SEXTA-FEIRA, 25/04/2025

Advogados defendem indenização pelo Estado a vítimas de enchentes

Argumento é a teoria do risco administrativo

Por FLÁVIA ALBUQUERQUE - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Advogados defendem indenização pelo Estado a vítimas de enchentes
CBMSC/DIVULGAÇÃO

A administração pública tem o dever de indenizar as vítimas de enchentes que sofreram danos, já que normalmente a responsabilidade do Estado segue a teoria do risco administrativo, ou seja, não é necessário provar que houve culpa ou dolo por parte da prefeitura ou governo estadual ou federal. O entendimento é do advogado especialista em Direito do Consumidor Daniel Garroux, que adianta ainda que a resposta mais provável da administração pública pode ser que as chuvas que causaram os alagamentos e estragos foram inevitáveis e imprevisíveis.

“Embora a chuva seja inevitável, as consequências da chuva poderiam ter sido evitadas se a cidade tivesse, por exemplo, um plano de drenagem. São Paulo não tem! E vemos prédios sem parar. Então, não tem nada de imprevisível nos locais onde sempre vemos enchentes. Além disso, ano a ano, vemos o painel do clima da ONU [Organização das Nações Unidas] alertando para o fato de que os eventos extremos se tornarão cada vez mais intensos, frequentes, e que as cidades precisam se preparar”, afirmou.

Sem citar nenhuma gestão específica, Garroux entende que as autoridades já deveriam estar preparando a capital paulista para esses eventos climáticos. Mas, segundo o advogado, [o poder público] caminha no sentido oposto ao fragilizar a cidade, tornando o solo cada vez mais impermeável pela verticalização promovida, sobretudo nos bairros com forte especulação imobiliária.

“Aí a responsabilidade da administração ficaria configurada pela omissão, por não tomar os cuidados necessários para evitar que essa extensão dos danos ocorresse”, explicou.

Para Garroux, uma das possibilidades para buscar reparação para os prejuízos intensos é entrar com ações individuais no Juizado Especial ou na Justiça comum, ou coletivamente, com um grupo de pessoas que se unem para defender os mesmos direitos. Recomenda ainda entrar com uma ação civil pública, mas nesse caso ele diz que é preciso uma entidade legitimada ou uma associação que já funcione há mais de um ano para intermediar o processo.

“Pode-se obrigar o Estado a indenizar os prejuízos ou mesmo a tomar as providências necessárias para que os alagamentos não se repitam. E as pessoas precisam saber que elas têm direito a serem reparadas pelos prejuízos e que a administração tem que responder, não pode se omitir. E que é uma obrigação da administração drenar e fazer o manejo das águas pluviais. A população tem que reivindicar isso, e acredito que a função do Judiciário também deva ser essa”.

A diretora Jurídica do Instituto de Defesa do Consumidor e do Contribuinte (IDC), Renata Abalem, concorda com a tese do advogado, e ressalta o caso do Rio Grande do Sul, que depois das enchentes do ano passado registrou mais de 5 mil ações protocoladas até junho de 2024 por entidades de defesa do cidadão, associações e Ministério Público pedindo indenização à administração pública.

“A quantidade de ações judiciais contra o estado e os municípios é tão grande, que o CNJ [Conselho Nacional de Justiça] criou até um painel sobre o tema. O site do Tribunal de Justiça de lá disponibilizou um assunto no PJe [Processo Judicial Eletrônico] para facilitar o cadastramento das ações”.

Renata observa que a grande maioria das ações segue o viés da falta de prevenção, de um plano de contingência, de manutenção na infraestrutura, da omissão do poder público quanto à parte técnica e subjetiva para tratar da enchente, e a falta de alertas efetivos para a população.

“As ações estão acontecendo às centenas, e são vários pedidos por danos morais, danos materiais. Na maioria das ações, principalmente nas coletivas e nas civis públicas, é [apresentado] uma grande quantidade de documentos, de alegações técnicas. E a partir do momento que existem provas com relação a isso, o governo vai ter que responder pelos danos que ele causou pela negligência, pela omissão e demais situações”, disse.

