DOMINGO, 23/03/2025
Publicidade

Consulta pública recebe sugestões sobre taxonomia sustentável no país

Documento final tende a aumentar o fluxo do crédito, diz especialista

Por FABÍOLA SINIMBÚ - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Consulta pública recebe sugestões sobre taxonomia sustentável no país
BRUNO PERES/AGÊNCIA BRASIL

Até o dia 31 de março, a população brasileira pode opinar sobre a proposta de Taxonomia Sustentável Brasileira (TSB) para classificação das atividades econômicas e ativos financeiros do país de acordo com a contribuição para os objetivos climáticos, ambientais e sociais. O objetivo da nova ferramenta do Plano de Transformação Ecológica do governo federal é auxiliar o país na transição para uma economia de baixo carbono.

No contexto das Finanças Sustentáveis, a taxonomia pode ser definida como um sistema de classificação que compreende um conjunto de critérios construídos com o objetivo de definir atividades e setores econômicos com maior contribuição para uma economia mais integrada ao meio ambiente, com menos emissão de gases de efeito estufa e com impactos sociais positivos.

A consulta pública é parte do processo de construção da TSB e foi dividida em duas etapas. A primeira disponibilizou os termos gerais como objetivos climáticos por setor produtivo e objetivos econômico-sociais. Na segunda fase, que terá início no dia 17, também serão disponibilizados critérios técnicos de mitigação e adaptação.

O Comitê Intergovernamental da Taxonomia Sustentável Brasileira, colegiado integrado por 27 ministérios, tem promovido uma série de encontros com especialistas, integrantes do comitê consultivo de apoio ao grupo de trabalho, além de representantes de diversos setores da sociedade. Os participantes trabalham na construção de contribuições que possam atender às demandas sociais de habitação, saneamento, destinação de resíduos sólidos urbanos e energia elétrica, ainda não alcançadas pela proposta.

Segundo a diretora da Associação Soluções Inclusivas Sustentáveis (SIS), Luciane Moessa, que integra o comitê consultivo, a ferramenta ainda é muito nova no país e as organizações da sociedade civil ainda estão se inteirando sobre o tema. Para ela é preciso garantir que os setores econômicos conheçam e participem da construção da TSB.

“Classificar atividades econômicas sustentáveis numa taxonomia pensada para uso do setor financeiro tende a aumentar o fluxo de crédito, investimentos e seguros para as atividades que sejam enquadradas nela. Se a gente fizer essas definições da forma correta, contribuímos para uma transição de atividades que precisam ser paulatinamente deixadas de lado ou transformadas para outras que são sustentáveis no longo prazo”, explica.

Para o assessor político e especialista em transição energética do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Cássio Carvalho, o momento de construção da ferramenta precisa ser antecedido pela revisão das normativas de alguns setores, para que determinadas atividades econômicas possam ser consideradas verdes ou renováveis.

“Não é possível a gente classificar um empreendimento como sustentável para que ele possa ter acesso a financiamento, a crédito, a sistemas creditícios, subsídios, sendo que pode estar violando, por exemplo, direitos humanos, ou que esteja perpetuando injustiças energéticas”, explica.

O sistema de taxonomia brasileiro segue critérios específicos estabelecidos pela Associação Internacional de Mercado de Capitais (em inglês International Capital Market Association – ICMA), e também é alinhado aos objetivos climáticos, ambientais e sociais estabelecidos pelas políticas públicas do governo federal.

Para Luciane Moessa, é necessário não perder de vista o papel do setor financeiro na redução das desigualdades sociais, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, sendo necessário fortalecer atividades econômicas com impactos positivos como manejo de florestas nativas, restauração florestal e agricultura orgânica, por exemplo. “Pensamos que a proposta do governo, como construída até agora, deixa a desejar nos objetivos sociais de redução das desigualdades, e tem falhas graves sobretudo nas definições para o setor primário da economia, em que a seleção de atividades foi feita pensando mais na pauta de exportações do que na sustentabilidade das atividades”, diz Luciane.

