SEXTA-FEIRA, 24/01/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Com 64 parques tecnológicos, desafio do Brasil agora é interiorização

Maioria está em regiões metropolitanas do Sul e do Sudeste

Por VITOR ABDALA* - ENVIADO ESPECIAL - 20

Publicado em 

Com 64 parques tecnológicos, desafio do Brasil agora é interiorização
FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

Peças-chave no processo de inovação na economia brasileira, os parques tecnológicos reúnem universidades e empresas com apoio de governos para transformar ideias em produtos e serviços inovadores para o mercado. Neste mês, completam-se quatro décadas de criação dos dois parques mais antigos ainda em operação: de São Carlos, em São Paulo, e de Campina Grande, na Paraíba.

Passados 40 anos, esse ambiente de conexão entre pesquisa, inovação e mundo empresarial se expandiu no país. Dados da plataforma InovaData, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) mostram que existem no país 64 parques tecnológicos em operação.

Além deles, há 29 em processo de implantação e oito sendo planejados. Para a diretora de Apoio aos Ecossistemas de Inovação do MCTI, Sheila Pires, esses parques são importantes para estratégias de desenvolvimento do país nas áreas de ciência e tecnologia, transição energética e bioeconomia, por exemplo.

“Há um espaço muito propício para que esses ambientes de inovação sejam mais do que parceiros. Mas que eles sejam protagonistas para que a gente possa alcançar o que essas políticas estão buscando, que é maior sustentabilidade, desenvolvimento e inclusão. Enfim, tornar o Brasil reconhecido pelo seu talento, pela sua inovação, pela sua tecnologia e um país que tenha uma indústria competitiva, de ponta”, afirmou Sheila.

O Parque de Inovação Tecnológica (PIT), complexo de inovação e empreendedorismo que abriga diversas empresas de alta tecnologia, é a sede da Conferência Anprotec 2024. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Segundo ela, o Brasil tem uma história muito bem-sucedida em termos de parques tecnológicos, mas ainda há muito espaço para crescer, principalmente em termos de ampliar a interiorização e criar mais polos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

“A gente tem quase uma centena de parques [contando com aqueles em projeto], mas a maioria está concentrada nas regiões Sul e Sudeste. E ainda assim, nas regiões Sul e Sudeste, muitos deles estão nas regiões metropolitanas. A gente precisa interiorizar mais isso. E tem muito espaço para crescer nas outras regiões. Na região Norte, por exemplo, só tem um parque tecnológico, no Pará, que é o PCT-Guamá. A gente tem notícias de outras duas iniciativas que estão sendo desenhadas. Mas são nove estados na região Norte, então tem muito espaço para crescer”.

A presidente da Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Adriana Ferreira de Faria, destaca que as cerca de 3 mil empresas abrigadas pelos parques tecnológicos têm um impacto importante localmente e também no cenário nacional.

“Essas empresas fecharam o ano passado, por exemplo, com faturamento da ordem de R$ 15 bilhões e geraram mais de 75 mil empregos. Se a gente pegar toda a política pública no Brasil de apoio a esses ambientes nos últimos 30 anos, talvez estejamos falando de investimentos públicos da ordem de R$ 7 bilhões. Então o resultado dessas empresas demonstra a importância desses ambientes para o desenvolvimento”.

Segundo Adriana, que também é diretora-executiva do TecnoParq, o parque tecnológico de Viçosa (MG), a perspectiva para o setor no país é boa, uma vez que grande parte dos parques ainda é jovem. “Quando esses parques atingirem a maturidade, que normalmente ocorre com 20, 25 anos, esses números serão infinitamente melhores”.

História

O ano era 1984 e o país se preparava para encerrar uma ditadura que já se arrastava por 20 anos. O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na época, Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, percebeu a importância de conectar centros de pesquisa com o meio empresarial, de modo a estimular a inovação na economia.

O movimento de criação desses locais de conexão entre os dois mundos, acadêmico e corporativo, os parques tecnológicos, começou na década de 50 nos Estados Unidos, ganhando força nos anos 70, com sua expansão na Europa e na Ásia. O Brasil estava ficando para trás.