Para Renata, há ainda um outro ponto de vista que é a responsabilização do governo pela falha na assistência aos cidadãos, a demora ou a insuficiência de assistência para as vítimas, como falta de abrigo, falta de água, falta de atendimento médico. “Por exemplo, nós vimos aquela cena da água entrando no metrô em São Paulo. Aquilo mostra insuficiência na assistência daquelas pessoas. Deveria haver um plano de contingência para retirar aquelas pessoas dali. E será que aquelas pessoas que ficaram à mercê da água suja fizeram exames médicos, tomaram remédios para prevenir ou para já remediar uma possibilidade de doenças? O governo providenciou isso?”, destacou.

O diretor executivo do Idec, Igor Britto, também se baseia no exemplo do Rio Grande do Sul, para que as vítimas de enchentes sejam ressarcidas, onde as decisões do Tribunal de Justiça foram baseadas no entendimento de que a responsabilidade por danos em várias regiões, cidades e vários bairros é do poder público.

Segundo ele, a lógica da responsabilidade do Estado para determinadas situações nunca foi uma coisa simples de definir, motivo pelo qual o STF [Supremo Tribunal Federal] toma decisões em processos que demoram para ser julgados, discutindo essas questões específicas.

“Nós não temos uma lei federal específica para isso, mas nós temos um artigo na nossa Constituição que diz que o Estado responde pelas ações ou omissões de seus agentes públicos. O STF já consolidou que essa responsabilidade é objetiva, ou seja, o cidadão não tem que ficar provando qual o agente do Estado que agiu com negligência ou imprudência e não tomou as providências devidas. Em tese, o cidadão não tem que provar quem deixou de agir. Mas o problema é que o cidadão atingido ainda tem que comprovar uma relação entre a enchente e algo que o poder público deveria ter feito”, explica.

Britto ressaltou que em alguns locais essa situação é difícil de ser comprovada, mas em outros, como áreas onde alagamentos são recorrentes, é muito fácil. Nesses casos, os tribunais do país entendem que a responsabilidade do Estado está mais do que evidente, porque sabe-se que todo ano aquilo acontecerá.

“O que é inadmissível é as autoridades saberem que aquela população está em risco de enchente e não tomarem nenhuma medida, permitindo que todo ano se repita. E o que está tornando isso mais complexo é que o risco das enchentes está ficando mais grave, mais alto, com a cidade inteira sendo atingida”.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fotógrafo Brasileiro fica de frente com puma e fotografia impressiona

Fotógrafo brasileiro fica de frente com puma e fotografia impressiona

O evento aconteceu na última terça-feira (22), quando ele e outros nove integrantes da expedição registravam imagens da natureza local.
L
Prefeitura de Jaru adota modelo de faixas de pedestre lúdicas em frente às escolas

Prefeitura de Jaru adota modelo de faixas de pedestre lúdicas em frente às escolas

As primeiras faixas lúdicas de cor foram pintadas diante das escolas Maria do Socorro, no Setor 02, e Tânia Barreto, localizada no Setor 05.
L

Itapuã do Oeste é reconhecido pelo MEC com certificação Prata do Selo Nacional compromisso com a Alfabetização

Reconhecimento destaca os avanços de Itapuã do Oeste na alfabetização infantil por meio de políticas eficazes e estratégias educacionais bem-sucedidas.
L
Campanha “Maio Laranja” é incluída no calendário oficial de Rondônia com foco na proteção de crianças e adolescentes

Campanha “Maio Laranja” é incluída no calendário oficial de Rondônia com foco na proteção de crianças e adolescentes

A nova lei permite ainda que o estado firme parcerias com entidades da sociedade civil e órgãos públicos, ampliando o alcance da campanha.
L
STF condena mulher que pichou estátua a 14 anos de prisão

