistema eleitoral, conclamando as Forças Armadas a agirem.

“A partir de então, os pronunciamentos públicos [de Bolsonaro] passaram a progredir em agressividade, com ataques diretos aos poderes constituídos, [de forma a] inculcar sentimento de indignação e revolta nos seus apoiadores e com o propósito de tornar aceitável e até esperável o recurso à força contra um resultado eleitoral em que o seu adversário político mais consistente triunfasse”, considera a PGR.

Na mesma linha, a denúncia relembra que, ao participar de um ato em seu apoio, em 7 de Setembro de 2021, em São Paulo, Bolsonaro atacou Alexandre de Moraes, relator do inquérito que investiga o financiamento e organização de atos antidemocráticos, ameaçando não mais cumprir suas decisões. E que, em julho de 2022, o ex-presidente convocou uma reunião ministerial durante a qual “cobrou do alto escalão de seu governo a multiplicação dos ataques às urnas eletrônicas e ao processo eleitoral”.

“As investigações da PF revelaram que o pronunciamento não era mero arroubo impensado e inconsequente. Já então, o grupo ao redor do presidente tinha traçado uma estratégia de atuação em prol do seu líder, incluindo um plano de fuga do país, se porventura lhe faltasse o apoio armado com que contavam”, aponta a PGR.

Entre as provas que a PRG afirma ter para comprovar que Bolsonaro tinha conhecimento e estimulava a proposta golpista está a cópia de um discurso que, supostamente, seria lido por Bolsonaro durante a consumação do golpe. O discurso foi encontrado na sala do ex-presidente na sede do PL e, para a PGR, reforça o domínio que este possuía sobre as ações da organização criminosa, especialmente sobre qual seria o desfecho dos planos traçados – a sua permanência autoritária no poder, mediante o uso da força”.

Uma segunda cópia do documento foi encontrada no aparelho celular de Mauro Cid, cujo depoimento à PF parece reforçar a tese da PGR. De acordo com a denúncia, o ex-ajudante de Ordens confirmou, por exemplo, que, em novembro de 2022, Bolsonaro e seu então assessor Filipe Garcia Martins Pereira discutiram a redação e posterior publicação de um decreto golpista, intervindo no inclusive no Poder Judiciário e decretando a realização de novas eleições.

“De acordo com o colaborador [Cid], Bolsonaro fez, adiante, ajustes na minuta, submetendo à prisão apenas o ministro Alexandre de Moraes [do STF] e se limitando à realização de novas eleições presidenciais. As informações prestadas pelo colaborador indicam que a primeira versão do documento foi submetida à apreciação de representantes das Forças Armadas, em reunião realizada no Palácio da Alvorada. Na ocasião, Bolsonaro apresentou a minuta ao [então comandante do Exército], general Freire Gomes, ao [então comandante da Marinha] almirante Almir Garnier Santos e ao [então] ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira”.

Em nota, a defesa do ex-presidente informou ter ficado “estarrecida e indignada com a denúncia” apresentada nesta terça-feira. Assinada pelo advogado Paulo Cunha Bueno, a nota afirma que Bolsonaro “jamais compactuou com qualquer movimento que visasse a desconstrução do Estado Democrático de Direito ou as instituições que o pavimentam”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

MIDR anuncia R$ 500 milhões em microcrédito rural para a Região Norte

MIDR anuncia R$ 500 milhões em microcrédito rural para a Região Norte

Recurso é oriundo do FNO e integra o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado voltado à agricultura familiar
L
Conab celebra 22 anos do Programa de Aquisição de Alimentos com homenagem em Brasília

Conab celebra 22 anos do Programa de Aquisição de Alimentos com homenagem em Brasília

Evento na sede da Companhia Nacional de Abastecimento destacou o impacto do PAA no combate à fome e no fortalecimento da agricultura familiar.
L
Escritores de Rondônia recebem Prêmio A.C.I.MA. Itália em Festival Internacional