Agricultura

No setor da agricultura, por exemplo, a especialista entende que para incluir um tipo de cultura é necessário antes compreender se a atividade a qual ela está relacionada é sustentável. “Atividades com impactos positivos não foram incluídas, ao passo que produção de soja e eucalipto sim, sem mencionar a barbárie da inclusão de pulverização aérea de agrotóxicos, que é proibida em vários países, e também em estados e municípios brasileiros”, cita.

De acordo com Matias Cardomingo, coordenador-geral de análise de impacto ambiental do Ministério da Fazenda, nessa etapa o objetivo é uma ampla discussão para pactuar a ferramenta e pacificar as metodologias de bonificação de práticas sustentáveis na concessão de crédito. “A ideia foi também aproveitar aqueles maiores fluxos financeiros, seja negociação de ações, seja lançamento de novos instrumentos, e conseguir direcionar recursos para os setores que têm as melhores práticas, os setores que adotam a maneira de produzir mais alinhada com aquilo que a gente está colocando como oportunidades para o enfrentamento da crise climática”, explica.

Para o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), José Arnaldo Brito, a atividade da agricultura familiar, por exemplo, precisa fazer parte da taxonomia por uma questão de segurança alimentar. E também para que o processo de adaptação das áreas rurais tenha um olhar especial para questões como habitação e sucessão no campo. “A gente está vendo aí as emergências climáticas, elas estão e vão ser constantes, não tem como, a princípio, reverter esse quadro. O grande desafio é como a gente adapta essa questão das mudanças climáticas a partir do olhar daquelas pessoas que estão na preservação, na manutenção e também na restauração do meio ambiente”, diz.

Cardomingo explica que embora a ferramenta tenha preceitos internacionais, ela precisa ser adaptada aos critérios regionais e ao estágio de adoção de medidas sustentáveis em cada setor econômico. “Mesmo para a linha da agricultura familiar do Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar], essas culturas maiores como a da soja e do milho são muito relevantes no total do crédito concedido”, diz.

Trabalhadores

A representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no conselho consultivo, Renata Belzunces, vê na construção da ferramenta uma oportunidade de qualificar a proteção ao trabalhador. A especialista entende que as garantias legais já estão postas no país, mas as atividades que forem inseridas na TSB precisam atuar dentro dos preceitos legais. “Nós avaliamos que os trabalhadores têm todo o interesse em que os empregos estão naquelas atividades que serão indicadas como aderentes à taxonomia sustentável sejam empregos decentes, sejam empregos que obedeçam aqueles preceitos da OIT [Organização Internacional do Trabalho], reforça.

Para que isso ocorra, Renata acredita que os critérios para seleção das atividades econômicas que serão classificadas pela ferramenta devem ir além da visão econômica, além das visões social e ambiental, para que sejam efetivamente sustentáveis. “Em todos os países do mundo, a mineração ficou de fora das taxonomias, à exceção de Brasil, Austrália e Canadá. Na nossa visão, a mineração talvez não devesse participar da TSB, porque ela causa danos irreversíveis ao meio ambiente e não tem observância ali bem clara da norma regulamentadora 22, que é um grande ponto de discussão com os trabalhadores do setor”.

Habitação

Há ainda atividades que são consideradas sustentáveis pelo aspecto ambiental e econômico, mas por falta de regulamentação afetam direitos humanos fundamentais como a habitação. Segundo Cássio Carvalho, um exemplo é o capítulo de energia e gás, que ao tratar na geração eólica desconsidera o distanciamento dos aerogeradores para os domicílios. “Em alguns países europeus esse distanciamento é de 2 quilômetros. No Brasil, a gente tem visto casas que estão embaixo das hélices das máquinas de aerogeradores”, relata.

Para Carvalho, o esperado é que esses casos mais específicos sejam documentados na área destinada às salvaguardas socioambientais que constarão na segunda etapa da consulta pública que será disponibilizada nesta segunda-feira (17).

Apesar de a consulta ser disponibilizada em duas etapas, Matias Cardomingo ressalta que todo o conteúdo permanecerá aberto à participação popular até o final do prazo, no fim de março. Após o prazo, as contribuições serão sistematizadas e ainda avaliadas junto às instituições de representação social presentes no comitê consultivo. O documento final está previsto para ficar pronto no segundo semestre de 2025.