“[Lá fora] estava sendo feito um esforço de governos para criar pontos de ligação entre as universidades, os centros de pesquisa, e o mercado, para fazer um sistema de transferência de tecnologia, de conhecimento, via apoio às startups, as empresas de base tecnológica. O Lynaldo compreendeu a importância disso, que o Brasil não podia ficar de fora desse esforço”, explica o professor da Universidade de São Paulo (USP) Sylvio Goulart Rosa Júnior.

Em 84, portanto, Lynaldo Albuquerque decidiu criar um programa nacional de parques tecnológicos, que daria origem aos primeiros espaços desse tipo no país. Entre os pioneiros, estariam dois parques que até hoje estão em funcionamento: o de Campina Grande, na Paraíba, e o de São Carlos, em São Paulo.

Pioneirismo

O professor Sylvio Goulart participou do processo de criação do Parque de São Carlos, cidade localizada a 230 quilômetros da capital paulista, em 16 de dezembro de 1984. Foi o presidente do centro, por vários anos, e hoje é diretor técnico.

“No comecinho de 85, a gente conseguiu incubar a primeira empresa, a Opto Eletrônica, em 2 de janeiro. Fomos a primeira incubadora da América Latina”, revela Goulart. “Essa empresa nasceu dentro da oficina de ótica de precisão do Instituto de Física [da USP, em São Carlos] e está lá até hoje”.

A primeira empresa incubada por um parque tecnológico do país também foi a primeira do hemisfério sul a produzir laser e a primeira do país a fabricar um leitor de código de barras para uso em supermercados. Posteriormente começou a produzir equipamentos de uso médico.

Segundo Sylvio Goulart, o parque tecnológico, que surgiu a partir da junção de universidades como a USP e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), além de instituições de pesquisa como a Embrapa, revolucionou a cidade.

“São Carlos é uma cidade pequena, com 250 mil habitantes, e para cada 100 habitantes, a gente tem uma pessoa com doutorado. Na nossa incubadora, tem hoje 30 empresas e praticamente todos os donos têm doutorado. Em alguns grupos de pesquisa [das universidades], a pesquisa dá o título [acadêmico], dá a patente e, algumas vezes, dá a empresa. O cara sai com uma empresa da universidade e a gente incuba”, conta.

O professor conta que as empresas incubadas pelo parque tecnológico geram riqueza, através do pagamento de tributos e do consequente investimento desses tributos na cidade.

“Então a cidade é pequena, no interior do estado, e tem uma qualidade de vida relativamente boa, com problemas de infraestrutura mais ou menos resolvidos, bons hospitais e boas escolas”.

São José dos Campos

Apesar dos parques tecnológicos só terem surgido como instituições oficialmente estabelecidas na década de 80, o município de São José dos Campos, também em São Paulo, considera-se sede do primeiro polo de tecnologia no país, já que é sede da gigante na fabricação de aviões Embraer, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), criados entre as décadas de 1940 e 60.

O Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT) só seria criado em 2006. Atualmente reúne sede ou escritórios de quase 400 empresas, principalmente voltadas para a área aeroespacial, mas também atrai outros setores tecnológicos e prestadores de serviços para as indústrias e para os funcionários do próprio parque.

Uma dessas empresas é a Tria Software, criada cinco anos atrás com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas para outras empresas. “Para nós, é muito estratégico ter uma sala no PIT porque nos possibilita uma troca com outras grandes empresas de tecnologia, um ambiente de muita inovação e muita colaboração. E a gente sabe que isso é essencial para impulsionar nosso desenvolvimento”, afirma a gerente de marketing da empresa, Angela Moura.

