SEXTA-FEIRA, 24/01/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Ferramenta de transformação: governo de RO prepara pessoas privadas de liberdade para Enem PPL 2024

 Reeducandos se preparam para o Enem PPL 2024, que visa inclusão para o ensino superior e a reintegração social.

Por Assessoria Sejus - 25

Publicado em 

Ferramenta de transformação: governo de RO prepara pessoas privadas de liberdade para Enem PPL 2024 - News Rondônia
Foto - Gabriel Benito, Taiana Mendonça e Fran Carlos

Em um compromisso com a reinserção social e a valorização da educação, o governo de Rondônia tem investido na educação de Pessoas Privadas de Liberdade (PPL), buscando a reabilitação e inserção desses indivíduos em uma nova vida, com oportunidades de estudo, qualificação e participação ativa na sociedade. Com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior e proporcionar novos horizontes para a reintegração social, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), tem preparado os reeducandos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem PPL), que será aplicado nos dias 10 e 11 de dezembro, nas unidades prisionais do estado.

O Enem PLL é uma oportunidade para que mais reeducandos possam dar um passo importante rumo à educação superior. Nas unidades prisionais são ministradas as aulas e disponibilizados livros para estudar. Além da possibilidade do avanço no nível escolar, através dos estudos, os internos recebem o benefício da remição, que autoriza a redução de 1 dia de pena, a cada 12 horas de estudo, previsto na Lei de Execução Penal – LEP. A iniciativa também reflete o empenho com os direitos humanos e com a visão de um estado mais justo e igualitário, no qual a educação é uma ferramenta poderosa para transformação de vidas e a construção de um futuro mais promissor para todos.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a educação desempenha um papel fundamental na transformação de vidas. Ao proporcionar acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento de habilidades, o governo garante mais oportunidades para todos os cidadãos, oferecendo educação, cultura e, acima de tudo, a esperança de um recomeço para aqueles que buscam uma nova chance.

EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL

No sistema prisional, cerca de 83 educadores atuam ministrando aulas para os reeducandos. Os profissionais desempenham um papel essencial, não apenas no ensino fundamental e médio, mas também no apoio à preparação para o Enem. Com isso, os internos têm a chance de concluir seus estudos e ingressar em universidades ou outras instituições de ensino superior. As pessoas privadas de liberdade se prepararam por meio de aulas presenciais, com o apoio de apostilas e atividades impressas. A inscrição no Enem PPL, bem como nos programas do governo Federal e da Universidade Federal de Rondônia (Unir), ficam a cargo do coordenador pedagógico da unidade. Nos casos de aprovação, fica a critério do juiz da Vara de Execuções Penais da Comarca, autorizar ou não, a liberação para o reeducando iniciar o curso de nível superior.

DESAFIOS E OPORTUNIDADES 

Um dos desafios nesse processo é a baixa autoestima dos reeducandos, causada pela estigmatização social e pela percepção de que, muitas vezes, a educação é um direito distante. Os internos chegam ao sistema prisional com um nível educacional baixo, o que contribui para desmotivação, sentimento de incapacidade e a resistência em buscar novas oportunidades. No entanto, dentro das unidades prisionais é enfatizado para os reeducandos que a educação é um fator de transformação significativa, sendo uma possibilidade real de mudança.

Rosângela Queiroz, professora de língua portuguesa que leciona no sistema penal há mais de 10 anos, compartilha sua experiência. “Trabalhar na educação no Sistema Prisional me trouxe uma visão mais ampla do poder da educação como ferramenta de transformação e ressocialização”, disse.

REINSERÇÃO SOCIAL

A educação é reconhecida como um dos principais mecanismos de reintegração e resgate da cidadania. Esse processo vai além da simples obtenção de um diploma; trata-se de dar aos reeducandos a chance de reconstruir suas vidas, com mais conhecimento e mais oportunidades. A professora de matemática, da EEEFM Madeira Mamoré, Renata Silva, conta como o trabalho no sistema prisional afetou sua visão sobre a educação e o papel do ensino na ressocialização de indivíduos. “Isso me mostrou o quão a educação faz a diferença, eu como mediadora do conhecimento vejo que é na sala de aula que existe a esperança, o conforto, a atenção e a busca de uma vida diferente. Não é 100%, mas se 1% conseguir eu já fiz diferença. E é isso é gratificante”, frisou.

