A Prefeitura realiza o evento por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres e do Conselho Municipal de Defesa das Mulheres para discutir e definir ações que visam à promoção da igualdade de gênero.
A defesa dos direitos das mulheres deve ser uma prioridade nas discussões no município de Porto Velho, dados os altos índices de feminicídios ocorridos na capital. Com esse intuito, e com o tema “Garantias e Avanços dos Direitos das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia”, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (CPRM) e do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CMDDM), realiza nesta quinta e sexta-feira (5 e 6 de dezembro) a 5ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, no auditório da OAB Rondônia, localizado à Rua Paulo Leal, 1300, bairro Nossa Senhora das Graças.
A abertura da Conferência será na quinta-feira (5), a partir das 18h, com o credenciamento dos participantes. No dia seguinte, as atividades seguirão das 8h30 às 18h, com uma vasta programação, onde ocorrerão debates, aprovação de novas propostas e ações. Durante o evento, será produzido o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, um documento essencial que norteará as ações e investimentos da administração pública em favor da proteção, autonomia e valorização das mulheres na sociedade.
É por meio da participação popular que os movimentos sociais e representantes dos setores governamentais debaterão ações para garantir a segurança das mulheres no município de Porto Velho. Segundo a presidente do CMDDM, Leni de Souza Costa, o Conselho Municipal de Porto Velho, juntamente com a Coordenadoria, desenvolveu ações voltadas para o enfrentamento da violência doméstica junto às equipes escolares municipais e estaduais de educação em 2023, nas ações do Agosto Lilás, em comunidades rurais, zona Leste e zona Sul de Porto Velho, com foco na garantia dos direitos das mulheres, violência de gênero, saúde, trabalho e educação.
O evento contará com a participação de todas as secretarias municipais, com a indicação de servidoras como delegadas governamentais, uma forma de reconhecer os serviços prestados com excelência.
Com a participação de diversos setores da administração pública e da sociedade organizada, a conferência fortalece a participação e o protagonismo feminino nas decisões que impactam suas vidas, criando um ambiente mais inclusivo e equitativo para todas.
TEMAS ABORDADOS
Durante os dois dias de discussões, serão abordadas questões sobre: Gestão da Política Pública para as Mulheres: Avanços e Desafios; Descentralização e Interiorização; Financiamento da Política de Gênero; Consolidação das Políticas Públicas para as Mulheres: Avanços e Desafios; Enfrentamento da Violência; Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; Autonomia Econômica; Mulheres: Participação nos Espaços de Poder e Estratégias de Resistência; Consolidação de Políticas Públicas para as Mulheres da Cidade, do Campo, das Florestas e das Águas; e Fortalecimento das Organizações e dos Movimentos no Controle Social.
A Conferência Municipal contará com a presença da palestrante do Conselho Nacional de Mulheres, Vanja Santos.
Haverá intervenções culturais de artistas locais do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar – Laio, com a participação dos artistas Márcia Aguiar, Andreis, Tino Alves e Arthur.