Escritores de Rondônia recebem Prêmio A.C.I.MA. Itália em Festival Internacional

A parceria entre a A.C.I.MA. Itália e a AJEB-RO celebrou a premiação de diversos escritores rondonienses no 11º Festival Internacional F.A.L.A.I., em São Paulo, reconhecendo talentos e impulsionando a literatura local no cenário internacional.
L
Evento marca Dia Estadual de Mobilização para o Controle da Hanseníase em Jaru

Evento marca Dia Estadual de Mobilização para o Controle da Hanseníase em Jaru

Prefeitura de Jaru realiza ação conjunta com cidades vizinhas para fortalecer o combate à hanseníase no Dia Estadual de Mobilização.
L
Jaru realiza Festival Gastronômico nos dias 25 e 26 de julho no Estádio Leal Chapelão

Jaru realiza Festival Gastronômico nos dias 25 e 26 de julho no Estádio Leal Chapelão

Festival Gastronômico de Jaru destaca sabores regionais e premia pratos doces e salgados com insumos amazônicos.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Senado aprova PEC que define educação como vetor de progresso do país

Senado aprova PEC que define educação como vetor de progresso do país

Com 55 votos favoráveis, o Senado Federal aprovou a PEC 137/2019, que insere no texto constitucional a educação como “vetor de progresso do país”, e agora a proposta segue para análise da Câmara dos Deputados.
L
Vanderson Arnoud leva forró, sertanejo e emoção ao Agenda News

Vanderson Arnoud leva forró, sertanejo e emoção ao Agenda News

No programa de Renata Camurça, o cantor compartilha sua trajetória, fala sobre a vida artística em Porto Velho e encerra com homenagem à Calcinha Preta
L
Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros em carta a Lula

Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros em carta a Lula

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comunicou a imposição de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, alegando uma “relação comercial injusta” e criticando supostos ataques à democracia americana e o julgamento de Jair Bolsonaro.
L

Beramadeira é sucesso de público e Porto Velho Shopping reforça fase de expansão do empreendimento

Arraial Beramadeira celebra cultura popular em Porto Velho com dança, música, comidas típicas e reforça novo momento do shopping como espaço de experiências e convivência.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa recebe prefeito de Theobroma e debate ampliação do hospital e melhorias na saúde

Deputada Dra. Taíssa reforça compromisso com Theobroma em reunião com prefeito Gilliard Gomes para tratar de saúde e infraestrutura.
L
Cláudia de Jesus apresenta indicação para pavimentar 27 km da RO-464 entre Theobroma e Palmares

Cláudia de Jesus apresenta indicação para pavimentar 27 km da RO-464 entre Theobroma e Palmares

Deputada Cláudia de Jesus pede pavimentação da RO-464 para garantir dignidade, segurança e desenvolvimento à população de Theobroma e Palmares.
L
Deputada Cristiane Lopes recebe IFRO e reafirma compromisso com a educação pública de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes recebe IFRO e reafirma compromisso com a educação pública de Rondônia

Cristiane Lopes reforça apoio ao Instituto Federal de Rondônia durante encontro com reitor, gestores e estudantes, e garante continuidade na destinação de recursos.
L
Projeto relatado por Coronel Chrisóstomo garante salas exclusivas para idosos vítimas de violência em IMLs

Projeto relatado por Coronel Chrisóstomo garante salas exclusivas para idosos vítimas de violência em IMLs

Proposta aprovada na Comissão de Segurança Pública prevê atendimento reservado e humanizado para idosos em situação de violência.
L
Eyder Brasil homenageia cerca de 400 jornalistas com Voto de Louvor na Assembleia Legislativa de Rondônia

Eyder Brasil homenageia cerca de 400 jornalistas com Voto de Louvor na Assembleia Legislativa de Rondônia

Deputado destaca o papel essencial dos jornalistas para a democracia, a transparência e o combate às fake news em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro colide com caçamba em mais um acidente na Guanabara com Calama

Carro colide com caçamba em mais um acidente na Guanabara com Calama

O cruzamento da Rua Guanabara com a Avenida Calama, em Porto Velho, registra o segundo acidente em menos de 24 horas, após um veículo modelo Cor branca invadir a preferencial.
12
Polícia Civil e Receita Federal apreendem Haxixe na operação Protetor de Divisas e Fronteiras, em Jaru

