SÁBADO, 10/05/2025

Em 2024, 60% dos projetos de lei sobre LGBT eram a favor da comunidade

Dados levantados até outubro são da Observatória

Por LETYCIA BOND - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Em 2024, 60% dos projetos de lei sobre LGBT eram a favor da comunidade
LILLEN/PIXABAY

O ano legislativo chega ao fim com um saldo relativamente positivo para a comunidade LGBTQIA+. Na Câmara dos Deputados, dos 41 projetos de lei (PLs) apresentados até outubro deste ano relativos a esta comunidade, 26 eram favoráveis ao grupo e 15 contra, o que representa 63% dos projetos favoráveis. No Senado Federal não houve registro de nenhum dos dois lados. .

De acordo com a Observatória, plataforma da Diadorim, agência de jornalismo independente que tem esse grupo como nicho, em 2023, a Câmara dos Deputados teve quase o dobro de PLs, 81, sendo 44 para promover retrocesso nos direitos das pessoas LGBTQIA+ e 37 para assegurá-los. Na outra Casa, o Senado Federal, a ordem foi inversa, com predominância de projetos a favor da comunidade. Foram sete pró-LGBTQIA+ ante dois contra.

No ano em que Luiz Inácio Lula da Silva reassumiu a presidência da República, em seu terceiro mandato, foi constatado o maior pico de propostas de deputados federais, dentro do intervalo de seis anos analisados (de 2019 a 2024). O ano de 2021 foi o que teve a segunda maior quantidade, 50, sendo 32 em prol do grupo que desafia a heteronormatividade e 18 contra.

Em 2019, primeiro ano de Jair Bolsonaro na presidência da República, também houve muitas iniciativa por parte dos deputados federais e certo equilíbrio quantitativo entre os que lutam ao lado dos LGBTQIA+ (26 propostas) e os que se opõem a eles (17). Naquele ano, as cinco propostas legislativas dos senadores foram pela defesa da comunidade, característica que permaneceu nos anos de 2020 (4) e 2022 (4). Nestes dois anos, a vontade dos deputados de fazer os direitos se ampliarem venceu, de certo modo, já que, respectivamente, assinaram 16 e 12 projetos.

A Observatória contabilizou 149 PLs que beneficiariam ou beneficiaram essa parcela da população na Câmara Federal, entre janeiro de 2019 e outubro de 2024. No Senado, foram 27.

Além de reconstituir o panorama em números, a plataforma compartilha detalhes sobre os temas mais recorrentes nos projetos pró-LGBTQIA+. De 2019 a 2024, 149 tramitaram na Câmara dos Deputados e, desse total, 62 (41,6%) buscavam estabelecer medidas e políticas públicas de combate ao preconceito e à violência. No Senado foram 27 e a mesma temática existiu em maior quantidade, sendo verificada em 11 deles (40,7%).

Propostas

Em relação aos objetos mais comuns nas propostas que tinham como finalidade cercear algum direito, o que se sobressaiu, ao longo dos últimos anos, na Câmara foram os que queriam proibir linguagem neutra em documentos públicos, escolas e outros ambientes. O mesmo se aplica aos senadores.

Outra contribuição da plataforma é a pormenorização quanto às siglas que apresentaram as propostas. O PSOL, o PSDB e o PT são os partidos que mais apoiam a causa na Câmara dos Deputados, enquanto PL, PSL, que foi rebatizado de União Brasil, e o Republicanos estão na outra ponta.

No Senado, PSOL, Rede, MDB e PSDB são aliados do movimento. O PL aparece novamente como o que mais se esforça para emplacar a PLs contra a comunidade.