No PIT, também podem ser encontrados polos universitários e escritórios de órgãos governamentais, como a sede do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

“Esses ambientes de inovação são espaços apropriados para que a gente possa gerar inovação, entendendo que essa inovação vem, muitas vezes, de uma pesquisa científica. Ela surge lá numa bancada [de um laboratório universitário] e passa a ter uma aplicação direto no mercado”, afirma Sheila Pires, do MCTI. “Os parques tecnológicos ajudam a gerar novas empresas, fazem a articulação com grandes empresas, atraem investidores e trazem profissionais de ciência e de tecnologia”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Polícia prende o foragido, ‘Gordinho do CV’, investigado por crimes de estupro

Marcos estava foragido da justiça e possuía mandado de prisão em aberto.
L

IMUNIZAÇÃO: Ministério da Saúde prorroga vacinação contra gripe em Rondônia até 31 de janeiro

Desde 2023, estratégia de imunização contra a gripe na região Norte ocorre no segundo semestre do ano, devido às particularidades climáticas e sazonalidade da doença
L

110 Anos de Instalação Política do Município de Porto Velho – A Pérola do Madeira, Por Ruzel Costa

Os moradores estão esperançosos com a criação da Guarda Municipal, uma promessa de campanha que representará mais uma força para a segurança da capital.
L

É preciso banir o PMMA do Brasil, por José Hiran Gallo

Atualmente, a prática clínica e evidências científicas sólidas revelam problemas complexos decorrentes da injeção dessa substância em preenchimentos cutâneos e de partes moles.
L

Conselheiro reitera recuperação do prédio e retorno dos atendimentos do IPAM na sede antiga

O retorno à antiga sede, diminuiria custos de locação do atual prédio, localizado na Carlos Gomes, em frente ao antigo Hotel Villa Rica.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Grego Original Pub, o destino perfeito para os amantes do Rock

O pub oferece uma programação imperdível com muita música boa. Confira as atrações que prometem agitar o seu final de semana!
L

Librelato e Macri participam da 18ª CooperShow

Empresas destacam produtos e serviços em feira agroindustrial
L

Passeio de litorina será destaque nas celebrações dos 110 anos de Porto Velho

Será feita a substituição de alguns dormentes dentro do Complexo da EFMM para que o veículo volte a circular
L
Prouni 2025: inscrições começam nesta sexta-feira

Prouni 2025: inscrições começam nesta sexta-feira

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet até dia 28
L

Porto Velho celebra 110 anos de instalação: uma trajetória de conquistas e desenvolvimento

A fundação de Porto Velho está profundamente ligada à construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré, iniciada em 1907.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TRIBUNAL DE JUSTIÇA: Concurso Público para servidores – Confira lista final de inscritos e relação de candidatos por vagas

O cartão de confirmação de inscrição, com detalhes sobre datas, horários e locais de aplicação das provas, poderá ser consultado e impresso no site do Instituto Consulplan a partir de 27 de janeiro de 2025
L
Carteira de Trabalho Digital agora permite consultas a vagas do Sine

Carteira de Trabalho Digital agora permite consultas a vagas do Sine

Trabalhador deve atualizar dados para receber ofertas de emprego
L
Plataforma oferta mais de 2,4 mil vagas de emprego e cursos de qualificação para diversas áreas em Rondônia

Plataforma oferta mais de 2,4 mil vagas de emprego e cursos de qualificação para diversas áreas em Rondônia

A plataforma tem sido fundamental ao recrutamento de profissionais qualificados ao oferecer uma interface mais fácil aos usuários, tanto como quem busca emprego ou é empregador.
L
Inscrições para concurso da Ebserh terminam nesta segunda

Inscrições para concurso da Ebserh terminam nesta segunda

As 545 vagas são distribuídas por 45 hospitais e também para a sede
L
Taxa de desemprego global permanece em 5% em 2024, diz OIT

Taxa de desemprego global permanece em 5% em 2024, diz OIT

Jovens de países pobres sofrem mais para conseguir um emprego
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Sílvia Cristina assegura R$ 800 mil para reforçar a saúde de Cacoal

Parlamentar garantiu o recurso para ser aplicado na rede municipal de saúde
L

Serviços públicos começam a ser realizados no Ecoparque Pirarucu após solicitação do vereador Edimilson Dourado

