QUINTA-FEIRA, 03/07/2025

Governo de RO convoca sociedade para eleição do Comitê de Bacia Hidrográfica em Costa Marques

Segundo o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, os comitês são instrumentos de governança, onde a comunidade e o poder público podem discutir os diferentes usos da água de forma democrática.

Por Adenilson Florentino

Publicado em 

Governo de RO convoca sociedade para eleição do Comitê de Bacia Hidrográfica em Costa Marques
Fotos: Rosinaldo Machado

Para fortalecer a gestão participativa dos recursos hídricos e envolver a comunidade local no processo decisório, o governo de Rondônia está mobilizando instituições e representantes da sociedade civil nos municípios da Região do Vale do Guaporé, para participar da reunião para eleição da Diretoria e dos Membros do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios São Miguel – Vale do Guaporé (CBH-RSMVG). O evento será realizado no dia 22 de novembro, das 8h às 13h, no auditório da Coordenadoria Regional de Educação, localizada na Avenida Demetrius Mellas, nº 915, Centro, em Costa Marques.

Com o objetivo de estimular a participação da comunidade, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) estará com uma equipe da Coordenadoria de Recursos Hídricos (Coreh), em Costa Marques e São Francisco do Guaporé, na terça-feira (12); e nos municípios de Seringueiras e São Miguel do Guaporé, na quarta-feira (13), realizando uma mobilização social. A ação visa conscientizar a população local e engajar possíveis interessados, reforçando a importância da atuação no Comitê para construção de uma gestão hídrica eficiente e participativa.

Os Comitês de Bacia Hidrográfica desempenham um papel essencial na gestão dos recursos hídricos, sendo constituídos por membros da comunidade local, que discutem e deliberam sobre a administração dos recursos das bacias hidrográficas. Os comitês integram o Sistema Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos e colaboram ativamente com o poder público na tomada de decisões, possibilitando uma gestão compartilhada e democrática dos recursos naturais, conforme determina a legislação vigente.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da participação ativa da sociedade na gestão dos recursos hídricos e no fortalecimento das políticas públicas ambientais do estado. “A água é um bem essencial para o desenvolvimento sustentável e qualidade de vida das futuras gerações. O Comitê de Bacia visa garantir que todos tenham voz e que a gestão dos recursos hídricos seja feita de maneira democrática e responsável, alinhada com os interesses da população e com as diretrizes ambientais.”

De acordo com a coordenadora da Coreh, Daniely da Cunha Oliveira, os comitês objetivam equilibrar os diversos interesses sobre o uso das águas, promovendo debates e soluções em torno de temas críticos. “Esse modelo de governança é um passo importante para criação de políticas públicas que assegurem o uso sustentável das águas nas bacias, especialmente em áreas onde o uso dos recursos hídricos pode ser mais intenso e colocar em risco o abastecimento e outros usos prioritários”, afirmou.

Segundo o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, os comitês são instrumentos de governança, onde a comunidade e o poder público podem discutir os diferentes usos da água de forma democrática. “A participação de todos os setores envolvidos é essencial para desenvolvermos políticas eficientes e garantir que a água seja utilizada de forma equilibrada e consciente,” ressaltou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Boa oportunidade para regularização de empreendedores e outros contribuintes

Iniciativa busca aproximar as Administrações Tributárias dos contribuintes
L
Governo Federal e Estado firmam autorização para licitação do aeroporto de Ji-Paraná

Governo Federal e Estado firmam autorização para licitação do aeroporto de Ji-Paraná

A concretização deste investimento envolveu a articulação de esferas governamentais e parlamentares.
L

CAFECAU 2025 destaca protagonismo estudantil e fortalecimento do empreendedorismo

Evento reúne café, cacau, empreendedorismo e educação em Cacoal, com destaque para a participação do Sebrae-RO e de alunos da rede municipal.
L
Velório de publicitária Juliana Marins, morta na Indonésia, será aberto ao público sexta-feira no Rio

Velório de publicitária Juliana Marins, morta na Indonésia, será aberto ao público sexta-feira no Rio

Jovem morreu ao cair de trilha em vulcão na Indonésia
L
Primeira reunião do conselho popular do Brics acontece no Rio de Janeiro nos dias 4 e 5 de julho

Primeira reunião do conselho popular do Brics acontece no Rio de Janeiro nos dias 4 e 5 de julho

Evento marca a participação da sociedade civil nas discussões do grupo
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Grego Original embala Porto Velho com happy hour, feijoada e Arraiá eletrizante!

