TERÇA-FEIRA, 21/01/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Maioria das mulheres negras conhece pouco a Lei Maria da Penha

Dado é de pesquisa do DataSenado com 13,9 mil mulheres

Por Letycia Bond - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Maioria das mulheres negras conhece pouco a Lei Maria da Penha
Freepick

Em cada dez brasileiras negras, oito conhecem pouco sobre a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), o principal mecanismo legal de proteção às mulheres no Brasil. Uma porcentagem semelhante, de 70%, diz que não sabe tanto sobre as medidas protetivas que as mulheres podem solicitar à Justiça para manter seus agressores longe.

Os dados são da Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher Negra, feita pelo DataSenado e pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência. O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (2), constitui a maior pesquisa de opinião sobre o tema no país, abrangendo 13.977 participantes pretas e pardas com 16 anos de idade ou mais.

As entrevistas foram feitas por telefone, no período de 21 de agosto a 25 de setembro de 2023.

As mulheres negras são as principais vítimas da violência de gênero, conforme destacam pesquisas complementares, como as do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

A parcela de mulheres negras que diz desconhecer totalmente a Lei Maria da Penha é de 8%, contra 22% que declaram conhecer muito da legislação. Ainda em relação às medidas protetivas, a mesma proporção de mulheres afirma conhecer muito do assunto ou não conhecer nada.

Ceticismo

O levantamento também revela o ceticismo quanto à efetividade da legislação vigente. Na avaliação de metade (49%) das mulheres negras, a Lei Maria da Penha protege as mulheres apenas de modo parcial. Um terço (30%) acredita que a lei as protege e um quinto (20%) que não tem efeito prático.

Karla (nome fictício para preservar a identidade da entrevistada) faz parte do grupo de mulheres negras que acreditam que a Lei Maria da Penha funciona apenas no papel. Essa percepção advém de experiência própria. Mesmo tendo sofrido inúmeras agressões de seu ex-companheiro e tendo provas e testemunhas a seu favor, ela não conseguiu uma medida protetiva severa o suficiente para proteger a si e a seus filhos. Uma de suas filhas foi, inclusive, abusada sexualmente pelo ex-parceiro que, desse modo, perpetrou todos os tipos de violência contra a mulher – sexual, física, patrimonial, psicológica e moral – dentro da família de Karla.

Ela fez boletim de ocorrência 18 vezes e chegou a esperar por atendimento, em uma delegacia, por 12 horas, oportunidade em que um agente minimizou a ida dela à polícia, quando teve o braço quebrado pelo ex-marido e desejava registrar a violência sofrida.

Karla disse que obteve medida protetiva apenas uma vez. Na ocasião, ficou estabelecido que o ex-companheiro tinha que manter uma distância mínima de 600 metros dela, o que ele descumpria, na ausência de policiais, e voltava a respeitar assim que a viatura chegava, às vezes, 2 horas depois de Karla acionar os agentes.

Assim como as autoridades do Poder Judiciário, os policiais não inspiravam confiança, pois afirmavam que só poderiam prender o agressor se estivesse na mesma rua que ela, sendo que, em várias ocasiões, ele estava bastante próximo, distante a uma quadra.

“O juiz dizia que tirar foto de arma e falar não é o mesmo que fazer. A foto não era encarada como algo tão grave quanto ele aparecer e fazer [consumar] o crime”, disse sobre os argumentos de um juiz para indeferir seu pedido de medida protetiva. Karla também ouviu de um magistrado que o que havia acontecido era “um acidente”.

De 2020 a 2023, a Justiça brasileira emitiu 1.443.370 decisões sobre medida protetiva no contexto da Lei Maria da Penha. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a maioria, ou 71,87%, foi concedida integralmente, mas 8,47% delas (122.192) deixaram de contemplar algum aspecto que poderia garantir o bem-estar das mulheres e contribuir para o rompimento do ciclo de agressões. Além disso, 6,8% (98.116) foram indeferidas.

A concessão de medidas protetivas parciais pode dificultar a quebra do ciclo de violência, segundo especialistas.

Karla soube mais sobre a Lei Maria da Penha por meio de uma psicóloga que atuava em uma delegacia especializada no atendimento à mulher. Até então, tinha apenas ouvido falar na lei, sem saber como funcionava exatamente.

Diante de tudo que enfrentou, apesar de ter conhecido mais sobre a lei, Karla guardou lembranças de como as autoridades tentaram fazê-la desistir de prestar queixa. Denunciar seu agressor e fazê-lo pagar pelas violências parecia tarefa impossível, muitas vezes diante da insensibilidade e grosseria de policiais, tanto do gênero masculino como do feminino.

“Só ofereceram a opção de eu fugir. [Insinuavam que] Eu era a culpada. A gente é que tem que sair do nosso local de moradia, abandonar tudo, para a pessoa [o agressor] continuar sua vida [normalmente]”, desabafa, decepcionada com as falhas na aplicação da lei.