Artimanhas

O advogado Paulo Malvezzi, cofundador da Diadorim e profissional responsável pela pesquisa da plataforma, diz que há, por vezes, impressão de que em todos os lugares é possível que os membros da comunidade sejam livres para expressar afeto publicamente, quando na verdade, esta é a realidade de poucos espaços. “Às vezes, a gente fica muito viciada, por conta de uma representação muito forte do movimento LGBTQIA+ nos grandes centros urbanos, de que a coisa está muito boa, de que você pode se mostrar da forma como quer na sociedade, mas isso ocorre só em lugares muito pequenos, em bairros muito bem demarcados dentro das grandes cidades. O resto do país é vedado às pessoas LGBTQIA+”, afirma ele.

“Ou, se você está nesses lugares e enfrenta a repressão, isso, muitas vezes, significa risco de vida ou colocar sua integridade física em perigo”, emenda.

Uma das táticas dos parlamentares conservadores, aponta Malvezzi, é instalar uma atmosfera de pânico moral, engendrada, com frequência, a partir de enganações, enquanto os que buscam igualdade os direitos dos LGBTQIA+ aos do resto da população se atêm à realidade. “São projetos com justificativas pífias, que usam o pânico moral, que trazem, às vezes, argumentos com base no que aconteceu no exterior, algo que dizem que aconteceu na Inglaterra sobre uma pessoa trans que atacou outra pessoa no banheiro e isso, de repente, vira uma avalanche de projetos sobre banheiros e que são replicados ipsis litteris [exatamente com os mesmos termos] em outros estados, no Congresso Nacional. Cria-se uma onda de projetos para atacar um problema que não existe na realidade. O que eles buscam é capitalizar politicamente em cima de pânico moral, isso é evidente”, defende.

Malvezzi também recomenda que se repare em outra manobra feita com engenhosidade pela bancada conservadora. “Há também uma estratégia muito clara de opor direitos de crianças e adolescentes ao direito de pessoas LGBTQIA+. Isso é um completo absurdo, porque não há contradição aí. Você vê, por exemplo, muitos projetos de cirurgias [de redesignação sexual] e outros processos [afins], quando eles [os voltados a menores de idade] não são permitidos no Brasil, somente em caráter experimental, em condições muito específicas e com o acompanhamento e a autorização dos pais. Eles proíbem coisas que já não são permitidas aqui, tentam vedar coisas e políticas que não são políticas públicas no país. É muito preocupante que se tenha tantos parlamentares engajados nesse tipo de construção de fantasia e mobilização de afetos, ódio e preconceitos para conseguir ganhos políticos”, explica.

Para o cofundador da Diadorim, a tentativa dos políticos conservadores que atuam no Legislativo é cimentar uma agenda anti-LGBTQIA+ como degrau de um trampolim para angariar votos e aproveitar prerrogativas dos cargos. “Não acho, inclusive, que eles tenham qualquer interesse na aprovação desses projetos anti-LGBTQIA+. A aprovação é completamente incidental, é conjuntural. O que eles querem é apresentar, e, depois de apresentados, eles pouco se mobilizam para aprovar, é surfar em cima do pânico que se cria, da exposição midiática que conseguem e depois passam para o próximo tema”, avalia Malvezzi, ponderando que a proporção maior de PLs favoráveis no Congresso Nacional, atingida graças à ala progressista, prova que o país não é tão retrógado, se se examinar objetivamente.

Perfil nos estados

De acordo com o levantamento, as Assembleias Legislativas mais LGBTQIA+fóbicas são a do Rio de Janeiro, a de São Paulo e a de Mato Grosso. Nesse nível do Poder Legislativo, as maiores preocupações são quanto à linguagem neutra, ao controle do que se difunde em materiais escolares e ao compartilhamento de banheiros públicos que adotem como regra o respeito à identidade de gênero das pessoas.