Cardomingo explica que novas atividades serão inseridas após essa versão, com a abertura para o debate de novos objetivos, como transição para economia circular, por exemplo. “Ser um documento vivo é muito importante na ideia de taxonomias, porque, por um lado nós vamos precisar avançar para os outros objetivos ambientais e climáticos. Agora a gente está focando em mitigação e adaptação, além dos objetivos sociais, que terão o próprio indicador de redução de desigualdades de gênero e raça, mas nós temos vários outros objetivos”, conclui.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Residencial Orgulho do Madeira recebe ação com serviços públicos, saúde e lazer

Projeto itinerante da Prefeitura de Porto Velho leva atendimento gratuito e atividades recreativas para toda a comunidade
L

Como proteger os pets das baixas temperaturas do inverno

Adotar medidas preventivas ajuda a manter os animais saudáveis durante a estação mais fria do ano
L

Ordem das ONGs internacionais? Garimpeiros e pequenos produtores condenados a viver na miséria

Ordens são cumpridas e, com aval da Justiça, nossas forças policiais as executam, não importa quantas famílias sejam condenadas à miséria e percam tudo o que construíram por uma vida toda.
L

BR-425 tem trechos com alagamento, mas trânsito segue liberado

Condutores devem redobrar a atenção; autoridades monitoram a situação e reforçam orientações de segurança
L

Prefeitura de Porto Velho oferece atendimento presencial em Extrema neste fim de semana

Equipes da Semfaz, Semur e Semasf atuam no distrito para esclarecer dúvidas e receber impugnações sobre a Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares
L
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ram Rampage 2025 evolui em desempenho, tecnologia e força

Picape mantém DNA off-road com tecnologia avançada e alto desempenho
L

Homem é ferido no pescoço com chave de fenda durante bebedeira na zona Leste de Porto Velho

Desentendimento durante consumo de álcool termina com homem ferido no pescoço por golpe de chave de fenda
14

[AO VIVO] Campeonato Rondoniense SICREDI Série A 2025 movimenta o fim de semana em Porto Velho

GENUS e Ji-Paraná se enfrentam neste sábado (22), às 16h, no estádio Aluízio Ferreira
L

Dia Mundial da Água: cuidar da água é cuidar da vida

Preservar hoje para garantir o amanhã — o compromisso que começa em cada atitude
L
Veja quem precisa declarar o imposto de renda em 2025

Veja quem precisa declarar o imposto de renda em 2025

Prazo para contribuinte prestar contas vai até 30 de maio
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo alerta para sites falsos de inscrição para CNU 2025

Governo alerta para sites falsos de inscrição para CNU 2025

Inscrições para novo concurso ainda não estão abertas
L
Concurso Internacional de Redação de Cartas

Concurso Internacional de Redação de Cartas: Última chance para jovens talentos

Inscrições abertas até 28 de março para estudantes de até 15 anos.
L
TCE-RO abre seleção para cargo com salário acima de R$ 8 mil

TCE-RO abre seleção para cargo com salário acima de R$ 8 mil

O cronograma completo, com as datas de cada fase, pode ser conferido no Anexo I do edital.
L
Governo inclui 27 candidatos sub judice nos resultados do Concurso Público Nacional Unificado

Governo inclui 27 candidatos sub judice nos resultados do Concurso Público Nacional Unificado

Retificação foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira
L
Publicidade

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo participa de evento do PL Mulher em Cacoal e realiza vídeo chamada com Bolsonaro

Encontro político das mulheres data o aniversário da primeira-dama, Michelle Bolsonaro
L

Coronel Chrisóstomo se reúne com mulheres e acompanha campeonato de futebol em Pimenta Bueno

Durante o evento, o parlamentar anunciou o envio de R$ 1 milhão para o tratamento de pessoas autistas.
L
Lebrinha solicita recuperação da RO-135 para melhorar tráfego entre Novo Horizonte e Castanheiras