Rede de atendimento

A pesquisa elaborada pelo DataSenado e pela Nexus aponta que 95% das entrevistadas afirmaram conhecer a Delegacia da Mulher, especializada no atendimento a vítimas desses tipos de crimes. Os serviços de Assistência Social, como os centros de Referência de Assistência Social (Cras) e centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que também prestam esse tipo de serviço, são conhecidos por 90% das participantes do levantamento.

A Defensoria Pública é conhecida por 88% das mulheres negras e o Ligue 180, canal de denúncias para esse tipo de agressão, por 79%. A Casa Abrigo, que acolhe mulheres e crianças vítimas de violência doméstica, é conhecida por 57% das brasileiras pretas e pardas.

Já a Casa da Mulher Brasileira, que reúne diversos serviços voltados para vítimas desses tipos de delitos, é o equipamento menos popular, conhecido por 38% das respondentes. Atualmente, há dez unidades espalhadas pelo país – Campo Grande; Fortaleza; Ceilândia (DF); Curitiba; São Luís; Boa Vista; São Paulo; Salvador; Teresina; e Ananindeua (PA).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Marcos Vizane assume superintendência da SMD e dá início à transformação nos distritos

SMD tem como pauta prioritária três eixos: estradas, hospitais e escolas
L

“Bike Tour” é uma das atrações do aniversário de instalação do Município de Porto Velho na próxima sexta-feira (24)

Passeio de bicicleta pelo centro histórico da capital de Rondônia será uma das atrações
L

Prefeitura de Porto Velho lança edital para contratação de serviços especializados em decoração para o Baile Municipal

Inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até a próxima sexta-feira (24)
L

Serafin e CIA: governo de RO oferece atendimento virtual para facilitar a procura de serviços fiscais

O Serafin, um atendente virtual, está disponível, tanto no site  quanto na Nova Agência Virtual da Sefin.
L

Chamamento público seleciona costureiro para confecção das fantasias da Corte do Rei Momo

Prazo para participar do certame é até sexta-feira (24).
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Polícia Militar de Rondônia intensifica segurança com resultados expressivos no programa Aliança pela Vida, Moradia Segura

Ações da PMRO promovem segurança e qualidade de vida com abordagens estratégicas e apreensões significativas
L

UNAMA: Instituição promove serviços gratuitos para a população

Ação inclui atendimentos para pets, serviços de saúde e orientação jurídica
L
Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (21/1) para seu signo

Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (21/1) para seu signo

Confira as previsões desta terça-feira (21/1) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam para amor, carreira e saúde
L
Prazo para inscrição no Sisu termina hoje

Prazo para inscrição no Sisu termina hoje

Classificados na chamada regular podem se matrícular até 31 de janeiro
L
Começam inscrições do programa do governo de RO que facilitará conquista da casa própria

Começam inscrições do programa do governo de RO que facilitará conquista da casa própria

Inicialmente será concedido auxílio financeiro a 5 mil famílias em todo o estado, distribuídas pelas regionais de Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Plataforma oferta mais de 2,4 mil vagas de emprego e cursos de qualificação para diversas áreas em Rondônia

Plataforma oferta mais de 2,4 mil vagas de emprego e cursos de qualificação para diversas áreas em Rondônia

A plataforma tem sido fundamental ao recrutamento de profissionais qualificados ao oferecer uma interface mais fácil aos usuários, tanto como quem busca emprego ou é empregador.
L
Inscrições para concurso da Ebserh terminam nesta segunda

Inscrições para concurso da Ebserh terminam nesta segunda

As 545 vagas são distribuídas por 45 hospitais e também para a sede
L
Taxa de desemprego global permanece em 5% em 2024, diz OIT

Taxa de desemprego global permanece em 5% em 2024, diz OIT

Jovens de países pobres sofrem mais para conseguir um emprego
L
Correios: sai resultado preliminar de concurso para carteiro

Correios: sai resultado preliminar de concurso para carteiro

Salário inicial é R$ 2,4 mil, com vale-alimentação de R$ 1,4 mil
L
Resultados de concurso dos Correios serão divulgados nesta sexta-feira

Resultados de concurso dos Correios serão divulgados nesta sexta-feira

Pouco mais de 1 milhão de candidatos concorreram a 3,5 mil vagas
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa cobra providências do DNIT para melhorias urgentes na BR-364

Deputada Dra. Taíssa cobra providências do DNIT para melhorias urgentes na BR-364

Parlamentar aponta deterioração da BR-364 e risco estrutural na ponte sobre o Rio Mutum como prioridades de intervenção urgente.
L

Deputada Dra. Taíssa anuncia conclusão da fase de drenagem na pavimentação asfáltica de Jacinópolis

Obra recebeu investimentos de R$ 2 milhões por emenda da deputada e avança para as etapas finais.
L