As casas legislativas que mais saem em defesa dos LGBTQIA+ são São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. As pautas tidas como mais relevantes são as de combate à discriminação, medidas simbólicas, como a instituição de datas especiais no calendário, e a elaboração de censos, pesquisas e dossiês temáticos, fundamentais para municiar as autoridades governamentais e especialistas e entidades com essa bandeira.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

IBGE lança novo mapa-múndi invertido com o Brasil no centro e o Sul no topo como símbolo de reposicionamento geopolítico

IBGE lança novo mapa-múndi invertido com o Brasil no centro e o Sul no topo como símbolo de reposicionamento geopolítico

Nova representação é lançada no ano em que país preside Brics
L
Lula garante que aposentados não serão prejudicados por descontos não autorizados e anuncia ressarcimento dos valores

Lula garante que aposentados não serão prejudicados por descontos não autorizados e anuncia ressarcimento dos valores

O presidente lembrou que os recursos pertencem aos aposentados e pensionistas e que o governo atuará para repatriar o dinheiro e devolver a quem de direito.
L
Vídeo de cobra 'gigante' no Rio Amazonas viraliza, mas especialistas apontam uso de inteligência artificial

Vídeo de cobra ‘gigante’ no Rio Amazonas viraliza, mas especialistas apontam uso de inteligência artificial

A gravação, feita aparentemente a partir de um helicóptero, impressiona pelo realismo e pela fluidez dos movimentos do animal nas águas.
L

Sete ruas do distrito de Vista Alegre do Abunã serão contempladas com pavimentação

Prefeito Léo Moraes assina ordem de serviço e marca nova fase para o distrito.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Enem 2025: Inscrições serão de 26 de maio a 6 de junho e provas ocorrem em 9 e 16 de novembro

Enem 2025: Inscrições serão de 26 de maio a 6 de junho e provas ocorrem em 9 e 16 de novembro

Inscrições poderão ser feitas de 26 de maio a 6 de junho
L

Linha 2008 mostra a evolução da Peugeot no Brasil

Nova geração do SUV foi avaliada em diferentes cenários urbanos e rodoviários
L

Troca de Comando no 9º BPM reforça compromisso da PMRO com a zona Sul e distritos de Porto Velho

Solenidade realizada no residencial Morar Melhor marcou a transição entre os tenentes-coronéis Ewerson Pontes e Francisco Wesley, com presença da comunidade e autoridades
L

Toca do Panda está de volta: ponto de encontro para músicos e amantes da cena underground

Sob o comando de Alexandre Panda, o espaço cultural ressurge como um reduto artístico independente, onde arte e diversão se encontram em perfeita harmonia.
L

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Aparecida Maria da Silva Fernandes

Nesta sexta-feira (09), às 18h, o programa Amazônia, Gente e Justiça recebe Aparecida Maria da Silva Fernandes, doutoranda e mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (UNIR/EMERON), para uma conversa imperdível sobre os desafios e avanços da modernização tecnológica no Poder Judiciário.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L
Publicidade

POLÍTICA

STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

STF mantém ação contra Alexandre Ramagem, com suspensão de dois crimes até o fim de seu mandato

A Primeira Turma do STF decidiu, por unanimidade, que Ramagem continuará a responder por três dos cinco crimes imputados a ele, incluindo tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
L
Redução de pena a golpistas de 8 de janeiro, por Julio Cardoso

Redução de pena a golpistas de 8 de janeiro, por Julio Cardoso

Democracia não se pratica com balbúrdia, nem com desrespeito às regras democráticas.
L
Everaldo Fogaça apoia atletas com entrega de passagens para competição em São Paulo

Everaldo Fogaça apoia atletas com entrega de passagens para competição em São Paulo

Utilize a chave PIX via CNPJ 84.638.014/0001-25 para fazer doação aos atletas na sua estadia em São Paulo.
L
JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

Mais de 61 mil alunos possuem alguma deficiência relacionada à surdez
L
Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Os recursos, no valor de R$ 9.2 milhões, foram viabilizados por emenda de bancada encaminhada por Chrisóstomo ainda em 2022, e agora empenhados pela atual gestão municipal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ciclista fica gravemente ferido após colisão com caminhão

Ciclista fica gravemente ferido após colisão com caminhão

Segundo informações, o ciclista atravessou a via preferencial e bateu na parte traseira do caminhão, que seguia pela Avenida Maringá.
14
PRF apreende 4,9 kg de Skank em máquina de lavar