O trabalho desenvolvido pela Sejus tem mostrado números positivos. Desde 2017, com a implementação de ações mais robustas na área de educação, reeducandos têm alcançado importantes conquistas:

Cerca de 6.628 concluintes no Ensino Fundamental

3.262 no Ensino Médio

96 formados em cursos técnicos

124 conquistaram o diploma de ensino superior

Os dados são avaliados e divulgados semestralmente pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Sennapen). Os números demonstram o impacto direto da educação na vida de quem está no sistema prisional, provando que a educação não apenas melhora as chances de reintegração social, mas também altera a percepção que os próprios reeducandos têm de si.

O secretário da Sejus, Marcos Rito, enfatiza a importância da educação no sistema prisional. “O Enem PPL é mais que uma prova, é uma chave para novos destinos. Estamos oferecendo todo o suporte necessário para que os reeducandos possam, com empenho e dedicação, ter uma chance real de mudar suas vidas. A educação tem um poder transformador, e é isso que queremos proporcionar a cada um que busca uma nova chance.”

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Polícia prende o foragido, ‘Gordinho do CV’, investigado por crimes de estupro

Marcos estava foragido da justiça e possuía mandado de prisão em aberto.
L

IMUNIZAÇÃO: Ministério da Saúde prorroga vacinação contra gripe em Rondônia até 31 de janeiro

Desde 2023, estratégia de imunização contra a gripe na região Norte ocorre no segundo semestre do ano, devido às particularidades climáticas e sazonalidade da doença
L

110 Anos de Instalação Política do Município de Porto Velho – A Pérola do Madeira, Por Ruzel Costa

Os moradores estão esperançosos com a criação da Guarda Municipal, uma promessa de campanha que representará mais uma força para a segurança da capital.
L

É preciso banir o PMMA do Brasil, por José Hiran Gallo

Atualmente, a prática clínica e evidências científicas sólidas revelam problemas complexos decorrentes da injeção dessa substância em preenchimentos cutâneos e de partes moles.
L

Conselheiro reitera recuperação do prédio e retorno dos atendimentos do IPAM na sede antiga

O retorno à antiga sede, diminuiria custos de locação do atual prédio, localizado na Carlos Gomes, em frente ao antigo Hotel Villa Rica.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Librelato e Macri participam da 18ª CooperShow

Empresas destacam produtos e serviços em feira agroindustrial
L

Passeio de litorina será destaque nas celebrações dos 110 anos de Porto Velho

Será feita a substituição de alguns dormentes dentro do Complexo da EFMM para que o veículo volte a circular
L
Prouni 2025: inscrições começam nesta sexta-feira

Prouni 2025: inscrições começam nesta sexta-feira

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet até dia 28
L

Porto Velho celebra 110 anos de instalação: uma trajetória de conquistas e desenvolvimento

A fundação de Porto Velho está profundamente ligada à construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré, iniciada em 1907.
L
Candidatos podem se inscrever no Revalida de 27 a 31 de janeiro

Candidatos podem se inscrever no Revalida de 27 a 31 de janeiro

Prova para médicos formados no exterior serão aplicadas em 23 de março
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TRIBUNAL DE JUSTIÇA: Concurso Público para servidores – Confira lista final de inscritos e relação de candidatos por vagas

O cartão de confirmação de inscrição, com detalhes sobre datas, horários e locais de aplicação das provas, poderá ser consultado e impresso no site do Instituto Consulplan a partir de 27 de janeiro de 2025
L
Carteira de Trabalho Digital agora permite consultas a vagas do Sine

Carteira de Trabalho Digital agora permite consultas a vagas do Sine

Trabalhador deve atualizar dados para receber ofertas de emprego
L
Plataforma oferta mais de 2,4 mil vagas de emprego e cursos de qualificação para diversas áreas em Rondônia

Plataforma oferta mais de 2,4 mil vagas de emprego e cursos de qualificação para diversas áreas em Rondônia

A plataforma tem sido fundamental ao recrutamento de profissionais qualificados ao oferecer uma interface mais fácil aos usuários, tanto como quem busca emprego ou é empregador.
L
Inscrições para concurso da Ebserh terminam nesta segunda

Inscrições para concurso da Ebserh terminam nesta segunda

As 545 vagas são distribuídas por 45 hospitais e também para a sede
L
Taxa de desemprego global permanece em 5% em 2024, diz OIT

Taxa de desemprego global permanece em 5% em 2024, diz OIT

Jovens de países pobres sofrem mais para conseguir um emprego
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Sílvia Cristina assegura R$ 800 mil para reforçar a saúde de Cacoal

