A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está avançando nas tratativas e ações para a implantação do Hospital Universitário (HU), uma demanda fundamental tanto para ampliar a qualidade dos cursos da área de saúde, como para os serviços e atendimento à sociedade. Nos dias 5 e 6 de novembro uma equipe técnica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), especializada na implantação e gestão de equipamentos de saúde, em particular, hospitais universitários, esteve em Porto Velho com o objetivo de avaliar a viabilidade da implementação do HU na capital. “Esta é uma das prioridades da UNIR atualmente, pois temos não apenas a necessidade, mas também o compromisso com a sociedade de formar profissionais ainda mais capazes, e de ter serviços de primeira linha oferecidos diretamente à população”, destacou a Reitora da UNIR, professora Marília Pimentel.
Os representantes da Ebserh vieram a Rondônia para conhecer a estrutura da UNIR e as propostas para a efetivação do HU. Na ocasião, visitaram as instalações da Universidade e se reuniram com a Reitoria, gestores da Universidade, docentes e alunos das unidades acadêmicas e cursos que serão diretamente beneficiados pela criação do hospital. Ainda visitaram o Hospital de Retaguarda (Regina Pacis), o Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II, o Hospital de Base e terrenos da UNIR disponíveis para possível construção da infraestrutura para o HU. Durante as visitas técnicas, foram apresentadas as infraestruturas das unidades de saúde, uma vez que, entre as opções, está a cessão, à UNIR, de uma estrutura hospitalar já existente, para que seja transformada em HU.
As ações já em curso pela UNIR contam com o apoio das secretarias de Saúde do Estado (Sesau) e do Município (Semusa), além das bancadas parlamentares Estadual e Federal de Rondônia, o que é fundamental, uma vez que haverá a necessidade de aporte de recursos financeiros para a criação e instalação do hospital-escola da UNIR. Nessa etapa de visitas, avaliações e elaboração de relatórios técnicos, está sendo verificada a viabilidade das estruturas já existentes para a criação do HU. Durante a reunião de abertura da visita técnica da Ebserh, realizada no dia 5, o secretário estadual de Saúde, Jefferson Ribeiro da Rocha, reafirmou o apoio à UNIR para a implantação do HU, uma vez que se trata de projeto que irá beneficiar toda a sociedade rondoniense quando efetivado, ampliando a capacidade de atendimento e, potencialmente, as especialidades médicas à disposição da população.
O deputado federal Thiago Flores destacou a importância do HU para o estado: “A bancada está abrindo espaço para esse trabalho de convencimento do MEC, em busca da realização do sonho de construção do HU em Rondônia. Neste ponto, só temos a ganhar, pois um hospital universitário irá contribuir com a assistência geral à saúde no Estado, além de fixar os médicos na nossa região e qualificá-los aqui mesmo”. Do mesmo modo, a deputada estadual Gislaine Lebrinha, também na reunião de abertura, destacou a disposição pela articulação na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO). “A implantação do hospital universitário é um avanço para Rondônia, que tem à frente a UNIR e vai impactar tanto a formação de profissionais de saúde quanto trazer benefícios diretos à população”.
A visita técnica da Ebserh foi concluída na tarde da quarta-feira, dia 06, em uma reunião com docentes, coordenadores e alunos dos cursos de saúde no Campus de Porto Velho. Os estudantes manifestaram principalmente a necessidade e expectativa pela criação do HU, assim como os professores, que também frisaram a importância para a formação e o reflexo na oferta de serviços e profissionais qualificados em toda a rede de saúde de Rondônia. No encerramento, a reitora Marília Pimentel também destacou o apoio fundamental que está sendo recebido pela UNIR na busca pela criação do HU a partir da Bancada Federal de Rondônia. “Nossos deputados e senadores têm sido apoio de primeira hora, a exemplo do senador Confúcio Moura, com grande empenho nesta pauta tão necessária.”