Deputada Cláudia de Jesus solicita redução da burocracia no decreto que regula venda de combustível em galões

A reivindicação foi encaminhada ao governador em exercício, Sérgio Gonçalves.
L

Deputado Cássio Gois garante R$ 2 milhões para ressonâncias magnéticas em Cacoal

O investimento representa um passo importante para melhorar o acesso à saúde em Cacoal.
L
Nota Explicativa do vereador Nilton Souza

Nota Explicativa do vereador Nilton Souza

Confira a nota abaixo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido, em Ji-Paraná

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido, em Ji-Paraná

De acordo com as informações coletadas no local, o motociclista subia a Avenida Maringá no sentido T-20 quando colidiu com a porta dianteira esquerda do Toyota Corolla, que atravessava a via.
14
Mãe e filho são atropelados após colisão entre veículos

Mãe e filho são atropelados após colisão entre veículos

O incidente deixou uma mulher e seu filho feridos, após a colisão entre dois veículos.
16
Força Tática prende suspeito com arma de fogo, em Ji-Paraná

Força Tática prende suspeito com arma de fogo, em Ji-Paraná

O imóvel, descrito como abandonado e frequentemente utilizado para festas, foi alvo de denúncia que resultaram na apreensão de uma arma de fogo.
16
PC e PM realizam Operação contra o tráfico, em Ji-Paraná

PC e PM realizam Operação contra o tráfico, em Ji-Paraná

A ação resultou na prisão de duas, suspeitas de participação no tráfico de drogas, além da condução de cinco outros indivíduos para investigação.
12
Patamo prende suspeito e recupera motocicleta furtada no bairro São Bernardo

Patamo prende suspeito e recupera motocicleta furtada no bairro São Bernardo

A ação ocorreu durante um patrulhamento ostensivo nas proximidades de uma residência apontada por moradores como ponto de intensa movimentação de usuários de entorpecentes.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inscrições para curso na Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura em Porto Velho seguem até dia 23

Inscrições para curso na Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura em Porto Velho seguem até dia 23

A aplicação das BPF se torna essencial desde a seleção dos fornecedores e distribuição.
L
Hospital João Paulo II: Ampliação de leitos, quase 40 mil atendimentos e cerca de 900 mil exames realizados em 2024

Hospital João Paulo II: Ampliação de leitos, quase 40 mil atendimentos e cerca de 900 mil exames realizados em 2024

Além disso, em 2024, a unidade hospitalar aumentou o número de leitos fixos para 149, e atendeu 39.484 mil pacientes.
L
Centro de Atenção Psicossocial Madeira-Mamoré realizou mais de 13 mil atendimentos em 2024

Centro de Atenção Psicossocial Madeira-Mamoré realizou mais de 13 mil atendimentos em 2024

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, destacou que, a unidade conta com profissionais capacitados.
L

Secretarias municipais avaliam sistema de software para melhoria do atendimento e gestão pública

O objetivo foi ouvir da equipe técnica sobre os avanços e potenciais melhorias para o sistema financeiro
L
Patamo apreende drogas em fundo falso de copo térmico, em Ji-Paraná

Patamo apreende drogas em fundo falso de copo térmico, em Ji-Paraná

A ação foi desencadeada em uma residência localizada na Rua T-12, após denúncias de que o local era utilizado como ponto de venda de entorpecentes.
14
Patamo prende elemento com droga durante a madrugada, em Ji-Paraná

Patamo prende elemento com droga durante a madrugada, em Ji-Paraná

Diante do comportamento suspeito, os policiais iniciaram acompanhamento, acionando sinais luminosos e sonoros para ordenar a parada do veículo.
12
Acidente entre motocicletas na Avenida Ji-Paraná deixa dois feridos

Acidente entre motocicletas na Avenida Ji-Paraná deixa dois feridos

O impacto foi tão forte que a condutora da Honda Biz sofreu um corte na cabeça e uma fratura na perna, enquanto o condutor da Yamaha YBR apresentou suspeita de fratura no braço esquerdo.
14
Polícia Militar apreende pés de maconha, em Ji-Paraná

Polícia Militar apreende pés de maconha, em Ji-Paraná

A ação ocorreu na rua São Paulo, localizada na T-08, e contou com a atuação do Sargento Teodoro e do Cabo Siqueira.
10
Acidente de trânsito deixa mulher em estado grave na Linha 94

Acidente de trânsito deixa mulher em estado grave na Linha 94

A mulher sofreu uma lesão grave na região da cabeça e foi encaminhada em estado crítico ao Hospital Municipal para atendimento especializado.
16
Acidente envolve motocicleta e automóvel deixa piloto gravemente ferido

Acidente envolve motocicleta e automóvel deixa piloto gravemente ferido

Segundo informações coletadas pela guarnição no local, os veículos não estavam mais presentes na área do acidente
14