Lebrinha solicita recuperação da RO-135 para melhorar tráfego entre Novo Horizonte e Castanheiras

As más condições da estrada, com trechos deteriorados e irregulares, têm dificultado a mobilidade e colocado em risco a segurança de quem transita pelo local.
L

Deputada Gislaine Lebrinha solicita recuperação da RO-010

Deputada faz indicação para recuperação da RO-010, visando melhor trafegabilidade e desenvolvimento dos municípios.
L
Deputado Ribeiro e Sargento Eliel discutem melhorias para Guajará-Mirim

Deputado Ribeiro e Sargento Eliel discutem melhorias para Guajará-Mirim

Ao final da reunião, ambos reafirmaram o compromisso de buscar recursos e parcerias para viabilizar essas melhorias e atender às demandas da população de Guajará-Mirim.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é sequestrado, acusado de roubo e torturado em matagal na zona sul de Porto Velho

Vítima foi agredida, deixada seminua no local e resgatada por equipe da Polícia Militar
10

Adolescente de 16 anos é detido com espingardas e motocicletas roubadas após denúncia anônima no bairro Ulisses Guimarães

Um adolescente de 16 anos foi apreendido na noite deste sábado (22), após ser flagrado com duas armas de fogo e uma motocicleta com restrição de roubo, no bairro Ulisses Guimarães, zona Leste de Porto Velho.
10

Homem é atacado a tiros na zona leste

Uma ambulância do Samu foi acionada para transferi-lo ao Hospital João Paulo II.
16

Colisão entre moto e bicicleta deixa dois homens em estado grave na zona leste

Duas equipes do Samu prestaram atendimento às vítimas e as encaminharam ao Hospital João Paulo II.
14

Enfermeira passa mal e sofre acidente de moto em Porto Velho

O caso aconteceu na Avenida Amazonas, no bairro Cuniã, zona leste de Porto Velho.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Leapmotor estrutura rede para início de operações no Brasil

Montadora inicia nomeações para rede de concessionárias no país
L
Rondônia apresenta suas potencialidades na maior feira de pesca do Brasil

Rondônia apresenta suas potencialidades na maior feira de pesca do Brasil

Durante o evento, o superintendente da Setur, Gilvan Pereira, está apresentando os principais destinos pesqueiros de Rondônia, e evidenciando o imenso potencial turístico que esses locais oferecem.
L

Homem é encontrado morto próximo à ponte do Rio Machado

O corpo apresentava múltiplas perfurações pelo corpo, um corte profundo no pescoço e um ferimento extenso na cabeça.
18
Governo de RO abre cadastro de apicultores e meliponicultores para fortalecer programa sanitário

Governo de RO abre cadastro de apicultores e meliponicultores para fortalecer programa sanitário

A atuação conjunta de produtores, associações, sindicatos, instituições públicas e privadas tem sido fundamental para esse avanço.
L

Prefeito Léo Moraes marca presença em caminhada pelo Dia Internacional da Síndrome de Down

O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da luta por direitos igualitários, pelo bem-estar e pela inclusão
L
Militar da Base Aérea fica ferido depois de bater em moto com reboque

Militar da Base Aérea fica ferido depois de bater em moto com reboque

Segundo testemunhas, o militar da Base Aérea seguida de moto sentido centro, quando bateu na traseira de um reboque puxado por outra motocicleta.
14

Jirau Energia reúne mais de 600 pessoas em evento comemorativo ao dia mundial da água

Programação realizada pela Jirau Energia contou com atividades educativas, culturais e interativas sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.
L
STD Best Trick agita Porto Velho com campeonato de skate e shows de rock

STD Best Trick agita Porto Velho com campeonato de skate e shows de rock

Evento acontece neste sábado (22) e reúne skatistas das categorias Iniciante, Amador e Feminino
L
Espetáculo “Naurú *** Poeta das Guerras” estreia na próxima semana em Porto Velho

Espetáculo “Naurú *** Poeta das Guerras” estreia na próxima semana em Porto Velho

A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser obtidos pelo Instagram oficial @nauru_poetadasguerras
L