Rondônia ocupa a 3ª posição no ranking regional de maior oferta de serviços públicos digitais, segundo o estudo divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) com base no Índice ABEP-TIC. Na região Norte, o estado aparece como o terceiro melhor colocado, ficando atrás apenas do Tocantins e do Acre.
O levantamento utilizou 35 critérios distribuídos em três dimensões principais:
- Capacidades para a Oferta Digital de Serviços, que avalia o acesso aos serviços públicos, identificação do cidadão e simplificação dos processos.
- Oferta de Serviços Digitais, analisando áreas como direitos, saúde, educação e segurança pública.
- Normatização sobre Modernização para a Oferta de Serviços Públicos, considerando leis relacionadas à desburocratização, defesa do usuário, assinaturas eletrônicas e Governo Digital.
Com uma pontuação de 111,7, Rondônia superou estados como Mato Grosso e Maranhão, mas ainda tem desafios pela frente para alcançar o topo da lista. O primeiro lugar ficou com Goiás, com 146 pontos, seguido por Rio de Janeiro e Piauí.
O objetivo do Índice ABEP-TIC é fortalecer o Pilar de Eficiência da Máquina Pública no Ranking de Competitividade dos Estados, incentivando a modernização e acessibilidade dos serviços oferecidos à população.