QUINTA-FEIRA, 26/06/2025
Publicidade

Petrobras mira em países africanos para recompor reservas de petróleo

Estatal busca parcerias em Angola, Namíbia e África do Sul

Por BRUNO DE FREITAS MOURA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Petrobras mira em países africanos para recompor reservas de petróleo
SBM/DIVULGAÇÃO

A Petrobras buscar adquirir campos de petróleo em países africanos para aumentar a quantidade de reservas da estatal, que prevê declínio da produção a partir de 2030. O interesse de comprar poços, principalmente em Angola, na Namíbia e na África do Sul, foi informado pela diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos, em Nova Déli, na Índia.

De acordo com a diretora, a estatal brasileira está em conversas com petroleiras multinacionais, como ExxonMobil (Estados Unidos), Shell (Reino Unido) e TotalEnergies (França), que já são parceiras das Petrobras na produção de petróleo no Brasil.

A declaração foi feita à agência de notícias Reuters na última quarta-feira (12) e confirmada pela Agência Brasil. A diretora participou da India Energy Week, encontro internacional que reúne representantes da indústria petrolífera.

Para a diretora, a aquisição de poços em países africanos faz sentido no portfólio da companhia. A intenção da Petrobras é exposta em um momento em que a empresa busca novas fronteiras de exploração e produção de petróleo, pensando em reverter o declínio das reservas atuais, previsto para a década de 2030.

Volta ao continente africano

A Petrobras voltou a manter operações no continente africano no ano passado. Em 8 de fevereiro, a companhia concluiu a aquisição de participações em três blocos exploratórios em São Tomé e Príncipe, na costa ocidental da África. Em dois blocos a participação é de 45%; e no terceiro, 25%.

Em outubro de 2024, o Conselho de Administração da Petrobras aprovou a atuação da companhia na África do Sul, viabilizando a aquisição de participação no bloco Deep Western Orange Basin (DWOB), por meio de processo competitivo conduzido pela TotalEnergies.

De acordo com o Plano de Negócios 2025-2029 da estatal, a participação de 10% no bloco sul-africano depende de aprovação governamental local.

Novas fronteiras

Aqui no Brasil, a principal frente de interesse exploratório é a Margem Equatorial, região no litoral norte do país tida como de grande potencial, uma espécie de “novo pré-sal”.

A exploração depende, no entanto, de autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Ativistas apontam preocupações com o meio ambiente e aumento do uso de combustível fóssil, um dos causadores do aquecimento global. Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pressionou, na última quarta-feira (12), que o Ibama autorize a exploração.

Há também grande interesse da petroleira na Bacia de Pelotas, no litoral sul do Brasil. A Petrobras é dona de 29 poços de exploração na região.

Um fator que explica o interesse na Bacia de Pelotas são descobertas de petróleo no Uruguai e na África – Namíbia e África do Sul. As duas costas geográficas possuem características físicas que se assemelham.

América do Sul e EUA

Além de posições na África, a Petrobras tem operações na América do Sul e nos Estados Unidos.

Na Colômbia, a estatal anunciou, em dezembro de 2024, a descoberta da maior reserva de gás da história do país. O poço gigante Sirius-2, explorado em consórcio com a Ecopetrol, estatal de petróleo colombiana, tem capacidade equivalente à quase metade da produção diária de gás da Petrobras no Brasil.

A descoberta pode aumentar em 200% as reservas atuais da Colômbia. No entanto, a empresa brasileira explicou que, em um primeiro momento, a produção será destinada a abastecer a demanda do mercado interno colombiano.

Dois outros poços na região – Buena Suerte e Papayuela – estão na linha de exploração do consórcio, o que abre expectativa para que haja excedente de produção, e o Brasil possa importar gás da Colômbia.

Na Argentina, por meio da subsidiária Petrobras Operaciones S.A., a companhia detém uma participação de 33,6% no ativo de produção Rio Neuquén.

Na Bolívia, produz gás principalmente nos campos de San Alberto e San Antonio, com 35% de participação em cada um desses contratos de operação de serviços, que são operados principalmente para fornecer gás ao Brasil e à Bolívia.

Nos Estados Unidos, a atuação se dá em campos em águas profundas no Golfo do México, com participação de 20% da Petrobras America Inc., formando com a Murphy Exploration & Production Company a joint venture MPGoM.

Produção e reservas

A produção total de óleo e gás natural da Petrobras alcançou 2,7 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) em 2024. Mais de 80% no pré-sal (costa do Sudeste).

No fim de janeiro, a companhia informou que as estimativas de reservas provadas de óleo, condensado e gás natural apontam 11,4 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) ao fim de 2024. Deste total, 85% são de óleo e condensado e 15% de gás natural.

Desse montante, 1,3 bilhão de barris foram incorporados em 2024.

“Considerando a produção esperada para os próximos anos, é essencial seguir investindo na maximização do fator de recuperação, na exploração de novas fronteiras e na diversificação do portfólio exploratório para repor as reservas de petróleo e gás”, afirmou a estatal ao divulgar o total de reservas provadas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

clima seco contribuiu para a maturação e colheita do algodão e do milho segunda safra no Centro-Oeste e Sudeste

BMA: clima seco contribuiu para a maturação e colheita do algodão e do milho segunda safra no Centro-Oeste e Sudeste

Dados espectrais apontam condições adequadas para o desenvolvimento do milho segunda safra nas principais regiões produtoras.
L
Conab articula exportação do excedente da agricultura familiar em missão comercial na Argentina

Conab articula exportação do excedente da agricultura familiar em missão comercial na Argentina

Ação busca abrir novos mercados para produtos que superam o consumo interno, gerando renda para pequenos agricultores brasileiros.
L
Sistema FAPERON/SENAR lança programa Saúde no Campo durante Dia de Campo em Buritis