O pedido foi formalizado pelo parlamentar no dia 8 de janeiro, diante das reclamações da comunidade local sobre o estado de abandono do espaço. 
L

PREFEITOS DE RONDÔNIA: Conheça Gilliard Gomes de Theobroma

Neste mandato, iniciado em 2025, Gilliard busca intensificar os esforços para atender às demandas da comunidade e impulsionar o desenvolvimento de Theobroma.
L

PREFEITOS DE RONDÔNIA: Conheça Zé Wellington, de São Francisco do Guaporé

Com uma trajetória marcada pelo compromisso com o desenvolvimento de São Francisco do Guaporé, Zé Wellington assume a prefeitura com a missão de implementar projetos que atendam às necessidades da população.
L

Moradora do Parque Amazônia leva ao vereador Everaldo Fogaça demanda urgente sobre alagamentos no bairro

Moradora do Parque Amazônia Sara Medeiros no gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD)
L
Publicidade

POLÍCIA

Tarado da YBR tenta estuprar mulher com criança no colo

Assustada, a vítima começou a gritar para o sobrinho correr e pedir ajuda.
10

Vídeo: Suspeitos de homicídio são presos e polícia apreende armas

A ação também levou à apreensão de armas, munições e materiais possivelmente relacionados à prática criminosa.
10

Motociclista sofre fratura em acidente com Saveiro na zona leste de Porto Velho

Com o impacto, a vítima sofreu uma fratura na perna e foi socorrida por uma equipe do Samu, sendo encaminhada ao Hospital João Paulo II.
12

CORTOU O PESCOÇO: Homem é atacado a golpe de facão e suspeito é preso na zona sul

A Polícia Militar foi acionada e, enquanto a equipe do Samu prestava socorro à vítima, o suspeito retornou ao local e confessou ter cometido o crime.
14

TENTOU CORRER: Foragido por tráfico é preso após dar nome falso

De acordo com a Polícia Militar, o suspeito, que já possui passagens por roubo e tráfico de drogas, foi encaminhado ao presídio Urso Branco.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – AGE: CASA DE ORAÇAO MONTE DE ISRAEL-CDOMI

dia 04 de fevereiro de 2025
L

Desigualdade persiste como grande mazela nacional, por Samuel Hanan

O Brasil é um país de enormes contradições. A mais chocante delas, com certeza, está em sua enorme riqueza e a precária situação econômica de significativa parcela de sua população.
L

Batida entre motos deixa dois feridos na Avenida Calama, bairro Planalto, em Porto Velho

Com o impacto, a passageira da motocicleta da frente e o piloto do outro veículo ficaram feridos
10

As emoções e as lágrimas de um governador que vestiu sua farda de coronel e foi saudado no Orgulho do Madeira

Foi ali, no quartel da avenida Tiradentes, que as emoções afloraram com mais força.
L
Chamadas de emergência usando Android terão localização compartilhada

Chamadas de emergência usando Android terão localização compartilhada

Não é necessário instalar nenhum aplicativo adicional
L
Conab aponta queda de preço da batata e alta da cebola e tomate

Conab aponta queda de preço da batata e alta da cebola e tomate

Companhia atua para garantir preço a produtores e consumidores
L
Setor de máquinas de construção tem alta de 22,2% nas vendas em 2024

Setor de máquinas de construção tem alta de 22,2% nas vendas em 2024

A informação foi divulgada nesta quinta-feira pela Anfavea
L
Dnit conclui retirada de veículos da ponte Juscelino Kubitschek

Dnit conclui retirada de veículos da ponte Juscelino Kubitschek

Veículos ficaram presos na estrutura da ponte que caiu no TO
L
Austrália: Keys vence Swiatek e encara Sabalenka na disputa do título

Austrália: Keys vence Swiatek e encara Sabalenka na disputa do título

Norte-americana busca título inédito; já bielorrusa mira tricampeonato
L
Anatel quer aumentar monitoramento de ligações indesejadas

Anatel quer aumentar monitoramento de ligações indesejadas

Operadoras devem enviar relatório mensal para agência
L