Nesta terça-feira (3), o Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológico (SipamHidro) registrou o nível do Rio Madeira em 5,71 metros em Porto Velho, Rondônia. Após atingir 0,19 centímetros em outubro, o pior nível já registrado em sua história, o principal afluente do Rio Amazonas começa a dar sinais de recuperação rumo ao seu leito original.
Conforme registros do SipamHidro, o cenário atual reflete uma elevação progressiva no nível do Madeira, embora outros afluentes que cortam o estado não apresentem a mesma resposta. Especialistas atribuem a ascensão do rio, que nasce na Bolívia como Beni, às chuvas que têm atingido o território andino.
Apesar da expectativa, os especialistas alertam que ainda é cedo para análises definitivas sobre as projeções de elevação do Rio Madeira, mesmo com a presença do “inverno amazônico”, período marcado por maior intensidade de chuvas. A tendência será monitorada de perto, considerando as condições climáticas atípicas que têm afetado os cursos de água brasileiros.