Sistema FAPERON/SENAR lança programa Saúde no Campo durante Dia de Campo em Buritis

Programa “Saúde no Campo” será lançado em Buritis com foco na prevenção de doenças e na promoção do bem-estar de produtores e trabalhadores rurais de Rondônia.
L
UNIR usa livro lúdico para acolher crianças em cirurgias

UNIR usa livro lúdico para acolher crianças em cirurgias

Cursos de Medicina e Enfermagem atuam com crianças em hospitais da capital para reduzir o medo e promover segurança no ambiente cirúrgico.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Falaê PodCat | Entrevista Pastor Bruno Luciano

Nesta quinta-feira (26), às 18h, o Falaê Podcast recebe o vereador de Porto Velho, Pastor Bruno Luciano do Couto Araújo. Em pauta, os desafios da capital, ações do mandato, fé na vida pública e projetos para transformar a realidade da população. Acompanhe essa conversa franca e reveladora sobre política, espiritualidade e compromisso social.
L

Agenda News | Entrevista Larissa Oliveira

Nesta quinta-feira, dia 26, às 17h, o programa Agenda News recebe Larissa Oliveira, administradora da Potosí Decorações, para uma conversa inspiradora sobre empreendedorismo, design e liderança feminina.
L

Giro News | Entrevista Galdiana Silva, oficial de justiça

Ela é direta, experiente e tem dicas que podem te livrar de uma grande dor de cabeça! Nesta quinta-feira (26), às 16h, o programa Giro News recebe Galdiana Silva, oficial de justiça, para uma conversa franca e esclarecedora sobre como investigar a vida pregressa de alguém antes de fechar negócios – ou até iniciar um relacionamento.
L

Agenda News: Rede BNI Rondônia lança segundo grupo em Porto Velho no dia 1º de julho

Lançamento do BNI Mamoré acontece no Restaurante Maré e marca um novo capítulo para o networking empresarial em Rondônia.
L
Com relatório do Coronel Chrisóstomo Congresso derruba aumento do IOF e impede alta de imposto sobre crédito, câmbio e investimentos

Com relatório do Coronel Chrisóstomo Congresso derruba aumento do IOF e impede alta de imposto sobre crédito, câmbio e investimentos

Em votação expressiva, parlamentares reagem à medida do governo e evitam impacto no bolso da população; Chrisóstomo teve papel de destaque na articulação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Setor alimentício é o ramo industrial que mais contratou
L

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Publicidade

POLÍTICA

Jaime Bagattoli vota contra o aumento de deputados federais e pela derrubada do IOF

Jaime Bagattoli vota contra o aumento de deputados federais e pela derrubada do IOF

Senador critica desejo do Governo de levar pauta do IOF ao Supremo.
L

Ieda Chaves entrega certificados durante execução de cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

Cursos foram realizados com estudantes da Escola Padre Mário Castagna, em Porto Velho.
L

Eyder Brasil busca em Manaus aliança para fortalecer segurança nas fronteiras

Como presidente da Comissão de Segurança, deputado participou de sessão na Assembleia do Amazonas para debater integração contra o crime organizado na divisa dos estados
L
Projeto de Lei de Pedro Geovar que cria o Endereço Social é aprovado na Câmara de Porto Velho

Projeto de Lei de Pedro Geovar que cria o Endereço Social é aprovado na Câmara de Porto Velho

Projeto cria identificação provisória para moradias em áreas irregulares e garante acesso a serviços essenciais, promovendo dignidade e inclusão social.
L
Apae de Vale do Anari recebe R$ 100 mil de emenda da deputada federal Sílvia Cristina

Apae de Vale do Anari recebe R$ 100 mil de emenda da deputada federal Sílvia Cristina

É mais um ano que o recurso da parlamentar é destinado para a instituição.
L
Publicidade

POLÍCIA

VÍDEO: Câmera registra momento que “Nego Boy” cai morto após ataque a tiros; suspeito foi preso

Testemunhas disseram que escutaram pelo menos seis tiros dentro do imóvel
18

URGENTE: Equipe do sgt Machado fecha o cerco e prende suspeito de matar “Nego Boy”

Após o cerco o suspeito foi encontrado escondido em uma construção abandonada
14

Megaoperação desmantela quadrilha que furtava grãos de embarcações no Rio Madeira

Ação conjunta liderada pela FICCO apreende bens de R$ 126 milhões e prende suspeitos de integrar organização criminosa em Rondônia e Amazonas
14

Jovem imobiliza mulher que invadiu e saqueou sua casa

Suspeita de 26 anos foi flagrada com roupas da vítima e teria ameaçado a jovem com uma faca; vídeo do ocorrido repercutiu nas redes sociais
14

PM é acionada após denúncias de ambulantes hostis no estacionamento de atacadista

Gerente do Atacadão relata comportamento abusivo de vendedores e suspeitas de clonagem de cartões; um jovem foi abordado pela polícia
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

James Strauss, primeiro brasileiro a receber a Medalha de Ouro Mozart de Viena

James Strauss, primeiro brasileiro a receber a Medalha de Ouro Mozart de Viena

Concorrendo ao Grammy Latino 2025 e com três novos álbuns previstos para este ano, flautista pernambucano radicado em Viena conquista uma das maiores honrarias da música clássica internacional.
L

Jaru é vice-líder nos atendimentos por Telemedicina em Rondônia

Consultas são realizadas por médicos especialistas do Albert Einstein.
L
Energisa realiza curso de qualificação exclusivo para pessoas com deficiência

Inclusão: Energisa realiza curso de qualificação exclusivo para pessoas com deficiência

Curso qualifica para o mercado de trabalho e reforça o compromisso da Energisa com a inclusão e a diversidade.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.