PRF apreende 4,9 kg de Skank em máquina de lavar

A droga estava dividida em três tabletes próximos ao motor do eletrodoméstico.
12
Polícia Civil prende três suspeitos de furtos e roubos

Polícia Civil prende três suspeitos de furtos e roubos

Segundo investigações, os indivíduos são responsáveis por pelo menos seis ocorrências de crimes na região.
16
Tombamento de carreta-tanque interrompe tráfego na BR 364 entre Vilhena e Comodoro

Tombamento de carreta-tanque interrompe tráfego na BR 364 entre Vilhena e Comodoro

Ainda não foram divulgadas as causas do acidente nem se houve feridos.
10
Engavetamento entre três carretas é registrado na BR-174 próximo a Vilhena

Engavetamento entre três carretas é registrado na BR-174 próximo a Vilhena

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou o acidente, que não deixou feridos — apenas danos materiais.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Incêndio em depósito na Catalunha libera nuvem tóxica e força confinamento de 160 mil pessoas

Incêndio em depósito na Catalunha libera nuvem tóxica e força confinamento de 160 mil pessoas

O depósito armazenava produtos químicos usados em piscinas.
L

Momento Agro | Entrevista Rogério Yamashita – Zootecnista

Neste sábado, dia 10, às 11h, o Momento Agro recebe Rogério Yamashita, Supervisor de Vendas da Tortuga DSM-Firmenich.
L
Mais da metade dos brasileiros têm excesso de peso, aponta estudo

Tratamentos eficazes para perda de peso vão além da dieta: veja o que realmente funciona

Mais do que uma questão estética, o excesso de peso está fortemente associado ao risco aumentado de doenças como diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares, acidente vascular cerebral e disfunções renais.
L
Projeto “Estudante Auditor” amplia sua atuação para escolas de cinco cidades de Rondônia

Projeto “Estudante Auditor” amplia sua atuação para escolas de cinco cidades de Rondônia

O projeto Estudante Auditor busca consolidar-se como uma ferramenta eficaz na promoção da cidadania e no fortalecimento da cultura de controle social.
L
Estudo revela que substância do verme-de-veludo pode inspirar novos plásticos biodegradáveis e reversíveis

Estudo revela que substância do verme-de-veludo pode inspirar novos plásticos biodegradáveis e reversíveis

O estudo, realizado por cientistas da Universidade McGill, no Canadá, e da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, investigou espécimes coletados em regiões da Austrália, Barbados e Singapura.
L
Saiba o que é dix, perfis privados de jovens da geração Z e que são vistos como espaços de confiança e intimidade

O que é ‘dix’: perfis privados usados por jovens da Geração Z como espaços de confiança e intimidade

A polêmica envolveu acusações de Duda Guerra, de 17 anos, contra Antonela Braga, de 16, por supostamente flertar com seu namorado através do “dix” dele.
L

Cidinha Fernandes fala sobre modernização do Judiciário de Rondônia no programa Amazônia, Gente e Justiça

Gestora destaca impactos sociais, ambientais e tecnológicos no avanço da justiça rondoniense
L
INSS começa a restituir R$ 292,7 milhões a aposentados e pensionistas por descontos ilegais de mensalidades associativas

Ex-presidente do INSS negou indícios de fraudes semanas antes de operação da PF revelar descontos indevidos

O ofício foi assinado por Stefanutto em 7 de abril, mas somente nesta semana foi encaminhado ao Congresso pelo Ministério da Previdência Social.
L
Vaticano apresenta assinatura e brasão do Papa Leão XIV com referências à tradição agostiniana

Vaticano apresenta assinatura e brasão do Papa Leão XIV com referências à tradição agostiniana

O brasão escolhido por Leão XIV tem forte inspiração em suas origens agostinianas e representa valores que ele pretende destacar em seu pontificado, como a unidade e a comunhão na Igreja.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.