STF condena mulher que pichou estátua a 14 anos de prisão

Débora foi condenada por cinco crimes, inclusive golpe de estado
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Entrevista com Dr. Erasmo Moreira vai ao ar nesta sexta (25), às 18h no Amazônia, Gente e Justiça

Nesta sexta-feira, dia 25, às 18h, o programa recebe o professor e pesquisador Dr. Erasmo Moreira de Carvalho, doutor em Administração pela UFRGS, mestre pela USP e docente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
L
Enem: 2º dia de prova não teve ocorrências graves, diz ministro

MEC prorroga prazo para solicitação de isenção da taxa do Enem 2025 até 2 de maio

Mudança de data também vale para as justificativas de ausência
L

#povoadonerd | Entrevista MC’s Lele e Majestade!

Nesta sexta-feira, dia 25, às 17h, o programa Povoado Nerd recebe as potências do funk: as MC’s Lele e Majestade!
L

Região de Porto Velho apresentará as maiores precipitações no final de semana

Para esta sexta-feira, as precipitações de nível 2 colocam em alerta parte do norte e do nordeste de Porto Velho. Ainda assim, a tendência segue para o recuo das chuvas dentro dos próximos dez dias.
L

Presidente do Avante em Porto Velho vai acionar Justiça contra cobrança de ICMS sobre energia solar em Rondônia

Parlamentar busca cessar a cobrança de ICMS sobre energia solar e defende incentivo à sustentabilidade
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Processo seletivo oferecerá 192 vagas para cargos administrativos
L
Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Ministra Esther Dweck prevê que inscrições começarão em junho
L
Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine também oferece orientação profissional, sobre Carteira de Trabalho Digital, Seguro-Desemprego e emissão da nova CIN.
L
Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Equipe da empresa Direcional Engenharia estará em Porto Velho fazendo a seleção de candidatos.
L

Semed publica resultado preliminar do Edital 02 para seleção de voluntários

Candidato tem até terça-feira (22) para entrar com recurso
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes celebra início das obras de revitalização da RO-457, entre Ariquemes e Alto Paraíso

Deputado Pedro Fernandes celebra início das obras de revitalização da RO-457, entre Ariquemes e Alto Paraíso

Trabalho atende Indicação nº 12155/2025 apresentada pelo parlamentar; patrolamento e encascalhamento estão em andamento.
L
Presidente sanciona lei que inclui monitoramento eletrônico como medida cautelar em casos de violência doméstica contra a mulher

Presidente sanciona lei que inclui monitoramento eletrônico como medida cautelar em casos de violência doméstica contra a mulher

A norma também prevê que a vítima receba um equipamento de segurança capaz de alertá-la sobre a proximidade do agressor.
L
Ribeiro do Sinpol garante recursos para melhorar transporte de alunos no IFRO de Ariquemes

Ribeiro do Sinpol garante recursos para melhorar transporte de alunos no IFRO de Ariquemes

O deputado Ribeiro, por sua vez, reafirmou seu compromisso com a educação de qualidade em Rondônia
L

Vereador Pedro Geovar participa de encontro com autistas no IFRO

Vereador destaca protagonismo dos autistas adultos e a importância de políticas públicas que contemplem todas as fases da vida.
L
Coronel Chrisóstomo compartilha café da manhã com idosos em Teixeirópolis e reafirma apoio à assistência social

Coronel Chrisóstomo compartilha café da manhã com idosos em Teixeirópolis e reafirma apoio à assistência social

Houve momentos de descontração e troca de experiências entre os participantes.
L
Publicidade

POLÍCIA

Batida entre carro e moto deixa homem com a perna quebrada na zona sul

Batida entre carro e moto deixa homem com a perna quebrada na zona sul

Testemunhas contaram que o motociclista seguia na Angico sentido Geraldo Siqueira, quando o carro Pulse, invadiu a preferencial e causou a colisão, que deixou a vítima com fratura na perna.
14
Idoso é atacado a facadas durante briga com usuária de drogas na zona sul