Parlamentar garantiu o recurso para ser aplicado na rede municipal de saúde
L

Serviços públicos começam a ser realizados no Ecoparque Pirarucu após solicitação do vereador Edimilson Dourado

O pedido foi formalizado pelo parlamentar no dia 8 de janeiro, diante das reclamações da comunidade local sobre o estado de abandono do espaço. 
L

PREFEITOS DE RONDÔNIA: Conheça Gilliard Gomes de Theobroma

Neste mandato, iniciado em 2025, Gilliard busca intensificar os esforços para atender às demandas da comunidade e impulsionar o desenvolvimento de Theobroma.
L

PREFEITOS DE RONDÔNIA: Conheça Zé Wellington, de São Francisco do Guaporé

Com uma trajetória marcada pelo compromisso com o desenvolvimento de São Francisco do Guaporé, Zé Wellington assume a prefeitura com a missão de implementar projetos que atendam às necessidades da população.
L

Moradora do Parque Amazônia leva ao vereador Everaldo Fogaça demanda urgente sobre alagamentos no bairro

Moradora do Parque Amazônia Sara Medeiros no gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD)
L
Publicidade

POLÍCIA

Vídeo: Suspeitos de homicídio são presos e polícia apreende armas

A ação também levou à apreensão de armas, munições e materiais possivelmente relacionados à prática criminosa.
10

Motociclista sofre fratura em acidente com Saveiro na zona leste de Porto Velho

Com o impacto, a vítima sofreu uma fratura na perna e foi socorrida por uma equipe do Samu, sendo encaminhada ao Hospital João Paulo II.
12

CORTOU O PESCOÇO: Homem é atacado a golpe de facão e suspeito é preso na zona sul

A Polícia Militar foi acionada e, enquanto a equipe do Samu prestava socorro à vítima, o suspeito retornou ao local e confessou ter cometido o crime.
14

TENTOU CORRER: Foragido por tráfico é preso após dar nome falso

De acordo com a Polícia Militar, o suspeito, que já possui passagens por roubo e tráfico de drogas, foi encaminhado ao presídio Urso Branco.
10

Batida entre motos deixa dois feridos na Avenida Calama, bairro Planalto, em Porto Velho

Com o impacto, a passageira da motocicleta da frente e o piloto do outro veículo ficaram feridos
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – AGE: CASA DE ORAÇAO MONTE DE ISRAEL-CDOMI

dia 04 de fevereiro de 2025
L

Desigualdade persiste como grande mazela nacional, por Samuel Hanan

O Brasil é um país de enormes contradições. A mais chocante delas, com certeza, está em sua enorme riqueza e a precária situação econômica de significativa parcela de sua população.
L

As emoções e as lágrimas de um governador que vestiu sua farda de coronel e foi saudado no Orgulho do Madeira

Foi ali, no quartel da avenida Tiradentes, que as emoções afloraram com mais força.
L
Chamadas de emergência usando Android terão localização compartilhada

Chamadas de emergência usando Android terão localização compartilhada

Não é necessário instalar nenhum aplicativo adicional
L
Conab aponta queda de preço da batata e alta da cebola e tomate

Conab aponta queda de preço da batata e alta da cebola e tomate

Companhia atua para garantir preço a produtores e consumidores
L
Setor de máquinas de construção tem alta de 22,2% nas vendas em 2024

Setor de máquinas de construção tem alta de 22,2% nas vendas em 2024

A informação foi divulgada nesta quinta-feira pela Anfavea
L
Dnit conclui retirada de veículos da ponte Juscelino Kubitschek

Dnit conclui retirada de veículos da ponte Juscelino Kubitschek

Veículos ficaram presos na estrutura da ponte que caiu no TO
L
Austrália: Keys vence Swiatek e encara Sabalenka na disputa do título

Austrália: Keys vence Swiatek e encara Sabalenka na disputa do título

Norte-americana busca título inédito; já bielorrusa mira tricampeonato
L
Anatel quer aumentar monitoramento de ligações indesejadas

Anatel quer aumentar monitoramento de ligações indesejadas

Operadoras devem enviar relatório mensal para agência
L

Presidente do bairro Porto Cristo Luciana Riscik apresenta demandas urgentes ao vereador Everaldo Fogaça

Vereador Everaldo Fogaça (PSD) e presidente do bairro Porto Cristo, Luciana Riscik
L