De sexta a sábado, o pub mais vibrante de Porto Velho reúne boa música, comida de respeito, espaço para toda a família e festas temáticas pra ninguém ficar parado!
L

7 mortos: Polícia identifica criminosos envolvidos na troca de tiros e apreende cinco pistolas

Criminosos mortos tinham passagens pela polícia e alguns eram monitorados pela Justiça; ação ocorreu no bairro Cai N’Água, em Porto Velho.
18
Depósito clandestino de combustível é interditado em Guajará-mirim durante operação protetor das divisas

Depósito clandestino de combustível é interditado em Guajará-mirim durante operação protetor das divisas

Ação integrada em Guajará-Mirim apreende mais de 5 mil litros de combustível ilegal e pneus estrangeiros em oficina usada como depósito clandestino.
L

Fonte de Vida: com José Neves

Confira!
L
Bolsonaro recebe alta após três semanas internado e cirurgia abdominal

Bolsonaro cancela agenda em Rondônia após diagnóstico de Esofagite e Gastrite

A decisão ocorre após uma consulta médica de urgência que diagnosticou um quadro de “esofagite intensa” e “gastrite moderada”, exigindo repouso absoluto durante todo o mês.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L
Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira (02)

Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira (02)

Prazo é válido também para quem quer isenção da taxa de inscrição
L
Rondônia abre mais de 880 novos postos formais de trabalho em maio

Rondônia abre mais de 880 novos postos formais de trabalho em maio

Nos cinco primeiros meses de 2025, Brasil já supera a criação de um milhão de novas vagas. Só em Rondônia, são 6,4 mil no ano.
L

Prefeitura de Porto Velho divulga resultado preliminar de seleção para serviços veterinários

Organização foi avaliada conforme os critérios estabelecidos no edital do chamamento
L

POLÍTICA

Senador convoca ministra do Meio Ambiente a esclarecer aumento dos embargos rurais no país

JAIME BAGATTOLI: Senador convoca ministra do Meio Ambiente a esclarecer aumento dos embargos rurais no país

Bagattoli estipulou quatro pontos a serem esclarecidos pela ministra após uso de imagens de satélite.
L

Deputada Cláudia de Jesus solicita execução da lei que garante ala separada para mães em luto gestacional

Deputada pede que o governo assegure atendimento humanizado.
L

Ieda Chaves recomenda a oferta de conexão wi-fi aos usuários do Hospital João Paulo II

Estratégia busca humanizar e otimizar atendimento hospitalar em Porto Velho.
L

Dra. Taíssa solicita sinalização viária na RO-489 que dá acesso ao distrito de Querência do Norte

Parlamentar destaca importância da medida para a segurança no trânsito e organização do tráfego.
L

Eyder Brasil destina emenda e apoia time de advogados da OAB/RO em campeonato nacional

Recurso garantirá a participação da delegação de Rondônia no Campeonato Nacional de Futebol dos Advogados, que será realizado em Goiânia
L
Publicidade

POLÍCIA

Caseiro de sítio é encontrado morto com tiro na cabeça em Porto Velho

Informações apuradas no local dão conta de que, ao chegarem à propriedade, os donos encontraram a vítima caída, com a cabeça sangrando, e acionaram a Polícia Militar.
18

Jovem é executado a tiros após ter casa invadida por bandidos no Cristal da Calama

A vítima chegou a ser levada por familiares para a UPA Leste.
18

Confronto entre polícia e criminosos deixa 7 mortos em Porto Velho

A ação policial teve início quando os agentes se aproximaram do local e foram recebidos a tiros pelos presentes, dando início ao tiroteio.
18
Ação da Polícia Civil de Rondônia resulta na prisão de quatro pessoas por tráfico e posse ilegal de armas

Ação da Polícia Civil de Rondônia resulta na prisão de quatro pessoas por tráfico e posse ilegal de armas

A ação resultou no cumprimento de oito mandados de busca e apreensão, culminando na prisão em flagrante de quatro indivíduos pelos crimes de tráfico de entorpecentes e posse ilegal de arma de fogo.
14
PF investiga ataque hacker que desviou verbas de contas reservas de bancos no Banco Central

PF investiga ataque hacker que desviou verbas de contas reservas de bancos no Banco Central

Recursos de contas reserva de instituições no BC foram desviados
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Menininho de 6 anos toca sanfona e encanta Wesley Safadão em show, vídeo

Menininho de 6 anos toca sanfona e encanta Wesley Safadão em show, vídeo

O menino tocou sanfona como gente grande e deixou Wesley Safadão impressionado.
L
Menina de 8 anos pula na piscina e salva coleguinha de 6, em GO; vídeo

Menina de 8 anos pula na piscina e salva coleguinha de 6, em GO; vídeo

No vídeo compartilhado nas redes sociais, a menina Ashley, de Quirinópolis (GO), pula rapidamente na piscina e salva o coleguinha, que se afogava.
L

Giro News recebe Sandro Bacelar para falar sobre o projeto Barco das Artes

Nesta quarta-feira, dia 02 de julho, às 16h, o programa Giro News entrevista o cantor Sandro Bacelar, que traz detalhes sobre a edição especial do projeto Barco das Artes – Amazônia em Nós, marcada para o dia 19 de julho.
L
PF prende homem em flagrante por crime de moeda falsa em Rondônia

PF prende homem em flagrante por crime de moeda falsa em Rondônia

Foram apreendidos R$ 1000 em notas falsas
12

Prefeitura de Jaru conclui pavimentação asfáltica da rua Cândido Portinari, no Setor 07

Foi concluído na tarde da última terça-feira, 01.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI, LO): LUIZ BORGES FELIZARDO

Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental de Instalação e Operação.
L
PRF celebra o resultado positivo da liberação da rodovia BR-364, próximo ao município de Cujubim, em Rondônia

PRF informa interdição total da BR-364, no KM 563, em Cujubim

A interdição, que não possui previsão de término, tem impactado o fluxo de veículos na região.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.