Idoso é atacado a facadas durante briga com usuária de drogas na zona sul

De acordo com as primeiras informações, o idoso teria dito que foi atacado por uma mulher que seria usuária de drogas e fugiu depois.
16
Suspeito de quatro crimes violentos é preso em RO durante operação da Polícia Civil

Suspeito de quatro crimes violentos é preso em RO durante operação da Polícia Civil

A operação, batizada de Caçada Implacável, cumpriu mandados de prisão temporária e busca e apreensão expedidos pela Justiça de Ariquemes.
12
Polícia Civil de RO apoia Operação Monte Castelo contra tráfico e crime organizado em cinco cidades

Polícia Civil de RO apoia Operação Monte Castelo contra tráfico e crime organizado em cinco cidades

A ação teve como foco desarticular organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas e resultou no cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão, 13 de prisão preventiva (9 executados) e 4 prisões em flagrante.
10
Polícia Civil recupera mais de R$ 50 mil em itens furtados de pizzaria em Porto Velho

Polícia Civil recupera mais de R$ 50 mil em itens furtados de pizzaria em Porto Velho

O crime ocorreu após a invasão do imóvel, de onde foram levados diversos itens usados na produção de alimentos, como maquinários, geladeira e freezers.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem a presença de Neymar, Dorival convoca seleção para Eliminatórias

Corinthians acerta contratação de Dorival Júnior com vínculo até dezembro de 2026

O treinador de 63 anos, que atualmente reside em Florianópolis, deverá viajar ainda hoje para São Paulo, acompanhado dos auxiliares Lucas Silvestre e Pedro Sotero e do preparador físico Celso de Rezende.
L
Golpes no WhatsApp, falsas vendas e falsa central lideraram fraudes contra clientes bancários em 2024, aponta Febraban

WhatsApp lança recurso de “Privacidade avançada” para impedir exportação de conversas

A ferramenta, chamada “Privacidade Avançada da Conversa”, foi anunciada no dia 23 de abril e está sendo liberada gradualmente para os usuários.
L
Governo de RO dá início à realização de cirurgias endovasculares na macrorregião II

Governo de RO dá início à realização de cirurgias endovasculares na macrorregião II

A cirurgia endovascular com endolaser é um procedimento minimamente invasivo, utilizado principalmente no tratamento de varizes de maior calibre, como as que acometem a veia safena.
L

Semed firma parceria com o programa Busca Ativa Escolar para enfrentar a evasão e o abandono nas escolas

Iniciativa desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação
L

Mais de 170 estudantes formalizam adesão ao Programa Faculdade da Prefeitura e garantem bolsas de estudo

Durante o evento, além das assinaturas, foram sorteados 12 notebooks
L

Estudantes reclamam da distância, pontuam os riscos e pedem uma linha do campus-Unir passando pela Jatuarana

Para os estudantes que moram na zona sul, percorrer o trajeto dos bairros até a rodovia tem se tornado uma tarefa exaustiva e, muitas vezes, até perigosa. Existe a necessidade de uma linha de ônibus do campus para atender os estudantes que vivem na segunda maior região de Porto Velho.
L
Alerta para alta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e hospitalizações por gripe em 13 estados e no DF, aponta Fiocruz

Alerta para alta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e hospitalizações por gripe no país

Situação é pior no Distrito Federal e em 13 estados; saiba quais
L
Saiba como pedir isenção de taxa de inscrição do Enem 2025

Saiba como pedir isenção de taxa de inscrição do Enem 2025

Solicitação deve ser feira até às 23h59 desta sexta-feira
L
Inscrições para concurso dos Correios começam nesta quinta

Feirão Limpa Nome: Com mais de 100 mil atendimentos, negociação de dívidas pode ser feita nos Correios até dia 31

A ação oferece desconto de até 99% no fechamento dos acordos
L

AJEB-RO celebra três anos de protagonismo na literatura feminina de Rondônia

Entrevista com Izabel Cristina no Agenda News destaca conquistas e desafios da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil no estado
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.