Polícia Civil e Receita Federal apreendem Haxixe na operação Protetor de Divisas e Fronteiras, em Jaru

A droga seria entregue via Correios a uma suspeita.
10
PF incinera aproximadamente duas toneladas de drogas em Porto Velho

PF incinera aproximadamente duas toneladas de drogas em Porto Velho

A ação foi acompanhada por representantes do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, conforme determina a legislação vigente
10
Suspeito de homicídio se entrega à Polícia em Ji-Paraná e entrega arma do crime

Suspeito de homicídio se entrega à Polícia em Ji-Paraná e entrega arma do crime

Homem suspeito de matar José Carlos Avelino dos Santos, de 48 anos, em Ji-Paraná, se apresentou voluntariamente à polícia nesta terça-feira e entregou a arma usada no crime.
14
Acidente grave na Linha 94 em Ji-Paraná deixa motorista preso às ferragens

Acidente grave na Linha 94 em Ji-Paraná deixa motorista preso às ferragens

Colisão frontal entre carro e caminhão na Avenida Edson Lima do Nascimento, em Ji-Paraná, deixou motorista idoso preso às ferragens e com suspeita de pneumotórax.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo Federal amplia público prioritário do Bolsa Família a partir de julho de 2025

Governo Federal amplia público prioritário do Bolsa Família a partir de julho de 2025

Famílias com pessoas em situação de rua, em risco de violação de direitos ou insegurança alimentar passam a ter prioridade no Bolsa Família.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): FUNDIAÇO INDÚSTRIAL E COMÉRCIO DE FERRO E AÇO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO
L
Trama Golpista: Moraes mantém prisão do general Mário Fernandes

Trama Golpista: Moraes mantém prisão do general Mário Fernandes

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, decidiu manter a prisão do general Mário Fernandes, um dos réus da trama golpista, argumentando a necessidade de resguardar o andamento do processo judicial.
L
Prêmio Mulheres no Hip Hop abre inscrições com R$ 3 milhões para 65 iniciativas

Prêmio Mulheres no Hip Hop abre inscrições com R$ 3 milhões para 65 iniciativas

O Ministério das Mulheres lançou o Prêmio Mulheres no Hip Hop, com inscrições abertas até 20 de julho, para reconhecer e valorizar a atuação feminina na cultura hip-hop brasileira.
L
Agricultura Familiar no Norte e Centro-Oeste terá R$ 1 bilhão em microcrédito

Agricultura Familiar no Norte e Centro-Oeste terá R$ 1 bilhão em microcrédito

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional anunciou a liberação de R$ 1 bilhão em recursos públicos para impulsionar o microcrédito rural nas regiões Norte e Centro-Oeste, com possibilidade de um aporte adicional de mais R$ 1 bilhão.
L

Recebimento da Licença Ambiental: J.M. Comércio de Combustível Ltda

Licença Ambiental de Operação nº 084/2025/SEMMA/PMV
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAS): COMERCIAL BORGES LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L
Justiça mantém ordem para não indígenas deixarem TI Apyterewa, no Pará

Justiça mantém ordem para não indígenas deixarem TI Apyterewa, no Pará

A Advocacia-Geral da União (AGU) confirma decisão do TRF-1 que preserva a desintrusão da Terra Indígena Apyterewa, em São Félix do Xingu, no Pará, e nega indenização a não indígenas.
L
Governo lança programa Na Ponta do Lápis para incentivar educação financeira nas escolas básicas

Governo lança programa Na Ponta do Lápis para incentivar educação financeira nas escolas básicas

Programa Na Ponta do Lápis promove educação financeira, fiscal e previdenciária para alunos da educação básica, com apoio a escolas e formação de professores.
L
Relator Mendonça Filho defende debate da PEC da Segurança na CCJ

Relator Mendonça Filho defende debate da PEC da Segurança na CCJ

Apesar de classificar a proposta do Executivo como “insuficiente”, o deputado Mendonça Filho (União-PE) apresentou parecer favorável à admissibilidade da PEC da Segurança na CCJ e propôs duas emendas essenciais.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.